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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Sls a GPL em 22 de Outubro de 2011, 20:59 pm
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Boas!
Vamos substituir o termostato do CLIO II 1.2 16V 2003 e aproveitar para lavar e substituir o liquido do sistema de refrigeração do motor.
Material necessário:
Chaves 10
Alicate
Termostato
5L de liquido para o circuito refrigeração
Para realizar esta operação é necessário ter cuidado com a temperatura do motor e com o liquido de refrigeração para evitar queimaduras, deve-se ter o cuidado de esperar que o motor arrefeça para realizar as operações.
1º Começa-se por desmontar a caixa do filtro de ar, desapertando os dois parafusos com a chave 10.
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2º Soltar o tubo de entrada de ar premindo o botão conforme a imagem.
3º Tapar a entrada de ar para evitar que entre lixo ou agua para o motor, e abrir a tampa do vaso de expansão.
(http://img215.imageshack.us/img215/3125/ptdc0049.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/215/ptdc0049.jpg/)
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4º Com o alicate, retirar a braçadeira do tubo da água que vem do radiador para a bomba de agua, junto a esta.
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5º Deixar correr o liquido.
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6º Com o alicate, retirar a braçadeira do tubo da água que vem do termostato para o radiador.
(http://img221.imageshack.us/img221/870/ptdc0074r.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/221/ptdc0074r.jpg/)
(http://img802.imageshack.us/img802/5710/ptdc0052.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/802/ptdc0052.jpg/)
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7º Com o alicate, retirar as braçadeiras dos tubos da água que estão no vaso de expansão, com a chaves 10 desapertar as porcas que o prendem e retirar o vaso de expansão.
8º Aproveitamos já que temos o vaso de expansão na mão, vamos limpa-lo. Eu utilizei sal da maquina de lavar loiça. Coloquei uma pequena porção de sal, com um pouco de agua, e agitei durante algum tempo, tapando todas as saídas do vaso. Repeti varias vezes a operação, ate o vaso ficar notoriamente limpo, depois passei varias vezes por agua limpa, para retirar o sal.
(http://img32.imageshack.us/img32/7338/ptdc0054.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/32/ptdc0054.jpg/)
(http://img690.imageshack.us/img690/4444/ptdc0056.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/690/ptdc0056.jpg/)
9º Aproveitamos para limpar também o sensor da temperatura, utilizando um algodão com álcool, para isso desligamos a ficha e com uma chave de tubos, desapertamos, com cuidado para não danificar o suporte da ficha.
(http://img706.imageshack.us/img706/6476/ptdc0057.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/706/ptdc0057.jpg/)
(http://img84.imageshack.us/img84/474/ptdc0058.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/84/ptdc0058.jpg/)
10º Agora vamos substituir o termostato. Com a chave 10, desapertamos os 3 parafusos que prendem o termostato ao motor.
(http://img804.imageshack.us/img804/2991/ptdc0090.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/804/ptdc0090.jpg/)
11º Depois de soltar o termostato, com o alicate retirar a braçadeira do tubo da agua da sofagem.
(http://img9.imageshack.us/img9/7373/ptdc0091.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/9/ptdc0091.jpg/)
(pormenor dos dois termostatos, onde se pode verificar que no que foi retirado do motor, encontra-se partido e com o vedante bastante dilatado, o que causava uma fuga de agua)
(http://img802.imageshack.us/img802/5245/ptdc0092.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/802/ptdc0092.jpg/)
12º Com uma esponja de cozinha limpou-se a sujidade agarrada ao motor, ate ficar limpo.
13º Voltar a colocar o tubo de agua da sofagem no termostato, prendendo-o com a braçadeira e voltar a apertar o novo termostato ao motor.
14º Voltar a colocar todos os tubos de agua, nos seus respectivos lugares e encher o vaso de expansão com agua, para se fazer uma lavagem ao circuito. Sem esquecer de purgar o sistema (ver mais à frente no ponto 15 e 16). Ligar o motor e deixar a ventoinha trabalhar pelo menos 2 vezes, abrir a sofagem para o quente e verificar se faz calor. Depois, desligar o motor, ESPERAR QUE ARREFEÇA para não haver acidentes, e voltar a esvaziar o circuito do radiador repetindo os pontos 4º até ao 6º. Se a agua continuar a sair muito suja, repetir a operação as vezes necessárias.
(http://img543.imageshack.us/img543/168/ptdc0060.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/543/ptdc0060.jpg/)
15º Depois de colocar todos os tubos e o vaso de expansão nos seus respectivos lugares e de colocar todas as braçadeiras, encher o vaso de expansão com o liquido de refrigeração. O circuito do clio tem aproximadamente 5L de capacidade. Para finalizar é preciso purgar o sistema, primeiro no corpo do termostato, desapertando a carrapeta preta e abrir o parafuso, do tubo da sofagem (ver ponto 16º), deixar sair todo o ar, quando sair o liquido apertar a carrapeta preta.
(http://img405.imageshack.us/img405/829/ptdc0061f.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/405/ptdc0061f.jpg/)
16º Depois deixar que saia o ar e a agua que possa ainda estar na tubagem da sofagem. Quando sair o liquido de refrigeração, voltar a apertar o parafuso.
