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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: nelsonjrgomes em 31 de Outubro de 2011, 23:46 pm
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Pois é, o título diz tudo...
A minha cunhada comprou, há cerca de 1 ano e meio, 1 viatura de serviço à Renault Retail Group no Areeiro - Um Clio 3 1.2 75 cv, com pouco mais de 2 anos (na altura). Foi com o carro à inspecção dos 4 anos, e lá avisaram-na que as luzes de matrícula não estavam a funcionar (foram simpáticos não chumbaram o carro).
Hoje deixou-o na revisão dos 4 anos / 60.000 km no Areeiro, e quando se preparava para ir buscar o carro, recebeu a chamada - depois de detectarem que o carro não tinha luzes de matrícula atrás, foram ver e afinal o carro não tem... instalação eléctrica das luzes de matrícula! Claro, foram muito solícitos em pedir cerca de 150€ pela cablagem e montagem (e que tinha que ser já pedida, pois vinha de França e mais não sei quê) , e apanharam a minha cunhada de surpresa, que nem teve resposta a dar - e esqueceu-se que, mais não seja, o carro tem ainda garantia (2 anos desde a compra) - nem falando de como se pode mandar um carro de uma linha de montagem sem luzes de matrícula... Se calhar agora é extra, só tem luzes de matrícula quem pedir...
Ele há cá cada uma...
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LOLOLOL.
O meu também veio desse grupo mas veio com o extra das luzes da matricula :D
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(smiley "ainda nem sei se rio ou se fico espantado")
Como é que um carro vem e anda 4 anos sem ninguem ver que não tem pré instalação de luzes de matricula??????????
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E lá se vai a teoria que o carro antes de ser vendido é inspeccionado numa série de pontos... Se calhar, ver se as luzes estão a funcionar não é um deles...
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(smiley "ainda nem sei se rio ou se fico espantado")
Como é que um carro vem e anda 4 anos sem ninguem ver que não tem pré instalação de luzes de matricula??????????
mais, antes de ser entregue e em cada revisão teóricamente isso é tudo verificado...
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E lá se vai a teoria que o carro antes de ser vendido é inspeccionado numa série de pontos... Se calhar, ver se as luzes estão a funcionar não é um deles...
Esse ponto afirmo-te já que não é visto, nem dos pneus.
Alias, o meu veio sem os de nevoeiro ligados. Depois para além disso, o pneu traseiro veio com um rasgo.
Ainda me disseram que o carro para passar não tinha aquilo no pneu e foi verificado pessoalmente pelo chefe de vendas.
A minha resposta foi exactamente essa...
a iluminação também não deixaria passar, no entanto passou e não tem os farois de nevoeiro a funcionar. :wink:
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(smiley "ainda nem sei se rio ou se fico espantado")
Como é que um carro vem e anda 4 anos sem ninguem ver que não tem pré instalação de luzes de matricula??????????
mais, antes de ser entregue e em cada revisão teóricamente isso é tudo verificado...
exactamente. Como é que eles podem falhar a parte de ver se as luzes da matricula estão fundidas ou, como neste caso, se estão lá :O :laugh: . Deve no minimo fazer parte da lista dos pontos a ver.
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(smiley "ainda nem sei se rio ou se fico espantado")
Como é que um carro vem e anda 4 anos sem ninguem ver que não tem pré instalação de luzes de matricula??????????
mais, antes de ser entregue e em cada revisão teóricamente isso é tudo verificado...
exactamente. Como é que eles podem falhar a parte de ver se as luzes da matricula estão fundidas ou, como neste caso, se estão lá :O :laugh: . Deve no minimo fazer parte da lista dos pontos a ver.
sim faz mesmo.
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E o que achei ainda pior é que, em vez de tentar resolver o problema do cliente junto da marca (afinal de contas comprou o carro lá no Areeiro), a resolução passa logo por tentar ir ao bolso do cliente... Ainda por cima com o carro ainda na garantia... A minha cunhada (que, coitada, não tem nenhuma experiência com carros) ligou-me, completamente abananada e sem saber o que fazer, eu é que lhe disse para os relembrar que o carro foi-lhes comprado a eles, Renault Areeiro, e ainda está na garantia! Entretanto ela não conseguiu falar com o fulano da oficina (a oficina fechou), e só na quarta é que vai resolver a situação...
