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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: ps.maneta em 16 de Dezembro de 2011, 23:54 pm
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Boas,
Hoje de noite estava eu dentro carro já com o médios e os mínimos desligados sem a chave na ignição quanto eu de repente dou um toque nos máximos eles acendem voltam apagar e fica os médios ligados, passado alguns bons segundos as luzes apagam mas ficai intrigado :shocked:.
Voltei a fazer o mesmo e a mesma situação, mas desta vez sai do carro e trancai e lá estavam os médios ligados, foi até a porta do meu prédio entrei ainda estavam ligados, depois desligaram.
Isso acontece com os vossos :huh:. :dance: :dance: :dance:
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Sim, é o sistema follow me home.
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se tivesses feito pesquisa no forum sabias a resposta, looool
sim é normal :tongue: na minha megane por cada toque que der na manete são 30 segundos de luz acesa :tongue:
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Sim é normal, e por cada vez seguida que carregas são mais 30s até um máximo de 2 min senão estou em erro. Clica 1 vez, são 30s, 2vezes 60s e assim até aos 120s.
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Ok
Esta era nova para mim. :grin:
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Boas tardes,
Acabei de instalar um sistema de follow me home no meu clio III... pelo que percebi pelos post anteriores o carro já o trás certo? apenas não funciona da mesma forma como os Mercedes certo?
Tenho um pequeno problema acerca do follow me home, pois quando comeco a andar automaticamente trancam-se as portas e o sistema activa de novo... terei instalado de forma errada ? como posso resolver isto ?
Obrigado,
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É dos kit´s sem canbus ou melhor daqueles dos chinocas se é vai ser complicado colocares isso a funcionar a 100%, quando activam em andamento a luz em certas partes dentro do carro é mais forte cuidado com isso....
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Obrigado pela resposta.
As luzes que me ligam dentro do carro são as luzes que ligariam se eu ligasse os mínimos, ou seja, de noite são mais fortes exacto. O problema é que quando passa o tempo do follow me home o mesmo desliga as luzes (médios e minimos) mas dentro do carro ficam ligadas..
Tenho que estudar bem isto, é que por acaso até dá jeito. Aliás, ainda me faz outra coisa, durante o dia, (com o led que reconhece se é de dia ou de noite, bem ao sol) o sistema não activa quando abro as portas, mas activa quando as fecho...
Algo se passa aqui não? Será o sensor led ?
Já agora, mandei vir o sensor da loja xenon no Porto, penso que não seja propriamente dos Chineses certo? lol..
Obrigado,
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Supostamente é igual ao meu,
(http://i1251.photobucket.com/albums/hh542/carlosjcm/HPIM5439.jpg)
Vai ser muito difícil colocar isto devidamente a funcionar, eu tive o meu carro uma semana no electricista e chegámos á conclusão que a melhor solução é desistir, as luzes ao serem mais fortes corres o risco de queimar algo no carro, porque o aparelho em si é para 12v nas luzes e no clio III funciona apenas com 3v a instalação das luzes (na manete) e depois teres o sensor de luz e de chuva mais dificulta as coisas, ainda tentei colocar diodos para evitar retorno e para que as luzes não aumentassem de intensidade mas os diodos em si aquecem demasiado até que dão o berro.
Pela experiência que tenho desiste disso ou então mete um kit com can bus mas esses são muito mais caros, mas já agora se conseguires colocar isso a funcionar correctamente avisa e partilha connosco.
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Esse é diferente do meu, já o tinha visto noutro post.
Assim o farei... não quero queimar nada é claro, mas vamos a ver o que consigo fazer.. se conseguir melhorar algo eu aviso e explico como o fiz.
Obrigado Carlos.
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Boas,
Apenas para informar os demais que consegui instalar o sistema Follow Me Home no meu clio III.
Se precisarem de alguma ajuda ou informação estejam à vontade. :happy:
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Explica como foi ligado então se faz favor.
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Tens que sacar da net o programa visu para o Clio 3, que tem tudo sobre os componentes eléctricos e instalações.
Depois localizas a caixa de fusíveis que está à direita da bateria. Nessa caixa localizas as fichas "CN" e "AN".
