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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: sergiolz em 02 de Janeiro de 2010, 16:30 pm

Título: turbo pas couves
Enviado por: sergiolz em 02 de Janeiro de 2010, 16:30 pm
boas malta parece k o ano nao começou nada bem para mim ontem o turbo da megane
parece k entregou a alma ao criador
ontem vinha descansadinho na minha megas a trabalhar para os consumos digamos assim vinha de 4 pra ai a 50kmh
pisei um bocado no acelarador ate aos 80kmh mas de repente fez um barulho estranho e começou a morrer encostei chamei o reboque e levei ao mecanico ele diz k e do turbo o k e certo e k o barulho vem de la mas nao fez fumo nem acendeu nenhuma luz quando a carrinha esta no relanti eu acelero ate as 1900rpm e em vez de ouvir o assobio do turbo ouço um barulho estranho como se o turbo estivesse a perder compressao sera k alguem me da alguma dica pensei de ser geometria presa mas ele diz k nao

abraço

espero bem k nao passe de megane a merdane senao tou fod.....
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Xmarine em 02 de Janeiro de 2010, 18:37 pm
Pode realmente ser o turbo. Mas pode ser também os colectores de escape que romperam, colectores de admição ou algum tubo do interccoler. Antes de gastar €€ inspecciona tudo muito bem e procura fugas.

Boa sorte com isso
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: sergiolz em 02 de Janeiro de 2010, 20:03 pm
segunda em principio ja devo de saber do k se trata
eu depois relato o sucedido

abraço
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Artur em 02 de Janeiro de 2010, 20:37 pm
ficou a fazer um barulho forte tipo escape livre ?
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: sergiolz em 02 de Janeiro de 2010, 21:54 pm
boas artur o barulho vem mesmo do turbo mas e estranho pk na altura
do turbo actuar por volta das 1.9rpm mais menos em vez de ouvires o assobio
do turbo ouves um barulho diferente tipo quando estas em casa e vem aquele
vento k bate nas janelas o barulho e muito parecido
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Artur em 03 de Janeiro de 2010, 14:34 pm
pela descrição não me parece ser o turbo , parece me mais a falange de admissão , dai a minha pergunta em relação a que barulho ouves ....
com a rotação que o turbo faz , as vezes parece que se ouve o turbo , mas por norma é outra coisa . Acredita que se o turbo partir , notas logo , pois a fumarada é tal devido ao oleo que passa ....
Portanto , estou em crer que seja outra coisa , isto indo por aquilo que é descrito . Um turbo partir e não haver fumo , acho que não me lembro de ver nenhum
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: sergiolz em 03 de Janeiro de 2010, 16:36 pm
eu tambem penso k nao e o turbo partido pk se fosse passava oleo
e fazia uma fumarada desgraçada vamos la ver de k se trata
pensei tambem ser a geometria presa mas vamos la ver

abraço
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: sergiolz em 04 de Janeiro de 2010, 21:53 pm
ja tenho novidades parece k afinal nao o turbo e uma misera junta de 10€
k andou me a por os nervos em franja o problema parece ser da junta mas so
amanha tenho a certeza pk a renault nao tinha juntas teve k vir uma de espanha
so chega amanha
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Gonçalo em 04 de Janeiro de 2010, 22:48 pm
Se for assim, livraste-te de gastar uma bela quantia  :wink:
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Artur em 05 de Janeiro de 2010, 00:36 am
pelo sintoma , continuo a acreditar que não seja o turbo . esperemos então que seja apenas isso .
cumps
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Leites em 05 de Janeiro de 2010, 01:26 am
esperamos que seja so isso.
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: sergiolz em 05 de Janeiro de 2010, 20:57 pm
boas malta parece k ando com azar e mesmo o turbo meteu se a junta e esta
igual segundo o mecanico aquilo esta com semelhante folga k nem da para calibrar
como e possivel um carro com 100mkl ja ter o turbo neste estado estou mesmo em
mare de azar
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Artur em 05 de Janeiro de 2010, 21:04 pm
infelizmente os turbos do 100cv nao sao grande coisa. Pode ter a ver com a qualidade do oleo utilizado , intervalos de manutençao e ate mesmo com o uso que lhe foi dado .
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: sergiolz em 05 de Janeiro de 2010, 21:19 pm
eu faço as mudanças de oleo a cada 10mkl oleo 10w40 semi sintetico
quanto a isso ando sempre em cima nao sou pessoa de andar rapido
e nem ando em alta rotaçao com o carro frio tenho todos os cuidados e mais
alguns e mesmo assim foi parir estou mesmo com azar
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Leites em 06 de Janeiro de 2010, 01:37 am
azar mesmo.

e pena a megas tar a dar prob's...

depois vai dando novidades.

boa sorte
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Bruno Ferreira em 07 de Janeiro de 2010, 11:32 am
tás mesmo com azar,
melhor sorte para o futuro
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: ABSPower em 07 de Janeiro de 2010, 13:14 pm
K grande azar.
Lamento o sucedido.
E que tudo se resolva pelo melhor.

Força!!!
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: alvaro carvalho em 15 de Janeiro de 2010, 12:26 pm
eu faço as mudanças de oleo a cada 10mkl oleo 10w40 semi sintetico
...

Julgo q deverias usar um 5w40 ACEA B/4

Cumptos
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Artur em 15 de Janeiro de 2010, 12:42 pm
eu faço as mudanças de oleo a cada 10mkl oleo 10w40 semi sintetico
...