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isto sou eu...
mas iria bater o pé nessa situação.
Faria o mesmo com o meu.
Ora foram comprados no programa usado aprovado renault de 24 meses de garantia.
existe uma checklist para o carro ser considerado usado aprovado.
Essa falta de cablagem da iluminação da matricula parece-me claramente uma falha na checklist.
Se o carro foi adquirido lá, passou nessa lista e não tem essa instalação, amigos... há que assumir!
Bom, mas isto sou eu a falar, claro.
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Um ponto que ainda não foi falado aqui... As luzes de matricula não estão englobadas na iluminação obrigatória na legislação? Se o estão, e ainda por cima num carro em garantia, à que fazer uma exposição do sucedido e uma bela reclamação (na parte da garantia dado o nem se terem dado ao trabalho da verificação da mesma). Digo eu, que dava uma bela resposta ao sr da oficina que me pedisse 150eur por algo que é obrigatório por lei e num carro em garantia...
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lol
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Carro de serviço? lol
Andou num rent a car, houve alguém que precisou dessa cablagem e "arrancou-a" do Clio.
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Carro de serviço? lol
Andou num rent a car, houve alguém que precisou dessa cablagem e "arrancou-a" do Clio.
sou da mesma opinião
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tambem tenho uma opinião identica, dai o meu lol . Mas que houve uma grande falha na entrega desse carro, lá isso houve
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nao sei se será o caso, ou se estarei a pensar errado.
basta que tivessem tirado a mala (para tratar de alguma batidela, ou assim...) para "desligar/arrancar" a dita cablagem... e depois se esquecessem de a montar novamente? custa-me a crer, que a renault tenha vendido (aquando dos 0km, não agora, como "de serviço") um carro sem luzes na matricula...mas até "pode acontecer" (pode, não deve...)
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Carro de serviço? lol
Andou num rent a car, houve alguém que precisou dessa cablagem e "arrancou-a" do Clio.
Se for como o meu, era um buy-back, carro de uma gestora de frota ou rent a car.
E o que dizes é bem possível. lolol
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E isto para não falar dos artistas que com um PC e uns cabos da treta, testam repros em carros de rent a car. :laugh:
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E isto para não falar dos artistas que com um PC e uns cabos da treta, testam repros em carros de rent a car. :laugh:
quem ? quem ?
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E isto para não falar dos artistas que com um PC e uns cabos da treta, testam repros em carros de rent a car. :laugh:
quem ? quem ?
Não posso revelar. :laugh:
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LoL
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O carro não teve nenhuma batida na posse da minha cunhada, não foi da parte dela a falha. Logo, se o carro veio da linha de montagem "completo", poderá ter mesmo sucedido o que avançam - alguma batida de traseira mal solucionada, e alguém se esqueceu da montagem das luzes de matrícula e cablagens (atenção, que o que foi avançado é que a cablagem não existe mesmo, não são apenas as lâmpadas e suportes em falta). De qualquer forma, volto a frisar que a falha continua a ser da parte da Renault Areeiro, uma vez que foi vendido a um cliente um carro sem o equipamento obrigatório para o carro circular, e isto apesar de apregoarem a tal história da vistoria a X pontos antes de entregarem o carro a um cliente...
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Isto é no mínimo bizarro, mas o concessionário aqui tem que assumir as responsabilidades.
Se a memória não me falha, a instalação eléctrica para as lâmpadas da matricula vêm directas desde o interior do habitáculo até aos terminais finais onde ligam às lâmpadas. Não me recordo que haja fichas pelo meio, já no exterior, depois do passa-cabos da carroçaria. Portanto, esta situação torna-se ainda mais caricata...
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Isto é no mínimo bizarro, mas o concessionário aqui tem que assumir as responsabilidades.
