Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: alvaro carvalho em 16 de Novembro de 2011, 18:02 pm
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Boas.
Verifiquei os amortecedores da Laguna quando faziam o teste na IPO e estavam asim:
Frente esq. 72%
Frente dir. 71%
Traz esq. 69%
Traz direita 66%
Perate estes resultados,( claro q a carrinha passou na inspeçao) sera aconselhavel mudar os amortecedores?
A carrinha vai fazer 6 anos e tem 114mil klm.
Gostava de saber a Vossa opiniao.
P.S. foi tao bom ver q quando faziam o teste dos gases, nao vi nem uma amostra de fumo...tive um Megane dti q nesse teste parecia um fogareiro...lol.
Cumptos
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mesmo com amortecedores novos não vais obter mais de 70% atrás e 80% a frante ou podem até eventualemnete estarem completamente mortos e dar valores da ordem dos que obtiveste. Essa percentagem não tem a ver com o desgaste.
Só chumba e só é estritamente necessário trocar se a difeerença entre lados do mesmo eixo for superior a 6%
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Bem, assim fico mais descansado.
Cumptos
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Bem, assim fico mais descansado.
Cumptos
Não percebeste. O facto de montares ou não amortecedores novos em termos de inspecção nada significa. Na inspecção apenas testam a diferença entre amortecedor esquerdo e direito, ou seja se tiveres ambos os amortecedores rebentados também passa, pois a diferença entre ambos e inferior a 6%, por exemplo.
Se achas que o comportamento dinâmico da carrinha está diferente do que estavas habituado, sim deves trocar.
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Bem, assim fico mais descansado.
Cumptos
Não percebeste. O facto de montares ou não amortecedores novos em termos de inspecção nada significa. Na inspecção apenas testam a diferença entre amortecedor esquerdo e direito, ou seja se tiveres ambos os amortecedores rebentados também passa, pois a diferença entre ambos e inferior a 6%, por exemplo.
Se achas que o comportamento dinâmico da carrinha está diferente do que estavas habituado, sim deves trocar.
Nem mais, eu era de acordo a fazerem testes é para ver se eles tão bons ou não, porque à uns anos atrás fui lá com o meu clio I e os amortecedores já estavam rebentados e passou sem problemas nenhuns.
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tenta fazer aquele teste básico em que abana um pouco o carro para os lados e vês se ele estanca quase de imediato. se sim é bom sinal, caso contrário o melhor é tentar ver mesmo numa casa da especialidade o real estado deles...
cumps
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Bem, assim fico mais descansado.
Cumptos
Não percebeste. O facto de montares ou não amortecedores novos em termos de inspecção nada significa. Na inspecção apenas testam a diferença entre amortecedor esquerdo e direito, ou seja se tiveres ambos os amortecedores rebentados também passa, pois a diferença entre ambos e inferior a 6%, por exemplo.
Se achas que o comportamento dinâmico da carrinha está diferente do que estavas habituado, sim deves trocar.
Eu percebi o q o Xmarine disse.
Se gastar dinheiro nuns novos pode dar as percentagens identicas aos q tenho.
Como nao noto nada de mau no comportamento, nao vale a pena gastar o meu pouco dinheiro...
Quanto ao teste q o MaNeL sugere, isso faz-se em veiculos mais leves, pois eu nao consigo "abanar" uma carrinha de 1530 kilos assim tao facilmente...
Quanto ao carlosjcm em tempos c outros carros, cheguei a fazer o teste aos amortecedres na Pneuvita, mas o sistema era igual ao da IPO. De dizem q nao nos esclarece quanto ao desgaste, entao nao sei onde se pode fazer.
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tens maquinas proprias para testar a eficacia dos amortecedores
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Desconhecia que as maquinas dos centos de inspeção apenas testavam a diferença entre amortecedores...pensava que era um teste aos mesmos...
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tenta fazer aquele teste básico em que abana um pouco o carro para os lados e vês se ele estanca quase de imediato. se sim é bom sinal, caso contrário o melhor é tentar ver mesmo numa casa da especialidade o real estado deles...
cumps
Parece-me que irei abanar os clios e o scenic que nem um maluco só para ter uma ideia, quando apanhar a vito a jeito irá também já que lembro-me de abanar a Canter e daquilo ter ido ao lugar rápido por isso devem tar bons :evil:
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tenta fazer aquele teste básico em que abana um pouco o carro para os lados e vês se ele estanca quase de imediato. se sim é bom sinal, caso contrário o melhor é tentar ver mesmo numa casa da especialidade o real estado deles...
cumps
Parece-me que irei abanar os clios e o scenic que nem um maluco só para ter uma ideia, quando apanhar a vito a jeito irá também já que lembro-me de abanar a Canter e daquilo ter ido ao lugar rápido por isso devem tar bons :evil:
a Mitsubishi Canter é de molas não amortecedores
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caçoilauto disse " a Mitsubishi Canter é de molas não amortecedores"
Entao os amortecedores nao sao para evitar q as molas fiquem a baloiçar eternamente?
Se tem molas tambem deve ter amortecedores.
Quer dizer, a carroça do meu sogro só tem molas...lol.
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caçoilauto disse " a Mitsubishi Canter é de molas não amortecedores"
Entao os amortecedores nao sao para evitar q as molas fiquem a baloiçar eternamente?
Se tem molas tambem deve ter amortecedores.
Quer dizer, a carroça do meu sogro só tem molas...lol.
As molas de laminas tem esse comportamento.
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caçoilauto disse " a Mitsubishi Canter é de molas não amortecedores"
Entao os amortecedores nao sao para evitar q as molas fiquem a baloiçar eternamente?
Se tem molas tambem deve ter amortecedores.
Quer dizer, a carroça do meu sogro só tem molas...lol.
É exactamente esse tipo de molas (das carroças) que a Canter tem, são molas de laminas e não as normais molas que vemos à volta dos amortecedores nos outros carros.
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Ok.
Eu tive um Toyota 1200 de 1976 e tambem tinha essas molas de laminas, mas como é obvio tambem tinha amorteceodores.
Cumptos