Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: renas22 em 01 de Novembro de 2011, 00:28 am
-
Boas Pessoal
Acabei mesmo agora de inscrever na comunidade, pois tenho um pequeno problema no meu Clio I 97.
O que acontece é o seguinte:
A uns tempos para cá que o limpa para-brisas traseiro só funciona quando pretende, deita sempre bem o esguicho da água mas a escova nem sempre anda.
Uma das situações engraçadas é o carro fica uns tempos sem o limpa para-brisas funcionar, mesmo deixando a manete no volante ligada, e repente funciona quando quer.
Gostaria e saber a vossa opinião se será problema do fusível ou do motor?
Tenho este assunto pendente, ao qual pretendia resolver sem ter de procurar um electricista auto, por tanto tenho de meter mãos à obra, ao qual dá bastante jeito corrigir esta situação, pois com épocas das chuvas até dá jeito ver algo para trás....
Se já aconteceu a alguém esta situação e conseguiu resolver por favor partilhe.
-
Penso que até pode ser mau contacto nas ligações do motor da escova
-
Isso cheira-me ao motor estar a dar as ultimas.
-
Isso até pode ser só a escova mal apertada no veio do motor, o que faz com que as esterias do veio não engrenem bem nas da escova e então o motor roda mas a escova não
Sent from my Blade using Tapatalk
-
*sorry submeti o post sem o terminar.
Tenta perceber se o motor chega a rodar ou a tentar rodar, ou seja, fazer força para rodar mas não conseguir...
Sent from my Blade using Tapatalk
-
Que esteja assim a ver... Pode ser qualquer uma das opções acima mais a possibilidade de uma cablagem partida...
-
ao lado da caixa dos fusives tem uma placa do limpa vidro de traz vé senão é mau contacto da placa .
-
Boas pessoal,
Peço desculpa por ressuscitar o tópico mas o problema é precisamente o mesmo: limpa pára-brisas traseiro sem funcionar, clio I de 96.
Desconfiei que poderia ser mau contacto da ficha, pelo que medi a tensão nos terminais: com tensão. Bem, se chega corrente, assumi que o motor foi a vida.
Infelizmente não foi o caso. Mesmo com outro motor, continua sem funcionar. O problema seria eléctrico provavelmente.
Agora é que as coisas começam a ficar confusas :huh: : quando medi a tensão, medi com a respectiva manete na posição de funcionamento do motor limpa pára-brisas. Ora, qual o meu espanto que continuo a medir tensão mesmo com a manete em posição off. A ficha tem três ligações: massa, tensão e...? ligado a um díodo no motor. Assumo que será essa terceira ligação que controla o respectivo funcionamento.
A questão é saber de onde vem. Andei a ver esquemas dos relés mas não tenho nenhum referente ao motor de limpa pára-brisas traseiro. O fusível está bom porque o limpa pára-brisas da frente funciona (é o mesmo para ambos certo? pelo menos é o que a descrição do manual aponta :embarrassed: ).
Alguma luz por favor? Obrigado :angel:
-
Ainda na senda da resolução do problema do limpa pára-brisas, cheguei a conclusão que o relé traseiro não existe porque.. é o mesmo do limpa pára-brisas dianteiro.
(http://www.tav-autoverwertung.de/shop/bilder/produkte/gross/2194_3.jpg)
Ou seja, se tenho motor novo e o relé está igualmente bom (porque o da frente funciona bem), significa que tenho uma quebra de continuidade no fio correcto? Agora é arranjar forma de medir continuidade..
Assumindo o pior dos casos (fio quebrado), visto ir por dentro do automóvel, tenho alguma forma de fazer a ligação? Ou é relativamente fácil (leia-se, acessível pelo vulgar condutor) passar cablagem nova?
Obrigado.
-
Acredito que tenha partido algum fio ao nivel da mala, entre a mala e o carro em si. Tira essa borracha que é o passa fios e confirma :)
-
será possivel alguma coisa na manete do limpa vidros ter avariado? se dizes que tens corrente a chegar ao motor ..
-
Verifica a ligação À massa, se calhar está a faltar a massa.
-
Boas a todos e obrigado pelas respostas.
Como já sugerido no tópico, o problema é mesmo fio partido, o pior cenário possível :angry:
Não tenho continuidade entre o fio controlador do motor e o respectivo relé. Em jeito de confirmação passei um fio eléctrico entre entre este e o relé e tudo funcionou.
Sempre pensei que a manete desligava/ligava a corrente para o motor, afinal activa ou desactiva o relé. O motor tem sempre corrente, o que faz activar o mesmo é o sinal do relé para um díodo no motor e foi esse o fio partido.
Cheguei a fazer um curto na ficha, mas aí nunca consigo parar o motor visto ter sempre tensão a chegar lá independentemente da posição da manete.
Está óbvio que o problema deve estar de certeza na dobradiça da porta, que com o abrir e fechar partiu o fio. A cablagem está toda dentro de uma manga, onde passa também a mangueira da água, fecho do porta bagagem e terceira luz. Não me parece que eu consiga reparar naquele espaço tão pequeno.
Enfim, tenho inspecção já este mês, isto é das coisas que faz chumbar... E não me parece mesmo que o "chasso" (em tom carinhoso) valha o custo de mão de obra. :sad:
-
Corta e substitui a secção do fio que passa nessa zona, usas o fio velho para puxar e fazer passar o fio novo pelo passa-fios.
Nada complicado de se fazer e numa hora ficas com o problema resolvido e gastas zero.
-
Boas,
Só para deixar feedback e agradecer a vossa atenção :) Segui os vossos conselhos e após algumas tentativas lá consegui puxar o fio em causa. Até acontecer o mesmo problema num outro, fica o caso resolvido :)
Obrigado!!
-
Esse problema é coisa fácil de resolver, nem foi preciso levares ao eletricista.
-
Já tive esse problema algumas vezes, isso é simples de resolver, se desligares tudo de um lado e do outro dá para sacares a instalação fora, a ficha está por detrás da forra direita do interior da mala e ficas com muito espaço para trabalhar, a seguir ao motor do limpa vidros costuma ir o do fecho central, costuma ser por esse que sei que há fios partidos.