Pois deveria... A resposta do fulano da oficina à minha cunhada, hoje de manhã, foi: "como não é avaria mas sim ausência de componentes, a garantia Renault não cobre. Fale com o responsável das vendas". Falou com o responsável das vendas, e a resposta foi "ah sim, que estranho, vou ver o que se passa...", mas (e pelo relato da minha cunhada) com vontade de chutar para canto e desresponsabilizar-se... Vamos aguardar por mais desenvolvimentos...
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A unica coisa que me vem á cabeça...
Big LOOOOOOOOL :laugh: :laugh: :laugh:
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Isto é no mínimo bizarro, mas o concessionário aqui tem que assumir as responsabilidades.
Pois deveria... A resposta do fulano da oficina à minha cunhada, hoje de manhã, foi: "como não é avaria mas sim ausência de componentes, a garantia Renault não cobre. Fale com o responsável das vendas". Falou com o responsável das vendas, e a resposta foi "ah sim, que estranho, vou ver o que se passa...", mas (e pelo relato da minha cunhada) com vontade de chutar para canto e desresponsabilizar-se... Vamos aguardar por mais desenvolvimentos...
Reclamação directa à Renault Portugal devido à venda de um produto sem cumprimento da legislação do país...
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Enviei-te pm!
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Isto é no mínimo bizarro, mas o concessionário aqui tem que assumir as responsabilidades.
Pois deveria... A resposta do fulano da oficina à minha cunhada, hoje de manhã, foi: "como não é avaria mas sim ausência de componentes, a garantia Renault não cobre. Fale com o responsável das vendas". Falou com o responsável das vendas, e a resposta foi "ah sim, que estranho, vou ver o que se passa...", mas (e pelo relato da minha cunhada) com vontade de chutar para canto e desresponsabilizar-se... Vamos aguardar por mais desenvolvimentos...
Reclamação directa à Renault Portugal devido à venda de um produto sem cumprimento da legislação do país...
Ora nem mais, se o stand não resolver e nem perante a ameaça de pedir o livro de reclamações para registar o sucedido as coisas se resolverem, é o melhor a fazer... E não vale a pena esperar que o vendedor chute para o chefe, o chefe chute para o funcionário do controlo de qualidade. Para isso, mais vale tentar logo falar com os responsáveis.
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Só que agora vai uma questão, o carro já tem 4 anos, e já é segundo registo achas que a renault vai te colocar isso de graça??? Vão alegar que a instalação já foi retirada. Só te estou a prevenir para o que eles te possam dizer, mas fazes muito bem em reclamar.
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A minha cunhada quando falou ontem ao final do dia com o vendedor ele veio com a conversa "quem é que garante que a instalação não foi arrancada noutro local o carro já foi a outras oficinas neste intervalo de tempo (apenas foi a um concessionário oficial mudar uma peça ao abrigo da garantia) pode ter sido tirada noutro local quem é que me garante...", ao que a minha cunhada respondeu "e quem me garante a mim que a instalação já lá estava quando o carro foi comprado?" Acho que depois o vendedor disse algo do tipo "passe por cá, temos que encontrar uma solução, ...", ao que indiciou alguma abertura para negociar algo (desconto na peça? oferta da mão-de-obra?). De qualquer forma, a minha sugestão para a minha cunhada é não aceitar nenhuma solução intermédia, fazer reclamação no livro de reclamações e ameaçar pedir indemnização por imobilização do carro enquanto a situação não for resolvida. Vamos ver se resolve algo...
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E lá se vai a teoria que o carro antes de ser vendido é inspeccionado numa série de pontos... Se calhar, ver se as luzes estão a funcionar não é um deles...
x2... Nem mais...
Não deixes que te façam pagar para arranjar isso...
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Só que agora vai uma questão, o carro já tem 4 anos, e já é segundo registo achas que a renault vai te colocar isso de graça??? Vão alegar que a instalação já foi retirada. Só te estou a prevenir para o que eles te possam dizer, mas fazes muito bem em reclamar.
