Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: JPCAB em 22 de Janeiro de 2012, 13:44 pm
-
Alem do meu megas a gasolina também tenho um Nissan QQ 1.5 DCI de 2010..estou muito satisfeito com ele, com o comportamento do motor de uma forma geral excepto com esta "lag" que me surge em especial na passagem de 1ª para 2ª velocidade ou as vezes na redução de 3ª para 2 velocidade..o carro sofre um atraso na aceleração e só reage alguns segundos depois..
A Nissan já me disse que é normal e é devido ao funcionamento da válvula EGR.
Os vossos meganes, scenic´s e lagunas tambem sofrem este sintoma? em especial com esta motorização de 110 Cv?
Normal ou não não deixa de ser um grande defeito..para mim ate não porque devido à utilização que lhe dou não é muito enervante mas já estive em cidades montanhosas como Castelo Branco e ai nota-se bem os inconvenientes desta lag obrigando-me a andar em 1ª muitas vezes
Cumprimentos a todos
-
é normal esse lag nos motores 1.5 dci de 110cv e nos novos 1.6 dci . o porque não o sei, mas todos os que conheço fazem um pouco isso, principalmente abaixo das 1800rpms
-
Amigo eu tenho resposta oficial da Nissan a dizer que essa lag é da valvula EGR.
Já me habituei a ela e agora surge menos vezes mas confesso que tenho muita curiosidade em ver se os novos 1.6 dci já resolveram isto e acredito que sim. Infelizmente neste tempos negros que temos pela frente nem pensar em mudar. Pensar em manter já é bom.
Bem mas ao menos sei que não é defeito só do meu.
-
o 1.6 DCI também faz este poço ou lag??
-
é normal esse lag nos motores 1.5 dci de 110cv e nos novos 1.6 dci . o porque não o sei, mas todos os que conheço fazem um pouco isso, principalmente abaixo das 1800rpms
exacto... e é um lag bastante acentuado... eu quando andei com a 1.6dci em Castelo Branco, e uma vez que o user refere a cidade, quando ia para subir a ponte da carapalha por exemplo, devido a não ir a arrancar engrenava sempre 2ª e lá ia ela a pastelar até atingir as 1800rpm, a partir daí disparava que nem bruta... é estranho realmente :S
-
No Megane III que tinha-mos cá em casa ele também fazia, nos primeiros dias andava-se assustado com aquele barulho o carro com 1 dia já fazia aquele barulho, o carro foi para a renault e disseram que era comum naqueles motores fazer aqui, o Megane III faz mais ou menos a partir das 1.800rmps até as 2.000rmps...
-
o mau não faz barulho....a sensação é a mesma de quando se mete uma velocidade superior por engano...o carro simplesmente não desenvolve.
Por exemplo no inico de uma subida mesmo ligeira arranco em 1ª....meto a 2 vel e la parece a lag...as vezes reage outras vezes tenho que meter mesmo a 1ª....tenho que puxar muito bem pela 1ª vel para não acontecer mas claro que em certas situaçoes não na para fazer isso...Tambem acontece a reduzir...vou em 3ª deixo o carro desacelerar sem deixar parar..meto a 2ª...nada.
È irritante por vezes...a 1ª vez que me aconteceu fiquei atrapalhado ate, pois tinha carros atrás de mim e não sabia o que tinha feito de mal.
-
Isso é absolutamente normal. A caixa de velocidades é super longa, tem um turbo grande...
Querem milagres??
-
Milagres não sei não sou perito em mecânica...mas se das a entender que só com um milagre se resolveria isto então não não queremos.
Mas estou surpreso de saber que o 1.6 também tem esta lag. So lagunas é que já trazem esta motorização alem dos Nissan penso eu?
Nota: como se edita um tópico aqui neste forum?
-
Nota: como se edita um tópico aqui neste forum?
Não podes alterar o tópico sem ser membro privilège.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1567.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1567.0)
-
Isso até se nota, apesar de em menor escala, no dCi de 90 cv. Morto até às 1700 rpm e de repente acorda.
Para mim foi apenas uma questão de me habituar à coisa e sem dramas.
E atenção que isto não é característica apenas dos motores Renault a diesel.
-
Digam-me uma coisa...em especial para o motor DCi 1.5 de 110 Cv....vocês que já o têm há algum tempo...sabem se existe alguma actualização do software da centralina para este motor que resolva ou atenue este sintoma?? evidentemente homologada\oficial pela Renault?.È que neste momento estou com informações contraditórias por parte de dois concessionários...um diz que há que existe, outro diz que não...também já escrevi á Nissan e estou á espera da resposta oficial deles...
Alguem sabe se existe essa actualização para estes motores?
-
Bem acabei de ser chamado pela Nissan para actualizar o software do meu carro confirmando que existe uma actualização com o objectivo de melhorar este sintoma.
Estou agora no processo de testar mas para já parece que resultou.
Não sei ate que ponto isto pode ser útil para quem tiver este motor nos renault (apesar de ser o mesmo pode haver diferenças)..de qualquer maneira fica aqui a informação.
-
um repro fica bem melhor, e a pegar mais cedo..
-
Bom desde que homologada pela marca como foi o caso, não tenho nada contra
-
Isso é absolutamente normal. A caixa de velocidades é super longa, tem um turbo grande...
Querem milagres??
Exacto.
Na minha 2.0dci tambem acontece o mesmo até á 3ª velocidade.
Numa subida ingreme se nao puxar bem a 1ª fica a pastelar em 2ª até chegar ás 1500 RPM's.
