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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: johnnygt em 03 de Janeiro de 2010, 12:36 pm
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Como aumentar a qualidade do som dos autorádios
(http://img111.imageshack.us/img111/5552/1001910me4.jpg)
como aplicar um pequeno truque para aumentar bastante a fidelidade do som do autorádio sem ter de usar amplificador, aprendam esta que é boa, simples e barato e ficarão surpreendidos com o resultado por mais rásca que seja o vosso autorádio
O "truque" é básicamente fazer uma ligação directa á "massa" entre o corpo exterior metálico do rádio e a carroçeria ... :shocked:
(http://img108.imageshack.us/img108/9896/1001912hy6.jpg)
Para isso é necessário um pouco de fio de preferência preto e quanto mais grosso ele for, melhor será o resultado, também um vulgar terminal femea e outro de argola e claro, um alicate facon de cravar terminais...
(http://img137.imageshack.us/img137/8088/1001913gr5.jpg)
crava-se um terminal em cada ponta do fio...
(http://img256.imageshack.us/img256/531/1001914rv4.jpg)
o terminal de anilha liga-se a um local da carroçeria perto do rádio que tenha "massa", neste caso, no Laguna I têm este parafuso mesmo no fundo atrás do rádio...
(http://img122.imageshack.us/img122/6717/1001915ad8.jpg)
o terminal fêmea liga-se ao corpo do autorádio, para este efeito os autorádios de origem já têm um local para esse efeito :wink:
(http://img137.imageshack.us/img137/8705/1001907rh6.jpg)
o resultado é os autorádios perderem o som "garrafal" e com distorção que tinham e passam a ter um som mais "cheio" de qualidade muito superior
isto parece estúpido mas funciona muito bem
Porque isto acontece
Na verdade, na Renault vende-se um cabo próprio para este efeito, é um extra meio desconhecido que niguem parece saber para o que serve e não vêm montado de série:lol: e custa cerca de 18€.
O radio é um aparelho electrico que precisa de energia electrica para funcionar tal e qual como uma lãmpada.
Se repararem na ficha de alimentação dos rádios irão reparar que os fios positivos (vermelho e amarelo)normalmente são mais grossos em relação ao fio negativo (massa), já para não dizer que são 2 fios positivos e um fino de massa , ora isto faz com que a electricidade tenha dificuldade em passar, tal e qual como uma autoestrada com 10 faixas cheia de transito e de repente passa tudo para 1 ou 2 faixas por exemplo, logo o transito têm mais dificuldade em andar.
quando exigimos mais som do rádio estamos a puxar os "carros através dessa auto estrada de 10 faixas, só que eles não vêm como nos exigimos porque estão num "engarrafamento" (o fio fino de massa ).
Um sintoma deste problema é por exemplo ao levantar o som ao rádio as luzes deste enfraquecem ou pulsam um pouco ao som da batida da musica , já devem ter reparado neste pormenor em alguns rádios, outro sintoma tambem é o som "garrafal" e a distorção no som mesmo sem levantar muito o som, principalmente se ligarmos o "loud" o que aumenta os graves exigindo mais potência ao rádio, normalmente atribuimos as culpas aos rádios que são uma m***a, bla,blá,bla.
Ao ligar o cabo de massa extra no rádio estamos a criar um atalho para a corrente circular livremente, logo podemos exigir mais rendimento do rádio.
Façam a experiência, como vêm isto não custa nada e é barato
A actual geração renault já têm o fio de massa da ficha mais expesso que a gama anterior pelo que não se nota tanto este problema mas não custa nada fazer a experiência.
(http://img245.imageshack.us/img245/3117/1002017qb4.jpg)
outro rádio noutro Laguna I(blaupunkt)
(http://img247.imageshack.us/img247/4568/1002021ir6.jpg)
cá está a ligação :grin:...
no SAFRANE...
(http://img153.imageshack.us/img153/3813/1001986bf7.jpg)
aqui está a ligação :D ...
(http://img136.imageshack.us/img136/5682/1001985iz1.jpg)
No safrane, este é o sitio mais perto do rádio para fazer a ligação á massa na carroçeria...
no RENAULT 21...
(http://img368.imageshack.us/img368/381/1001979pb3.jpg)
o lugar mais perto que encontro fica aqui na coluna de direção, basta extraír a cobertura inferior do tablier
não tenho mais Renault´s de momento para outros exemplos :P
por isso safem-se :grin: :grin: :grin:
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Se isso resultar é uma boa opção e bastante barata!
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isto basicamente vai resolver um mal dos renaults antigos, que é a falta de massa do autorádio.
com a massa melhor, o amp vai ficar a funcionar em condições, daí o aumento de qualidade que falam....
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excelente dica :laugh:
quando puser o radio no carro ei de fazer isso :wink:
Cumps
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este topico nao estava tambem no forum laguna? é que parece me que ja o vi la.
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Talvez o johnny tinha um laguna
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pois , eu tb tinha uma laguna e ia frequentemente ao forum.
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o johnny tinha ou tem, nao sei um lag igual ao meu mas o 2.0
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Tinha acho pelo menos que me lembre ele depois do ter algum tempo depois vendeu-o.
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se isso for verdade e pena. era um exemplar raro de se ver...
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Tens razão.
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Boas.
Desculpem estar a "desenterrar" este tópico, mas acham que as Grand Scenic de 2005 já vêm com esse problema do som resolvida em termos do fio de massa?
Cumprimentos.
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experimentei isso na laguna 2 e não houve alteração nenhuma, mas acredito que numa maioria isso faça muita diferença.
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Boas,
vale a pena fazer isto num clio 1.5dci de 2003, ou já vem de origem em condições? O meu radio apanha um pouco mal as estações de radio. Já agora, se eu meter um auto-radio original de cd's o joystick do volante continua a funcionar?
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Se pões o rádio original ficas com isso a funcionar na mesma penso que isso seja basicamente tirar um e por outro :wink:
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boas no clio 1.2 16v de 2001 será que tem o tal parafuso da "massa" logo atrás do radio ou tem que se andar com grandes invenções??
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Eu acho que isso é só carros antigos... mas quem perceber melhor que responda