Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: sergiolz em 02 de Janeiro de 2010, 16:30 pm
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boas malta parece k o ano nao começou nada bem para mim ontem o turbo da megane
parece k entregou a alma ao criador
ontem vinha descansadinho na minha megas a trabalhar para os consumos digamos assim vinha de 4 pra ai a 50kmh
pisei um bocado no acelarador ate aos 80kmh mas de repente fez um barulho estranho e começou a morrer encostei chamei o reboque e levei ao mecanico ele diz k e do turbo o k e certo e k o barulho vem de la mas nao fez fumo nem acendeu nenhuma luz quando a carrinha esta no relanti eu acelero ate as 1900rpm e em vez de ouvir o assobio do turbo ouço um barulho estranho como se o turbo estivesse a perder compressao sera k alguem me da alguma dica pensei de ser geometria presa mas ele diz k nao
abraço
espero bem k nao passe de megane a merdane senao tou fod.....
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Pode realmente ser o turbo. Mas pode ser também os colectores de escape que romperam, colectores de admição ou algum tubo do interccoler. Antes de gastar €€ inspecciona tudo muito bem e procura fugas.
Boa sorte com isso
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segunda em principio ja devo de saber do k se trata
eu depois relato o sucedido
abraço
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ficou a fazer um barulho forte tipo escape livre ?
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boas artur o barulho vem mesmo do turbo mas e estranho pk na altura
do turbo actuar por volta das 1.9rpm mais menos em vez de ouvires o assobio
do turbo ouves um barulho diferente tipo quando estas em casa e vem aquele
vento k bate nas janelas o barulho e muito parecido
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pela descrição não me parece ser o turbo , parece me mais a falange de admissão , dai a minha pergunta em relação a que barulho ouves ....
com a rotação que o turbo faz , as vezes parece que se ouve o turbo , mas por norma é outra coisa . Acredita que se o turbo partir , notas logo , pois a fumarada é tal devido ao oleo que passa ....
Portanto , estou em crer que seja outra coisa , isto indo por aquilo que é descrito . Um turbo partir e não haver fumo , acho que não me lembro de ver nenhum
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eu tambem penso k nao e o turbo partido pk se fosse passava oleo
e fazia uma fumarada desgraçada vamos la ver de k se trata
pensei tambem ser a geometria presa mas vamos la ver
abraço
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ja tenho novidades parece k afinal nao o turbo e uma misera junta de 10€
k andou me a por os nervos em franja o problema parece ser da junta mas so
amanha tenho a certeza pk a renault nao tinha juntas teve k vir uma de espanha
so chega amanha
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Se for assim, livraste-te de gastar uma bela quantia :wink:
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pelo sintoma , continuo a acreditar que não seja o turbo . esperemos então que seja apenas isso .
cumps
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esperamos que seja so isso.
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boas malta parece k ando com azar e mesmo o turbo meteu se a junta e esta
igual segundo o mecanico aquilo esta com semelhante folga k nem da para calibrar
como e possivel um carro com 100mkl ja ter o turbo neste estado estou mesmo em
mare de azar
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infelizmente os turbos do 100cv nao sao grande coisa. Pode ter a ver com a qualidade do oleo utilizado , intervalos de manutençao e ate mesmo com o uso que lhe foi dado .
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eu faço as mudanças de oleo a cada 10mkl oleo 10w40 semi sintetico
quanto a isso ando sempre em cima nao sou pessoa de andar rapido
e nem ando em alta rotaçao com o carro frio tenho todos os cuidados e mais
alguns e mesmo assim foi parir estou mesmo com azar
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azar mesmo.
e pena a megas tar a dar prob's...
depois vai dando novidades.
boa sorte
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tás mesmo com azar,
melhor sorte para o futuro
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K grande azar.
Lamento o sucedido.
E que tudo se resolva pelo melhor.
Força!!!
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eu faço as mudanças de oleo a cada 10mkl oleo 10w40 semi sintetico
...
Julgo q deverias usar um 5w40 ACEA B/4
Cumptos
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eu faço as mudanças de oleo a cada 10mkl oleo 10w40 semi sintetico
...