Julgo q deverias usar um 5w40 ACEA B/4

Cumptos

é sem duvida uma melhor opção de lubrificação , apesar de o motor poder consumir os 2
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: sergiolz em 16 de Janeiro de 2010, 14:52 pm
boas malta o turbo ja esta no sitio e o oleo usado daqui para a frente e o 5w40
as pessoas as vezes falam levar a marca e tal eu nao sou grande apologista disso
embora k existam bons concessionarios disso nao tenho duvido mas passou se o seguinte  quando comprei a carrinha foi me entregue uma factura do antigo dono
em k a revisao dos 30.000km foi feita  renault AUTOGARME MAIA pois bem estes ditos profissionais colocaram oleo 10w40 para 30.000km onde e k se ja viu isto
nao quer dizer k o turbo foi de vela por isso mas concerteza k ajudou o turbo a deitar se mais cedo em 2 anos nunca tive 1 unico problema na carrinha e o 1º k me aparece foi logo deste genero espero k daqui para a frente so me de alegrias pois gosto muito da megas

desculpem o testamento

abraço
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: ABSPower em 16 de Janeiro de 2010, 15:02 pm
boas malta o turbo ja esta no sitio e o oleo usado daqui para a frente e o 5w40
as pessoas as vezes falam levar a marca e tal eu nao sou grande apologista disso
embora k existam bons concessionarios disso nao tenho duvido mas passou se o seguinte  quando comprei a carrinha foi me entregue uma factura do antigo dono
em k a revisao dos 30.000km foi feita  renault AUTOGARME MAIA pois bem estes ditos profissionais colocaram oleo 10w40 para 30.000km onde e k se ja viu isto
nao quer dizer k o turbo foi de vela por isso mas concerteza k ajudou o turbo a deitar se mais cedo em 2 anos nunca tive 1 unico problema na carrinha e o 1º k me aparece foi logo deste genero espero k daqui para a frente so me de alegrias pois gosto muito da megas

desculpem o testamento

abraço

Ainda bem que está tudo resolvido, apesar dos contratempos e gastos.
Mas agora é desfrutar dessa grande máquina.
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Artur em 16 de Janeiro de 2010, 18:44 pm
em k a revisao dos 30.000km foi feita  renault AUTOGARME MAIA pois bem estes ditos profissionais colocaram oleo 10w40 para 30.000km onde e k se ja viu isto

viu se no manual de manutenção indicado e recomendado para esse motor , aquele livrinho que ninguem lê nem vê ... ou seja , o concessario apenas seguiu as indicações do fabricante , coisa comum e normal , vista todos os dias em qualquer concessionario ;)
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Joao em 16 de Janeiro de 2010, 21:16 pm
Eu por norma, seja em que carro que tenha nunca deixaria um oleo durar tanto klm lá dentro.
Mesmo por medo de situaçoes que passaste.

Mas felizmente já tens o assunto resolvido!

Abraço  :wink:
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Gonçalo em 17 de Janeiro de 2010, 03:58 am
Para mim, maximo dos maximos é 20 mil... Caso o meu carro tivesse revisao de 30 em 30 mil, adoptava uma mudança de oleo e respectivo filtro de 15 em 15 mil  :wink:
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: sergiolz em 17 de Janeiro de 2010, 13:08 pm
boas artur sempre ouvi dizer k o recomendado era o 5w40 o excellium nao o 10w40
turbo diesel
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Artur em 17 de Janeiro de 2010, 14:00 pm
para o 105cv , os anteriores podem usar os dois . está no manual do carro e está tambem nos stickys topics aqui no forum , com as devidas tabelas de oleo que o motor pode levar ; )
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: sergiolz em 17 de Janeiro de 2010, 18:28 pm
mas o artur uma pessoa k perceba sabe bem k 30.000km com um 10w40
e um exagero para nao falar k depois de um certo tempo eles renault começaram a meter tudo 5w40 para 30.000km
Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: alvaro carvalho em 17 de Janeiro de 2010, 19:31 pm
A verdade é q nós nao podemos seguir á risca o q diz o manual-neste caso e na mudança do filtro de gasoleo q dizem p mudar de 60 em 60 mil. e no de ar q julgo de 40 em 40 mil?.
Eu tive uma Scenic de 2002 1.9 dci q comprei em 2003 vinda da Alemanha, e trazia o oleo 5w40.
Na capa do manual em Alemao recomendava o 5w40.
Mas como eu achava o oleo caro fui a alguns representantes Renault e mandei um email á casa mae a perguntar e foram unanimes em q deveria usar o 10w40!
E as mudanças de 30 em30 mil!

Claro q eu aceitei os conselhos da Renault Portuguesa e passei a pôr o 10w40.
Mas mudava o oleo cada 12 a 13 mil Klm's,  e nao de 30 em 30 mil como diz o manual.
Mas a minha sorte foi q vendi-a c 120 mil. É  q o turbo já andava a assobiar á uns tempos...
Se continuasse c ela lá teria q meter um turbo.

Título: Re: turbo pas couves
Enviado por: Artur em 17 de Janeiro de 2010, 19:55 pm
mas o artur uma pessoa k perceba sabe bem k 30.000km com um 10w40
e um exagero para nao falar k depois de um certo tempo eles renault começaram a meter tudo 5w40 para 30.000km

a culpa é dos fabricantes de oleo que chegam a informar que aguentam 50 mil km em alguns casos . uma pessoa que perceba minimamente , deve seguir a recomendação de engenheiros que são pagos a peso de ouro e fazem testes intensivos para chegarem as conclusões que chegam .... Mas isso sou eu que não percebo nada disto e sou um leigo na materia .... logo , cinjo me ao que os estudiosos dizem