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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Mendes em 19 de Janeiro de 2010, 21:47 pm
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Com a devida autorização deixo aqui um tópico que pode ser útil a alguém.
Viva,
Há uns meses comprei e instalei um fecho central universal no meu clio 1. Tirei algumas fotos e finalmente tive algum tempo disponível para colocar isto online. Espero que seja esclarecedor e qualquer dúvida, não hesitem!
Este guia tem 4 partes, Portas traseiras, Portas dianteiras, mala e passagem dos cabos.
1. Portas traseiras
Comecei pelas portas traseiras pois como ainda não tinha nenhuma experiência sabia que ía demorar mais e cometer erros. Portanto se estragasse alguma coisa não ficava com as portas da frente inutilizáveis.
Primeiro comecei por encontrar o melhor sítio para a pistola. Reparem que corri o vidro para baixo para não esquecer eventuais conflitos. De notar também que a pistola está paralela ao arame do puxador.
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral004.jpg[/url])
Marquei o ponto onde ía furar (a rosa). Ao furar cuidado para não acertar no vidro!
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral006.jpg[/url])
Já com a pistola instalada:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral007.jpg[/url])
Já com a pistola instalada, é altura de fazer a ligação com o arame do puxador da porta. Esta parte requer especial atenção pois um pequeno erro e vai um dos ferros incluídos no kit para o lixo...
É necessário dobrar o ferro da seguinte maneira:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral008.jpg[/url])
já com o ferro instalado e a porta pronta:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral009.jpg[/url])
A outra porta traseira foi exactamente a mesma coisa.
2. Portas dianteiras
Infelizmente desta parte não tenho muitas imagens. Queria instalar isto o mais rápido possível e acabei por não tirar fotos quase nenhumas, no entanto o que tenho fica aqui.
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/fechocentral001.jpg[/url])
posicionamento da pistola. é preciso ter especial atenção no posicionamento das pistolas frontais, porque temos de ter em atenção a quartela da porta. Inicialmente fiz a instalação de uma maneira que a quartela embarrava com a pistola. Tive de desmontar tudo e voltar a posicionar a pistola noutro sítio (este)
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/fechocentral002.jpg[/url])
já montado:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/fechocentral003.jpg[/url])
3. Mala
a mala:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral016.jpg[/url])
aproveitei um dos furos já existentes e fiz outro:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral018.jpg[/url])
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral019.jpg[/url])
O canhão da mala:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral032.jpg[/url])
Tive a seguinte ideia para colocar o fecho em funcionamento:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral031.jpg[/url])
já montado:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral034.jpg[/url])
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral033.jpg[/url])
4. passagem dos fios
Primeiro escolhi o posicionamento do módulo do fecho central (do lado esquerdo)
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral013.jpg[/url])
Depois passei metade dos fios por dentro do tablier até ao outro lado, incluido o fio da mala, pois o conjunto dos fios que vão para a mala é do lado direito.
Depois comecei a passar os fios por baixo da calha que existe na zona dos pés:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral015.jpg[/url])
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral021.jpg[/url])
ao lado do tubo da água:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral020.jpg[/url])
Depois disto, passar os fios para as portas é fácil. No entanto vou deixar aqui a minha opção para fazer a ligação entre carroçaria e porta:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral022.jpg[/url])
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral023.jpg[/url])
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral026.jpg[/url])
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral024.jpg[/url])
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral027.jpg[/url])
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral028.jpg[/url])
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/clio_fechocentral030.jpg[/url])
Este resultado agradou-me muito e além de ser funcional acho que também agrada ao olho.
Estes "tubos" são os usados nos ar condicionados. Compra-se no aki cerca de 1metro de tubo por uns 2€.
4.(2). passagem dos fios para a mala
A melhor maneira para fazer a instalação para a mala consiste em usar 2 fios que, no meu caso, se encontram inutilizados. Esses dois fios terminam exactamente no sítio onde instalei a pistola e começam no habitáculo, mais precisamente na mala, atrás da lâmpada de presença da mala.
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/ku990008.jpg[/url])
Depois de tirar o forro da mala:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/ku990003.jpg[/url])
Depois de tirar a capa de protecção:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/ku990004.jpg[/url])
é visível nesta imagem um fio verde (que na verdade é verde e branco). Ao lado do fio verde encontra-se um fio castanho e branco. Estes são os dois fios da ficha presente na porta da mala que se encontra inutilizada.
O procedimento agora é fácil. Basta cortar e ligar os dois fios provenientes do módulo do fecho central:
([url]http://i183.photobucket.com/albums/x232/paulo-m/fecho_central/ku990007.jpg[/url])
No final, é só ligar os dois fios à pistola da mala!
O que falta
1. a passagem dos cabos para ligação à bateria - Não tirei fotos
Cumprimentos,
paulo
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Muito bom DIY mendes... :grin:
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pelo facto de estarmos a proceder a alterações no servidor , é provavel que este topico se perca .
solicito que se isso acontecer o voltes a colocar para a semana sff
obrigado
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o homem e mecanico e ainda tem jeito pra bricolage ;)
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Muito em breve vou actualizar este tópico, vou por fotos de outra instalação, estou a instalar um fecho central, não é num renault mas é francês, por isso é parecido.
Vamos la ver se amanha fica pronto.
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Excelente tópico.
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Muito bom diy parabens
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Eu utilizei o mesmo metodo para instalar o fecho centralizado numa renault kangoo e sim senhora correu as mim maravilhas.
so nao liguei o aparelho aos piscas pk não sabia mas nao faz mal, o sistem funciona as mil maravilhas.