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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: drummer em 04 de Fevereiro de 2012, 12:12 pm
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o turbo do motor 1.5 dci 85cv e fixo ou variavel???
e que andei a pesquisar e apareçe informaçao que o turbo e de geometria variavel! pensava que era so nos 105 que tinha
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É variável
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entao o meu 85 de 2007 e variavel?
obrigado pensava que era fixa!:)
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penso que a geometria seja fixa, a centralina é que já esta preparada para trabalhar com turbos de geometria variável...
corrijam-se se estiver enganado ;)
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O do 85 é fixa. O do 105 é que é variável.
Abraço
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exactamente...Geometria fixa!
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Então já não sei.
O do meu vizinho é um megas de 2006, 1.5 dci 85CV van e a conclusão que chegamos à uns dias atrás (segundo o técnico) era variável.
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Então já não sei.
O do meu vizinho é um megas de 2006, 1.5 dci 85CV van e a conclusão que chegamos à uns dias atrás (segundo o técnico) era variável.
Estranho. Mas pelo que me disseram, sente-se as diferenças.
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O meu é de 80, mas ao que sei é fixa.. mas é possivel mudar para variavel como qualquer carro. :tongue
Mudar turbo, e programar.
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O mecanico que disse que o 85 é variavel nao percebe nada de dci's
No 1.5 dci só o 100 e o 105 cvs tem turbo geometria variavel
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Provavelmente e peço desculpa se induzi em erro.
Mas há motores de 85CV com geometria variável de serie. Um dos exemplos é o novo clio III break.
Ou estarei enganado novamente?
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O mecanico que disse que o 85 é variavel nao percebe nada de dci's
No 1.5 dci só o 100 e o 105 cvs tem turbo geometria variavel
Exactamente =)
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O mecanico que disse que o 85 é variavel nao percebe nada de dci's
No 1.5 dci só o 100 e o 105 cvs tem turbo geometria variavel
Exactamente!
O meu é de 80, mas ao que sei é fixa.. mas é possivel mudar para variavel como qualquer carro. :tongue
Mudar turbo, e programar.
É quase isso... no entanto falta o outro quase... lol Até podes colocar o turbo e reprogramar, mas não será só isso para ficar a trabalhar a geometria. E nunca é igual a ter a geometria original.
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dass já admiti que estava errado, não batam mais velhinho nem no mecânico... porque na realidade não fazem a mínima ideia que turbo é que ele tem ali... Como já foi dito é possível meter lá o menino...
e o pintinho piu...
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É possível pois, tanto que está para ir para o meu Clio dCi 65cv um kp39b do 1.5 dCi 105cv de geometria variável. No entanto precisa de levar "acessórios" que façam a gestão da geometria... Foi apenas isso que quis dizer. Não é chegar, apertar ao sítio e reprogramar. Acho que é importante referir estes pormenores para a malta não ler as coisas e ficar "enganada".
Abraço.
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Eu por acaso escrevi baseado no que li, e não fazia ideia dos acessorios! Sempre a aprender :tongue:
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É para isso mesmo que a malta responde, para corrigir ou complementar :D
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Pois eu também escrevi baseado no que li e ouvi :laugh:
Por exemplo no site da millenium bcp (lol)
"O preço do Twingo Diesel mantém-se, e na versão Dynamique S parte dos 15 800 euros. Mas? porque é que não havia de se manter? Bem, é que a partir de agora o Twingo dCi despediu-se dos 65 cv e chegou ao «novo» patamar de 85 cv. Veio o turbo de geometria variável, o intercooler e o débito final da nova curva de potência conta com mais 20 cv."
cockpitautomovel
"PREÇO, desde 20600 euros MOTOR, 1461 cc, 8 V, 85 cv às 3750 rpm, 200 Nm às 1900, turbo-compressor de geometria variável, intercooler, common rail CONSUMOS, 5,2/4,0/4,4 l (cidade/estrada/misto) EMISSÕES POLUENTES 117 g/km de CO2"
Chegaram a ler o tópico inicial, é que nem se preocuparam em saber de que carro se trata... Também não quero "enganar" ninguém...
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Nos outros carros não sei mas no Clio ponho as minhas mãos no fogo em como é fixa.
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o segundo exemplo que demonstrei é de um Renault Clio III Break 1.5 dCi 85cv
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É fiável? Só se a Renault mudou agora os 85 ou então noutros modelos.
