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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: Pedro_mota em 18 de Janeiro de 2010, 00:34 am
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Boas,
O meu megane II tem jante 17".
é possivel meter umas jantes 18" de forma legal?
ou tenho que ir tentar averbalas?
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No livrete tens lá escrito quais os tipos de jante e pneu que o teu carro pode levar estando já homolgadas para ele... Fora isso tens de ir pedir a homolgação na marca... Mas duvido que para a megane venha la jante 18' :wink:
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ve nas anotacoes especiais se nao tem la nada...
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É que eu ainda não tenho o livrete.
O banco ainda nao me enviou.
Outra coisa, a nivel de comportamento do carro, consumos etc, poderei notar grande diferença?
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sim. um aumento de consumos e diminuicao de performance em baixas.
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sim. um aumento de consumos e diminuicao de performance em baixas.
Mas seria um aumento significativo?
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ias sentir sim, mas numeros ao certo nao sei. deixa ver se alguem aqui ja fez essa mod. mas nao me lembro de ver aqui nenhum megas com 18"...
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ias sentir sim, mas numeros ao certo nao sei. deixa ver se alguem aqui ja fez essa mod. mas nao me lembro de ver aqui nenhum megas com 18"...
Visto que os Megane II de origem veem bastante altos.
A minha ideia era meter jante 18" em vez de o rebaixar, para assim n perder conforto,
mas se a diferença sera significativa secalhar n vale a pena entao
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Deixa-me ver se entendi a tua duvida... Tu vais por jante 18' em vez de rebaixar o carro com a finalidade de o carro ficar mais baixo?
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Deixa-me ver se entendi a tua duvida... Tu vais por jante 18' em vez de rebaixar o carro com a finalidade de o carro ficar mais baixo?
Não
a intenção n é o carro ficar mais baixo, não teria logica eu meter umas jantes maiores e o carro ficaxe mais baixo lol
Mas sim diminuir aquele espaço entre a roda e a chapa do carro, ate pode dar o aspecto que o carro esta rebaixado mas não esta, so a jante é que é um pouco maior, logo aquele espaço fica mais reduzido.
Ou estou enganado?
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Assim estás certo lol
Mas pelo que tinhas postado dava a entender que querias por o carro mais baixo com jante 18' e fiquei um bocado à nora lol
Nao sei como se processa isso dos documentos quando estao afectivos ao banco, contudo as averbações de jante estao no livrete... Que documentos tens do carro?
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Assim estás certo lol
Mas pelo que tinhas postado dava a entender que querias por o carro mais baixo com jante 18' e fiquei um bocado à nora lol
Nao sei como se processa isso dos documentos quando estao afectivos ao banco, contudo as averbações de jante estao no livrete... Que documentos tens do carro?
Ja estive a ver, e so posso ter jantes 17" lol
Mas isso aate da pa legalizar, o meu problema é mesmo se os consumos iriam subir significamente e o comportamento do carro tb
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Pode dar ou não dar. A Renault nao aprova todo o tipo de dimensões de jante...
Os consumos nao sei ao certo valores, mas talvez 0,5L/100km +-, suponho...
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Pode dar ou não dar. A Renault nao aprova todo o tipo de dimensões de jante...
Os consumos nao sei ao certo valores, mas talvez 0,5L/100km +-, suponho...
Não sei, secalhar é melhor desistir da ideia lol
mas tb n gosto de ver o carro tao alto, ja para n falar na segurança, noto bem em curvas mais apertadas o carro um pouco instavel, coisa que o punto que tinha que nem era daquelas k tava mesmo coladinho ao xao nao notava.
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Eu sinceramente ja andei com carrinhas megane II e em curvas nada tenho a apontar, portam-se bastante bem...
Ui nao queiras comparar a direcção de um carro e de outro... Muitas pessoas consideram as direcções do clio III e dos megane II deveras artificial e pouco comunicativa, contudo depois de ganhares traquejo a trabalhar aquela direcção, nao queres outra coisa... Alem de tudo, a meu ver, que ja andei tmb com um punto, a megane no que toca a estabilidade e tudo mais, é deveras melhor :wink:
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Eu sinceramente ja andei com carrinhas megane II e em curvas nada tenho a apontar, portam-se bastante bem...
Ui nao queiras comparar a direcção de um carro e de outro... Muitas pessoas consideram as direcções do clio III e dos megane II deveras artificial e pouco comunicativa, contudo depois de ganhares traquejo a trabalhar aquela direcção, nao queres outra coisa... Alem de tudo, a meu ver, que ja andei tmb com um punto, a megane no que toca a estabilidade e tudo mais, é deveras melhor :wink:
Sim não quero fazer aqui nenhum tipo de comparação entre o punto e o megane, o megane é de muito longe mais carro.
