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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Viagra em 20 de Janeiro de 2012, 13:59 pm
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Bem pessoal, depois de andar a ver porque é que do meu lado não conseguia abrir o vidro do lado do pendura pareceu-me ser algum terminal que tivesse mais largo. Quando mexi um pouco no botão para um dos lados da ficha o vidro chegou a abrir.
Aqui o inteligente tirou os terminais para dar um aperto e veio a dor de cabeça. Não marquei mas tinha ideia das cores como estavam... Devo ter feito confusão e desde ontem que já lixei 4 fusiveis! Agora está desactivado até conseguir religar tudo.
Ainda tentei ver pelo lado do pendura e apesar de algumas cores serem iguais, do meu lado pelo menos tenho um fio com uma derivação para outro terminal do botão que é amarelo e no do pendura não existe.
Certo é que ambos têm 6 terminais.
Alguém tem o esquema dos botões? Qual a melhor forma de ver qual é que liga a qual? Com um multimetro será que daria para chegar lá?
Abraços
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Se tivesses feito um DIY da desmontagem tinhas fotos para te guiares. :laugh:
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Pois era... A questão é que quando me meto no carro esqueço o resto e além de que o móvel estava em casa pois ando a testar a ICS e estava a fazer o flash no PC...
Já era chato quando apenas só fechava agora nem uma coisa nem outra!
E o que mais me chateia é se as cores já não são iguais aos de outro Clio qualquer...
Agora qual a melhor forma de saber qual fio liga a qual contacto?
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Boas Nribeiro
O esquema sou ápaz de te arranjar , terei que ver... mas tenta o seguinte com um multimetro:
5 fios correcto:
1 2 3 4 5
* * * * *
fio p/ elevador massa minimos corrente fio para o elevador
directa directa
possivelmente o fio de corrente directa poderá fazer xanfro com o 1 ou o 5 .
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Boas cacoila. Sao seis fios pelo que vi. Ha um com shunt. Isto no meu lado mas o botão em si tem seis contactos e todos estão ocupados por fios. Agradeço imenso a ajuda. Um abraco
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Mas tu andas a refazer o sistema electrico completo do teu carro? lol. É só duvidas com fichas!
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Boas cacoila. Sao seis fios pelo que vi. Ha um com shunt. Isto no meu lado mas o botão em si tem seis contactos e todos estão ocupados por fios. Agradeço imenso a ajuda. Um abraco
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Ok se são 6 vê deste modo os dois mais ao centro são de corrente de minimos ( para iluminação ) e depois segues o resto.
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Por cores seria mais facil mas irei tentar cacoila.
E que com multimetro nao sei se me vou desenrascar...
Antes fosse FlipClio e ainda estava eu a pensar em comprar uma cablagem completa com sensor TPS e tudo e quando olhei bem para tudo o que vai desde a centralina ate ao resto desisti da ideia.
Tera mesmo de ir ao X quando puder.
Sendo assim o 3 e o 4 serão o de corrente de minimos. Massa será fio preto talvez não? Depois tenho um castanho, azul, amarelo com derivação que ligará a outro contacto no botão e um cinzento. O amarelo será então o de corrente directa?
Logo já imprimo isto para ver se meto aquilo a funcionar.
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As cores pode não bater certo.
Repara as cablagens são feitas por séries o que poderá haver divergências nas cores, caso contrário seria sempre igual dentro do mesmo modelo.
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Eu entendo caçoila...
Isto para quem perceba seria bastante fácil agora para mim... LOL
Abraços
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tipo .. uma pessoa mesmo não sendo profissional .. quando realizamos certos tipos de trabalho temos que facilitar a vida a nos mesmos criando esquemas e assim que nos ajudem durante o trabalho.
por exemplo olha aqui um bom exemplo do men_on_fire
(http://img9.imageshack.us/img9/9416/dscn1149b.jpg)
mesmo sendo uma ordem fácil foi tudo anotado
de futuro é melhor tentares ver isso, porque o simples acaba por ser uma dor de cabeça ..
quanto as ligações talvez amanha consiga te enviar as mesma .. :smiley:
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Eu devia de o ter feito sim mas como normalmente lembro-me bem da ordem das coisas e assim... É como numeros de telefone. Decoro com facilidade mas agora meti os pés pelas mãos.
De manhãzinha vou tentar fazer pelo esquema do caçoila se não conseguir fico a aguardar o esquema então.
Abraços
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procurei, mas não consegui encontrar um esquema disso
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Isto hoje foi lindo. Um amigo la conseguiu meter o botao do meu lado a abrir e fechar. Abria normal penso eu mas a fechar.... Que lentidao!
Ficou tambem trocado mas como estava com pouco tempo ficou assim. Lindo foi em caminho! Acendo os farois ou seja os minimos para depois passar para medios e o vidro comeca a baixar!!!
