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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Artur em 13 de Novembro de 2011, 21:25 pm
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não está muito completo que já tinha coisas feitas , nomeadamente a instalação dentro do carro .
Basicamente , instala se o botão de farois de nevoeiro e vai se buscar corrente para o mesmo as luzes de minimos , para depois dar sinal ao relé na posição 86 do mesmo . Liga se tambem para acender o quadrante quando se prime o botão .
Já cá fora do carro , utiliza se este diy para retirar o para choques :
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7195.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7195.0)
depois passa se a ligação dos farois de nevoeiro , neste caso fiz uma cablagem que uni mais a frente , massa e positivo e depois ligam ao rele , nas posição 87 do mesmo . A massa é ligada directamente
(http://i1116.photobucket.com/albums/k579/arturodivelas/131120111728.jpg)
basicamente , as ligações ficam algo como esta carambola que aqui está
(http://i1116.photobucket.com/albums/k579/arturodivelas/131120111729.jpg)
revendo as ligações
posição 30 - directo ao positivo
posição 85 - directo a massa
posição 86 - ao botão que instalamos dentro do carro
posição 87 - positivo dos farois de nevoeiro
no final , se tudo correr bem , ligam as luzes , carregam no botão e vai acontecer isto :
(http://i1116.photobucket.com/albums/k579/arturodivelas/131120111731.jpg)
coisa que no meu caso a primeira não aconteceu que troquei uma posição, resultado , fusivel da iluminação a vida e a 2ª tambem não aconteceu que o rele não atracava , troquei por outro e ficou resolvido .
dentro do carro , passamos a ter mais uma luz acesa por cima dos minimos
(http://i1116.photobucket.com/albums/k579/arturodivelas/131120111741.jpg)
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Mais um DIY a maneira!!
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Mais um bom DIY, é impressão minha ou o farol do lado direito não dá luz lololol
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boa :D
mais uma que irei fazer ao meu futuramente.
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o teu para choques não tem farois de nevoeiro ?
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Não tem.
Alem disso terá de ser trocado, aquele tá partido mesmo.
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Boa posta! :wink:
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por momentos li boa bosta
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loooooooool
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Bom DIY. :smiley:
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Nice. :smiley:
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bom diy. estou em vias de proceder a uma mod igual.
Artur a minha já tem um interruptor de origem e liga no quadrante a respectiva luz. na caixa de fusíveis que se encontra ao lado do depósito do mija-vidros, não tem o respectivo fusível. este é preciso? será só a pré-instalação? estou com algumas dúvidas, vou investigar se tem os fios até ao para-choques. com tudo obrigado por este DIY que parece ser muito útil e simples.
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fiz a ligação como dizes e parece que ficou bem. com relé e fusivel. obrigado. :happy:
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Boas Pessoal,
Uma duvida, se nao colocar a rele, e ir buscar corrente diretamente aos minimos, dos minimos passar para o botao dos FN para ligar os Farois de nevoeiro, dará problemas?
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Queres usar a corrente que vem dos minimos para acender a luz de nevoeiro? achas que o fusivel que lá está aguenta?? já para não falar na instalação eletrica. Lol
Alem disso o relé serve para evitar estar a passar pela manete a corrente consumida pelos farois de nevoeiro, o que poderia provocar um sobreaquecimento da manete.
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Então não?
Claro que aguenta....
No meu quintal está muito frio. Podes fazer essa instalação aqui que eu preciso de um carro a arder para aquecer ;)
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boas. eu fui buscar corrente não a manete dos minimos mas sim diretamente a ficha que liga a lampada dos minimos.
até agora nao tive problema apenas a minha duvida é se terei problemas futuros em relação a correte?
o esquema que tem aqui a dizer as possições da relê tenho algumas duvidas
posição 30 - directo ao positivo (bateria ou minimos????)
posição 85 - directo a massa
posição 86 - ao botão que instalamos dentro do carro
posição 87 - positivo dos farois de nevoeiro (vai a lampada dos FN?)
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Evidentemente que mais cedo ou mais tarde vais ter problemas, porque a cablagem dos mínimos não está preparada para aguentar com os faróis de nevoeiros.
O relé, não é mais do que um interruptor accionado electricamente.
Vais buscar corrente directamente à bateria (não esquecer de colocar um fusível ;) ) e ligas ao relé (posição 30) e depois vai ligar directamente aos faróis (posição 87).
O sinal que vem do botão do interior do carro (este sim, pode estar ligado ao fio dos mínimos), vai accionar o relé (posição 86) e depois a ligação 85 liga directamente à massa.
O fio que vem do botão, vai accionar a bobine que está dentro do relé que vai fechar o circuito entre a posição 30 e a 87.
Eu tenho um boneco que mostra as ligações do relé neste diy - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=13743.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=13743.0) , dá uma vista de olhos também ;)
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obrigado Indeciso mais conhecido por Rodinhas.
Amanha vou exprimentar e depois digo algo.
Diz me só uma coisa, colocando o relê, a probabilidade de queimar os fios dos minimos é quase nula certo?