Julgo q deverias usar um 5w40 ACEA B/4
Cumptos
é sem duvida uma melhor opção de lubrificação , apesar de o motor poder consumir os 2
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boas malta o turbo ja esta no sitio e o oleo usado daqui para a frente e o 5w40
as pessoas as vezes falam levar a marca e tal eu nao sou grande apologista disso
embora k existam bons concessionarios disso nao tenho duvido mas passou se o seguinte quando comprei a carrinha foi me entregue uma factura do antigo dono
em k a revisao dos 30.000km foi feita renault AUTOGARME MAIA pois bem estes ditos profissionais colocaram oleo 10w40 para 30.000km onde e k se ja viu isto
nao quer dizer k o turbo foi de vela por isso mas concerteza k ajudou o turbo a deitar se mais cedo em 2 anos nunca tive 1 unico problema na carrinha e o 1º k me aparece foi logo deste genero espero k daqui para a frente so me de alegrias pois gosto muito da megas
desculpem o testamento
abraço
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boas malta o turbo ja esta no sitio e o oleo usado daqui para a frente e o 5w40
as pessoas as vezes falam levar a marca e tal eu nao sou grande apologista disso
embora k existam bons concessionarios disso nao tenho duvido mas passou se o seguinte quando comprei a carrinha foi me entregue uma factura do antigo dono
em k a revisao dos 30.000km foi feita renault AUTOGARME MAIA pois bem estes ditos profissionais colocaram oleo 10w40 para 30.000km onde e k se ja viu isto
nao quer dizer k o turbo foi de vela por isso mas concerteza k ajudou o turbo a deitar se mais cedo em 2 anos nunca tive 1 unico problema na carrinha e o 1º k me aparece foi logo deste genero espero k daqui para a frente so me de alegrias pois gosto muito da megas
desculpem o testamento
abraço
Ainda bem que está tudo resolvido, apesar dos contratempos e gastos.
Mas agora é desfrutar dessa grande máquina.
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em k a revisao dos 30.000km foi feita renault AUTOGARME MAIA pois bem estes ditos profissionais colocaram oleo 10w40 para 30.000km onde e k se ja viu isto
viu se no manual de manutenção indicado e recomendado para esse motor , aquele livrinho que ninguem lê nem vê ... ou seja , o concessario apenas seguiu as indicações do fabricante , coisa comum e normal , vista todos os dias em qualquer concessionario ;)
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Eu por norma, seja em que carro que tenha nunca deixaria um oleo durar tanto klm lá dentro.
Mesmo por medo de situaçoes que passaste.
Mas felizmente já tens o assunto resolvido!
Abraço :wink:
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Para mim, maximo dos maximos é 20 mil... Caso o meu carro tivesse revisao de 30 em 30 mil, adoptava uma mudança de oleo e respectivo filtro de 15 em 15 mil :wink:
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boas artur sempre ouvi dizer k o recomendado era o 5w40 o excellium nao o 10w40
turbo diesel
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para o 105cv , os anteriores podem usar os dois . está no manual do carro e está tambem nos stickys topics aqui no forum , com as devidas tabelas de oleo que o motor pode levar ; )
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mas o artur uma pessoa k perceba sabe bem k 30.000km com um 10w40
e um exagero para nao falar k depois de um certo tempo eles renault começaram a meter tudo 5w40 para 30.000km
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A verdade é q nós nao podemos seguir á risca o q diz o manual-neste caso e na mudança do filtro de gasoleo q dizem p mudar de 60 em 60 mil. e no de ar q julgo de 40 em 40 mil?.
Eu tive uma Scenic de 2002 1.9 dci q comprei em 2003 vinda da Alemanha, e trazia o oleo 5w40.
Na capa do manual em Alemao recomendava o 5w40.
Mas como eu achava o oleo caro fui a alguns representantes Renault e mandei um email á casa mae a perguntar e foram unanimes em q deveria usar o 10w40!
E as mudanças de 30 em30 mil!
Claro q eu aceitei os conselhos da Renault Portuguesa e passei a pôr o 10w40.
Mas mudava o oleo cada 12 a 13 mil Klm's, e nao de 30 em 30 mil como diz o manual.
Mas a minha sorte foi q vendi-a c 120 mil. É q o turbo já andava a assobiar á uns tempos...
Se continuasse c ela lá teria q meter um turbo.
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mas o artur uma pessoa k perceba sabe bem k 30.000km com um 10w40
e um exagero para nao falar k depois de um certo tempo eles renault começaram a meter tudo 5w40 para 30.000km
a culpa é dos fabricantes de oleo que chegam a informar que aguentam 50 mil km em alguns casos . uma pessoa que perceba minimamente , deve seguir a recomendação de engenheiros que são pagos a peso de ouro e fazem testes intensivos para chegarem as conclusões que chegam .... Mas isso sou eu que não percebo nada disto e sou um leigo na materia .... logo , cinjo me ao que os estudiosos dizem