Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Combustiveis => Tópico iniciado por: johnnygt em 11 de Janeiro de 2012, 00:36 am
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A título de curiosidade e numa altura em que se fala tanto em energias alternativas e renovavéis e sobretudo para os que têm medo dos "novos" Renault electricos (Z.E.), irei brevemente colocar aqui umas fotos que fiz de um clio electrico de 1997 de um conhecido meu...em Portugal, e o qual tambem já tive a oportunidade de conduzir !
Trata-se de um Renault clio I fase 3, motorização electrica original Renault, placa oval 557W, quem tiver o Dialogys encontra-o facilmente!
Faz cerca de 100km e quando esgotado carrega em cerca de 8 horas.
A velocidade maxima anda ali pelos 90/100 e é um "bocadito" mais lento que o Fluence Z.E. o qual já tive oportunidade de ensaiar.
A direito rola muito bem, a descer ainda melhor :grin:...a subir é que é mesmo mau, sobe a Av.Duarte Pacheco em direção ao Monsanto a cerca de 30km/h :angry:
Curiosamente apesar de sêr "antigo" tambem recupera energia da mesma forma que os modernos quando não se acelera a descer, passa de motor a gerador...boa! :happy: :happy:
Unico problema, baterias quando em mau estado... não são de aluguer... paga o proprietário, 19 baterias a cerca de 500€ cada uma é fazer as contas :gun: :gun:
Custo médio por 100km...0.90€ a 1,10€ hehehehehe
Quem é que não queria um destes?? :dance: :dance: :dance: :dance:
Para já deixo-vos aqui um video no youtube de um outro clio igual a este a circular em Paris :dance:
Balade en clio électrique à Paris (http://www.youtube.com/watch?v=XAiM3Vm3C6k#)
Fotos em breve...
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fotos disso asap ;)
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lembro-me de ver ensaios do carro na televisão (M6 inclusive).
Agora estou curioso por essas tuas fotos.
É uma raridade por cá :D
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Raridade ou mesmo o unico!
Foi um problema burocrático para o matricular cá por falta da homologação porque na Renault portuguesa o modelo era completamente desconhecido :laugh: Parece que até foi necessária alguma insistência para os convencer que este clio era mesmo um Renault electrico original :angry: hehehehehe :tongue:
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Vi umas fotos de um ou dois por cá, mas matricula francesa. lol
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Já vi este video há uns anos atrás no forum dos defuntos, lembro-me bem dele.....
Já agora é bom ter-te por cá mestre Johnny!
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Já vi este video há uns anos atrás no forum dos defuntos, lembro-me bem dele.....
Já agora é bom ter-te por cá mestre Johnny!
Para quando o Fuego e o 17 TS nos clássicos?
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Aqui estão então as fotos da máquina...
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01860.jpg)
Na frente destingue-se dos demais pelo logotipo "electrique"...
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01858.jpg)
Na traseira a mesma coisa...
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01861.jpg)
Lateral...
Vamos ao habitáculo...
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01853.jpg)
Semelhante ás versões de motor térmico, de notar que têm air-bag para o condutor :grin:
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01851.jpg)
O selector de marcha é igual ás versões de caixa automática mas escala só têm R (reverse) N (neutral) D (drive), resumindo, anda para trás, para a frente e para lado nenhum :tongue:
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01850.jpg)
Não têm embraiagem por isso dispensa o terceiro pedal...
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01847.jpg)
Painel de instrumentos é semelhante aos outros mas se olharem com atenção...só vai até aos 130 km/h
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01849.jpg)
Nivél de combustivél... ups! Quero dizer,Carga das baterias :lamp: :lamp: :lamp: hehehe 0% a 100% :tongue:
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01857.jpg)
Aqui existêm alguns indicadores diferentes como o aviso de nivel baixo e alerta de revisão (mudança da água das baterias) e mais não sei o quê :huh:
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01856.jpg)
Computador de bordo, várias informações mais precisas, amperes dispiniveis, gastos, recuperados, consumo instantaneo, temperaturas diversas... e o mais incrivél que não estava mesmo á espera...é possivél as informações serem dadas em PORTUGUES?! Uau, e esta hein? Nem as versões térmicas tinham a opção do mudar o cb para portugues e este dá?! Mas nem tudo é perfeito, ao mudar para portugues algumas funções desaparecem :angry: daí tive de o deixar ficar mesmo pelo francês :cry:
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01859.jpg)
O carregador está incorporado no próprio veículo, basta ligar o cabo directamente á tomada de casa, 220v ou 380v para carga mais rápida. Uma carga completa com baterias esgotadas são cerca de 8 horas...
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01846.jpg)
bbbbzzzzzzzzzzzzzzzzzz :assobio:
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01854.jpg)
São 18 baterias de carga, a maioria debaixo do piso da mala e o resto debaixo do banco traseiro... não há roda suplente :laugh:
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01842.jpg)
O motor electrico Renault, designa-se por "DB9"
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01841.jpg)
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01862.jpg)
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01843.jpg)
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01863.jpg)
Existe circuito de arrefecimento liquido, serve para arrefecer as baterias.
As baterias têm duplo circuito de agua, uma parte é o electrolito (água destilada) e a outra liquido de arrefecimento anticongelante.
Este carro era para o mercado sueco,friooo pra cacete, este até têm na traseira uma caldeira a gasolina só para a solfagem com um deposito de para gasosa com capacidade de 5 litros, é a unica gasolina que leva para quem têm muito frio no inverno :laugh: :laugh:
(http://i426.photobucket.com/albums/pp341/johnnygtturbo/clio%20electrique/DSC01864.jpg)
E um vulgar radiador com motoventilador comum ás versões com motor térmico.
E aqui ficam as fotos mais importantes que fiz, provavelmente nunca irão vêr um clio destes de tão perto como aqui :tongue:
Renault clio electrique 557W
Ano 1997
Extras:
-Air-bag de condutor e pré tensores dos cintos da frente
-direção assitida... hidro-electrica
-pneus michelin especificos de baixo atrito
-auto radio com comando satélite
-vidros electricos
É um mimo hehehehe
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Muito engraçado o carro e nesa altura fazer 100km comparando com os de agora é muito bom.
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grande maquina... até tem um volante igual ao meu...
já agora, com tanta bateria, para que serve essa que esta no compartimento do motor?
será para ligar a soufagem?
:laugh:
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Incrível... Tendo em conta a idade do carro e quando o mesmo foi lançado, como a tecnologia não foge muito a solução que há cerca de 3 anos anda para ai a ser comentada.
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Muito interessante sem dúvida ver que a tecnologia fantástica de hoje afinal já não é nova. Gostei particularmente do motor ser um "DB9". Soa a grande máquina britânica... um Aston Martin ;)
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Muito porreira esta versão do Clio, já tinha visto este carro numa reportagem da Sic há uns anos... O conceito é interessante (e não foge muito do actual, com a excepção das trocas de baterias), e para o dia-a-dia chega e sobra.
Uma pergunta um pouco indiscreta, caso possa responder... Por que valores ficou este Clio de abastecer por casa?
Cumps
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Sim este é de facto o mesmo clio da reportagem da SIC que vimos há uns anos.
Foi adquirido pelo ebay e julgo que o valor final (carro,transporte,matricula) aproximou-se dos 6.000€
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Até ficou por um preço acessível, enquanto não for preciso trocar as baterias é só poupar.
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RESTAURO DE RENAULT CLIO ELECTRIQUE DE 1997
Per Eklund's 1997 Renault Clio Electrique (http://www.youtube.com/watch?v=oGtbmNNbALw#ws)