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Colocas o relé, mas a alimentação dos faróis de nevoeiro tem que ser directamente da bateria com fusível, a ligação que fazes à instalação dos mínimos, passa no botão no interior do carro e depois ao relé para o fazer ligar e desligar. E não tens problemas de sobrecarga da instalação porque o consumo da bobine que faz com que o rele funcione é mínimo.
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Obrigado amigo pela explicação.
Fiz tudo como me disses te e está a funcionar a 100 % :happy:
Obrigado amigo :happy: :happy: :happy: :happy:
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Agora só falta umas fotos disso para comprovar :laugh: :laugh:
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Bom dia..
Eu tinha este esquema...
(http://i451.photobucket.com/albums/qq237/BiSeU/presentation2sg_zps8zywt3xm.jpg) (http://s451.photobucket.com/user/BiSeU/media/presentation2sg_zps8zywt3xm.jpg.html)
porque me parece que nao esta ligado como esta no 1º tópico mas ainda assim tambem funciona?
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O que difere do primeiro post é o sentido da corrente, existe uma norma que deve ser respeitada, por alguma razão eles estão numerados.
Deve ser respeitada, para que de futuro, se um electricista, ou outra pessoa qualquer olhar para o que lá está, saber a que é que se destina.
Se inverteres o sentido da corrente, não vai alterar em nada o funcionamento. Não podes é alterar a posição dos componentes no relé.
É exactamente igual se ligares a manete na posição 85 ou na 86 e a massa na 86 ou na 85 respectivamente. Não podes é ligar na 30 ou na 87.
O mesmo se passa com os faróis de nevoeiro e o positivo ;)
No caso do relé da imagem, tem 5 pernas, ou seja pode ter 2 saídas de corrente quando o circuito está fechado ou alterar a posição da corrente entre os dois terminais de saída conforme seja a função do relé , e neste caso em concreto tens mesmo que ligar o positivo no terminal certo ,para que não tenhas corrente permanente nos dois terminais de saída ou numa posição que depois não seja a correcta, em relação ao funcionamento da manete.
Normalmente os relés tem desenhado o esquema de funcionamento e é seguir esse esquema também.
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ok só mais uma duvida.. no botao de ligar os FN. se bem percebi um vai aos minimos e ao rele o outro vai ao quadrante e o outro? é massa?
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Vais buscar corrente aos minimos para ligar ao botão (para que os farois de nevoeiro só se acendam quando os mínimos estiverem ligados), depois saem dois fios do botão, um que vai ao quadrante para fazer acender a luz de testemunho dos faróis de nevoeiro e outro que vai ligar ao relé na posição 85.Para as ligações do botão só vais usar 3 fios.
No relé, na posição 86 é que vais ligar à massa.
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então daqui só uso tres fios? sendo que o primeiro é preto 2 azul com risca 3º sao dois pegados e o 4º é um de cor ambar.. sendo assim um destes não é para usar certo?
(http://i451.photobucket.com/albums/qq237/BiSeU/2015-03-23%2014.21.28_zpsdceex2av.jpg) (http://s451.photobucket.com/user/BiSeU/media/2015-03-23%2014.21.28_zpsdceex2av.jpg.html)
(http://i451.photobucket.com/albums/qq237/BiSeU/2015-03-23%2014.21.39_zpssu4ppuhq.jpg) (http://s451.photobucket.com/user/BiSeU/media/2015-03-23%2014.21.39_zpssu4ppuhq.jpg.html)
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Tens que ver qual é o pin out desse botão.
Um será a entrada de corrente (+) que deve ser o vermelho, e o preto é massa (-) depois outro será o que vai ao relé e outro não faço ideia, seria suposto ser o que vai ao quadrante, mas estou a falar em teoria, pois não conheço esse botão nem o seu pin out.
O de dois fios, das duas uma, ou é o que vai ao relé e quadrante, ou o que vai aos dois faróis, mas sem saber o pin out correcto, são só suposições.
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que raio..
esta ficha e botão com o suporte sairam de um chipie de 98... mas tenho la a ficha de um baccara de 92 que é exactamente igual e fui eu que cortei ambas as cablagens com os botoes ainda no sitio
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Faz o seguinte, pega num multímetro e vê o que é que faz cada fio, com o botão desligado e com o botão ligado. Posso estar enganado, mas é capaz desse botão ter uma luz que acende quando ligas as luzes do carro independentemente se tens os faróis de nevoeiro ligados ou não , que serve para veres onde ele está.
Eu acho que não tenho nenhum esquema para esse carro, por isso não te posso estar a dar certezas.
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Sim o meu botão tem iluminação..
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então daqui só uso tres fios? sendo que o primeiro é preto 2 azul com risca 3º sao dois pegados e o 4º é um de cor ambar.. sendo assim um destes não é para usar certo?
([url]http://i451.photobucket.com/albums/qq237/BiSeU/2015-03-23%2014.21.28_zpsdceex2av.jpg[/url]) ([url]http://s451.photobucket.com/user/BiSeU/media/2015-03-23%2014.21.28_zpsdceex2av.jpg.html[/url])
Seguindo a ordem da foto.
1- vazio
2- Relé, ou minimos/relé
3-quadrante
4-iluminação do botão~
5-negativo..
tá feito