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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: crazy_clio em 30 de Janeiro de 2012, 15:42 pm
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Boas Tardes :police:
Adquiri recentemente um Clio 1.2 8v Be Dop de 1995 (versão 3 portas). Gostaria de saber como o carro se comporta na geral, incluindo Consumos, velocidade, cuidados especiais a ter com o modelo e o oleo que ele consome.
Obrigado!!! :afro:
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Boas
Tenho um igual mas a Gpl. Compreio com 120kkm e neste momento tem 180kkm.
Óleo um 10w40 semi-sintectico e faz 20kkm entre mudas e consome um terço da vareta.
Consumos a gasolina não sei mas a GPL faço medias de 9.
Até aos 140 vai bem, depois mais lento e a forçar. Já deu 180...lol...mas não dá muita confiança... :assobio: :assobio:
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Tenho um 1.2 tamém sem ser a GPL, e a nivel de performance é como o user antão disse. Até aos 140 chega lá bem, a partir daí desenvolve muito devagar até aos 160, se tiveres paciencia ainda é capaz de chegar até aos 180... LOL.
Mas 160kms/h é onde considero a velocidade máxima dele.
Quanto a consumos ando á volta dos 6L/100, consumo misto. A fazer estrada só, já fiz 5.2-5.7L/100...
Prego a fundo já fiz 9L/100. Mais que isso até hoje ainda não consegui...
Se quiseres tens aqui o consumo médio do meu carro: http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html (http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html)
De resto é um bom carro! Ando a usar óleo 100% sintéctico, 5w-40, e já levo 335.000 kms, sendo 230.000, só neste motor.
São motores fiáveis e muito baratos de fazer manutenção. Alguma avaria? Vai á sucata! Clios não faltam... São quase "dados"!
Cumprimentos e alguma coisa, dá uma olhadela aqui http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7780.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7780.0) :grin:
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Consumos do meu são á volta de 10 ou 11. Ainda não sei bem... :laugh:
Certo é que pelo menos eu não preciso de um penhasco para dar 180. Desde Torres Novas até Lisboa deu isso. 160 é o normal dele e já é demasiado!
A descer os Cabos D'Ávila também já deu 180... Epá, não é um carro de grandes performances. Mexe-se bem e pelo menos a mim já me meteu de sorriso de orelha a orelha. Ainda ontem a descer A5 antes do viaduto Duarte Pacheco um A3 dos antigos teve de sair da minha frente e já ia em 5 quase em red line a 180! :evil:
Isto porque ele quando teve estrada aberta já estavamos a descer e a descer todos os Santos ajudam! LOL
Manutenção barata e é um carro para ir andando não para andar! Ir do ponto A ao B. O meu parado nunca ficou e já apanhei muito carro topo de gama encostadinho!
Portanto, estima-o mais do que eu estimo o meu e bons km!
Abraços
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Não me estava propriamente e referir a descer... :laugh: A descer já dei 190 e não dei mais, porque para além de ter sido o maior susto da minha vida (perigo esta velocidade nestes carros...) o carro começou a entrar na red line e tive de largar o acelerador.
Cumps
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Também tenho um Be Bop (de notar que é apenas a versão de equipamento) com o motor 1.2 E7F.
A nível de consumo não é referência, requer algum cuidado, principalmente em cidade. Viagens em AE a cerca de 100/110Km/h podes contar com menos de 6L. Em cidade é relativo, mas 7 ou 7,5 é comum o meu fazer. Podes consultar o registo em http://www.spritmonitor.de/en/detail/384672.html (http://www.spritmonitor.de/en/detail/384672.html)
Em relação ao carro em si, e comparando com o mesmo segmento da época, tem algumas vantagens. É confortável a nível de suspensão e bancos, a direcção é boa e vira bem, apesar de adornar como os outros, resumindo para viagens médias/longas é um bom carro. Tendo em conta que é a versão Be Bop, o volante é muito bom (igual aos das versões desportivas).
A nível de velocidade não há muito a dizer, afinal é um 1.2 com 60cv. No entanto é perfeitamente possível fazer uma viagem a 130Km/h constantes com 4 pessoas se a estrada for plana. Em subidas é preciso usar a caixa obviamente. Os incovenientes são o ruido do motor e de rolamento. Com base nas várias viagens que fiz, a velocidade mais confortável anda em torno dos 100/120Km/h. Ultimamente tenho apostado mais nos 100 devido aos consumos.
A nível de manutenção, pode dizer-se que é dos mais baratos a par com os Puntos. O meu tem "as revisões" em dia, e já levou algum material extra como junta da cabeça e companhia. No entanto, como tenho um amigo mecânico, a mão de obra é próxima de zero. A nível de material, o truque é arranjar apenas dois fornecedores: uma loja de peças decente onde comprar material novo, principalmente componentes do motor/mecânica e uma sucata para o resto.
