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OFF TOPIC => Motorsport => Tópico iniciado por: Rui em 05 de Dezembro de 2011, 12:53 pm

Título: WRC 2012
Enviado por: Rui em 05 de Dezembro de 2011, 12:53 pm
Numa altura em que não se sabe ainda se a Ford terá representação oficial em 2012, em que a Mini anda em busca de patrocínios, pois com o envolvimento da BMW no DTM alguns recursos (financeiros) foram desviados, apenas a Citroën tem a presença mesmo confirmada.

Citroën: Sebastian Loeb e Mikko Hirvonnen
Ford: Jari-Matti Latvala
Mini: Dani Sordo e Chris Meeke

O ex colega de Loeb (Sebatian Ogier) transferiu-se para a VW, mas terá um programa reduzido, porque a sério mesmo só em 2013.

Para finalizar, os highlights do WRC 2011:

Best of WRC 2011 (Season highlights) (http://www.youtube.com/watch?v=vEvWOKGe69A#ws)

Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Brunof22 em 05 de Dezembro de 2011, 13:32 pm
colei neste video  :tongue:
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: joaosa85 em 05 de Dezembro de 2011, 13:54 pm

 Hirvonnen na Citroen, será que é este ano que ele vai ser campeão...?
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 05 de Dezembro de 2011, 13:56 pm

 Hirvonnen na Citroen, será que é este ano que ele vai ser campeão...?

Tás no gozo, não?

Quem é que consegue ser campeão com o Loeb na Citroën?
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: gclio em 05 de Dezembro de 2011, 14:00 pm
Isto sim...são verdadeiros pilotos!  :shocked:
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Brunof22 em 05 de Dezembro de 2011, 14:09 pm
Isto sim...são verdadeiros pilotos!  :shocked:

E carros :) aguentam com tudo :)
Título: Re: Re: WRC 2012
Enviado por: DiogoBrito em 05 de Dezembro de 2011, 18:54 pm

 Hirvonnen na Citroen, será que é este ano que ele vai ser campeão...?

Hirvonen como piloto numero 2... Nem em sonhos!

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Título: Re: WRC 2012
Enviado por: joaosa85 em 07 de Dezembro de 2011, 14:21 pm

 O Loeb já não tem a mesma motivação, e a Citroen era o carro que faltava ao Hirvonnen...
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 07 de Dezembro de 2011, 21:42 pm
João, porque é que o Ogier saiu da Citroën, mesmo tendo mais 1 ano de contrato?
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 09 de Dezembro de 2011, 13:37 pm
Ultimas:
Petter Solberg provável na Ford, apesar de ainda não haver fumo branco sobre a continuidade da marca da oval no WRC.
Mini procura patrocinador forte. Ao que parece a BMW vai colocar mais recursos no DTM e assim deixa a Mini com um buget mais baixo.
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: profiesta em 14 de Dezembro de 2011, 14:00 pm
Parece que há mais uma marca interessada em regressar ao WRC, neste caso a Hyundai com o Veloster. Quando tiver tempo já meto aqui umas fotos.
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: joaosa85 em 15 de Dezembro de 2011, 16:04 pm
João, porque é que o Ogier saiu da Citroën, mesmo tendo mais 1 ano de contrato?

 Porque eram dois galos para um poleiro...
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 16 de Dezembro de 2011, 21:50 pm
João, porque é que o Ogier saiu da Citroën, mesmo tendo mais 1 ano de contrato?

 Porque eram dois galos para um poleiro...

Exactamente, por isso mesmo com Hirvonnen deve já estar definido que será o 2º piloto.
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 16 de Dezembro de 2011, 21:52 pm
Citação de: autosport
Foi difícil, mas o acordo está assegurado! A Ford vai manter-se no WRC pelo menos até ao final de 2013. A M-Sport, que assegura as atividades da Ford no WRC desde 1997 vai continuar a desempenhar o mesmo papel. Petter Solberg foi anunciado  piloto da equipa, que perdeu Abu Dhabi como patrocinador.

