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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: grego em 24 de Janeiro de 2012, 02:47 am
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Boas,
Para primeiro tópico, vou tentar ser breve.
Tenho uma Laguna Break 1.9dci de 2003 com 164000km.
Foi comprada há 1 ano com 128000km e para mim e para a minha rainha, é o nosso sofá com rodas!
Tudo corre bem mas há alguns detalhes/dúvidas que pretendo colocar neste fórum ao longo do tempo.
Para já, o mais irritante:
Há algum tempo que se manifesta uma vibração estranha. Não se sente no volante nem no habitáculo por forma de vibração, mas sim por um zoar… Passo a explicar:
Quando a rolar, ouve-se no interior esse zoar com intensidade constante. Manifesta-se no tablier (parece que tem um rádio em AM lá dentro e aumenta com o escalar de rotação) e quando abro os vidros tanto do condutor como do pendura, o que ouço é o idêntico a (preparem-se!) um moinho de vento dos miúdos com uma roda dentada e uma palheta plástica a fazer um irritante rrrrrrrrrrrrrrrr… Esquisito, mas é mesmo assim! Este barulho é muito claro quando em AE quando encostado ao separador central, especialmente se for de betão.
Esquisito também o facto de não se manifestar sempre à mesma velocidade, podendo ser entre os 70 e os 120km/h. Outra coisa que influencia isto é o vento: quando há rajadas de vento, a intensidade varia, acontecendo o mesmo quando em AE fico no cone de vento de um carro maior, por exemplo (já agora, aquelas Sprinter enormes andam nas horas!!!) :laugh:
Quando o barulho se manifesta, este mantém-se inalterado quando: ou embraio, ou oscilo o volante, ou a fazer uma curva ou mesmo quando reduzo velocidade (por travagem ou desaceleração normal e até atingir aquilo que já chamo “velocidade mínima de ruído”, que depende do dia…).
Já mudei os rolamentos da frente na esperança que fosse disso… e nada!
Curiosidade: tive hipótese de suspender só o trem dianteiro numa oficina de um amigo, “rolei” com e sem pneus, em todas velocidades e em todas as mudanças, a oscilar a direcção e… NADA! NEM UM BARULHINHO!
O barulho é da frente (podia colocar-se a hipótese, pois só suspendi a dianteira e não tinha disponível uma bancada para rolar tudo) pois esse amigo disponibilizou-se para rolar no carro dele ao meu lado e identificou como sendo claramente da frente, embora não consiga perceber se vem de dentro, da esquerda, da direita, de cima… Enfim!! :shocked:
Desculpem a extensão da mensagem mas quis dar o máximo de pormenor à coisa para ver se alguns de vós conseguem identificar ou, pelo menos, orientar uma possível causa/solução para o problema.
Alguém me pode ajudar com isto? O que se passa com o meu sofá???
Saudações Renaultianas
Grego
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Será que os pneus não estão ovalizados?
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Penso que não.
Alinhou e calibrou há cerca de 1000kms.
Mas o zoar já lá estava quando meti 4 novos há 8000kms. Foi a primeira "acção correctiva" que fiz...
Cumprimentos
Grego
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E as jantes não estão empenadas?
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Quando fiz esta operação, essa hipótese foi descartada.
As jantes estavam boas e até agora não levaram mau trato.
Sou o único condutor do carro e ando muito em AE.
O que mais me intriga é que o barulho se altera por influência do vento. A velocidade em que faz barulho não é sempre a mesma e como disse no thread inicial, quando há rajadas também se altera.
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Bem conforme o vento ??? hummmm será que não falta quaisquer borracha de isolamento e faz entrada de ar. Ou sentes mesmo vindo do eixo dianteiro ?
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Não será o espelho retrovisor? Nos Toyota Yaris é normal ouvir uma zuada vindo do espelho retrovisor (que se ouve dentro e fora do carro) devido ao vento passar entre o plástico que segura o espelho ao carro e o espelho em si, móvel.
Experimenta com fita-cola de pintor tapar a folga do plástico do espelho para veres se não será dai.
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levou algum para brisas recente ?
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É um rolamento a dar as ultimas...
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É um rolamento a dar as ultimas...
Caro francisco isso é leitura na diagonal e muito rápido..... lolll
Lá para trás o user criador do tópico já tinha referido que por despistagem de hipoteses já colocou os 2 rolamentos da frt
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e se não é da frente é o de tráz, e tinha um mecânico que dizia e aconteceu que quando o barulho vem da esquerda então o rolamento a dar as ultimas é o da direita.
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Caro francisco isso é leitura na diagonal e muito rápido..... lolll
Lá para trás o user criador do tópico já tinha referido que por despistagem de hipoteses já colocou os 2 rolamentos da frt
:) eu reparei, o Enter é que foi mais forte que eu. abraço
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Não será o espelho retrovisor? Nos Toyota Yaris é normal ouvir uma zuada vindo do espelho retrovisor (que se ouve dentro e fora do carro) devido ao vento passar entre o plástico que segura o espelho ao carro e o espelho em si, móvel.
Experimenta com fita-cola de pintor tapar a folga do plástico do espelho para veres se não será dai.