A questão tb passa pela direção, é sem duvida mto falsa, não da para sentir a estrada, é muito levezinha.
Quanto ao dizer que o carro é um pouco instavel em curvas, secalhar n é bem isso que queria dizer, vou tentar explicar.
derivado ao carro estar um pouco alto, como é normal nestes carros de origem, se por exemplo andarmos com o carro ao zig zag sentimos o carro a oscilar bastante a nivel de suspensão, não é um carro que esteja sempre coladinho a estrada, mas tb penso que em carros de origem que não tenho suspensao despotiva isso seja normal.
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Mas isso se gostas de ter algum conforto a bordo, como eu, nao tocava muito nisso... O meu clio mais parece um jipe e verdade seja dita que mesmo sem ESP aquilo parece que anda colado ao chao :grin:
A direcção se andares com ventos intensos vais ver o quão boa que ela é :wink:
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Mas isso se gostas de ter algum conforto a bordo, como eu, nao tocava muito nisso... O meu clio mais parece um jipe e verdade seja dita que mesmo sem ESP aquilo parece que anda colado ao chao :grin:
A direcção se andares com ventos intensos vais ver o quão boa que ela é :wink:
secalhar é falta de habito em andar com o carro mais alto, n sei se ja andas te com carros rebaixados, no meu caso ja andei, por isso que noto alguma diferençã, secalhar ate faço curvas mais rapidas com o megane, mas a sensaxao e diferente lol
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A percepção de velocidade nos puntos como o teu ou como a minha tempra para este tipo de carro, é totalmente diferente, pode ser disso :wink:
Ja, tenho um amigo meu que tem um saxo cup rebaixado. Claro que é diferente mas mesmo assim, nestes carros para uma suspensao sem ser mexido, porta-se muito bem :wink:
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tb ja andei num cup coladinho ao xao com uns bons pneus, aquilo é um autentico brinquedo, n foge por nada lol.
e tenho um amigo com um a3 rebaixado, aquilo tb é muito bom, e quando foge la esta o ESP a meter no sitio;)
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Bem referes que não gostas do comportamento da mesma em curvas, seja como for não é por meteres jante de 18" que vai melhorar.
A megane se já tiver jante 17" e pneu 205 é mais do que suficiente para agarrar, realmente poderás sentir um balançar maior no carro mas certamente que ele não te foge.
No entanto se preferes mais estável o melhor será investir numa suspensão e não em pneus e jantes pois não te vai melhorar praticamente nada, como é lógico vais perder algum conforto.
Eu na minha Laguna II adoro a suspensão uma vez que nunca lhe mexi suponho que seja de origem ou equivalente, no entanto tenho andado com um Citroen C5 com suspensão hidráulica e realmente não me consigo habituar a suspensão a curvar o carro balança muito. Mesmo no modo mais baixo.
Mas é como digo a solução parte por uma suspensão e molas não por meter pneus e jantes maiores.
Abraço.
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se meteres uma jante maior , o espaço entre pneu e chapa ainda vai ser maior
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Bem referes que não gostas do comportamento da mesma em curvas, seja como for não é por meteres jante de 18" que vai melhorar.
A megane se já tiver jante 17" e pneu 205 é mais do que suficiente para agarrar, realmente poderás sentir um balançar maior no carro mas certamente que ele não te foge.
No entanto se preferes mais estável o melhor será investir numa suspensão e não em pneus e jantes pois não te vai melhorar praticamente nada, como é lógico vais perder algum conforto.
Eu na minha Laguna II adoro a suspensão uma vez que nunca lhe mexi suponho que seja de origem ou equivalente, no entanto tenho andado com um Citroen C5 com suspensão hidráulica e realmente não me consigo habituar a suspensão a curvar o carro balança muito. Mesmo no modo mais baixo.
Mas é como digo a solução parte por uma suspensão e molas não por meter pneus e jantes maiores.
Abraço.
A conversa fugio um pouco ao tema principal lol
POis bem, eu ainda n senti o carro a fugir, e ate ja apertei um pouco com ele, mas sinto a balançar, mas eu não quero por umas jantes maiores por causa disso, queria retirar um pouco daquele espaço entre a roda e a chapa, no fundo criar a ilusao de que o carro esta um pouco mais baixo, quando na realidade a unica coisa que muda é a jante ser maior
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se meteres uma jante maior , o espaço entre pneu e chapa ainda vai ser maior
a serio?
tinha a ideia que seria ao contrario:S
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alem disso disses-te que queres meter jante maior para nao perder conforto. e ao meteres jante maios perdes conforto claro. porque o perfil dos pneus tem de ser mais baixo...