 Petter Solberg e Chris Patterson, que testam desde o início da manhã com a equipa no Sul de França, rubricaram um contrato de um ano com o 'team' de Malcolm Wilson, e vão participar nas 13 provas do WRC ao lado de Jari-Matti Latvala, aos comandos do Ford Fiesta RS WRC. O campeão de 2003 regressa assim à ford, equipa donde saiu em 2000 para rumar à Subaru. A equipa vai denominar-se Ford World Rally Team, mantendo o apoio da Castrol. Aparentemente, e a avaliar pela decoração, a marca de lubrificantes e a Ford asseguram a quase totalidade do orçamento.

Poucos duvidam que o Ford Escort é o mais importante carro de ralis de sempre da Ford, um ícone da modalidade, mas a verdade é que a gama Focus é a mais vitoriosa da marca norte americana. Já o novo Ford Fiesta WRC parece estar a ter dificuldades em se impor e chegar ao nível dos seus fabulosos antecessores, logo agora em que se junta a crise económica global à crise de resultados da M-Sport Ford.

Para os adeptos dos ralis, o Ford Escort continua a gerar grande entusiasmo, quer seja nas muitas provas de clássicos onde ainda é possível vê-los a andar, ou mesmo através da internet, que nos permite relembrar o espetáculo que Vatanen, Clark, Waldegard, Mikkola e companhia davam nas estradas de todo o mundo. Um autêntico fenómeno de popularidade nos ralis, que teve, de certo modo, continuidade, mas que hoje em dia perde balanço...

O efeito Audi Quattro

No final dos anos 70, o Audi Quattro veio retirar protagonismo à Ford, e não só, e trouxe as quatro rodas motrizes para a modalidade. Como é lógico, a Ford lançou-se ao trabalho, e o resultado foi o Ford Escort RS1700T, que era suposto estrear-se em 1983. Era porque a Ford decidiu cancelar todo o projeto, quando os responsáveis da Ford perceberam que não iam ter sucesso face à Lancia, Audi e depois a Peugeot, quase inalcançáveis nessa altura.

De qualquer forma, a intenção da Ford regressar ao WRC não esmoreceu e foi dessa forma que se passou ao projeto Ford RS 200, que se estreou no Rali da Suécia de 1986, logo com um terceiro lugar. Foi sol de pouca dura, como se sabe, devido a tudo o que sucedeu em 1986, e por isso a marca teve de se virar para o Sierra, que curiosamente tinha sido desenvolvido ao mesmo tempo do RS 200. O Sierra 4x4 estreou-se no Monte Carlo de 1987, as depressa a marca reverteu para o Sierra de duas rodas motrizes, e logo aí ficou com s suas aspirações coartadas, já que os 4X4 iriam, cada vez mais, dar cartas, e só mesmo em algumas provas de asfalto os duas rodas motrizes venciam. Foi o caso de Didier Auriol, na Córsega em 1988.

O regresso do 'mítico' Escort

Em 1990, surgiu a versão 4X4 Cosworth, um bom carro, mas demasiado grande e sem competitividade para se chegar aos quase imbatíveis Lancia Delta. Só a espaços, como foi o caso do Monte Carlo 1991, uma prova que esteve prestes a ser ganha pelo então jovem François Delecour, que perdeu o rali no último troço, devido a um furo. Depois disso, nem uma vitória, que só surgiu em 1993, já com o Escort Coswrth, um carro que levou a marca novamente à luta pelas vitórias em todas as provas e não só esporadicamente. A primeira vitória do Escort Cosworth foi em Portugal, por intermédio de Delecour, mas depois disso, os resultados da marca foram caindo, Delecour partiu uma perna num acidente de viação, e no final desse ano, a equipa oficial "cedeu" a posição à RAS Sport belga, que nada pode fazer face aos seus fortes adversários, pese embora alguns bons resultados do regressado Delecour. A equipa oficial regressou em 1996, com Carlos Sainz, e no ano seguinte teve início o projeto WRC, gerido pela M-Sport, que dura até hoje, numa altura em que Malcolm Wilson tem com preocupação principal assegurar o futuro da marca na disciplina.