Também já experimentei não com fita de pintor mas com a mão mesmo! Eu e a dama com um frio de rachar com as mãos a segurar os retrovisores...
levou algum para brisas recente ?
Não consigo apurar isso, Artur. O que é facto é que já pedi na oficina onde costumo fazer manutenção para que verificassem isso e dizem-me que está tudo bem. Para além disso, o barulho em questão é mesmo da parte da frente e não do vidro, hipótese confirmada pelo meu amigo que rolou ao meu lado no carro dele.
e se não é da frente é o de tráz, e tinha um mecânico que dizia e aconteceu que quando o barulho vem da esquerda então o rolamento a dar as ultimas é o da direita.
Caro Francisco,
Poderia ser uma questão de lateralidade, mas isto é mesmo da frente do carro. Não há zoar audível do exterior que tenha origem na traseira do carro, pelo menos à vista desarmada... :wink:
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Pessoal,
Fiz ontem um video (telemovel) em que se nota claramente o barulho que se ouve no interior do carro.
Já tentei fazer upload pelo imageshack e pelo photobucket mas não reconhecem o ficheiro. Está em formato 3GP... :huh:
Ia permitir que percebessem melhor o problema.
Alguma sugestão? Não sou nada craque nestas coisas de uploads e não sei o que posso fazer.
Cumprimentos
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Youtube?
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Obrigado, Megatron! :lamp:
Da parte da tarde já trato disso.
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Cá está, pessoal!
Laguna Break 1.9dci com vibração 1 (http://www.youtube.com/watch?v=HCIimRx-G9o#)
Este primeiro dá para perceber o efeito dentro do carro.
O que se segue, mostra bem o que digo quando me parece que o ar influencia o zoar. Saindo de trás do camião com velocidade constante de 110Km/h.
Laguna Break 1.9dci com vibração 2 (http://www.youtube.com/watch?v=ZdYto4MSnD0#)
Infelizmente, não é perceptível o rrrrrrrrrrrrr que se ouve de fora quando se abrem os vidros...
Espero que clarifique qualquer coisa para me poderem dar opiniões...
Grego
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O barulho parece vindo do motor, nao teras algum apoio do motor desgastado e com o rolar ele ganha vibraçao?
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Isso parece algo a roçar em plasticos...
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Esta vibração que se ouve mais nítida dentro do carro "passa" através do tablier. Quando o tablier não faz o barulho, fica a tal zoeira que se percebe no 1º video quando embraio. Baixando a rotação, e se for de um apoio, este zoar mantinha-se?
Desculpem as perguntas, mas gostava mesmo de tentar perceber e aproximar-me de uma solução com malta mais habituada a discutir este tipo de assunto.
Obrigado desde já. :wink:
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eu pensei na borracha da porta, mas a que isola o vidro, ou algum plastico solto,tipo a forra de baixo do motor ou na cave de roda.
Dá uma vista de olhos, se não for pelo menos vais descartando possiveis pontos.
Edit:
Só agora me lembrei...nas lagunas é caracteristico aparecer um barulho desses, na caixa do filtro de ar, todos os lagunas que tenho visto fazem isso, incluindo o meu, e basta colocar uma esponja á volta da caixa do filtro de ar!!! E adeus barulho.
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É muito complicado tirar o para choques da frente deste carro?
E se for uma tarefa acessível ao comum dos mortais (eu, portanto!), haverá algum problema em andar uns Kms sem ele para tentar perceber um bocado mais? Desta forma, também poderia ver se está alguma coisa menos bem presa naquela amalgama de plásticos...
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Só agora me lembrei...nas lagunas é caracteristico aparecer um barulho desses, na caixa do filtro de ar, todos os lagunas que tenho visto fazem isso, incluindo o meu, e basta colocar uma esponja á volta da caixa do filtro de ar!!! E adeus barulho.
Está já isolada, urui. Foi também uma "acção correctiva" a par de trocar pneus, rolamentos, etc.
Mas sim: fazia um cagaçal descomunal! :rolleyes:
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com o carro parado vira a direção e vê os plasticos das caves de roda. O para choques em si é uma peça unica, mas podes ver o plastico preto á frente por baixo que agarra ao para choques.
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Isto é quase sem dúvida algo que está solto no carro.
Ainda para mais "aumenta" quando as rotações e a velocidade aumentam.
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Para tirares o pára-choques, vê este tópico: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6761.msg126329#msg126329 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6761.msg126329#msg126329)
Digitalizei a página do manual haynes onde explica a operação de retirar o pára-choques frontal. Se entenderes razoavelmente inglês, tens as instruções para o fazer.
Abraço,
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Obrigado.
Quanto à melhor maneira de tentar identificar a questão e perceber o que é que está solto? Parece-vos acessível tirar o para-choques e com isso ficar com acesso "previligiado" aqueles plásticos todos?
Os plásticos das cavas também vão ser vistos já hoje à tarde.
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O que está solto não sei.. e não ligues muito ao que digo.. ainda não comprei uma Laguna.. ando indeciso.. e à procura de um bom negócio.. :P
Pode ser um fio que esteja a bater numa peça móvel.. um sensor.. ou qualquer coisa do género.