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DIY => DIY - Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Caracol em 04 de Fevereiro de 2012, 19:03 pm
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Material necessário:
- Desandador Fenda comprido
-Chave 7, 10(x2), 13MM anel, boca ou roquete
-Chave CR-VT-30
Para quem não sabe o que é …
(http://img819.imageshack.us/img819/2140/111ncu.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/819/111ncu.jpg/)
- Spray limpeza de contactos
Este não é o ideal mas também serviu.
(http://img849.imageshack.us/img849/1186/11111gq.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/849/11111gq.jpg/)
Retirar as carapuças e os respectivos parafusos com uma chave de 13MM.
(http://img85.imageshack.us/img85/2023/89951838.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/85/89951838.jpg/)
PS: Antes de tirar as varetas, tentar fazer uma marca de posição.
Quando já estiverem fora, passamos para a parte dos resguardos e aqui é preciso de um bocado de técnica.
(http://img842.imageshack.us/img842/1788/1111111111111b.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/842/1111111111111b.jpg/)
Retirar os parafusos de plástico (2+2) nas pontas.
Levantar o resguardo inicialmente na parte do centro, e com cuidado tenta desencaixar um dos lados de cada vez.
(http://img833.imageshack.us/img833/302/11111111111111ne.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/833/11111111111111ne.jpg/)
O próximo resguardo é o mais simples, apenas precisa de tirar um parafuso com uma chave de 10MM. Se o parafuso rodar vai ser preciso colocar uma chave na fêmea e outra na cabeça do parafuso.
(http://img850.imageshack.us/img850/6261/57949257.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/850/57949257.jpg/)
PS.: Ao desapertar a fêmea ter cuidado para não deixar cair o parafuso, como eu fiz…
Nesta parte podem escolher só tirar a parte do tubo que liga à MAF ou então tirar tudo, eu preferi tirar tudo.
Retirar o tubo de lubrificação, e desapertar as duas abraçadeiras colocadas em cada ponta do tubo ( TURBO e MAF) com a chave de fenda ou chave de 7MM de roquete com aumento.
(http://img337.imageshack.us/img337/354/15342951.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/337/15342951.jpg/)
(http://img706.imageshack.us/img706/1645/16346907.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/706/16346907.jpg/)
PS: Segunda abraçadeira (MAF) convém ter um desandador comprido, porque ela está situada por baixo do tubo, na montagem aconselho a coloca-la no topo.
Retirar a ficha e os respectivos parafusos da MAF.
(http://img140.imageshack.us/img140/3217/88560473.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/140/88560473.jpg/)
(http://img16.imageshack.us/img16/5387/27212594.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/16/27212594.jpg/)
(http://img20.imageshack.us/img20/153/80151398.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/20/80151398.jpg/)
Aspecto final da localização dos parafusos.
(http://img818.imageshack.us/img818/3586/45125001.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/818/45125001.jpg/)
E para finalizar a MAF já fora e limpa. Não me lembrei de tirar uma foto antes de a limpar :(
(http://img210.imageshack.us/img210/8031/1111xe.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/210/1111xe.jpg/)
Agora é só montar tudo novamente pela ordem inversa.
Ao colocar as varetas se não fez a marca de posição vai ter que tentar ajustar aos poucos como eu…
(http://img337.imageshack.us/img337/7899/27747166.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/337/27747166.jpg/)
Alguma dúvida ou sugestão é bem-vinda.
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Entao para chegar á MAF no Megane é preciso desmontar tanta coisa?
Tenho a Laguna c o mesmo motor e basta tirar o a tampa do filtro de ar, q vejo logo a MAF...
Cumptos
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bom diy, obrigado pela partilha :wink:
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Muito bom DIY, parabéns e obrigado pela partilha.
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:evil: trabalhar de luvas é para meninos pá
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As luvas eram por causa do frio :assobio:
Sempre às ordens pessoal, estamos aqui para isso mesmo :wink:
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Belo trabalho!
Limpaste a MAF por algum motivo em especial ?
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Sérgio foi apenas por questões de manutenção:). Mas parece ter ficado mais fluido.
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Boa informação.
Também tenho esse motor e para a semana vou trocar o filtro de ar. Se calhar também aproveito para limpar a MAF.
Aplicaste o spray directamente naquele filamento da MAF, ou tiveste algum cuidado particular?
Já agora, aconselhas algum outro spray?
Cumptos.
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eu utilizei directamente no filamento, visto que o produto era para circuitos eléctricos não havia grande risco. Convém é secar bem no final, de preferência naturalmente e nunca com o uso de panos.
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Algumas dúvidas:
- para limpar só aplicaste o spray e deixaste secar? notava-se sujidade na maf?
- como se retira a ficha? estive de volta daquilo e não consegui perceber a forma de a desencaixar e também como não queria estragar não fiz muita força.
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Sim, spray e aguardei algum tempo para secar, mas há que utilize o compressor. Para retirar a ficha, utilizas um desandador para levantar a patilha do meio e ao mesmo tempo puxas a ficha. A MAF estava cheia de gordura por causa do vapor do respiro.
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Boa
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