A Era de Colin McRae

O novo WRC venceu por duas vezes em 1997, mas no ano seguinte Juha Kankkunen já só conseguiu levar o Escort WRC ao pódio, mas nada de vitórias, que só regressariam em 1999, com...Colin McRae, no Safari e em Portugal. Em 2000, o "Dream Team" Carlos Sainz, Colin McRae valeu três vitórias, mas nada de títulos de pilotos ou marcas, que só regressaria em 2006 e 2007.

Em 2003, a Ford construiu um grande carro, apostando em Markko Martin e Francois Duval, reservando 'budget' para o desenvolvimento em detrimento dos pilotos, o que se refletiu no ano seguinte. Três vitórias em 2004, mas depois nova sangria entre os pilotos, que deixou a equipa em 2005 muito "descalça", mas nessa altura as preocupações já estavam todas direcionadas no novo carro, e em 2006, Marcus Gronholm alcançou oito vitórias, que repetiu em 2007, dois anos de vitórias da Ford nos Construtores. Só que o "efeito" Citroen agudizou-se, e ao mesmo tempo Mikko Hirvonen perdeu élan, motivação, o que quer que seja, mas a verdade é que depois de ter lutado com Sébastien Loeb em 2008 e 2009, levando a luta pelo título até à última prova, teve tido dois "annus horribilis", com Jari-Matti Latvala a não conseguir fazer melhor, o que aliado ao facto da Citroen ter tido um piloto que morde, e de que maneira, os calcanhares a Loeb, fez com que se chegasse a temer a saída da equipa do WRC.

Não teria sido a primeira vez que a marca saia do WRC a nível oficial, mantendo-se apenas com as equipas privadas, para regressar uns anos depois, mas pelo menosp or mais dois anos, está garantida, e logo com Petter solberg, durante um ano, para já...

Ler mais: [url]http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/102038#ixzz1gjkmnCnx[/url] ([url]http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/102038#ixzz1gjkmnCnx[/url])


History of Ford WRC (http://www.youtube.com/watch?v=CKnBqsrUo2Q#)

Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Tiago_Rocha em 23 de Dezembro de 2011, 12:25 pm
Parece que a MINI / Prodrive também ja confirmou, o Dani Sordo "chibou-se" todo no facebook lolol. Em pelo menos 10provas da temporada.

O "nosso" Armindo Araújo também já confirmou que reuniu os milhões para um novo ano no MINI JCW WRC...vamos lá ver se corre melhor do que a época passada.

Um aparte.... sou grande fã da versão do MINI para pisos de alcatrão, muito bom mesmo.

(http://img853.imageshack.us/img853/9153/296217.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/853/296217.jpg/)

Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 23 de Dezembro de 2011, 15:15 pm
Aproveitando a deixa do Tiago_Rocha, o Armindo Araujo, ao que consta, terá um programa com 13 provas (!).
Fala-se que a Citroën terá o apoio do Qatar, fruto da entrada de Nasser al-Attiyah, vencedor do último Dakar. Com isto a Red Bull poderá passar a patrocinador da Mini.
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Tiago_Rocha em 13 de Janeiro de 2012, 12:09 pm
Boas pessoal!

Já há fotos da decoração do MINI JCW WRC 2012 do Armindo Araújo! deixo aqui o link da noticia...

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/102591 (http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/102591)

Gosto muito!! mas acho que de novo no carro... só mesmo a pintura!! LOLOL
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Black Phoenix em 15 de Janeiro de 2012, 02:29 am
Mats Osberg a testar na Suécia.