@FlipClioI
Excelentes consumos! Algum truque para poupar, ou os percursos são maioritariamente AE/via-rápida? Agora no inverno é complicado baixar dos 7L, mas também faço uma boa parte dos KM em cidade.
A nível do óleo: podes indicar se notaste diferenças após utilizar o 5W40? Eu utilizo 15W40 (mineral) pelo preço: é o que o meu mecânico amigo utiliza e por vezes nem me leva nada na muda. No entanto, temo que aumente um pouco os consumos principalmente no inverno, devido à graduação a frio.
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o óleo que usas tem alguma diferença. Principalmente para o intervalo entre revisões. Tudo depende dos kms que faças por ano. Mas, vou-te dizer por experiencia propria que óleo 5w-X deixa-te o motor um pouco mais solto.
De resto o meu truque, a nivel mecanico é só o óleo, Velas de 2 polos (aproveita melhor o processo de combustão e a gasolina injectada por cada ciclo) e filtro de caixa k&n. De resto uma vez por ano, no verão ponho um deposito de Gas. 98 só para limpar...
A nivel de condução... É aproveitar as descidas e nessas alturas não acelerar :laugh: De resto, de vez em quando, também abro a guela ao chaço, mas mais nada. Ando normalmente dentro dos limites de velocidade (excepção na cidade que normalmente ando mais perto dos 70/80...) cof cof :laugh:
Cumprimentos
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Tive um Beebop de 96 que não me deixa saudades nenhumas.
Em plano era um bom carro, seguro, eficiente e fiável. A nível de consumos não era exagerado e nunca me deu problemas de mecânica. Tive-o de 2001 a 2005.
O problema eram as subidas. Raio do carro não tinha força nenhuma. A mais de 45º só sozinho e mesmo assim em 1ª com acelerador ao fundo. Várias vezes a minha esposa teve de sair do carro porque ele não tinha força nenhuma. Era uma vergonha ver Fiat Pandas com 800cm3 subirem a vereda com facilidade e o meu ali a ruminar. Caso tivesse de parar numa inclinação para ceder passagem, nada a fazer; era descer em marcha-atrás e voltar a tomar impulso. Uma autêntica vergonha.
Espero que o teu seja bem melhor que o meu...
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Esse carro deveria ter algum problema então.
Tive um beebop de 1994 e mesmo em férias, que é normalmente em serras, passando por grandes subidas e afins, nunca foi preciso tal coisa. Alias, nem com o meu Ex 106 1.0i de 50cv :)
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Guess o carro tinha algum problema grave, eu recordo-me de uma viagem ao Douro no meu saudoso DQ em que lhe meti 400kg batatas mais 100 litros de vinho e o tipo subiu aquilo tudo em segundo com uma enorme genica, e o carro na altura ja tinha perto de 160mil km e para quem conhece a estrada de Amarante Régua Via Mesão Frio sabe que subidas é o prato do dia.....
Digo-te mais até, ele ate tinha mais força em certos regimes que o meu clio II....
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Há 20 anos mais ou menos tive eu o R5 de 998 CC e fazia qualquer subida com 3 a bordo sempre em 4º , tipo embalar e subir os Cabos D'Avila , se tivesse de abrandar lá metia 3ª e seguia bem
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Pois o meu fartou-se de andar em mecânicos, inclusivé na Renault e nunca lhe deram "genica"
Meti filtro de ar, velas de 2 pólos, escape de "rendimento" reduzi o perfil dos pneus mas subidas não eram com ele.
Tinha um amigo na época que tinha um Luna comprado novo no stand que tinha o mesmo defeito; o RN do enteado dele que já contava com mais de 70.000km, por outro lado subia a mesma rampa de casa que devia ter mais de 65º com paragens pelo meio e nem tremia.
Carros assim preguiçosos para a Madeira não servem mesmo...
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E eu que já vi muita coisa na vida acredito em ti , dou-te o exemplo de 2 Toy****tas 1.2 12V comprados e levantados no mesmo dia já lá vão uns bom anos e um picava os 170 e o outro nunca passou dos 120/130 tanto que ao fim de 6 meses foi devolvido e o que veio como compensação andava demais.
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O meu nao me posso queixar. Cabos D'Avila faco a 110 em quarta. Epa, gasta muito para um 1.2 e devido a certas coisas cheguei ao ponto de meter o carro no cacoila afim de descobrir o que causa o desligar por vezes...
Por acaso os Toy eram Yaris?!
Foi o carro que andei a tirar a carta e vai la vai! Andam para caramba!
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