O briol que se apanhou no carro!!
Reparei tambem que o painel ou a luz deste se tinha ido!
Toca a tentar fechar o vidro, desforrar a porta e desligar a ficha e tirar o fusivel.
Para ter luz no painel foi so trocar um fusivel...
Tenho de ver com mais tempo aquilo. Tempo e coisa que nao tenho agora!
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:shocked: Isso tá aí qualquer coisa gravemente mal... É só circuitos que nada têm um a ver com o outro :huh:
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Pois tambem nao sei.
Mas na minha ideia, ao acender os farois ou neste caso mal se ligue os minimos acende paineis, chaufage, iluminacao dos botoes dos vidros, etc...
Dai que quando acendi os minimos tenha o vidro baixado... Alguem que perceba mesmo do assunto tem de me ver aquilo!
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Já sabes qual é o fio da iluminação do botao :P
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A meu ver se baixou o vidro ao ligar os minimos, teoricamente o que esta na extremidade do botao deve ser um dos que ilumina o botao e deve ter de ficar mais ao meio. Tenho de ver o esquema que o cacoila me deu mais acima. De momento estou no movel...
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man, tu és a comedia em pessoa, o teu carro é melhor que ir ao circo lololol
só vais descansar quando pegares fogo a isso :=)
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Nem mais Artur!!! LOL
E uma chatice andar com o vidro assim...
Mas esta certo o que aconteceu?
Os minimos estao ligados ao botao dos vidros?
Ou nao devia ter nada a ver?
Abracos
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Bem, com o multimetro vi quais os dois fios que acendiam ou tinham corrente ao ligar os minimos para assim iluminar o botao. A partir dai foi facil!
Agora ja bomba!!! Quem disse que ser persistente nao compensa!!!
Agora e arranjar um botao novo pois do lado do pendura sobe e baixa bem mas do meu lado subir o vidro e muito lento e ate chega a parar!!!
O caro Artur disse-me que era do botao por isso a ver se o troco. Ontem o outro gajo disse que era falta de massa no botao... Vou trocar a ver.
Abracos
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Pessoal só uma questão relativa a isto.
Meti aquilo a funcionar mas na altura meti um fusivel de 15 amperes ou 10 já não sei.
Sei que passado um dia ou dois rebentou. O que quero saber é se não houver curto o fusivel até aguenta e se rebentou é possivel que seja dentro do botão um curto já que penso que o fusivel foi-se depois de andar a carregar no meu lado para baixar e levantar o vidro do pendura. Dentro do botão pode haver curto?
Abraços
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verifica primeiro no manual qual a amperagem correcta do fusivel
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É de 30A Artur mas supostamente um fusível é para proteger em caso de curto. Caso não haja até um de menor amperagem pode lá estar. Penso eu que não percebo nada disto...
Acho que é o botão como disseste Artur. Dentro do botão pode haver curto? É que não o tenho usado e está a funcionar o vidro.
Abraços
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Eh colega espero que resolvas o teu problema mas essa cena fez-me rir.. Fazes-me lembrar aquela cena do Top Gear que eles ligam a buzina aos travões e sempre que se trava apita o carro.... AHAHAH
A ti sempre que acendes as luzes o vidro baixa....
Boa sorte no teu problema... Tenho horror a problema eléctrico...
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O fusivel nao funde apenas se houver curto. Mas se for um fusivel de 10A e tiver por exemplo um pico de 15A vai queimar o fusivel de 10A. Agora o que é preciso é perceber qual a corrente de pico que o funcionamento desse equipamento pode gerar. Precisamente por causa disso é que há os fusiveis de varias amperagens. É o mesmo que em casa teres um disjuntor de 15A, e se ligares os equipamentos todos lá em casa(tipo 2 aquecimentos, fornos, exaustores, etc) o disjuntor dispara porque passou a consumir mais que os 15A e a sensibilidade do disjuntor é para os 15A, logo ele vai disparar, o que não significa que tenhas um curto circuito em casa. Daí a referência do Artur para confirmares qual a amperagem correcta do fusivel no manual. Se no manual vem de 30A, é porque até 30A é considerado um consumo normal. Agora se continuar a queimar fusiveis de 30A... o problema já poderá ser outro.
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E manteres-te dentro do que o fabricante diz? Não? Acho que mais do que qualquer "técnico" ou qualquer opinião aqui escrita, se calhar quem é dona da razão é mesmo o fabricante.
Por outras palavras... Se o manual diz que é 30A, porque não seguires isso? :shocked: Isso é que eu não consigo compreender...
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Obrigado pelas explicacoes. Ja la esta um de 30. Apenas coloquei com menos porque nao tinha nenhum na altura e o pessoal gosta sempre de abrir um bocado o vidro...
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