Mads Østberg Fiesta WRC winter test 2012 (http://www.youtube.com/watch?v=GJ6rWcIqrp8#ws)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Vicente em 15 de Janeiro de 2012, 10:42 am
não acompanho muito o WRC mas a skoda não costuma entrar ?? no ano passado vi umas provas automóveis não sei que categoria e gostei muito do andamento.
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 15 de Janeiro de 2012, 13:23 pm
Skoda é no IRC.
E não têm qualquer hipótese com os WRC, pois são de uma categoria inferior.
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Vicente em 16 de Janeiro de 2012, 16:18 pm
Obrigado Rui pelo esclarecimento não tinha a certeza :) gostava de la ver a Renault no campeonato WRC com o megane mas parece que não vai ser :/
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Black Phoenix em 16 de Janeiro de 2012, 16:23 pm
Acredito mais que o novo Clio IV com o motor do futuro RS (diz-se ser o 1.6I que equipa o Juke, mas a passar a barreira dos 200CV com Turbo) mas não oficialmente. Provavelmente apenas a titulo particular e que verás... Não estou a ver a Renault a andar em dois campos, F1 e WRC. Tem os S2000 e pouco mais, bem como o grupo N (Megane RS).
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Vicente em 16 de Janeiro de 2012, 16:41 pm
no IRC já vi alguns clios são particulares?
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 16 de Janeiro de 2012, 16:43 pm
Renault no WRC, nem pensar nisso.
Fornecimento de motores para 4 ou 5 equipas de F1.
Fornecimento de motores para a GP2 Series.
Fornecimento de motores para a GP3 Series.
Euroseries by Renault 3.5.
Uma resma de troféus monomarca por toda a Europa.

Acho que não me esqueci de nada. Temos também que ver que a Renault nunca teve um envolvimento sério no WRC, no grupo A e no grupo B. A sério mesmo só no tempo do Alpine A110, porque depois disso só o Jean Ragnotti em ralis muito específicos (Córsega por exemplo) com os R5 Turbo e Maxi Turbo. A Renault nunca teve um verdadeiro 4WD em ralis.
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Black Phoenix em 16 de Janeiro de 2012, 17:04 pm
no IRC já vi alguns clios são particulares?

Sim são equipas particulares.

Renault no WRC, nem pensar nisso.
Fornecimento de motores para 4 ou 5 equipas de F1.
Fornecimento de motores para a GP2 Series.
Fornecimento de motores para a GP3 Series.
Euroseries by Renault 3.5.
Uma resma de troféus monomarca por toda a Europa.

Acho que não me esqueci de nada. Temos também que ver que a Renault nunca teve um envolvimento sério no WRC, no grupo A e no grupo B. A sério mesmo só no tempo do Alpine A110, porque depois disso só o Jean Ragnotti em ralis muito específicos (Córsega por exemplo) com os R5 Turbo e Maxi Turbo. A Renault nunca teve um verdadeiro 4WD em ralis.


Esqueceste-te do Eurocup Renault Mégane Trophy, a não ser que seja esse Euroseries que mencionas.
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 16 de Janeiro de 2012, 17:16 pm
Uma resma de troféus monomarca por toda a Europa.

Esqueceste-te do Eurocup Renault Mégane Trophy, a não ser que seja esse Euroseries que mencionas.

Isso é um troféu monomarca. Ou consegues ver lá outra marca a competir com esses Mégane?
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Black Phoenix em 16 de Janeiro de 2012, 17:17 pm
Peço desculpa, não me lembrei disso/não associei...
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Vicente em 16 de Janeiro de 2012, 22:30 pm
fiquei esclarecido quanto ao clio xD
realmente a não estou a ver a Renault em WRC e dakar, e penso mesmo que a F1 seja a melhor aposta para eles gosto de ver o losangulo a humilhar os do cavalinho :P
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 18 de Janeiro de 2012, 12:36 pm
Já mexe:

