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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Speedy_loiro em 29 de Dezembro de 2011, 12:09 pm
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Bom dia pessoal.
À uns dias efectuei uma manobra arriscada e algo trabalhosa, e ja tinha referido aqui no forum que estava com um problema no meu megane que sempre que apertava com ele mais um pouco cheirava me a oleo queimado... andei analisar e após ter efectuado a limpeza de turbo, EGR, admição etc... tinha uma passagem de oleo da queda de oleo do turbo para o bloco, em que sempre que precisava de puxar acima das 2500/3000 rpm pingava me oleo para cima do catalizador (logo por baixo do turbo), passei ali na renault telheiras e comprei a dita junta, e tambem procedi a troca do apoio da linha (o ultimo) o da panela.
Peço desculpa aqui das fotos, pois nao reportam nada ... porque estava de tal maneira com as maos sujas e desmoralizado com a quantidade de parafuros e afins que tenho de desapertar para chegar a dita queda de oleo :sad:
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Conclusao. Apoio montado, efectuei testes para ver se continuava a pingar oleo e está tudo OK!
Ultima mod, montagem de um manómetro de pressao turbo :dance:
Está com 1,4 pico e 1,3 constante :grin: (nao sei se é bom ou nao...)
Proximo passo - troca dos triangulos :azn:
Já os comprei é só ter tempo!
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Está reprogramado?
Se sim, os valores de pressão são os normais, deves andar ai pelos 105/110 Cavalos e 240 Nm..
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Sim ... esta reprogramadado, mas não deve ter os 105cv. Tem um mapa com ligeiras modificações, nomeadamente nos ciclos de injecção e % de débito gasoleo/ rpm ... Esta uma coisa agradável e com binario disponivel.
Mas quem fez a repro diz que ainda se pode extrair mais do bloco só com repro e ajustar a pressao manualmente ao turbo (daí ter instalado o manometro de pressao turbo)
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Desculpa lá a ignorância, mas que raio é que tens no meio do turbo que vai do intercooler ao turbo? :huh:
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Como é geometria fixa, afinas a pressão manualmente com as voltas na rosca da wastegate..
Metes injeccção electronicamente mas pressão manualmente..
Mas digo te, com turbo stock não vale a pena tirares muito mais..
Aconcelho te um 15 variável do 100 ou do 105 que até é melhor..
Fazes uns 120 cavalos muito muito bons e ficas com um carro completamente diferente.. Fazes ai uns 280 NM..
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Desculpa lá a ignorância, mas que raio é que tens no meio do turbo que vai do intercooler ao turbo? :huh:
Tenho a oil catch de origem, e substitui o tubo de borracha convencional (porque depois da repro dilatava para o dobro) e para nao se rebentar o tubo, substitui por esse kit que é especifico para Clio, mas alterei-o para megane.
S3rgio, sim eu sei. Para já vou manter o original. Tenho uns colectores ja alterados e com um kkk variavel de 105cv para montar, mas esta sujeito analise... Para já quero tratar dos meus triangulos que ja os tenho e tenho que os trocar, barra de direcção ... e se calhar vou por um bocado de mais débito (de 39% actuais, para 42% a mais de débito), ou entao pedir para me alterarem o mapa para ter o pico de gasoleo mais tarde e afinar o turbo mediante isso. Não quero nada bruto e muito forte... é como se tratasse de um restyling :)
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Parece-me que tens ai um projecto solido com pernas para andar.
Só cria perguntar uma coisa não é mais fácil teres substituído o tubo pelo inox do 100cv
Cumps
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Epa talvez... Mas não o consegui arranjar na altura, pois foi mesmo necessidade e não podia estar sem carro...
Como o rapaz que me reprogramou o megane é de um forum dos clios, e vimos que a tubagem dilatava muito (ainda mais depois da repro) ele deu me o kit que completo de tubagens que tinha mas nao usava...
Bem dito, bem feito... Rebentou-me o tubo e adaptei o kit do clio para o megane.
Esta tubagem ficava mesmo bem com o turbo geometria variavel de 105cv ;P ...
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Pois já percebi, de qualquer maneira vai postando novidades que vou assistindo ao tópico com muito interesse :w00t:
cumps
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Pois já percebi, de qualquer maneira vai postando novidades que vou assistindo ao tópico com muito interesse :w00t:
cumps
Prontos, já deste ideias ao rapaz... :laugh: Não passes é isso para as mãos do Patilhas ou então já foste...
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Quem é o Patilhas? Não conheco...
Tudo o que faço no meu carro, e feito por mim... à excepção da reprogramação. Como disse, e um dos mods do forum clio dci, que tambem é ele que é autodidata e acabou por efectuar testes no clio dele durante muito tempo, com as mais variadas coisas... Nao metia a ECU do meu carro ligada ao portatil de um gajo se eu nao tivesse confiança nele. Até agra zero problemas, porque as coisas sao feitas com pés e cabeça, e não sou daqueles de querer sempre mais e mais... quando sabemos perfeitamente que o bloco aguenta, mas não TUDO!
Há que ter sempre certos aspectos em conta...oleo, niveis, que oleo meter, o tipo de reprogramacao que queres, quando realmente deves puxar (e nao andar o dia todo sempre a fundo, por que aí nem de origem sobrevivia...) , cuidados com fugas, temperaturas, deixar arrefecer antes de desligar...
