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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: carocha_pt em 10 de Novembro de 2011, 21:07 pm
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Tenho um clio de 97, 1.2 gasolina.
Ele sofreu alguns problemas de aquecimento, e de agua para o oleo e de oleo para a agua.... foi mudada a junta por duas vezes e só com um liquido soldablocos é que deixou de passar agua para oleo....
Agora está tudo bem excepto uma coisa.... que não sei se é mecanico ou electrico:
Sempre que o carro está ao relanti, depois de aquecer apenas, acende sempre a luz de temperatura simultaneamente da água e óleo, e se acelarar apaga a luz, largo o acelarador volta a acender.... Ja fiz uns quilometros (tipo umas 6 viagens de 70 km e funciona bem), não vai abaixo, nao há problemas nos niveis de oleo nem de agua... nao sei o q será...
Será que com o liquido soldablocos sujou o sensor de temperatura? :shocked:
Será que com o aquecimento que levou antes, estragou o sensor? :sad:
Como não tenho manómetro de temperatura nao sei a temperatura se está acima do normal.
Tenho pensado em colocar um manometro, mas nao sei como o fazer... :huh:
Obrigado pela atenção e pelo magnifico forum que aqui é proporcionado.
:grin:
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jasus ..... então e terem enviado a cabeça ao torneiro ? liquido solda blocos :S nunca ouvi falar disso , enfim agora é ver os sensores como estão ou troca los
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A cabeça foi rectificada, pelo menos é o que diz o mecanico... não tenho é confiança nele após a reparação que ele fez.
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A frio o motor fica sempre ligeiramente acelerado e depois de aquecer o ralenti cai para o valor normal. Aqui acender a luz do óleo pode indicar falta de pressão do mesmo.
Num Corsa 1.0 12V (o mítico 3 cilindros da treta) tive um problema semelhante. Válvula de pressão de óleo nas lonas foi o que me informaram na altura. Não procedi à troca da vávula e como tal não sei se o problema ficaria resolvido. Despachei o carro e problema resolvido.
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Isso é daquelas situações que podemos estar aqui a dizer-te que troca os sensores todos e não resolve......
1º deverás medir a temperatura em que o bloco/radiador e tubagem se encontram aquando do acendimento,
2ª pergunto eu o circuito encontra-se bem sangrado?
3ª afinal a utilização do soldablocos serviu para tapar uma fugo onde? no bloco ou na cabeça de motor ou em algum periférico?
A utilização de Soldablocos têm as suas desvantagens e uma delas é ir não só solidificar junto ao local de fuga mas tb em todo o circuito ..... causaundo por vezes ligueiros entupimentos que prejudicam o fluxo de liquido refrigeração. No caso do radiador poderá este estar com +70 % dos canais completamente congestionados.
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Obrigado caçoilauto pela resposta.
Pergunto, como faço para verificar a temperatura do veiculo? Já que não tenho manometro com graus de temperatura? É com algum termómeto portatil para esse efeito?
De facto não sei se o circuito ficou bem sangrado, mas ja devo ter feito uns 600km apos a reparação e os niveis continuam correctos.
O mecanico optou por colocar um soldablocos pq ele mudou a junta por duas veses, da primeira vez diz q rectificou tudo e deixa me o carro, eu vou ver logo o oleo e tinha café com leite... ja estava a passar agua para o oleo.... Da segunda vez tambem começou a passar oleo para o radeador, e ele argumentou que seria uma eventual fuga ou fissura pelas camisas dentro do bloco, o que é minimamente estranho, nao sei como ele se baseou.
Agora, é estranho, se de facto está a aquecer e se acende a luz, o porque de a mesma apagar sempre que acelero e de acender sempre que não acelero, simultaneamente oleo e agua.
O mecanico em questão nem la quero voltar, porque ja me disse ia limpar os sensores e que deveria ser isso, mas pelo que vejo, só me falta dizer que é a cambota que esta toda retorcida.
O que farias tu cacoilauto? Presumindo que farias o teste de temperatura estaria dentro do normal?
cumps
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Como és de Sintra aconselho-te a levares o carro à caçoilauto para isso ser visto. :wink:
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Obrigado caçoilauto pela resposta.
Pergunto, como faço para verificar a temperatura do veiculo? Já que não tenho manometro com graus de temperatura? É com algum termómeto portatil para esse efeito?
De facto não sei se o circuito ficou bem sangrado, mas ja devo ter feito uns 600km apos a reparação e os niveis continuam correctos.
O mecanico optou por colocar um soldablocos pq ele mudou a junta por duas veses, da primeira vez diz q rectificou tudo e deixa me o carro, eu vou ver logo o oleo e tinha café com leite... ja estava a passar agua para o oleo.... Da segunda vez tambem começou a passar oleo para o radeador, e ele argumentou que seria uma eventual fuga ou fissura pelas camisas dentro do bloco, o que é minimamente estranho, nao sei como ele se baseou.
Agora, é estranho, se de facto está a aquecer e se acende a luz, o porque de a mesma apagar sempre que acelero e de acender sempre que não acelero, simultaneamente oleo e agua.
O mecanico em questão nem la quero voltar, porque ja me disse ia limpar os sensores e que deveria ser isso, mas pelo que vejo, só me falta dizer que é a cambota que esta toda retorcida.
O que farias tu cacoilauto? Presumindo que farias o teste de temperatura estaria dentro do normal?
cumps
é complicado dizer-te para fazeres isto ou aquilo..... teria sempre que ser analizado, e com equipamento correcto ( pelo que parece nem um termometro portátil tens.....) pelo menos podes caso tenhas luzes para tal podes medir os sensores.