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Talvez não.
http://www.cockpitautomovel.com/2008/03/renault-clio-iii-break-15-dci-85cv.html (http://www.cockpitautomovel.com/2008/03/renault-clio-iii-break-15-dci-85cv.html)
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65, 70, 80, 85cvs: TURBO KP35
Ora vai lá pesquisar se é de geometria fixa ou variavel..... LOL
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exacto kp35 = a geometria fixa, para variável só o kp39 logo só nos 100cv 105cv esse site só pode estar equivocado..
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65, 70, 80, 85cvs: TURBO KP35
Ora vai lá pesquisar se é de geometria fixa ou variavel..... LOL
Pesquisar? Por ter pesquisado é que fui induzido em erro… :gun:
Eu não estou a duvidar de palavra de ninguém, apenas estava a justificar-me com exemplos.
Acho que todos já chegamos à conclusão de que é fixa. E já vai aqui uma longa lista de informação repetida.
Ainda para mais não sou mecânico e muito menos “construtor” de carros renault… :assobio:
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bem?????
este topico que lancei deu bastantes respostas! :wink:
eu por ter pesquisado fiquei todo trocado!
dai ter perguntado aqui ao pessoal que e mais entendido no assunto!
descumpem se alguem se chateou por esta pergunta eu so queria tirar uma duvida!
a todos obrigado
turbo 85cv geometria fixa! :)
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Ninguém aqui se chateou. Por vezes o que está escrito na internet, pode induzir-nos em erro. Aqui ao menos tens respostas certas sobre Renaults xD
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pois eu sei! dai eu ter me registado no forum onde tem o pessoal que percebe da coisa!
e ja aprendi mt a custa deste forum!:)
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Boas, pelo que vejo há muitas dúvidas entre a geometria fixa e variável.
Mas para terem a certeza a partir do ano 2000 todos os turbos vêm de geometria variável, os fixos têm que ter óleo e refrigeração á parte e partiam constantemente se não se tivesse cuidado com os arranques principalmente em frio.
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Não faz sentido nenhum o que disseste. O meu Clio é de 2008 e tem geometria fixa.
Se há dúvidas, esclarecem-se já de um modo simples!
Um turbo de Geometria Fixa, por norma enche a rotações baixas, dispara a X rotações e em altas não tem capacidade para comprimir o ar que o motor necessita.
Um de Geometria Variável, tem umas patilhas(aletas) à volta da turbina que em baixas rotações diminuem o espaço da câmara de modo a não criar lag (tempo de espera) a encher. Em altas rotações, as patilhas abrem aumentando o tamanho da câmara tornando o turbo capaz de comprimir o ar todo necessário.
Fica um exemplo:
Turbo Geometría Variable Nueva Hilux (http://www.youtube.com/watch?v=KgVrpiFfp8U#)
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Para quem tenha mais curiosidade no funcionamento, tem este link com uma explicação mais ao pormenor.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6689.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6689.0)
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Boas, pelo que vejo há muitas dúvidas entre a geometria fixa e variável.
Mas para terem a certeza a partir do ano 2000 todos os turbos vêm de geometria variável, os fixos têm que ter óleo e refrigeração á parte e partiam constantemente se não se tivesse cuidado com os arranques principalmente em frio.
deixa me adivinhar, um ex-tecnico da renault disse isto ? lol
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loooolll :p
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deixa me adivinhar, um ex-tecnico da renault disse isto ? lol
Não me roubes as deixas Artur. :laugh:
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Boas, pelo que vejo há muitas dúvidas entre a geometria fixa e variável.
Mas para terem a certeza a partir do ano 2000 todos os turbos vêm de geometria variável, os fixos têm que ter óleo e refrigeração á parte e partiam constantemente se não se tivesse cuidado com os arranques principalmente em frio.
Grande llllollllll
Olha quando nao se sabe mais vale estar calado
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do ser um pouco mais objectivo:
1.5dci 65
- Turbo KKK KP35 c/ geometria fixa @ 1.0bar
- não possui intercooler
1.5dci 80
- Turbo KKK KP35 c/ geometria fixa @ 1,2bar
- Intercooler dci80 ( P/N: 82.00.252.209 )
- Injectores de débito superior ao 65
1.5dci 100
- Turbo KKK KP39 c/ geometria variavel @ 1,25bar
- Intercooler frontal dci100 ( P/N: 82 00 245 599 ) teoricamente diz-se 17% mais eficaz que o do dci80 (não acredito que se note em estrada pois já foi testado)
Isto em termos de valores stock's tendo em conta relações de caixa etc vai dar algo parecido com isto:
(http://i8.tinypic.com/4uads0y.jpg)