Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: redtce em 12 de Outubro de 2011, 22:10 pm
-
Boas pessoal tenho um renault clio 1.2 tce e estou a pensar fazer uma reprogramação já alguém fez?
Cumprimentos
-
Aqui no forum, dos poucos TCe's que há, ninguém ainda o fez.
Se bem que fico curioso :)
-
e onde se pode fazer? visto ser a gasolina e mais complicado, só ainda vi na pke! alguém sabe de mais sítios?
-
Boas
Eu já fiz no meu tce, ainda não tive opurtunidade de ir ao banco ver quais foram os ganhos de binário e potência mas posso-te dizer que em estrada são notórios, o motor apartir das 2000rpm fica com outra vida e em altas nota-se muito mais força.
Infelizmente o tce assim como outros motores renault tem um problema, as embragens vêm muito á pele, ou seja a curva de binário tem de ser muito linear e só lá para as 4000rpm (caso do tce) é que se pode disponibilizar a potência toda senão a embragem não aguenta. No caso do meu ela começava a patinar entre as 3000/4000rpm, torno-se o mapa um pouco mais linear nesse regime e o problema ficou resolvido, não voltou a patinar.
Se estiveres interessado em fazer repro no teu tce manda-me PM.
-
Afinal já alguém o fez :D
-
Já, quem estiver interessado em fazer entre em contacto comigo por PM.
-
Eu fico curioso.
Interessado, para já não, mas é algo que pondero daqui a um tempo.
Gostava que o meu fosse mais linear, com mais binário e afins.
Não o quero a andar muito mais, apenas queria a força disponível de uma forma mais constante, não sei se me faço entender :)
-
Binario é o maior ganho que se têm, fica muito mais forte em todos os regimes, até fiquei surpreendido com os ganhos.
Só tive pena da embragem não aguentar e ter de colocar um mapa mais linear, só para terem uma ideia, o meu em primeira a fundo ia desde as 2000 rpm até a 4500 rpm com o controle de tracção sempre a atuar, isto com uns sport contact 3 montados.
Agora está um pouco mais suave mas com a potência lá toda na mesma, a unica diferença é que teve de ser disponibilizada mais tarde.
-
Parece-me muito bem :grin: :grin:
-
Binario é o maior ganho que se têm, fica muito mais forte em todos os regimes, até fiquei surpreendido com os ganhos.
Só tive pena da embragem não aguentar e ter de colocar um mapa mais linear, só para terem uma ideia, o meu em primeira a fundo ia desde as 2000 rpm até a 4500 rpm com o controle de tracção sempre a atuar, isto com uns sport contact 3 montados.
Agora está um pouco mais suave mas com a potência lá toda na mesma, a unica diferença é que teve de ser disponibilizada mais tarde.
Bom... Mas 1ª a fundo é pra estragar material :) se bem que se for mt raramente nao faz mal :tongue:
-
Foi só para dar um exemplo, o tce de origem nem de perto faz isso mas claro que se deve evitar, é muito esforço nas transmições e na caixa.
-
1ª a fundo num carro reprogramada ( smiley a bater palmas )
-
Segundo sei, em UK já circulam 1.2 Tce com mais de 150cv.
-
1ª a fundo num carro reprogramada ( smiley a bater palmas )
Exprimentar uma ou outra vez que eu saíba não tem mal nenhum, foi só para exemplificar.
1.2 Tce com 150cv!!! não deve ser com o turbo de origem de certeza.
-
Hoje tive acesso a um interface da renault e em conjunto com o clip consegui fazer medições de algumas variáveis, na realidade o clip está fantástico, é capaz de traçar em forma de gráfico durante um determinado tempo os valores das variaveís pretendias.
Posso-vos dizer que o turbo está a fazer uma pressão de pico de 1020g ás 3500rpm, atingindo um binário de 202 nm nesta faixa de rotação, a partir daí a pressão caí para as 900g e o binário anda na casa dos 185 nm até aproximadamente ás 5000 rpm, a partir daí o binário caí para os 140 nm e a pressão de turbo para as 500g, a partir das 5500 rpm mais vale trocar de relação. Estas condições de medição não foram as ideais, estava calor e tinha uma leitura de 38ºc no coletor de admissão, valor algo elevado.
Quando puder coloco aqui o gráfico com os valores, 202 nm para um 1.2 a gasolina é qualquer coisa :w00t:
-
alguem sabe onde fazer na zona de lisboa ou alentejo?
cumprimentos
-
sei de uns na zona de lisboa.
Mas só te consigo arranjar os contactos amanha.
-
agradecia entao e precos tambem obrigado
-
Boas pessoal já esta marcada, próxima 4 na pke depois coloco aqui como ficou!
Cumprimentos
-
Não vais ficar desiludido, atenção que podem estar disponiveís 200nm de binário antes das 3500rpm senão a embraiagem não aguenta.
Quanto é que te vão levar já agora ?
-
Boas pessoal...Já tinha pensado nesse assunto para o meu Tce também mas nunca quis arriscar...mas agora que li este tópico fiquei com imensa agua na boca...
Entao e com quantos cavalos ficou os vossos Tce?