Shakedown - 2012 Rallye Monte-Carlo - Best-of-RallyLive.com (http://www.youtube.com/watch?v=IFHx9bTJ2k0#ws)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 19 de Janeiro de 2012, 08:23 am
Leg 1 - 2012 Rallye Monte-Carlo - Best-of-RallyLive.com (http://www.youtube.com/watch?v=21S18PmuHhk#ws)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: DiogoBrito em 19 de Janeiro de 2012, 22:35 pm
Renault no WRC, nem pensar nisso.
Fornecimento de motores para 4 ou 5 equipas de F1.
Fornecimento de motores para a GP2 Series.
Fornecimento de motores para a GP3 Series.
Euroseries by Renault 3.5.
Uma resma de troféus monomarca por toda a Europa.

Acho que não me esqueci de nada. Temos também que ver que a Renault nunca teve um envolvimento sério no WRC, no grupo A e no grupo B. A sério mesmo só no tempo do Alpine A110, porque depois disso só o Jean Ragnotti em ralis muito específicos (Córsega por exemplo) com os R5 Turbo e Maxi Turbo. A Renault nunca teve um verdadeiro 4WD em ralis.


Não te esqueças dos Megane's N4 que foram desenvolvidos em 2010 e existem bastantes no campeonato Francês ;)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: DiogoBrito em 19 de Janeiro de 2012, 22:40 pm
Dia 2

Leg 2 - 2012 Rallye Monte-Carlo - Best-of-RallyLive.om (http://www.youtube.com/watch?v=39eiFMuFGnY#ws)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: DiogoBrito em 19 de Janeiro de 2012, 22:41 pm
O malho do S. Ogier:

WRC 2012 Monte Carlo Day 2 ES10 Ogier Big Crash (http://www.youtube.com/watch?v=FHwLFhAlR-E#ws)

Ficou assim:

(https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-snc7/397897_10150494413352987_225153532986_8886297_1006967055_n.jpg)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Black Phoenix em 19 de Janeiro de 2012, 22:43 pm
Não te esqueças dos Megane's N4 que foram desenvolvidos em 2010 e existem bastantes no campeonato Francês ;)

Mas não de forma Oficial como o Rui está a indicar. Quando se fala em envolvimento fala-se com apoio directo da Renault Sport. Os mesmos são comprados e a equipa que os compra e que os explora, a Renault Sport apenas vende o que necessitam para. Por essa lógica de ideias estas-te a esquecer dos Clios R3, que também existem muitos em campeonatos espalhados por esta Europa.
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: DiogoBrito em 19 de Janeiro de 2012, 22:47 pm
Mas não de forma Oficial como o Rui está a indicar. Quando se fala em envolvimento fala-se com apoio directo da Renault Sport. Os mesmos são comprados e a equipa que os compra e que os explora, a Renault Sport apenas vende o que necessitam para. Por essa lógica de ideias estas-te a esquecer dos Clios R3, que também existem muitos em campeonatos espalhados por esta Europa.
Sim, sim...Nisso tens razão! Mas penso que a Renault ainda vai apostar no WRC tal como estão a fazer varias outras marcas! Vamos esperar! E os Clio's esses, que são canhões!!!  :w00t:
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Black Phoenix em 19 de Janeiro de 2012, 22:50 pm
Duvido... Não vão estar a manchar a cara sem ter a certeza que... Até porque a Citröen continua imbatível. A MINI para mim está a subir em larga escala, a VW ainda é cedo para falar, a Ford não sei que dizer...
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 20 de Janeiro de 2012, 08:37 am
Sim, sim...Nisso tens razão! Mas penso que a Renault ainda vai apostar no WRC tal como estão a fazer varias outras marcas! Vamos esperar! E os Clio's esses, que são canhões!!!  :w00t:

Coloquei esta parte a bold só por um motivo. Várias outras marcas onde? Citroën continua até ao próximo ano, quando terminar o contrato do Loeb (não esquecer que a Peugeot acabou repentinamente com com o envolvimento na Endurance e 24 horas de Le Mans), a Ford esteve a um passo de não entrar (€€€€€€), a Mini tem um programa reduzido devido aos cortes da BMW (aposta no DTM), VW a sério só no próximo ano.

