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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: Thunder em 10 de Janeiro de 2010, 22:59 pm
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Olá amigos,
Quando só há possibilidade de colocar dois pneus novos, grande parte dos condutores opta por colocar os novos à frente e deixando os mais gastos no eixo traseiro.
Depois de verem o vídeo indicado, a vossa opinião muda ou nem por isso ?
http://www.youtube.com/watch?v=KvGB1nIEz4w (http://www.youtube.com/watch?v=KvGB1nIEz4w)
Cumprimentos,
Thunder
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a minha opinião não é colocar atras ...
é colocar os pneus novos no eixo que não tem tracção
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Ora bem, eu na tempra passei os usados para trás e meti uns novos à frente... Como é sabido, apesar de a força de travagem ser distribuida pelas 4 rodas, as rodas da frente sentem mais impacto, a força do peso vai ser maior à frente, pelo que aquando de uma travagem é preferivel ter os pneus novos à frente, algo que aí no video nao mostraram, apenas o comportamento em curvas com fraca aderencia.
Mas o video tem a sua razao, se atrás estiverem uns pneus com pouca aderencia, o carro tem tendencia a fugir de traseira, isso é certo e sabido, mas como eu por habito ando devagar em chuva, é situação que nao me preocupa, claro que pode acontecer ter de dar uma ginada e nao saber onde vou parar, contudo equacionando entre por pneus novos à frente ou atrás, metia à frente, porque a probabilidade de dar essas guinadas a andar depressa é baixa, e as travagens fortes, sao bem mais frequentes, pelo menos no meu caso :wink:
Mas bom post :wink:
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Ah e referi a tempra devido a nao ter sistema de ABS, que hoje em dia ja facilita e muito :wink:
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eu ja experimentei as duas maneiras e sinceramente nao senti grandes diferencas. mas tambem nao ando com os pneus ate ao arame...
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Eu também nunca andei com os pneus nos arames, e já troquei só dois pneus, embora já não o faça há muito tempo. Seja como for, também optei por meter novos a frente visto ser onde a meu ver há mais probablidades de o carro derrapar seja a arrancar seja a fugir de frente numa curva, rotunda etc.
Poderei estar errado, mas a minha ideia é esta.
Abraço
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eu continuo na minha, novos á frente para teres direcção.
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eu continuo na minha, novos á frente para teres direcção.
Escrevi muito e esqueci-me desta parte... concordo tambem com isto...
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eu aqui a uns tempos ia na auto estrada descansado da vida, e como não tinha ninguém na estrada resolvi puxar pelo carro, pois é um carro de cidade e vai pouco para a auto estrada...
eu ia muito bem quando depende fiquei com um pneu "descascado", ia na casa dos 160km/h, o pneu não rebentou, mas podia ter sido muito grave, pois a parte do cardado ficou enrolada no tambor do travão do carro.
eu travei logo de forma a parar rapido mas sem fazer derrapagem.
depois disso comprei 4 pneus numa promoção que havia e pus 2 novos a traz...
antes disso sentia que o carro fugia um bocado de traseira, e agora tem uma boa aderência...
depois disseram-me que devia ter posto a frente porque põe-se os novos sempre a frente, etc etc...
eu na minha opinião penso que depende ou tem a ver da forma que a pessoa conduz e onde conduz, é preciso ter uma boa aderência a traz mas também a frente.
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Eu já tive dois Chefes de Oficina a dizer-me pra meter atrás. Um da Multiauto outro da Norauto. Pra evitar o famoso "understeering", pra evitar o maior desgaste que na frente os pneus levam (direção+tração), mais um possível desalinhamento futuro a comer os novos, etc etc, e assim é como tenho feito, novos atrás...
DN
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Boas já tive aqui a ver os vossos textos e a uma coisa que não concordo, porque o pneu é o que tem contacto com o pavimento se ele tiver gasto foge tanto em chuva como em piso seco, eu geralmente não entro naquela politica a frente novos ou atras novos, prefiro por os 4 novos de uma vez tenho mais segurança para mim e para os outros e é sempre outra coisa do que andar com novos a frente e velhos a atrás, a coisas na vida que nao se deve comprometer a nossa vida por uns euritos para por o conjunto completo. Outra coisa tive uns dunlop sp sport 9000 pus novos e em chuva fujiam muito não sei se era defeito de fabrica o que é certo duraram 52 mil km mesmo com conduçao desportiva que utilizo. Acabei de adquirir uns toyo t1 r proxes e posso dizer que cada pneu custa 55 euros e não foi caro poque geralmente os pneus de marca branca custa 40 a 50 euros, tenho mais tração no carro por serem 4 novos mais segurança e outra coisa que notei nos toyo são bons em chuva e em piso seco bons quando falo são excelentes. Por isso amigos na hora de trocar pneus pensam na vossa segurança e nas vossas vidas pk o pneu é fundamental para manobarar o veiculo.
