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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: johnnygt em 03 de Janeiro de 2010, 12:26 pm
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injeçao monoponto, soluços, poço,falta de potencia
E comum nos sistemas de injeçao monoponto surgirem problemas de falta de potencia, soluços, poço e consumo excessivo de combustivel.
O problema muitas vezes tem como causa falta de pressao de gasolina.
Dentro destes sistema de injeçao existe um limitador de pressao de gasolina que basicamente e um diafragma com uma mola calibrada em cima.
Com o passar dos anos a mola enfraquece reduzindo a pressao de gasolina no injetor provocando estes efeitos.
Neste topico vou mostrar como se faz para aumentar novamente a pressao de forma simples mas com algumas regras a cumprir escrupulosamente
ATENÇAO!
Esta intervençao so deve ser feita em ultimo recurso, com a certeza de que nao existem avarias electronicas em nenhum componente do sistema de injeçao,
Que o sistema de igniçao se encontra em perfeitas condiçoes de funcionamento velas,placa e rotor e bobine,
Que nao existem problemas a nivel de motor,filtros sujos, falta de compressao quer de segmentos ou de falta de estanquecidade de valvulas ou fugas de escape.
Ferramenta necessaria
chave 10 de caixa pequena
chave torx 20
Regras a cumprir escrupulosamente¨
Primeiro
fazer a limpeza exterior ao corpo de injeçao como descrito no topico seguinte para evitar que alguma sujidade contamine o injector
http://www.renaultclubeportugal.com/forum/viewtopic.php?f=41&t=4119 (http://www.renaultclubeportugal.com/forum/viewtopic.php?f=41&t=4119)
Segundo
desligar a bateria :!: , como se vai mexer numa zona com gasolina a ultima coisa que se quer e que uma chispa provoque um incendio evitavel.
Terceiro
a partir daqui so se deve continuar com o motor frio e apos terem passado pelo menos 15 minutos apos o corte de bateria.
e conveniente aguardar este tempo para que a pressao residual de gasolina dentro do corpo de injeçao desça para evitar uma desgarga de gasolina sobre o motor
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/renaultclubeportugal/100_3716.jpg)
Extrair a caixa do filtro de ar...
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/renaultclubeportugal/100_3718.jpg)
extrair o grampo em plastico, esta apenas encaixado, cuidado para nao ferir a cablagem do injector...
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/renaultclubeportugal/100_3719.jpg)
extrair o parafuso de fixaçao do injector
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/renaultclubeportugal/100_3720.jpg)
rodar o injector no sentido dos ponteiros do relogio de forma a desimpedir a area marcada a azul na foto, a seguir extrair os 4 parafusos a verde segurando sempre o centro de forma a evitar que este levante abruptamente...
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/renaultclubeportugal/100_3721.jpg)
retirar a anilha de fixaçao sempre segurando o centro
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/renaultclubeportugal/100_3722.jpg)
Levantar o centro devagar, podera estar preso, cuidado, la dentro esta uma mola a a fazer pressao... aqui podera ocorrer algum derrame de gasolina, limpar se necessario
se o diafragma descolar pode se aproveitar para ver se existe sujidade por baixo, se estiver colado... NAO MEXER
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/renaultclubeportugal/100_3724.jpg)
esta e a mola responsavel pela perda de pressao de gasolina deste sistema.
Soluçao, esticar a mola um pouco sem exagerar para aumentar lhe a pressao
Montar tudo no sentido inverso, cuidado com os parafusos, nao sao para apertar ate partir
ensair o veiculo, repetir o processo se for necessario
Boa sorte :wink:
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grande diy pelo nosso grande mecanico!!
parabens
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muito bem explicado parabens
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Muito bom mesmo, excelente DIY :grin: obrigado por partilhares com a malta :wink:
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obrigado por partilhares ;)
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EXCELENTE
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Acho que me vou aventurar pois esses sintomas sinto no meu Clio. Penso que o motor seja diferente mas a parte da injeção é igual.
Já agora, existe maneira, antes de esticar a mola, de saber se é necessário fazer isso?
Alguma medida por exemplo desde a base da mola até ao topo que tenha de ter.
Abraços
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Excelente
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Eu ja fiz isto no meu Laguna e resultou! :dance:
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Ai sim? E esticaste muito ou so um pouco? É que ainda não estiquei a minha pois tenho medo de ser demasiado...
Alguém sabe de alguma info acerca do tamanho da mola ou o que conta é a força desta?
Abraços
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Ai sim? E esticaste muito ou so um pouco? É que ainda não estiquei a minha pois tenho medo de ser demasiado...
Alguém sabe de alguma info acerca do tamanho da mola ou o que conta é a força desta?
Abraços
Info de esticar a mola? isso é preciso ter mão, nem muito nem pouco, o suficiente para resolver o problema.
Cumps
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Pois ai e que esta... Um gajo tem receio de mexer ai... O pior que pode acontecer se for demasiado e o que?
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Pois ai e que esta... Um gajo tem receio de mexer ai... O pior que pode acontecer se for demasiado e o que?
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e dares cabo daquilo tudo....
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Por isso e que na mola nao mexo... Fogo...
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boas tenho esse problema no meu 19 1400cc,e já fiz esse processo,ficou na mesma!
a tampa do injetor aconselho a puxar e não a rodar!
a mola tinha 17mm e estiquei para 20mm,se alguem soube-se a medida certa ajudava.
já troquei velas meti as que lá diz com a folga de 0.9mm,filtro de ar e de gasolina,os cabos parecem bons são da beru penso que não serão de origem,abri a tampa do distribuidor e parece tudo bem.
se alguem tiver mais dicas para ajudar agradeço.
cumprimentos
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abri demais ficou pior quando açelarava engasgava-se todo mas já acertei :-)
apenas quero acrescentar que não aconselho virar a tampa do injetor mas sim puxá-la para cima a direito porque tem dois pinos no interior.
cumprimentos
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O problema podera estar noutro lado. No meu acontece o mesmo e ja foi-me dito que era da bomba de gasolina, ponto do motor, etc, etc...
E levares o carro a um mecanico para ver isso. Nao facas como eu que tentei resolver sozinho sem sucesso.
Abracos e bela maquina ja agora.
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Grande dica.
No meu caso o suloçar do meu e a falta de potencia deriva do corte que tenho na borracha de uma das velas.
Deixa passar corrente para o bloco e não isola a corrente daquela vela.
De resto o meu anda a funcionar direito.
Parabéns pelo tópico :wink:
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Boas!
O meu mecânico disse-me que era o sensor de temperatura mas o meu problema é gastar muito combustivel, vou tentar fazer isso pode ser que resulte.
Um abraço,
Obrigado