Na ficha CN Cortas os fios 4 (Min. Direito trás) e 5 (Min. esquerdo trás + luz matricula) e na ficha AN cortas os fios 1(Min. Direito frente) e 5 (Min. esquerdo frente).
Depois ligas as pontas do lado das fichas ao fio amarelo do FMH e as pontas que vão para as luzes ao fio amarelo c/ risca preta.
Na ficha AN cortas os fios 4 (Médio esquerdo) e 6 (Médio direito).
Depois ligas as pontas do lado da ficha ao fio laranja do FMH e as pontas que vão para as luzes ao fio laranja c/ risca preta.
O fio de alimentação (vermelho) do FMH podes ligar directo à bateria e a massa (preto) também.
Falta só ligar o sinal de impulso, que tens que ir "buscar" aos piscas. Para isso basta fazeres um shunt ao fio de um dos piscas e ligares a um dos fios castanhos do FMH.
Para que não te accione o sistema sempre que ligues os piscas, tens que colocar um relé de 5 pinos nesse fio. Esse relé tem que ter os 5 pinos, sendo que um deles é o 87a.
O que vais fazer é: ligas um fio de um dos piscas ao pino 87a, e ligas o fio castanho do FMH ao pino 30.
Depois ligas o pino 86 a um ponto de massa e o pino 85 a um ponto de corrente de 12V com ligação á ignição, ou seja, que só tenha corrente quando ligas a ignição.
Assim, quando ligares a ignição, o relé muda de posição e desliga-te o FMH.
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So uma questão e ao meteres o sistema follow me home não aperece erro no Computador de Bordo?
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Primeira pergunta, tens sensor de luz e de chuva???
Segundo, porque ligas ao sinal de piscas e não ao fecho central??? Como é que o follow me home sabe através dos piscas que estás a trancar ou a destrancar o carro??
Terceiro já agora sem ligar a ignição já ligaste os 4 piscas?? É que sendo assim vai te activar o follow me home quando os ligas.
mascondez, os clio III não dão erro no computador de bordo sobre as luzes.
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Ah ok, quer dizer que se o tentar fazer na Laguna vai correr mal?
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Não disse isso, se dá mesmo no clio III no teu também dará. Será só perceber algumas coisas e o user responder ás minhas questões que lhe coloquei atrás.
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Sim eu entendi isso, ja esta visto que no clio III do user funciona, agora para a laguna II sera igual a forma de montar?
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Carlos tens a resposta à terceira questão aqui ;)
Para que não te accione o sistema sempre que ligues os piscas, tens que colocar um relé de 5 pinos nesse fio. Esse relé tem que ter os 5 pinos, sendo que um deles é o 87a.
O que vais fazer é: ligas um fio de um dos piscas ao pino 87a, e ligas o fio castanho do FMH ao pino 30.
Depois ligas o pino 86 a um ponto de massa e o pino 85 a um ponto de corrente de 12V com ligação á ignição, ou seja, que só tenha corrente quando ligas a ignição.
Assim, quando ligares a ignição, o relé muda de posição e desliga-te o FMH.
Posso estar errado mas do que li da explicação depreendo que a ligação foi feita dessa forma (aos piscas) porque para fazer a ligação ao fecho central seria necessário efectuar a descodificação do sinal CAN que vem da UCH. :|
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Não, a resposta não está ai :wink:
E não precisa de efectuar descodificação do sinal CAN relativamente ao fecho central, funciona perfeitamente ligando ao fecho central, o problema aqui é que pela ligação que ele fez se desligares a ignição completamente e ligues os 4 piscas (por alguma coisa) e caso seja de noite ele vai activar o follow me home.
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Sim tens razão :embarrassed: li à pressa e omiti da minha leitura a parte do "não ligar a ignição". my fault ;)
E assim sendo a tua quetão é bastante pertinente.
Como disse desconheço o processo de instalação deste dispositivo follow me home e pensava que o sinal do fecho central era CAN, mas se não é melhor ainda para fazer estas mods :D
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Boa tarde,
Mascondez não, não tenho erro algum no computador de bordo.
Carlos, vou tentar responder-te da melhor forma, se não conseguir terás de esperar pela pessoa que me ajudou a montar isto.
1 - sim tenho os dois sensores de origem da renault. Chuva e luminosidade. O sensor de luminosisadade funciona lindamente.