Agora deixo no ar a pergunta, quantos construtores estão na calha para entrar no WRC?
Parece-me que muito muito poucos.

A ideia da FIA ao introduzir os motores 1.6 Turbo para as diversas categorias, seria que o mesmo bloco serviria para várias delas, mas WRC, WTCC e outros ficam com uma arquitectura de 4 cilindros em linha, na Fórmula 1 esta será V6. Se a Renault vai desenvolver um motor V6 para a Fórmula 1, certamente não irá ter recursos para o desenvolvimento de um 4 cilindros em linha.

Não te esqueças dos Megane's N4 que foram desenvolvidos em 2010 e existem bastantes no campeonato Francês ;)

Os Megane N4 são do agrupamento de produção. Para ganhar alguma prova à geral, é preciso que os S2000 que são muito superiores desistam todos e carros deste agrupamento practicamente todos os construtores os têm, mais ou menos desenvolvidos, mas que a grosso modo para competir é só colocar um roll bar e um kit de competição que se resume a pequenas alterações de suspensão e do conjunto motor-transmissão.
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 20 de Janeiro de 2012, 17:26 pm
Saint-Bonnet-Le-Froid - 2012 Rallye Monte-Carlo - Best-of-RallyLive.com (http://www.youtube.com/watch?v=ah29DHNK4zk#ws)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 20 de Janeiro de 2012, 22:15 pm
3ª etapa:

http://www.dailymotion.com/video/xnusdh_monte-carlo-2012-after-day-3-impact-rallye-video_auto#from=embediframe (http://www.dailymotion.com/video/xnusdh_monte-carlo-2012-after-day-3-impact-rallye-video_auto#from=embediframe)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 21 de Janeiro de 2012, 21:47 pm
Um dos carros da organização pilotado pelo Jean Ragnotti.

Monté Carlo 2012 - Ragnotti (glisse !!!!) (http://www.youtube.com/watch?v=HjchJzUxjqY#ws)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 24 de Janeiro de 2012, 14:29 pm
O Monte Carlo em HD.

Rallye Monte Carlo 2012 [HD] (http://www.youtube.com/watch?v=-mudpn2K3kg#ws)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 25 de Janeiro de 2012, 17:15 pm
O video da organização (ACM):

Rallye Monte-Carlo 2012, Back to WRC ! (http://www.youtube.com/watch?v=MGvxGpTw7Xs#ws)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 01 de Março de 2012, 13:25 pm
Suécia já foi, o México tá quase e Portugal é já a seguir:

Vodafone Rally de Portugal 2012 (http://www.youtube.com/watch?v=jhpbyt98pTU#)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Lipe em 27 de Março de 2012, 17:51 pm
Citar
Já está disponível na App Store e na Google Play a aplicação gratuita  Vodafone Rally de Portugal. Esta App pode ser utilizada no iPhone ou em smartphones Android e disponibiliza toda a informação sobre o Vodafone Rally de Portugal, desde a Super Especial de Lisboa até ao último troço do percurso, nas serras Algarvias.

Entre as funcionalidades disponíveis destaca-se a presença de notícias actualizadas sobre a prova, classificações e mapas, sendo ainda possível escolher a Zona Espectáculo mais próxima do local onde o utilizador se encontra.

A App permite também consultar informações sobre as equipas e os pilotos, ver informação detalhada sobre todas as etapas e classificativas, escolher as Zonas de Espectáculo com base em vários critérios e acompanhar os principais acontecimentos e o desenrolar de cada uma das etapas do Vodafone Rally de Portugal na secção ‘Ao Vivo’.

O Vodafone Rally de Portugal decorre de 29 de Março a 1 de Abril, com partida de Lisboa e chegada no Algarve, com a participação dos nomes mais sonantes do World Rally Championship (WRC), que vão disputar 22 classificativas, numa extensão de 1564,26 quilómetros.