E em 2ª para a 3ª igual.
Entao se estiver a entrar num cruzamento em 2ª ou 3ª abaixo das 1500, nao posso confiar no arranque, senao levo com alguem em cima...
-
Bom desde que homologada pela marca como foi o caso, não tenho nada contra
mas mts stands´s ou agentes oficiais recorrem a reprogramadores "outside", será que a marca homolga? ;)
-
reprogramaçoes homologadas?? lool
-
Mas se o "problema" (ou feitio) é da EGR a solução é fácil e super barata, tapar a dita... problem solved. :spleep:
-
A EGR nao vai alterar a maneira do turbo funcionar.
Se o turbo leva tempo a encher a unica soluçao é colocar um turbo mais pequeno mas depois outros problemas se "alevantam"...
-
Repro! e fica muito mais agradavel e a pegar mais cedo..
-
A EGR nao vai alterar a maneira do turbo funcionar.
Se o turbo leva tempo a encher a unica soluçao é colocar um turbo mais pequeno mas depois outros problemas se "alevantam"...
O colega disse isto:
Amigo eu tenho resposta oficial da Nissan a dizer que essa lag é da valvula EGR.
Ao que eu disse que se o problema é da RGR é fácil de resolver, tapa-se.
Quanto ao turbo ser grande, não sei, talvez seja, a minha limitação neste campo confesso ,é conscientemente grande, mas pensando um pouco devo dizer que quando se tapa a EGR melhora-se precisamente a resposta em baixas, ou pelo menos a haver melhorias notórias elas são precisamente em baixa rotação, e digo-o por experiência própria que fiz isso na minha carrinha.
Relativizando um pouco a questão do turbo deverá estar ligada certamente a todas as tubagens e Intercooler certamente, que estarão dimensionados para o turbo em questão e que serão igualmente grandes, digo eu.
De resto e como disse esse problema está resolvido na minha carrinha, atendendo ao motor que é claro.
Já andei num Qashqai e devo dizer que nota-se mais a falta de força, mesmo com uma caixa com um raport bem mais curto.
-
Ha aqui pessoal a rir quando disse que a actualização de software que fiz foi oficial da Nissan Portugal... onde está a piada? expliquem-me la.
-
Não sei, mas já não é o primeiro a falar nessas ditas reprogramações "oficiais" a pedido do cliente, ao que parece alguns representantes oficiais também andam a vender cavalos (chevaux mais concretamente) para os seus bólides franceses e ainda por cima como se fosses coisas autorizadas pela casa mãe.
Supostamente as únicas reprogramações oficiais da casa mãe são mesmo obrigatórias regra geral, aparecem nas folhas de serviço aquando das revisões programadas e não são a pedido do cliente, estas chamadas OTS são para corrigir defeitos ou melhorar um ou outro comportamento ou durabilidade, acho que é por isto que o pessoal tende a soltar umas gargalhadas quando se fala em reprogramações oficiais que de oficiais não têm nada, mas corrijam-me se estiver enganado.
-
primeiro há que diferenciar "termos" utilizados
- vulgo repro : remapeamento da centralina, ou seja, editar o ficheiro / gestão eletronica do motor e colocar novos dados, produzindo se um ficheiro para cada carro, conforme gosto do cliente ( há quem o utilize para vários carros , mas vamos defino los o mais simples possivel )
- Repro oficial da marca : nada a ver , é um mapa de injecção novo que pode tambem mexer em mais parametros e igual para todas as viaturas , normalmente feito após novos dados de utilização e a marca produz uma ots para as viaturas de fabricação de X a Y com a finalidade ou intuito de corrigir algo menos bem ou "mal"
resumindo , de repro ( oficial ) bnão tem nada , tem sim a função de actualizar parametros , podendo ou não alterar para mais ou menos performance
posto isto , acho que os "termos" utilizados ficam "esclarecidos"
-
Isto pode ser uma das solução.
http://www.racechip.de (http://www.racechip.de)
-
LoL, esquece isso ;) isso são as famosas BOX para enganar a centralina. e o que mostram aí nos graficos de potencia é uma comédia ;)
A fazer é uma reprogramação por alguem que perceba da coisa e faça um mapa à nossa medida e não um genérico :)
cumps
-
primeiro há que diferenciar "termos" utilizados
- vulgo repro : remapeamento da centralina, ou seja, editar o ficheiro / gestão eletronica do motor e colocar novos dados, produzindo se um ficheiro para cada carro, conforme gosto do cliente ( há quem o utilize para vários carros , mas vamos defino los o mais simples possivel )
- Repro oficial da marca : nada a ver , é um mapa de injecção novo que pode tambem mexer em mais parametros e igual para todas as viaturas , normalmente feito após novos dados de utilização e a marca produz uma ots para as viaturas de fabricação de X a Y com a finalidade ou intuito de corrigir algo menos bem ou "mal"
resumindo , de repro ( oficial ) bnão tem nada , tem sim a função de actualizar parametros , podendo ou não alterar para mais ou menos performance
posto isto , acho que os "termos" utilizados ficam "esclarecidos"
Não percebi bem o que disseste...então neste caso..o que foi? eu tenho registado a intervenção dizendo o problema...a causa (software desactualizado) e a solução (reprogramação).
Nota:
1- tenho a dizer que para já parece-me que resultou...penso estar muito melhor ainda não senti a "lag" e todos os outros parâmetros do carro me parecem normais, nomeadamente consumos.
2- A Nissan Portugal (marca) foi informada da intervenção do concessionario