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Uma técnica que sempre apliquei em todos os carros que tive até hoje é a de trocar os 4 logo de uma só vez. Está é apenas uma opinião pessoal e não representa de maneira nenhuma estar contra ou a favor das opiniões expostas.
De qualquer forma acho que a teoria de colocar os novos no eixo que não tem tracção tem lógica, pois para além da travagem, o condutor não tem qualquer controlo sobre ele.
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Este tema baralha-me sempre, mesmo depois da explicação do Hammond num TopG, onde o final de cada explicação era sempre "and you crash on a tree and you die.." ;p
http://ezinearticles.com/?Oversteering-Or-Understeering---Which-is-Safer?&id=2357326 (http://ezinearticles.com/?Oversteering-Or-Understeering---Which-is-Safer?&id=2357326)
4pneus duma vez é bem, mas pesa mais no orçamento e quando se tem um par com pouco mais de 1ano e pouco mais de 20mil, como foi o meu caso.. ;)
DN
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eu novos sempre a frente, o eixo k gasta 1ro e sempre o da frente.
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Eu por mim é novos atras.
Se os pneus tiverem piores á frente sente-se como vai a direcção do carro...e se ele fujir sempre é mais facil ir lá "busca-lo" outra vez....desacelerando, virando menos..algo..
Se tiverem piores atras nao se sabe o que o eixo traseiro "anda a fazer", nao se tem o feeling do volante...e se foje nao é kk um que o vai buscar....
A minha opinião...vale o que vale.
Mas o ideal é quando á frente tiver a meio uso alternar com os detras e qd for pra mudar logo os 4, desta forma os 4 pneus têm +- o mesmo desgaste e idade.
Cumps
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Eu por mim é novos atras.
Se os pneus tiverem piores á frente sente-se como vai a direcção do carro...e se ele fujir sempre é mais facil ir lá "busca-lo" outra vez....desacelerando, virando menos..algo..
Se tiverem piores atras nao se sabe o que o eixo traseiro "anda a fazer", nao se tem o feeling do volante...e se foje nao é kk um que o vai buscar....
A minha opinião...vale o que vale.
Mas o ideal é quando á frente tiver a meio uso alternar com os detras e qd for pra mudar logo os 4, desta forma os 4 pneus têm +- o mesmo desgaste e idade.
Cumps
Concordo plenamente. Também penso assim.
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Mesmo vendo este video, a minha ideia não muda.
Na minha opinião e experiencia com certeza ponha sempre os pneus novos a frente, como ja fiz, visto se o carro me sair fora numa curva sai detrás, e com o carro a jogar de trás conseguimos ter mais controle do carro, do que se jogar de frente perdemos completamente a direcção.
Como por exemplo podemos dar os carros de alta competição de drift, 95% dos acidentes é quando os carros jogam de frente, porque detrás eles teem o control total.
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como eu custumo dizer uma vez a frente do meu carro fugiu me na rotunda ia a 40 km/h e os pneus tinham pouco desgaste pk tinha feito permuta e isto aconteceu em piso molhado, por isso não mudo de ideias em por 4 pneus novos é para isso que o dinheiro vale.
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Já vi que as opiniões se dividem.
Realmente no que respeita a segurança não se brinca. Então pneus e travões....!
É sempre preferível colocar os 4 pneus novos, mas quando vi este vídeo reparei que vinha contrariar a acção de cruzar os pneus como muita gente faz.
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Mesmo vendo este video, a minha ideia não muda.
Na minha opinião e experiencia com certeza ponha sempre os pneus novos a frente, como ja fiz, visto se o carro me sair fora numa curva sai detrás, e com o carro a jogar de trás conseguimos ter mais controle do carro, do que se jogar de frente perdemos completamente a direcção.
Como por exemplo podemos dar os carros de alta competição de drift, 95% dos acidentes é quando os carros jogam de frente, porque detrás eles teem o control total.
Mas vê que nao estamos a falar de alta competição, estamos a falar numa utilização normal em que um condutor possa-se deparar com um imprevisto, na generalidade das pessoas podem n ter as "maozinhas" para a contra-brecagem, sendo mais facil o controlo qd o carro sai de frente.
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Eu acho que se deve por os novos atrás porque é um eixo que não temos controlo nenhum (nos tracção a frente que é a maioria dos carros), e por isso o melhor é ter os pneus que "agarrem mais" atrás para ser menos provável a traseira fugir.. à frente mesmo fugindo sempre se poder dar um toque de acelerador ou voante e quem sabe ter sorte e segurar o carro.. já atrás é mais complicado..
mesmo assim por razões económicas eu mudei dois pneus no clio e coloquei os novos a frente..
