Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: el_pibe em 11 de Janeiro de 2012, 15:26 pm
-
Boas, o meu irmão tem um clio II fase II 1.2, 16v.
No tapete do carro perto dos pedais, apareceu esta peça (fotos abaixo), que não sei de onde é, nem a sua função, agradecia ajuda
(http://img217.imageshack.us/img217/2388/fotografia0138.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/217/fotografia0138.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
(http://img715.imageshack.us/img715/3455/fotografia0141.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/715/fotografia0141.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
(http://img52.imageshack.us/img52/8396/fotografia0142.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/52/fotografia0142.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
-
Se não estou a ver mal isso é um Relé e não fusível. Funciona tudo normalmente?
-
O meu irmão disse que sim, não acende nenhuma luz no painel e parece estar a funcionar tudo normalmente...mas como andou pouco com o carro...
-
No compartimento dos fusíveis na parte do motor existe lá relés com esse feitio, agora bentro do carro assim á primeira não estou a ver de onde seja.
-
Os piscas funcionam? e os 4 piscas tambem? escovas?
-
O fecho central funciona?
-
sim, funciona tudo, o carro abre com o comando...
-
É testar tudo o que tenha comando eléctrico nesse carro, que alguma coisa não deve funcionar.
-
É testar tudo o que tenha comando eléctrico nesse carro, que alguma coisa não deve funcionar.
Ou então testar seguindo as indicações que apresenta na relê (3a foto) com um multímetro em continuidade para ver se faz tudo como deve de ser:
Deves ter um perne comum e o outro deve, sem alimentação fazer contactos fechados e abertos como apresenta na figura. Linha a cheio significa contacto fechado quando relê sem alimentação, linha a ponteado significa contacto fechado quando alimentado.
Testa isso pois pode ter sido alguma intervenção na marca com respectiva troca de relê e essa relê estar avariada e não ter caído, mas não a terem deitado fora.
-
esquece a palavra fusivel.
Micro-relay é a peça das fotos, costuma estar ligado (a dar funcionamento, entenda-se) a luzes e/ou buzina.
É uma questão de testar, mas como diz o carloscjm, costumam estar na caixa de fusiveis e relays no compartimento do motor.
EDIT: Também poderá verificar-se o que o Black Phoenix diz, por distracção após intervenção técnica, não ter sido enviada para o recipiente certo (leia-se caixote do lixo) e ficar caída no tapete....
-
Acho que já se sabe o que é, segundo ele os faróis de nevoeiro da frente não ligam, logo deve ser para isso, aquilo acho que encaixa por cima dos pedais, mas ainda não se testou, só logo quando chegar a casa, mas se for por cima dos pedais a peça acaba por cair porque hoje de manha testei e ficava tipo larga, com o tremer acaba por cair (isto se for do sítio que estou a falar)...
-
Acho que já se sabe o que é, segundo ele os faróis de nevoeiro da frente não ligam, logo deve ser para isso, aquilo acho que encaixa por cima dos pedais, mas ainda não se testou, só logo quando chegar a casa, mas se for por cima dos pedais a peça acaba por cair porque hoje de manha testei e ficava tipo larga, com o tremer acaba por cair (isto se for do sítio que estou a falar)...
podem os terminais estarem de tal forma "laços" que não o seguram... ;)
-
podem os terminais estarem de tal forma "laços" que não o seguram... ;)
e como posso "segura-lo"?
-
e como posso "segura-lo"?
epa 1º confirma se é mesmo desse sitio onde estão a encaixá-lo, se for e os terminais lá estiverem e continuar a não se segurar, tentem apertar os terminais de forma a segurar o relé ;)
-
ora, no interior, os clio's 2 fase 2 podem ou não ter relés.
Os unicos relés que um clio 2 fase 2 pode ter no interior são:
Relé de Farois nevoeiro
Relé de minimos para luzes de dia
Relé de médios para luzes de dia
Relé 1 lava-farois
Relé 2 lava-farois
(um relé maior e amarelo) bloqueador dos Vidros electricos traseiros
Como nenhum clio em portugal faz a função de luzes de dia de série (embora possa la ter os relés), e duvido que tenhas lava-farois de origem, por isso a única função que pode eventualmente faltar é dos nevoeiro.
Mas se por acaso o relé que caíu for das outras funções que o carro não tem mas tem intalação.... não fazem falta!
-
Ok, então deve ser mesmo dos faróis de nevoeiro, logo já confirmo e depois posto...o esquisito é aquilo estar por dentro do carro (perto dos pedais) e encaixa de baixo para cima, logo é fácil de cair...
-
O meu é um clio II fase II e já andei a ver por baixo e não encontro nada, e tenho faróis de nevoeiro :S
-
Ok, então deve ser mesmo dos faróis de nevoeiro, logo já confirmo e depois posto...o esquisito é aquilo estar por dentro do carro (perto dos pedais) e encaixa de baixo para cima, logo é fácil de cair...
Nenhum relais é fácil de tirar ou meter , se esse caí é porque as fichas de ligação estão dilatadas por aquecimento
Convêm ver 1º se depois de atracado no sitio faz alguma coisa funcionar
Se fizer alguma coisa deve-se apertar os contactos de novo e ver como está o resto das ligações , tipo a *massa* estar mal ligada
-
O meu é um clio II fase II e já andei a ver por baixo e não encontro nada, e tenho faróis de nevoeiro :S
e é a gasolina?se for tem uns encaixes por cima dos pedais no lado esquerdo, tens de te dobrar bem para veres...
Nenhum relais é fácil de tirar ou meter , se esse caí é porque as fichas de ligação estão dilatadas por aquecimento
Convêm ver 1º se depois de atracado no sitio faz alguma coisa funcionar
Se fizer alguma coisa deve-se apertar os contactos de novo e ver como está o resto das ligações , tipo a *massa* estar mal ligada
Pois, isso já não percebo bem, se estão dilatadas e como se deve apertar os contactos...
-
É a gasolina e sim é dos faróis de nevoeiro. Mas aquilo tanto para sair como para meter é preciso fazer um bocado de força.
-
Só se for no teu, no do meu irmão encaixa fácil e fica meio solto, a não ser que esteja a encaixar mal...até tem tipo dois encaixes, eu encaixo no do mais à esquerda...
-
Pois aquilo tem dois encaixes, mas num certamente os faróis não vão acender.
Se eu fosse a ti pegava nas dicas do scenick, porque aquilo não pode cair assim tão fácil.
-
Ok, não sei como se faz o que disse o scenick, mas vou tentar de alguma forma...como tu dizes, primeiro vou ver qual é o encaixe certo...
-
Boas, confirmo que a dita peça/ relé é referente aos faróis de nevoeiro frontais, a peça encaixa mais do lado direito, o mais perto dos pedais.
obrigado pelas dicas