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alem disso disses-te que queres meter jante maior para nao perder conforto. e ao meteres jante maios perdes conforto claro. porque o perfil dos pneus tem de ser mais baixo...
Sim tens toda a razao.
mas penso que não sera assim uma grande coisa, pelo menos em comparaxao ao carro rebaixado, se bem que umas boas molas tb possam ser confortaveis, mas igualemente caras
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se meteres uma jante maior , o espaço entre pneu e chapa ainda vai ser maior
a serio?
tinha a ideia que seria ao contrario:S
experimenta e logo ves
alem disso disses-te que queres meter jante maior para nao perder conforto. e ao meteres jante maios perdes conforto claro. porque o perfil dos pneus tem de ser mais baixo...
Sim tens toda a razao.
mas penso que não sera assim uma grande coisa, pelo menos em comparaxao ao carro rebaixado, se bem que umas boas molas tb possam ser confortaveis, mas igualemente caras
e umas jantes 18 e uns pneus 18 são baratos ?
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realmente agora tambem nao percebi... queres meter jantes e pneus porque as molas sao caras??? ve bem os preços das molas e depois ve das jantes e pneus... acredita que uma jante 18" e um pneu da pra comprar as 4 molas...
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Pode dar ou não dar. A Renault nao aprova todo o tipo de dimensões de jante...
Os consumos nao sei ao certo valores, mas talvez 0,5L/100km +-, suponho...
Não sei, secalhar é melhor desistir da ideia lol
mas tb n gosto de ver o carro tao alto, ja para n falar na segurança, noto bem em curvas mais apertadas o carro um pouco instavel, coisa que o punto que tinha que nem era daquelas k tava mesmo coladinho ao xao nao notava.
Será que fugiu ?? então fiquei sem perceber para que queres jante 18" só se for para fazeres posts.
É que em mais do que uma vez referes que queres carro mais baixo, logo e com a suspensão que tens que mexer e nunca com os pneus, referes aqui também que notas o carro a balançar e que não é com um punto.
Embora penses em outras coisas mas toda a lógica refere que é na suspensão que tens que mexer e nunca nos pneus. Existem suspensões com molas para rebaixar que até ficam confortáveis e melhoram bastante o comportamento do carro. Se achas a suspensão cara espera até chegares aos 200€ por pneu.
Abraço . . .
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Com Jante 18, a altura do carro ao solo vai aumentar e a distância das cavas das rodas a jante também vai aumentar. Mas o curso da suspensão vai ficar exactamente igual. Não vais sentir o carro mais rijo, nem vai perder o adornar. Vais sentir sim, o carro um pouco mais molengão em acelerações preincipalmente reprises.
Se queres tirar esse adornar do carro, o melhor é trocar o conjunto mola-amortecedor. O conjunto Eibach pro kt (-3cm) + Bilstein B8 é um conjunto excelente no que toca a qualidade e eficiência em curva. É das poucas coisas que se pode fazer para melhorar a suspensão de um renault que já de origem é excelente e bastante ágil em curva. Não se perde muito em conforto nem em agilidade. Se baixares mais já vais perder bastante agilidade em curvas mais fechadas e estrada de montanha e o carro pode tornar-se um pouco falso quando se abusa.
Quanto a Jante 18, não sei se a renault legaliza para o Megane. No clio o máximo é 15''. As jantes 18 são bastante caras e os pneus então....
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Com Jante 18, a altura do carro ao solo vai aumentar e a distância das cavas das rodas a jante também vai aumentar. Mas o curso da suspensão vai ficar exactamente igual. Não vais sentir o carro mais rijo, nem vai perder o adornar. Vais sentir sim, o carro um pouco mais molengão em acelerações preincipalmente reprises.
Se queres tirar esse adornar do carro, o melhor é trocar o conjunto mola-amortecedor. O conjunto Eibach pro kt (-3cm) + Bilstein B8 é um conjunto excelente no que toca a qualidade e eficiência em curva. É das poucas coisas que se pode fazer para melhorar a suspensão de um renault que já de origem é excelente e bastante ágil em curva. Não se perde muito em conforto nem em agilidade. Se baixares mais já vais perder bastante agilidade em curvas mais fechadas e estrada de montanha e o carro pode tornar-se um pouco falso quando se abusa.
Quanto a Jante 18, não sei se a renault legaliza para o Megane. No clio o máximo é 15''. As jantes 18 são bastante caras e os pneus então....