Como e para que se retira essa instalação. Eu já tirei o párachoques traseiro do ClioIII de cá de casa e desde o passa cabos até chegar ao terminal não me lembro de ter encontrado fichas. Portanto, a questão de tirar só porque sim é no mínimo de descartar. Em caso de acidente, será sempre fácil averiguar, pois só se retiraria isso caso houvesse dano na secção traseira da carroçaria e isso é facílimo de constatar, ainda para mim num concessionário onde há técnicos que têm obrigação de estar preparados para tal.
Além disto é o bom nome da casa que fica em cheque com o "Não" que aparentemente estão a tentar dar.
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A resposta do fulano da oficina à minha cunhada, hoje de manhã, foi: "como não é avaria mas sim ausência de componentes, a garantia Renault não cobre. Fale com o responsável das vendas".
Ora aqui dizem tudo.... Então a tua cunhada quer garantia de uma coisa que não comprou? Não pode ser... Ela comprou um carro sem luzes de matricula, agora quer garantia às luzes de matricula, não pode ser.... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Minha nossa.... O ridículo a que os vendedores chegam...
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Bem a história é surreal, vendem o carro e nem reparam nisso, muito sorte teve a tua cunhada em nunca ter sido mandada parar pela policia e levar uma multa sem ter culpa.
É apertar com eles até cederem.
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Bom, a história já terminou há perto de 1 semana, mas apesar de não ter sido comigo (mas com a minha cunhada), até tenho "vergonha" de colocar o desfecho. No entanto, como o prometido é de vidro (como dizia o outro), cá vai:
Na Renault Areeiro, e depois de toda a cegada acima descrita, o c@br@o do vendedor pediu à minha cunhada o papel da inspeção. A minha cunhada, numa de boa vontade, cedeu o dito papel. E aqui veio a porcaria: como na inspeção, numa de boa vontade (para não chumbarem o carro), o inspetor assinalou apenas UMA lâmpada fundida, pois caso contrário era folinha vermelha, o dito sr. c@br@o disse qualquer coisa como o seguinte: "à data da inspeção, apenas uma das lâmpadas estava fundida, logo a outra estava em funcionamento. Logo, e como a cablagem é a mesma, então aqui está a prova que, à data da inspeção a cablagem existia, logo foi arrancada posteriormente!"
Quando a minha cunhada me disse fiquei em brasa! Disse logo para fazer queixa no livro de reclamações, fazer queixa por carta regsitada, enviar cópia à DECO, exigir indemnização por ter o carro imobilizado, e sei eu lá que mais! No entanto, a minha cunhada, que é boa pessoa e não é pessoa de andar aos berros, acabou por pagar do bolso dela a dita cablagem, sem reclamação nem nada!
Raios os partam! Se fosse comigo, podiam não me montar a cablagem de borla, das do trabalho não se safavam - e sobretudo, não era lá que deixava o dinheiro para meter uma nova...
Desculpem lá o desabafo, mas apesar de já ter passado uma semana, e de não ter sido comigo, ainda fico em brasa cada vez que me lembro da situação...
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apenas me ocorre , lol
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Mais um que se safou
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Não estou aqui a defender a marca, nada disso, mas acho que na inspecção também falharam, tudo bem que tentaram facilitar a vida para o carro passar, mas se tivessem colocado o devido problema era bola vermelha e ai a renault ficava sem argumentos.
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Pois, é uma situação do caneco... Na inspeção acreditaram que seriam apenas 2 luzes fundidas, e para não chumbar o carro, facilitaram - quantos de nós não agradeceríamos nesta situação?. Agora o fulano agarrar-se a isso... O vendedor chegou a dizer "O pára-choques traseiro foi pintado antes de o carro ser entregue, é impossível que não tenha sido visto que faltavam as cablagens" - ora, se o pára-choques foi desmontado para ser pintado, o mais provável é que tenha sido nessa altura a "desaparecer" a cablagem... Sem palavras...
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Que historia tão mal contada
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surreal... :lipsrsealed: