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OFF TOPIC => Tasca => Tópico iniciado por: St3wie em 27 de Fevereiro de 2012, 22:27 pm
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Boas!
Hoje deu-se a gota de água que fez entornar o copo :angry:
Em alguns anos de condução deparei-me com várias coisas na estrada.
Umas melhores, outras piores...
Mas há uma que me tira do sério. Em qualquer parte do país onde procure um lugar para estacionar e, após "horas", aparentemente encontre um vazio, está lá um maldito de um Smart ForTwo que me obriga a travar violentamente.
Por causa disso, hoje, quem me viu dentro do carro, viu um sujeito completamente possuído a esbracejar e gritar ao volante :laugh:
Foi um desabafo :tongue:
P.S.: Aos eventuais proprietários de Smarts como o que referi, não é nada pessoal...
Partilhem os vossos ódiozinhos :assobio:
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podes crer, isso já me aconteceu várias vezes ao estacionar nos shopings... " boa um estacionamento... fds mais um smart..." . toca a dar mais uma voltinha e voltar ao mesmo ponto novamente. Se calhar se fosse loira, fazia isto até o gajo tirar de lá o smart... lol
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Essa é curiosa assim como a que acontece muitas e muitas vezes: ir numa AE com 3 faixas, a faixa da direita completamente livre mas apanhasse sempre uma aventesma na faixa do meio a 60 ou 70...essa me**a deixa-me completamente for de mim...e por mt que se faça sinais de luzes e buzine e o diabo a 4 nao ha hipotese: nao se mexem nem uma palha...
Sei que nao se deve fazer mas quantos e quantos mais virao assim que eu nao vou ultrapassar pela direita quando a faixa da esquerda tiver ocupada...
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Quando alguém entra na estrada onde estamos (isto quando estamos ainda longe) e vão devagarinho ou então quando ficam à espera e passam quando estamos mesmo ao pé que obrigam a travagens desagradáveis.
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Realmente essa dos pasteloes na faixa do meio é irritante pelo menos para mim. Mas já comecei a desistir, normalmente a A5 faz-se muito melhor se se circular sempre pela faixa da direita. Eventualmente pode ser necessário ir à faixa do meio de vez em quando para fazer uma ultrapassagem.lolol.
Há uns meses vi também na A5 uma na faixa do meio, não ia garantidamente a mais de 50 a 60Km\h. O resto da AE praticamente livre e entretanto aparece um carro da brigada de trânsito :police: , mete-se atrás dela e começa a fazer-lhe sinais e passado um bom bocado ela lá se encosta à direita, mas foi mesmo só para eles passarem, assim que passaram por ela, voltou pra faixa do meio :gun:
Conclusão, o carro da brigada meteu pé ao travão, e fê-la encostar na berma, espero que para lhe explicar a M***a que ia a fazer e que a tenha multado. Esta é sem dúvida umas das coisas que mais me irritam na estrada, isto e a "falta" de piscas que alguns carros trazem :assobio:
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Vi uma dessas na A5, logo após o estádio nacional :D
Na A5 e na A1 já fiz vários alguns km pela direita com a faixa toda livre. A do meio e a esquerda completamente cheias. lol. Ridiculo
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Essa dos gajos que vão na via do meio já me irritou mais :P
Agora ultrapasso-os por onde me der mais jeito...
Quando alguém entra na estrada onde estamos (isto quando estamos ainda longe) e vão devagarinho ou então quando ficam à espera e passam quando estamos mesmo ao pé que obrigam a travagens desagradáveis.
É um facto :rolleyes: Não sei o que leva as pessoas a fazerem isso, mas enfim.
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pior pior pior... sao os papa reformas... Mas ainda bem que esses não podem andar nas AE... dasssss
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Os papa reformas irritam-me muito. Especialmente quando um se meteu à minha frente em Maio e eu espetei-me contra ele na Scenic :angry: . Outra é quando alguem vai virar num cruzamento, não dá pisca, e eu estou á espera que passe para entrar :angry:
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E os fogareiros?? ehhhh bichos malvados :laugh: :laugh: :laugh:
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Tudo o que foi dito me deixa com os cabelos em pé, mas então e aqueles que continuam a fazer as rotundas por fora como se tivessem toda a razão. Acho que grande parte das pessoas não sabe que essa regra já alterou a muitos anos.
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Andar na faixa do meio sem haver transito a direita, salvo erro, é uma contra ordenação grave com direito a 300€ de multa, realmente é pena esta coima não ser usada mais vezes. A mesma coima usada para os/as artistas que não sabem fazer o pisca, que também devia haver mais pessoas multadas por isso.
Os fogareiros e condutores de autocarros são uma raça estranha :laugh: :laugh: :laugh:, não sei porque mas parece que é tudo deles inclusive a razão
A das rotundas dificilmente se vai mudar o habito ate porque se vieres do lado de dentro da rotunda para fora e bateres, a culpa sera sempre tua, chama se a condução defensiva :laugh: :laugh: :laugh: (eu faço como manda o código)
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Vocês queixam-se dos smarts mas (e provávelmente por morar numa cidade com uma forte tradição motard) eu queixo-me das motas que ocupam os lugares de estacionamento dos carros. Sei que têm o mesmo direito ao estacinamento e que podem ser multadas se estiverem em cima do passeio mas que revolta um bocado revolta... Eu próprio tenho mota mas tento sempre coloca-la de forma a não ocupar o lugar por completo.
Os grandes condutores que circulam na faixa do meio também me tiram do sério uma vez que para ultrapassar é necessário atravessar 2 faixas de rodagem para a esquerda e voltar a atravessar outras 2 para voltar a circular pela direita... sim podia ultrapassar pela direita (como algumas vezes o faço) mas temos de ter em atenção que se circular um carro atrás de nós com 2 guardas abordo quem se lixa somos nós e não o caramelo que vai a pastelar na faixa do meio.
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Estacionamentos com barreiras electrónicas...
Param a mais de um metro de distância, esticam o braço e voltam a a esticar e não chegam ao botão do Chip/Talão de estacionamento. Travam com o travão de mão, abrem a porta e esticam novamente o braço. Esqueceram-se de tirar o cinto de segurança. Põem o pé no chão e lá conseguem o dito. Apressam-se a entrar e a arrancar porque quem vem atrás ou se está a rir ou a ferver. Arrancam com o travão de mão acionado, o motor vai abaixo...
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Quando vamos a ultrapassar alguém que vai devagar de repente fica cheia de pressa e acelera, depois de impedir a ultrapassagem volta a andar devagarinho.
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mas temos de ter em atenção que se circular um carro atrás de nós com 2 guardas abordo quem se lixa somos nós e não o caramelo que vai a pastelar na faixa do meio.
Mas atenção que passar pela direita não é ilegal, ou seja, pelos exemplos que muitas vezes se vê, faixa da direita sempre vazia, podes circular e passar por toda a gente, só é contra ordenação se por exemplo fores na do meio a ultrapassar alguem na direita, apanhas alguém no meio, vais à da direita para passar esse da faixa do meioe voltas pra do meio. Mas se fores circulando sempre na direita, podes passar por eles todos. E isso sim, é bem possivel por exemplo na A5 :)
Ou seja, passar pela direita(não implica mudança de faixa de rodagem)=legal, ultrapassar(que implica mudança de faixa de rodagem)=ilegal :wink:
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Não querendo entrar em polémicas mas acho que isso já vai depender da interpretação do sr. guarda... :wink:
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Ultrapassar pela direita é ilegal e punivel com multa.
Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas
de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita,
podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar
naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de
trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida
a mudança para outra, depois de tomadas as devidas
precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou
estacionar.
3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades,
é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que
se refere à paragem e estacionamento.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 60 a € 300
Artigo 36.º
Regra geral
1 - A ultrapassagem deve efectuar-se pela esquerda.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com
coima de € 250 a € 1250.
Artigo 37.º
Excepções
1 - Deve fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos ou animais
cujo condutor, assinalando devidamente a sua intenção, pretenda
mudar de direcção para a esquerda ou, numa via de sentido
único, parar ou estacionar à esquerda, desde que, em qualquer
caso, tenha deixado livre a parte mais à direita da faixa de
rodagem.
2 - Pode fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos que
transitem sobre carris desde que estes não utilizem esse lado da
faixa de rodagem e:
a) Não estejam parados para a entrada ou saída de passageiros;
b) Estando parados para a entrada ou saída de passageiros,
exista placa de refúgio para peões.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de
€ 120 a € 600.
Artigo 38.º
Realização da manobra
1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se
certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com
veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura
necessárias à realização da manobra com segurança;
b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí
transitam;
c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa
imediatamente à esquerda iniciou manobra para o
ultrapassar;
d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a
intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um
obstáculo.
3 - O condutor deve retomar a direita logo que conclua a manobra e
o possa fazer sem perigo.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado
com coima de € 120 a € 600.
Artigo 39.º
Obrigação de facultar a ultrapassagem
1 - Todo o condutor deve, sempre que não haja obstáculo que o
impeça, facultar a ultrapassagem, desviando-se o mais possível
para a direita ou, nos casos previstos no n.º 1 do artigo 37.º, para
a esquerda e não aumentando a velocidade enquanto não for
ultrapassado.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com
coima de € 120 a € 600.
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O que mais odeio e irem na faixa do meio ou da esquerda a pastelar!! E outra e por exemplo como apanho no marques a fazerem a rotunda toda por fora!!! Principalmente os taxistas!! Eu que vou sair na segunda saida e faco por dentro, por uma ou duas vezes se nao me meto a pau levava com um destes caramelos que vao por fora para sair na seguinte!
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E "SOGRAS"
Haverá algo pior que isso? Eu continuo 365 dias por ano a alimentar este ódio de estimação pela minha.
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Ultrapassar pela direita é ilegal e punivel com multa.
A unica excepção, em vias com mais de uma faixa no mesmo sentido, é no caso de logo depois ir virar à direita.
A questão que eu ponho é que segundo o código da estrada, ultrapassagem implica mudança de faixa de rodagem para efectuar essa mesma ultrapassagem e posterior regresso à faixa mais à direita, no caso de já estares na direita, não existe uma ultrapassagem, principalmente porque não existe uma mudança de faixa de rodagem. Claro que depois depende do guarda(GNR) ou do agente(PSP) que te abordar. Tal como por exemplo numa situação de transito compacto(o chamado para-arranca) aquele pessoal que vai fazerndo slalom de faixa para faixa(outra coisa que me irrita) é contra ordenação punível com multa de 120 a 600, excepto se for para mudar de direcção, parar ou estacionar.
Por isso é que uma cópia actualizada do código da estrada anda sempre no carro, e em qualquer caso, têm de me dizer especificamente qual o artigo infringido. E o que é verdade é que já valeu a pena isso, porque quiseram multar e não sabiam bem porquê, e lá ficou a multa por passar porque não me souberam(comprovar) dizer qual o artigo do código da estrada que tinha infringido...
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Mas lá está, se os srs. policias quiserem podem sempre invocar a regra geral da ultrapassagem, que é sempre pela esquerda.
E parece-me que mais facilmente vão martelar alguém que ultrapassa pela direita em AE, do que o palhaço que vai a pastelar na faixa do meio e depois ainda vêm com tretas de ser manobra perigosa.
Eu nessas tretas não facilito e prefiro ter o "trabalho" de ligar o pisca da esquerda e passar para a faixa mais à esquerda para ultapassar, do que eventualmente levar com os senhores de azul.
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Quando vamos a ultrapassar alguém que vai devagar de repente fica cheia de pressa e acelera, depois de impedir a ultrapassagem volta a andar devagarinho.
Quantas vezes em estradas nacionais quando vão a ultrapassar, o outro gajo lembra-se de começar a acelerar? enfim...
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concordo plenamente com o luis. Se eu for na auto estrada a direita a 120km/h e alguem vai ao meio a 100km/h , não vou a ultrapassar ninguem, vou na minha faixa de rodagem ao meu andamento, dentro da lei .
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Odeio quando ganho balanço para fazer a subida do tunel do grilo (sentido ponte Vasco da Gama) e vai um caramelo a circular pela esquerda, devagar e sem ninguém a circular à direita.
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concordo plenamente com o luis. Se eu for na auto estrada a direita a 120km/h e alguem vai ao meio a 100km/h , não vou a ultrapassar ninguem, vou na minha faixa de rodagem ao meu andamento, dentro da lei .
Muitos acidentes também se originam assim. Sabes que para esse gajo o anglo morto é a faixa que vais a 120 km/h. Já apanhei um valente susto assim, e tive que fugir para fora da faixa de rodagem para evitar o embate. Tudo porque nesse preciso momento o indivíduo lembrou-se de que ia a meter nojo ou então lembrou-se que ia sair na próxima. Neste caso o erro foi meu.
Não estou a dizer que fazes mal, apenas acho deveríamos optar por uma condução mais defensiva.
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o erro foi teu ? por ires a direita ? não te ensinaram que quando mudas de faixa de rodagem deves obrigatoriamente ver se está disponivel e com a devida antecedencia ? tal e qual como a marcha atras que deve ser feita no menor trajecto possivel ? a mim ensinaram e já lá vão uns quantos anos
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Não estou a dizer que fazes mal, apenas acho deveríamos optar por uma condução mais defensiva.
Acho que me expliquei.
Por eu estar a agir correctamente não quer dizer que esteja a agira bem.
Ainda para mais, eu reprovei na condução exactamente por causa disso, por falhar a um acto de condução defensiva. Numa porcaria de uma rotunda.
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Mas Caracol, isso pode acontecer se fores na faixa da esquerda e o gajo que vai na direita se lembrar de passar para a esquerda e te apanhar no ângulo morto, ou então se nem sequer confirmar se pode ou não mudar de faixa, como se vêm alguns que ou metem-se automaticamente sem sequer abrir pisca, ou então abrem pisca quando estão a rodar o volante e a mão passa ao pé da manete. Condução defensiva também é olhar para os outros carros, olhar para os o retrovisor do carro da frente e tentar antecipar o que eles vão fazer.
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Sim, seja como for o erro nosso. O meu erro é porque tentei ultrapassar um gajo pela direita. O do gajo é porque deveria ir na via de trânsito mais à direita possível, tal como eu vinha, e não deu piscas de mudança de direcção. Eu ia dentro da velocidade que o Artur mencionou.
Ainda para mais eu só posso ultrapassar pela direita (neste caso não é considerado ultrapassagem) quando há congestionamento nas restantes vias e não me for permitido usar a faixa da esquerda.
Pelo menos foi assim que me ensinaram.
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Sim, seja como for o erro nosso. O meu erro é porque tentei ultrapassar um gajo pela direita. O do gajo é porque deveria ir na via de trânsito mais à direita possível, tal como eu vinha, e não deu piscas de mudança de direcção. Eu ia dentro da velocidade que o Artur mencionou.
Ainda para mais eu só posso ultrapassar pela direita (neste caso não é considerado ultrapassagem) quando há congestionamento nas restantes vias e não me for permitido usar a faixa da esquerda.
Pelo menos foi assim que me ensinaram.
*Ainda para mais eu só posso ultrapassar pela direita (neste caso não é considerado ultrapassagem) quando há congestionamento nas restantes vias e não me for permitido usar a faixa da esquerda.
Pelo menos foi assim que me ensinaram. *
E é assim que está na lei , aliás este assunto foi várias vezes discutido num fórum da GNR e os comandantes invocam sempre que é rigorosamente proibido ultrapassar pela direita , excepto os tais casos dos eletricos e das vias congestionadas e outros previstos na lei
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Só um pequeno aparte. São vias e não faixas :P Uma faixa é que contem uma ou mais vias.
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Respeitando o pessoal que anda de moto: e aqueles gajos, para nao lhes chamar, outra coisa que andam em plena hora de ponta por entres os carros a cag*r em tudo e todos, a lamber espelhos de carros e outras cenas do genero????
Isto parece ridiculo, mas é a pura da verdade: o meu carro tinha 2 dias nas minhas maos ( sim leram bem: 2 DIAS!!!!!!) e uma monte de m**da decidiu lamber me um retrovisor do meu carro...Pelos visto ele nao gostou que tivesse sinalizado a minha manobra com antecedencia de mudança de faixa com o pisca, começou a buzinar...eu disse lhe responder com umas asneiras, mas de vidros fechados e sem estar aos berros...o gajo reparou e quando voltou a passar por mim decidiu mandar me uma patada no retrovisor... :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:
Feliz, infelizmente, a unica coisa danificada no meu carro foi o vidro que desencaixou e se escacou todo no chao...Lá tive eu de ir a Renault colocar um vidro ( ainda para mais o esquerdo, que tem desembasseamento) e paguei na altura (2008) 42.73€ pelo vidro...
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Tipo isto? :assobio:
LiveLeak.com - Bike rider Takes Revenge on Rude Driver. (http://www.liveleak.com/view?i=857_1329595961)
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Eu não devia dizer isto mas ..... LindoLindoLindo :cool:
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Condutor parvo que não sinaliza nada e ciclista igual...
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Tá giro! lol
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na minha opiniao era correr atrás dos ciclistas e da-lhe com a bicicleta até partir com o capacete, mesmo a gajo não tendo assinalado a manobra. e o ciclista também não tem razão pois também não sinalizou a troca de via. alem disso grande parte dos ciclistas que se vê por ai julgam que é tudo deles, tanto andam nos passeios e são como peões como já andam na estrada e são como carros... quantas vezes não se ve os gajos lado a lado e os carro que se lixem, e ainda são capazes de mandar passar por cima.
Ainda no outro dia ia a entrar para uma cena tipo elefante azul e vinha um men de bicicleta todo lançado no passeio e ainda me raspou na frente do carro... sorte que o para-choques não é pintado e não riscou...
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Pegando no tema ciclistas, é um espectáculo ver "cardumes" deles ao fim de semana. A já falada circulação ao lado uns dos outros, sendo que por vezes vão 3 e 4 na converseta, o não respeitarem os semáforos como aconteceu há uns fins de semana atrás. Estava eu calmamente á espera num cruzamento, acende o verde, avanço calmamente para virar à direita quando de repente aparecem uma carrada de ciclistas que não respeitaram o semáforo vermelho. Fizeram todos merd* e ainda por cima começaram a refilar comigo e com outros que estavam a circular no mesmo sentido que eu...
Curioso que na estrada, tenho uma relação muito mais pacífica com os motards do que com os ciclistas...
Outra situação que me irrita bastante é a forma com que os peregrinos de Fátima se comportam na estrada. E não se trata de ter algo ou contra ou a favor da religião, tem sim a ver com o comportamento deles. A maioria deles andam ao molhe e em curvas não adoptam uma postura defensiva, à noite circulam sem qualquer coisa que os identifique, etc, etc. Não sei se eles acham que estão sob protecção divina, por estarem a "peregrinar"...
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Estava aqui a ler o tópico, e vejo a falarem mal dos ciclistas. Compreendo que alguns nem deviam andar na estrada, tal é a porcaria que fazem! Mas também há os condutores que, quando vêm um ciclista, devem pensar que estão nalgum jogo, tipo GTA ou Carmagedon (lembram-se?) em que ganham pontos ao passar rentinho ou inclusive albarroando, provocado por vezes a queda do mesmo. Foi o que me aconteceu, ia eu encostado à berma da estrada. Sorte, os danos foram apenas as luvas...
Entretanto, e mais dentro do tema do tópico, ódios... taxistas e condutores de autocarros! A estrada e, principalmente, rotundas, aquilo é tudo deles! Ah, e os condutores de fim de semana também! Dão-me nervos...
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Eu não tenho nada contra motards nem ciclistas. É como em tudo na vida. Há um ou dois que dão a fama.
Por exemplo, um ciclista a mandar-se para a passadeira à "papo seco". Será que sabem que no código da estrada está estipulado que para atravessar uma passadeira devem desmontar da bicicleta?
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Kits de fibra.
Para-choques, aventais, saias, entradas de ar, asas...
Um monte de porcarias coladas (e inaladas) com cola de sapateiro convencem os proprietários que já não estão a conduzir um chaço com 200 mil km e 25 anos em cima.
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Ontem por força maior ontem tive de ir a Braga a noite, tudo bem para cima a vinda para baixo... tipo...há muito tempo que não apanhava tanto nevoeiro, com visibilidade tão reduzida, e apanhar pessoal a passo de caracol com umas luzes de presença que mal se vêem e com o farol de nevoeiro desligado, um sujeito de um Mercedes teve por pouco a levar um bónus por trás porque realmente "apareceu" de repente no meio do nevoeiro, tal como dizer que com o nevoeiro irem de máximos ligados ou seja se vem mal, com máximos ainda vêem pior...pelo menos eu vejo...
Deve custar muito carregar no botão do farol de nevoeiro traseiro...digo eu....
Aproveito também dizer, para aqueles que andam sempre de máximos em AE, que na ausência de um separador que tape a iluminação do transito contrario, quem vem do outro lado costuma fica encandeado, ter em conta os desníveis (subidas e descidas). Não custa nada e não incomoda :)
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Por falares em faróis de nevoeiro fizeste-me lembrar o ódio de estimação que tenho por aqueles caramelos que gostam de andar sempre com os da frente ligados... Muito sinceramente ainda não percebi o porquê?! dá estilo? porque carregam em tudo o que são botões quando ligam os faróis?