Pessoal hoje em dia faz repro, quer é meter um carro com 1,5ton e com 80cv andar mais que os TDI's, e querem meter aquilo a dar 230 com tudo de origem, so através de uma repro... e depois rebentam! Óbvio. Eu vejo uma repro como alteração de parametros do mapa, para apagar falhas que o carro tem, nem muito puxado, nem muito fraco, e puxar apenas quando realmente será necessario.
Logicamente gosto de brincar um pouco, senao nao teria gasto 120e em cada pneu, nem teria feito o que fiz... mas existem diferenças de brincar ocasionalmente com cabeca e brincar sem cabeça e sempre a fundo.
Não estou aqui para influenciar ninguem a "pecar" ... Apenas fiz um "restile" a um carro de 2003 e com 180.000 km's (repro feita aos 160.000)
Proxima mod é meter o manometro de pressao do turbo a funcionar e instalado correctamente, pois o tubo que vem na caixa é curto tive de comprar no AKI 5mts de tubo :laugh: , e vou buscar alimentação a luz de presença do isqueiro, e vou instalá-lo na tampa ao lado da ficha de diagnostico.
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Speedy_loiro, não ligues as "private jokes" do Black Phoenix
Também acho que as coisas têm de ter pés e cabeça.
O meu carro também está reprogramado não fui eu que editei o mapa mas paguei para me o fazem e eu próprio o meti lá dentro que ate é coisa simples de se fazer com o cabo adequado.
essa Mod do manómetro de pressão do turbo interessa me muito porque não consigo ver qual a pressão em nenhum programa de diagnostico ligado a ficha obdII não sei se terá a ver com o facto de o turbo ser de GF pois não será a ECU a controlar a pressão.
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O teu é o que 105cv ? Ou como o meu, de 80cv?
O rapaz que falo,nao paguei como sou amigo dele, ele nunca tinha reprogrmado um megane (embora as unidades de gestao sejam iguais ao do clio) fizemos uma serie de testes eu e ele, e no fim decidi qual o mapa que queria. Basicamente fui o 1º megane reprogramado por ele, para testes.
Nc experimentei com um de 105 de origem...
O clio dele incialmente era um de 65cv, e agra tem o turbo geometria variavel do 1.5dci 105cv... e esta brutal! :assobio: (que talvez mais tarde faça essa mod no meu)
Isso de te reperfilarem o mapa, e seres tu a carregá-lo ... n acho isso bem, mas e a minha opiniao.
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O meu é igual ao teu de 80cv, não tem mod nenhumas só mesmo a reprogramação a questão de seres tu a por ou outro é a mesma coisa, desde que saibas o que estas a fazer. mas pronto cada 1 tem a sua opinião mas sempre serve para aprenderes algumas coisa se tiveres em tua posse os 2 mapas (alterado e de origem) consegues por intermédio de um programada de edição de mapas percebes onde são alterados os parâmetros dá para teres alguma noção das coisas e lendo um pouco em fóruns estrangeiros nomeadamente ingleses consegues aprender alguma coisa.
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Epa... Temos de experimentar :azn:
Tenho binario ate um pouco mais das 3000 rpm que onde tenho o pico de gasoleo. O problema e que o turbo nao acompanha, tendo de dar pressao manual (daí ter comprado o manometro)... o problema e que o sensor de pressao so admite ate 1.2bar... acima disso corta e estabiliza. Pode se sempre desligar o sensor.
Devo ter o mapa no mail guardado... e ele tambem tem os varios mapas que experimentámos... houve um deles que tinha tanto debito (baseado no mapa do clio dele) que o meu megane nem se aguentava ao ralenti...era um cheiro a gasoleo! Jazus... :embarrassed:
As mods que tenho, foi por necessidade... Essas tubagens como ja expliquei foi para remediar o tubo de origem que rebentou... Dão me um pouco de lag. :cry:
Em relação ao resto, tudo o que precises ou tenhas duvidas, diz que pode ser que te consiga ajudar...
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Pois , temos de combinar ai qualquer um café ou isso para tirar ideias :D
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Triangulos mudados, manómetro instalado, já nao cai oleo para o catalisador... :)
Depois meto fotos do que foi feito.
Já bufa!
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isso que é fotos :police:
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Finalmente triangulos novos... Fuga de oleo da queda de oleo do turbo com a junta nova :assobio:
MAS...
- Ao meter o carro na oficina parti um espelho (do pendura) que é electrico ainda por cima... quem tiver para venda usado e bom que apite... nao interessa a cor que eu mudo a capa.
- E a proxima coisa a mudar é a barra de direcção do lado do condutor, que a junta axial esta com folga à saida da caixa de direcção...
- E montar um potenciómetro no manometro de pressao do turbo que aquela porcaria tem uma luz demasiado forte! :rolleyes:
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isso é que é azar amigo, ainda não poses-te foi o manómetro no sitio.
eu optei por não por manómetro, vou fazer outra cena depois posto aqui a foto para veres :grin:
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Já meti já... vai ficar ali.
Estava ali provisoriamente encaixado, mas acabou de ficar ali depois de isolar o manometro da gaveta. Embuti o manometro ali, e isolei com aluminio e forrei a pele preta para ficar bem com os estofos. Ficou muito bom. Trabalho feito por uma equipa de serralheiros e estofadores da Guarda Nacional Republicana, que ainda estou a dever uma grade de minis... :lamp:
Depois tiro foto para veres...
Ás 5ªas feiras há encontro de carros Classicos em Telheiras, custuma la estar carrinhas do meu bules e eu vou levar o megane cansado para testar a minha repro com a uma feita na turbotech ...
se fores para esses lados, tens ai a minha matricula ou se me virem por ai ja sabes... buzina! :)