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Bem fiquem-se com a minha opinião que como ja dizem por aqui vale o que vale com a mais valia de ainda recentemente tive uma MUITO má experiencia com isto.
No megane foram colocados 2 pneus novos no eixo da frente. mantendo os de trás a meio uso. Note-se que a meio uso ainda faltava muito para chegar sequer aos marcadores (os altinhos que se vê no rasto do pneu)
Na A1 por volta do km 40 sentido lisboa-porto vinha eu num daqueles dias com alguma nebulosidade mas que até nem esta a chover e o sol espreita aqui e ali. O alcatrão semi-seco. Vou a uma velocidade que não considero ir a "ripar" por volta dos 150. quando ao fundo vejo aquilo que me pareceu nevoeiro. Quando me aproximo mais ainda me vem ha cabeça que podia ser chuva mas tão espesso só podia ser nevoeiro apesar de achar estranho nevoeiro naquela zona estando sol imediatamente antes mas como o carro que ia há minha frente travou de repente tomei mais atenção ao carro e ao espelho para ultrapassar visto ir na faixa da direita e ainda ter a do meio para me meter. Quando chego há faixa do meio é quando entro no nevoeiro. Meus amigos foi umas das piores trombas de agua que já vi. A estrada parecia um rio devo ter entrado um pouco a menos dos 150 eu apontava para os 140 mas não tive tempo de ver. Assim que entro na chuva e visto a estrada ali fazer uma curva ligeira para a direita começo a sentir a traseira a fugir. A frente manteve-se sempre certinha ou não fossem os pneus novos. Mas lembrem-se que os de trás não estavam carecas. Longe disso. Ainda tentei ir busca-lo e consegui... consegui apenas que ao endireitar a traseira fez efeito chicote começando a fugir para o outro lado e ai já não o consegui agarrar quando dei por mim estava a andar para trás em plena AE e a ir contra os rails de protecção.
Posso vos dizer sem qualquer stress que foi dos maiores cagaços que apanhei na minha vida. Assim que o carro parou já sem 2 rodas saltei para fora da estrada com medo que fosse albarroado que só não aconteceu não sei bem como pq só ouvia camiões a tentarem se desviar e pessoal a buzinar e a travar pq a faixa da direita ficou ocupada.
Assim sendo para mim e pela minha experiência pneus novos SEMPRE atrás.
Venha quem vier com as teorias que quiser pois se fosse a frente a fugir o máximo que acontecia era mudar de faixa ate ele agarrar outra vez e nunca o tal efeito chicote que aconteceu.
Já agora e sendo a primeira vez que estou a falar nisto num local publico quero dizer que espero que nem todos os senhores que andam de BMW sejam como o senhor que eu ultrapassei que limitou-se a travar a ver o meu acidente e quando o meu carro parou limitou-se a arrancar para nunca mais o ver.
E para quem se lembrar de no dia 30 de Setembro de 2009 um megane Preto todo partido na AE quero agradecer aos senhores de 2 carros que pararam na berma da estrada a perguntar se eu precisava de ajuda e que eu mandei seguir que estava tudo bem e eles ali não estavam muito bem parados. Um especial agradecimento aos bombeiros de uma ambulância que vinha de trazer uma senhora de uma consulta em lx e ao ver ao acidente pararam e me auxiliaram tendo o condutor ido para a estrada fazer de sinaleiro para desviar o transito apesar de estar a chover intensamente e a bombeira, uma miúda nova que ao me ver atrapalhado há procura do telemóvel dentro do carro veio me ajudar a procura-lo para me levar para dentro da ambulância.
Outra palavra de apreço a um senhor que nao teve tempo de se desviar e passou o meu triângulo a ferro que fez questão de parar para me entregar o dele. Tocou-me o gesto se fosse outro qualquer tinha seguido. Claro que não aceitei. Mas agradeci a oferta.
Para terem uma ideia o meu telemóvel estava naquele buraco por baixo do autoradio e foi para dentro da bolsa da porta traseira esquerda. O carro não galgou o separador lateral por pura sorte pois fez uma especie de "skate" em cima do separador.
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grande acidente... o que interessa e que nao te aconteceu nada!
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Bom, eu uns post´s acima também dei a minha opinião, e disse que meteria os novos a frente, curiosamente uns dias depois recebo um mail com um video de um teste a esta situação, onde testam os carros com pneus novos a frente e depois a traz. É surpreendente como a diferença é enorme, o carro com os pneus novos a frente perde o controlo muito mais facilmente.
Por isso dou a mão a palmatoria e da próxima vez que tiver que meter só dois pneus, vão direitinhos para o eixo traseiro.
Abraço!