Eu pessoalmente, em condições climatéricas normais, não vejo qualquer ganho em liga-los porque estes não têm mais alcance que os médios apenas preenchem o espaço de sombra que fica logo a seguir ao pára-choques... :rolleyes:
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Eu reparei (pelo menos na minha zona) que essa mania começou quando se começaram a tornar comuns os carros com faróis direccionais. Vá-se lá perceber estas pancas. Eu é que não apanho multa por isso, não lool
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Por acaso não costumo dar muito uso aos farois de nevoeiro frontais... Mas ainda assim, uma coisa que nunca compreendi foi, em que medida é que isso faz diferença para outra pessoa? (o facto de estarem ligados ou não?) Sinceramente eu só não ando com eles sempre ligados com os médios, por não querer levar uma multazita... E como eles andam aí sempre á caça!
Quanto aos farois nevoeiro traseiros, há algumas pessoas que devem pensar que isso é algum extra! De vez em quando apanho carradas deles na A1 e na A8 com os farois desligados, e isso debaixo de um nevoeiro é bonito é... Principalmente quando passam alguns a uma velocidade que é como se vissem este mundo e o outro...
Felizmente o meu carro tem dois traseiros! XD Assim a ver se não me habilito...
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O problema é que os farois de nevoeiro não tem aquele "corte" como tem os médios, ou seja projetam para a frente ;)
E o pessoal que tem as luzes a iluminar o 2º andar das casas? e o xenon ilegal (principalmente o 6000k) que até faz desviar o olhar...
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Tinah uma amiga com um Punto que andava à noite com os mínimos ligados juntamente com os faróis de nevoeiro.
Dizia ela que "fica castiço".
Castiço para uns deve significar azeiteiro para outros. Eu por acaso no meu só tenho as tampas pretas mas se tivesse eram só para nevoeiro mesmo.
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Caracol é isso mesmo sem tirar nem por, eu apenas tive a sorte de o gajo da mota nao me ter partido o vidro pois ele mandou a pancada na parte de tras do retrovisor e com a pancada de ele fechar contra o carro, o vidro desencaixou e partiu-se tudinho no chao...
Nem me quero lembrar, mas nesse dia, eu so queria ter o meu carro antigo nas maos( um Punto 1.2 80cv): nesse altura so me vinha a cabeça mandar-lhe o carro as pernas, mas como é obvio dps de ver o vidro todo partido fike sem reacção
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O problema é que os farois de nevoeiro não tem aquele "corte" como tem os médios, ou seja projetam para a frente ;)
E o pessoal que tem as luzes a iluminar o 2º andar das casas? e o xenon ilegal (principalmente o 6000k) que até faz desviar o olhar...
Não têm corte...? Quem te contou isso? Vai uma aposta? :tongue: Se quiseres até ponho foto e tudo... Luzes de nevoeiro são todas com a iluminação bem rasteira ao chão.
Quem tiver nem que seja 5 cm acima do corte não tem um minimo de encandeamento :wink:
Quanto aos médios (ou qualquer outro farol) desafinado... Nem digo nada! Estou mais que farto de malta a fazer sinais para as estrelas! Quando são Xenon então... Por mim, tudo o que fosse Xenon e não tivesse a óptica com olho de boi, era proibido de fazer a adaptação! A luz dispersa-se toda... a meu ver até fica feio :rolleyes:
Desculpem se feri susceptibilidades, mas é só uma opinião.
Cumprimentos
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depende do tipo de lampada utilizado em optica aberta . Tens carros de origem com xenon e optica aberta , caso do laguna II fase I por exemplo
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Pois... Não sei muito sobre esse assunto. Isso para mim é uma moda engraçada.
Mas quando toda a gente começar a ver Corsas de '92 com Xenon, e alguns Fiat Punto da decada de 90, com Xenon montado a apontar para todo o lado, rebaixado, com saias e coisas dentro do genero e dentro do capot um "alucinante" motor Fire com 55 cv. aí a moda depois passa... :laugh:
Isto são só alguns exemplos (extremos por sinal). Posso dizer que já tive pela frente uma óptica do Clio II com Xenon, em nacional escura, e não achei piada nenhuma... E estamos a falar da optica dos fase II/III...