(http://img546.imageshack.us/img546/7756/ptdc0063b.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/546/ptdc0063b.jpg/)
(http://img217.imageshack.us/img217/3083/ptdc0062o.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/217/ptdc0062o.jpg/)
17º Por fim atestar o vaso de expansão até a marca MAX, fechar, e colocar o motor a trabalhar e deixar a ventoinha trabalhar pelo menos 2 vezes, abrir a sofagem para o quente e verificar se faz calor. Deixar o motor arrefecer, voltar a repor o nível do liquido na posição MAX. Entretanto, já se pode colocar a caixa do filtro do ar no lugar apertando os dois parafusos e colocar o respectivo tubo de entrada de ar no seu lugar.
(http://img31.imageshack.us/img31/8961/ptdc0069.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/31/ptdc0069.jpg/)
Notas:
Sempre que se puser o motor a trabalhar, ter o cuidado de verificar se não há lixo ou outros objectos na entrada do ar, e colocar o filtro, não sendo necessário colocar a caixa que se retirou no ponto 1.
Eu utilizei um liquido de refrigeração de marca branca que pode ser utilizado directamente ou diluído, inicialmente coloquei o liquido directamente, e quando necessário atesto com agua destilada.
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Um bom DIY!
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bom diy , boas fotos e boa explicação
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Gostei. :smiley:
Bom DIY.
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Like :D
Muito bom DIY. :clapclap: :clapclap:
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bem "Fazido" :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
gostei :grin:
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Boa malha
I Like
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Bom DIY, muitos parabéns.
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Muito bom mesmo, facílimo! :)
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Nice.... :smiley: Óptimo DIY...
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Outro grande Post :happy:
Esse termostato por vezes mais vale substituir :tongue: na concorrência e bastante acessívél, cerca de 4€ já na Renault 30€,,, :huh:
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Eu ando com ideia de mudar o liquido ao meu...já começa a ter cor de precisar!
Uma dúvida que tenho é se a limpeza do circuito antes de encher com o liquido anticongelante pode ser feita com agua normal ou convém que seja feita com agua destilada?
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Convém ser feita com água destilada, mas com o detergente apropriado para qualquer água, pode ser com água da torneira. O importante é enxaguar bem e retirar ao máximo a água da limpeza do circuito antes de adicionar anti congelante.
Mas se o teu carro é um Clio TCe, não vejo motivos para o circuito ser lavado. Basta retirares o liquido velho e botar novo. Já foi o tempo em que os anticongelantes danificavam/oxidavam o circuito num curto espaço de tempo. Hoje em dia e desde há uns bons anos, que os liquidos duram muitos anos sem provocar estragos.
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A minha pergunta vem no sentido que li que não se deve juntar etilenoglicol com propilenoglicol (reacção quimica qualquer) e como não sei o que está lá acho que é preferível limpar tudo.
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muda tudo por um de confiança
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A minha pergunta vem no sentido que li que não se deve juntar etilenoglicol com propilenoglicol (reacção quimica qualquer) e como não sei o que está lá acho que é preferível limpar tudo.
Podes juntar um ao outro sem preocupações pois não acontece qualquer tipo de reacção química. Não existe nenhuma incompatibilidade entre os dois, apenas acontece que o etilenoglicol tem (não só mas também) um valor de calor específico menor que o propilenoglicol, o que leva a transferir melhor o calor que lhe é transmitido. Para além disso entra em ebulição a uma temperatura um pouco mais alta mas é mais nocivo que o propilenoglicol. Mas reacções propriamente ditas, não deverão existir.
E a proposito, óptimo DIY.
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Boas amigo bom diy parabéns.
So não consegui muito bem onde fica a localização do parafuso para remover a água antiga...
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
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Para retirares a agua que está dentro do circuito, tiras o tubo que vai do radiador à bomba de agua, o carrapeto do corpo do termostato serve para sangrar o circuito, quando estiveres a colocar o novo liquido de refrigeração.
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Muito fixe, excelente contribuição
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Boa tarde, colegas.
Eu necessitava muito deste "DIY", mas não consigo ver as fotos.
Vocês conseguem ver as fotos? Ou é do meu PC??
Obrigado.
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As imagens foram apagadas pelo servidor de imagens onde estavam alojadas, por isso a melhor solução é fazeres uma pesquisa por fotos no google utilizando a seguinte informação [DIY] - CLIO II 1.2 16V 2003 - Substituição do termostato + renaultpt.com Com um pouco de sorte ainda aparecem algumas das imagens armazenadas na cache do google
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Eu necessitava mesmo das fotos para não ir ás cegas.
Não ha maneira de reaver o fazer um post novo com novas fotos??
também quero trocar
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As fotos estavam num servidor que resolveu eliminar as contas, e neste momento já não tenho as fotos originais.
Contudo segue a explicação pois não é difícil de fazer.
Para identificares o termostato fica aqui uma foto e a localização dele fica por baixo do filtro do ar.
(https://i.ytimg.com/vi/8WhSG5Lecqc/maxresdefault.jpg)
(http://i.ebayimg.com/00/s/ODAwWDgwMA==/z/bL0AAOxyRtFSaakJ/$T2eC16VHJIgFHRhz6PpBBS,,kInmqg~~60_35.JPG)