Link para App Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vodafone.rallyportugal (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.vodafone.rallyportugal)

Link App Store:
http://itunes.apple.com/pt/app/rally-portugal/id509498878?mt=8&ls=1 (http://itunes.apple.com/pt/app/rally-portugal/id509498878?mt=8&ls=1)


Já agora, alguém vai até belém ver a SS?
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Rui em 01 de Abril de 2012, 15:54 pm
Citação de: AutoSport
Mikko Hirvonen vence Rali de Portugal
Mikko Hirvonen venceu o Rali de Portugal, uma prova em que a chuva e os acidentes baralharam por completo a ‘normal’ ordem do WRC. Com Sébastien Loeb a desistir logo no primeiro troço após a super especial de Lisboa e os dois Ford oficiais a não conseguirem manter-se na estrada no dia seguinte, o finlandês da Citroen cumpriu a sua obrigação, levando o seu DS3 WRC até ao fim, não permitindo veleidades aos privados. Problemas à parte, grande rali de Dani Sordo e no polo oposto, Armindo Araújo, com um rali para esquecer.

Depois do abandono de Sébastien Loeb no primeiro dia de prova, e da auto exclusão da luta pela vitória dos dois homens da equipa oficial da Ford, não seria muito complicado prever que o vencedor do Rali de Portugal seria Mikko Hirvonen. Quando se viu, no final do segundo dia com uma boa vantagem sobre o resto do pelotão, o piloto finlandês mais não fez do que levar incólume até ao final da prova o Citroen DS3 WRC, sendo muito poucas vezes visto entre os melhores de cada especial.

Apesar de alguns problemas no Fiesta WRC no último dia de prova, Mads Ostberg foi segundo classificado, posição a que chegou no segundo dia, batendo claramente Evgeny Novikov, que tudo fez para assegurar um lugar no pódio. A posição do russo, quando ainda era quarto, chegou a estar em risco no segundo dia de rali, já que Petter Solberg se aproximava a passos largos. Só que o norueguês teve problemas com a direção assistida do seu Fiesta WRC em Almodôvar e Loulé, deixando o russo bem mais descansado.

Na luta pela quinta posição, Martin Prokop ainda foi a tempo de suplantar Nasser al-Attiyah, numa prova que foi um autêntico bodo aos pobres, depois de perder ou ver atrasar, três dos grandes candidatos à vitória. Com tantos abandonos e problemas, Dennis Kuipers foi sétimo, na frente de Sébastien Ogier. Apesar de todos os problemas que teve, Thierry Neuville ainda conseguiu chegar ao nono posto, na frente de Jari Ketomaa.

Sordo vence Powerstage

Dani Sordo teve muitos altos e baixos no Rali de Portugal, já que desistiu logo no primeiro dia, mas depois disso, ao regressar em Rally 2, andou muito bem, recuperando diversas posições, mostrando que o MINI ‘anda’. Ontem, voltou a ter um problema mecânico, em Almodôvar, caindo novamente três posições, terminando a prova com uma vitória na Power Stage, beneficiando um pouco do facto de Petter Solberg disputar o troço já à chuva.

Mau rali para Armindo Araújo

Armindo Araújo teve um mau Rali de Portugal, e só no segundo dia de prova, antes da anulação da segunda secção deu um ar da sua graça. De resto, depois do despiste logo no primeiro, revelou que iria andar no máximo que pudesse, mas isso poucas vezes aconteceu, especialmente nos troços mais longos. No segundo dia, nas primeira passagem por Almodôvar, Vascão e Loulé não foi além do top 14. Andou bem na segunda passagem por Almodovar, onde ofi oitavo, mas depois veio o toque no Vascão, onde danificou a suspensão. Hoje, último dia de rali, só entrou no top 10 nas duas especiais de Sambro, as mais curtas. Tanto em Silves como Santa da Serra esteve muito apagado, inclusivamente com piões pelo meio.