2 - Antes de ligar aos piscas, tive o Fmh ligado no trancamento e destrancamento de portas, botão que se encontra junto ao botão de 4 piscas, o problema desta ligação aparecia ao trancar as portas, pois o sinal que é enviado para o Fmh ficava com o sinal de 12v durante cerca de 1m continuo no cabo, fazendo o Fmh ligar as luzes durante cerca de 1m e 10s e não os 30 especificados de origem pelo trimmer. Ao abrir as portas trabalhava bem.
O Fmh não reconhece se abre ou se fechas, ele simplesmente recebe impulsos de 12v, ou seja, quando abro o carro os piscas piscam 1x e ele activa as luzes, e ao trancar os piscas piscam 2x e ele activa. Sendo que cada vez que os piscas piscam os mínimos e médios piscam também e depois ficam os 20s ligados referentes ao sistema.
3 - sim esse é o único "problema" digamos assim, pois tenho que ligar a primeira posição do canhão da ignição para inergizar o relê para que não me ligue o sistema cada vez que abro pisca. Se não o ligar, os mínimos e médios piscam com os 4 piscas, ficando isto a parecer um alarme auto... :x
Daqui a pouco ligo o pc e já vos respondo melhor se quiserem perguntar algo mais. Talvez ate faca um vídeo para vos mostrar.
Abraço
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Em relação ao video era uma boa ideia ate umas fotos ajudavam :grin:
No meu caso tambem queria por este sistema FMH na minha Laguna mas eu tenho xenon de origem e tenho o CB que sempre tiver uma luz fundida avisa nem LED's posso colocar nos minimos a não ser que tenha CANBUS.
Sera que posso meter o FMH e nao tenho problemas?
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Mascondez,
Irei postar umas fotos e video quando tiver um tempinho.
Pelo que li nos foruns da Audi e depois de falar com outro electricista, todos os sistemas que te indicam que uma lampada esta fundida são complicados de contornar perante o uso do FMH pois entram em conflito.
Acerca do uso de xenon, tudo o que falam é que necessitarias de utilizar diodos de zener de 12v 6w para que eles nao te fizessem retorno.
É claro que isto é apenas "falar para o lado" pois só experimentando é que se veria como o sistema actuaria realmente...
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Mas tens o sensor de luz em auto???
Quanto ao fecho central tens de ligar na ficha que liga à UCH porque no botão é por sinal CAN. Quanto ao piscar os piscas e depois piscam as luzes também, isso não é bom (ou seja tens ai algum retorno de luz), sendo assim e concluo tens isso instalado mas não está a funcionar devidamente e também aposto que tens ai retorno caso tenhas o sensor de luz ligado. A tua instalação está praticamente igual à que fiz, simplesmente tinha ligado ao fecho central e tu aos piscas é a única diferença. Só chamo a atenção cuidado com a UCH porque existindo retorno corres o risco de queimar algo ;)
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Sim tenho o sensor de luz do carro em auto.
Tens de me dizer onde fica situada a UCH e o que é, lol já agora.
Vou tentar fazer um video para te mostrar como está a funcionar o sistema.
Ainda coloquei diodos no sinal que vem dos picas para a caixa do FMH.
Abraço!
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Já postei o video no youtube.
Follow me Home - Clio III (http://www.youtube.com/watch?v=fGE2Z9KmxyM#ws)
Não está com muita qualidade pois filmei afastado porque está a chover, mas podem ver mais ou menos como o sistema está a responder à abertura e fecho de portas.
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Desculpem estar a desenterrar este tópico, mas o assunto é exatamente o mesmo, e com o passar dos anos pode ser que alguém tenha conseguido instalar a 100% um kit follow me home num clio 3.
Eu comprei recentemente este kit
(https://ibb.co/G0ZfQkQ)
(https://ibb.co/h2hHyfw)
A minha dúvida é se posso ligar o fio que dá o sinal para ativar o follow me home (impulso) a um fio verde que dá energia para ligar a luz do teto quando abro as portas (já tenho luzes dos pés ligadas nesse fio verde) em vez de ligar nos piscas como ja alguns users do forum fizeram.
E se tambem não me vai atrofiar o sistema eletrico do carro.
Se alguem souber responder agradecia, obrigado!
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Não dá para ver as imagens