X, em que clio? no II suponho? se nao me engano ja vi no clio II homolgarem jante 16', cito, se não me engano...
clio III muitos é 16' de origem :wink:
quanto ao tópico em si, só te dou um exemplo... eu nao gosto de andar com marca kandonga e compro pneus de jeito para os abusos que muitas vezes cometo na estrada e posso-te dizer seguramente que os continental sportcontact 2 ou mesmo os 3, rondam os 120€ cada pneu, e falamos de jante 16'... Faz as contas para jante 18'... So em pneus se forem de jeito, posso entao concluir que vais gastar cerca de (média de 150€ por pneu) 600€...
Vamos agora às jantes... Por menos de 300€ nao arranjas nenhumas jantes 18', pessoalmente como nunca comprei nenhumas tambem nao sei preços, mas abaixo desse valor, só se for kandonga, kandonga tal que parte ao forçares um pouco numa rotunda... Fazes o somatório de tudo ja vai em 900€...
Com 900€ metes uns bons amortecedores com molas mais baixas... Substituir as molas no amortecedor de origem vai estragá-lo prematuramente... Desses 900€ que teóricamente ias gastar, ainda te vai sobrar dinheiro para comprares muita coisa... :wink:
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realmente agora tambem nao percebi... queres meter jantes e pneus porque as molas sao caras??? ve bem os preços das molas e depois ve das jantes e pneus... acredita que uma jante 18" e um pneu da pra comprar as 4 molas...
Sim n duvido que me saia mais barato, mas se meter molas tb vou comprar outras jantes 17", n é que n goste das minhas, mas sao muito vistas.
E molas, amortecedores, mais jantes e pneus, ai certamente ja sai bem caro, mas isto sao apenas ideias minhas, com o tempo logo vejo o k axo melhor
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Pode dar ou não dar. A Renault nao aprova todo o tipo de dimensões de jante...
Os consumos nao sei ao certo valores, mas talvez 0,5L/100km +-, suponho...
Não sei, secalhar é melhor desistir da ideia lol
mas tb n gosto de ver o carro tao alto, ja para n falar na segurança, noto bem em curvas mais apertadas o carro um pouco instavel, coisa que o punto que tinha que nem era daquelas k tava mesmo coladinho ao xao nao notava.
Será que fugiu ?? então fiquei sem perceber para que queres jante 18" só se for para fazeres posts.
É que em mais do que uma vez referes que queres carro mais baixo, logo e com a suspensão que tens que mexer e nunca com os pneus, referes aqui também que notas o carro a balançar e que não é com um punto.
Embora penses em outras coisas mas toda a lógica refere que é na suspensão que tens que mexer e nunca nos pneus. Existem suspensões com molas para rebaixar que até ficam confortáveis e melhoram bastante o comportamento do carro. Se achas a suspensão cara espera até chegares aos 200€ por pneu.
Abraço . . .
Tava ca ideia errada que se metexe umas jantes maiores daria a impressao que o carro ficaria mais baixo, agora ja percebi que n é assim, devo optar por uns coilovers ou umas boas molas para baixar um pouco, e mais tarde umas jantes mais ao meu gosto.
Obrigado pela dica
ABraço;)
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Com Jante 18, a altura do carro ao solo vai aumentar e a distância das cavas das rodas a jante também vai aumentar. Mas o curso da suspensão vai ficar exactamente igual. Não vais sentir o carro mais rijo, nem vai perder o adornar. Vais sentir sim, o carro um pouco mais molengão em acelerações preincipalmente reprises.
Se queres tirar esse adornar do carro, o melhor é trocar o conjunto mola-amortecedor. O conjunto Eibach pro kt (-3cm) + Bilstein B8 é um conjunto excelente no que toca a qualidade e eficiência em curva. É das poucas coisas que se pode fazer para melhorar a suspensão de um renault que já de origem é excelente e bastante ágil em curva. Não se perde muito em conforto nem em agilidade. Se baixares mais já vais perder bastante agilidade em curvas mais fechadas e estrada de montanha e o carro pode tornar-se um pouco falso quando se abusa.
Quanto a Jante 18, não sei se a renault legaliza para o Megane. No clio o máximo é 15''. As jantes 18 são bastante caras e os pneus então....
Sabes me dizer mais ou menos a quanto ficara esse kit que referiste em cima?
"Eibach pro kt (-3cm) + Bilstein B8"
Sim penso que -3cm é o ideal, tb n quero muito baixinho, quero poder meter 5 pessoas avontade no carro lol
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Bem, os preços exactos para o megane não os sei. Mas para clio 2, as molas eibach pro kit custam perto de 220€ e os amortecedores Biltein B8 custam a volta de 500€.
Podes ir a Alercapeças, fica em Lisboa ao pé do cemitério do Alto de S. João. São importadores da Bilstein. Pede lá um orçamento.