A organização teve uma atuação irrepreensível, e nem mesmo a decisão de anular uma secção inteira mancha o seu trabalho, já que foi claramente a decisão mais correta, pois os riscos de voltar a fazer passar a caravana em locais muito fustigados pela chuva incessante de sexta-feira, iria colocar demasiados problemas. Armindo Araújo revelou-nos que o seu MINI passou na ribeira que criou os problemas, mas já nessa altura com algumas dificuldades. Imagine-se os pequenos Fiesta R2. O público marcou presença em menor número que nas últimas edições, o que é compreensível, já que à crise se juntou a chuva.

Ler mais: [url]http://autosport.sapo.pt/mikko-hirvonen-vence-rali-de-portugal=f104539#ixzz1qngYZ89R[/url] ([url]http://autosport.sapo.pt/mikko-hirvonen-vence-rali-de-portugal=f104539#ixzz1qngYZ89R[/url])


O meu comentário: venceu o piloto que menos erros cometeu. Os pilotos da Ford desperdiçaram uma grande oportunidade para ganhar. Armindo Araujo a andar pouco e com muitos azares à mistura.
Acho piada a comentários de alguns pilotos sobre a chuva e os troços nocturnos. Mas que mariconços são estes que parece que só gostam de correr em condições ideais? Gostava de ver alguns deles a fazerem um Rally safari no Quénia ou um Costa do Marfim. Melhor ainda, acho que não se aguentavam à bronca no tempo em que o nosso rally passava à noite nos troços de Arganil.
Grandes noitadas que aí passei. :smiley:
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: Tiago_Rocha em 02 de Abril de 2012, 11:48 am
Gostava de ter acompanhado mais o rally de Portugal mas não tive muito tempo disponível.

Do pouco que vi acho que foi uma prova para pilotos "à séria", estou de acordo com o Rui se estes meninos fizessem um rally Safari borravam a cueca de medo... sem falar na parte dos carros que nem metade dos troços aguentariam, então o Mini do Armindo acho que nem do parque de assistência saia. (Digo isto mas é óbvio que os carros agora não são feitos para durarem tanto tempo.)

Falando só do "nosso" Armindo... já nem sei o que opinar ao certo, se é o carro se é o piloto com falta de cojones... já não sei mesmo... desde a palhaçada a volta da suposta equipa oficial Mini (WRC Team Mini Portugal) mas o Mini do Sordo (supostamente semi-oficial) é que recebe 1º as evoluções da Prodrive e só depois Armindo... não percebo mesmo...

Agora vem o rally da Argentina, prevê-se ser um dos mais duros do ano, com especiais mais longas do que normal... acho melhor o Armindo incluir na mala do Mini um kit extra de cola-tudo para ir colando o Mini a medida que as peças saltam...
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: JigsawIV em 02 de Abril de 2012, 14:17 pm
Leg 1: Loeb's crash - 2012 WRC Rally Portugal - Best-of-RallyLive.com (http://www.youtube.com/watch?v=MGwNQIY0bTM#ws)

Leg 2 Highlights (Fords crash) - 2012 WRC Rally Portugal - Best-of-RallyLive.com (http://www.youtube.com/watch?v=Y9x_moHesOE#ws)

Leg 3 Highlights - 2012 WRC Rally Portugal - Best-of-RallyLive.com (http://www.youtube.com/watch?v=eBEmJXQ1FxI#ws)
Título: Re: WRC 2012
Enviado por: DiogoBrito em 11 de Abril de 2012, 23:29 pm
Boas. Para quem gosta de ralis, fica aqui o meu contributo.
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Título: Re: WRC 2012
Enviado por: DiogoBrito em 09 de Outubro de 2012, 00:19 am
Fica aqui uma óptima noticia : http://autosport.sapo.pt/renault-e-citroen-vao-ter-r5=f108559 (http://autosport.sapo.pt/renault-e-citroen-vao-ter-r5=f108559)