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eu tambem não acho piada nenhuma ao xenon "mal dimensionado" seja em que carro for ( leia se mal dimensionado, deficiente aplicação de lampada, optica, focagem , etc )
e tambem não acho piada nenhuma ir atrás de um carro com 2 luzes de nevoeiro a encandear me completamente os olhos, é das mod´s mais estupidas e inuteis que vejo a face da terra, pior ainda que o xenon, que esse ou viro o espelho ou baixo a pala, agora as duas opticas de nevoeiro atrás é sempre "agradavel" ir atrás de alguem com isso a fazer arder os olhos .
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:huh: Voçês sabem que os farois de nevoeiro têm afinação, certo?... Assim como os médios...
Eu não percebo mesmo quando dizem que os farois de nevoeiro por si, que encadeiam. Estou mesmo a apanhar do ar.
Os faróis de nevoeiro (seja lá como forem e que feitio tiverem) criam uma linha horizontal, que fica apontada á parte mais baixa do pára-choques traseiro (se quiserem como referencia...), ou á zona do escape, se preferirem.
Acima ainda desse nivel (pouco acima) está a iluminação dos médios, logo, não compreendo como os farois de nevoeiro podem encadear?
Acho que a malta tem é de ter maior cuidado no que toca a afinação de altura dos farois... Agora dizer que os de nevoeiro encadeiam somente pelo facto de estarem ligados? Desculpem mas essa não estou de acordo.
Qualquer das maneiras lá está, não é permido andar com eles ligados, apenas porque sim, senão :police: :police: :police:
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os farois de nevoeiro que me refiro são traseiros, não teem qualquer tipo de afinação . Se estás a apanhar do ar, é porque nunca levas te com alguem a tua frente com 2 farois de nevoeiro ligados
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e pior ainda, sem nevoeiro. como alguns gostam de andar...
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Sim é verdade que os faróis de nevoeiro fazem o corte e que têm afinação, mas em milhares de km's que já fiz e faço o facto de te cruzares numa estrada nacional com um carro com 4 faróis acesos na frente causa muito mais encadeamento do que se forem apenas 2 faróis.
É ainda de considerar que nem todos os faróis estão bem regulados, ( para teres uma ideia os faróis de nevoeiro do meu carro vieram de fábrica desalinhados tinha um para cima e outro para baixo). Alguns carros por mais carregados que vão os seus condutores não têm o discernimento de regular a altura dos mesmos no comando interior e já não bastando isso toca de ligar os nevoeiros para verem melhor. (que continuo a dizer que não traz qualquer valor acrescentado à iluminação mas se calhar sou eu que não vejo bem)
Já me cruzei com um mercedes que tinha luzes diurnas em led, médios de xénon e faróis de nevoeiro ligados aquilo era um arraial de luzes que nem te conto. ahhh e a besta ainda teve a lata de me fazer corte de luzes porque achava que eu ia em máximos.
Em relação ao farolim traseiro sou dos que tem os 2 em funcionamento mas só os uso quando existe fraca visibilidade. De qualquer forma respeito a opinião de cada um, mas ao existir carros que os trazem a funcionar de fábrica, como é o caso das meganes, não considero de todo um incomodo (mas volto a frisar quando bem utilizados em condições adversas).
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as meganes trazem apenas 1 ... lado esquerdo
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Os R11 trazem 2 e a funcionar de fábrica :laugh:
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Salvo erro o Rui disse em tempos que a megane dele acendia os 2... mas mesmo estando enganado em relação a qualquer Renault há muitas outras marcas que têm os 2 a funcionar. Mas isto é daquelas coisas que nem tem razão para discussão. :wink:
Os R11 é que são máquinas a sério... :laugh: :laugh: :laugh:
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Daquelas que já não se fazem :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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A questão dos faróis de nevoeiro(principalmente os traseiros) é mesmo o ferir a vista de quem vem atrás, quando não são utilizados nas condições para que foram criados, ou seja nevoeiro. Porque com nevoeiro nem causam problema, sao quase como as luzes de presença. Mas quando não há nevoeiro é coisa para um gajo se passar, comigo nessas situações levam com os máximos por trás, e qualquer dia mando montar uns projectores na frente para essas situações :lamp: :gun: mas mesmo assim acho que esses labregosnão iam perceber, a maior parte deles nem sabe que os leva acesos, simplesmente entra à noite no carro, carrega nos botões todos que possam acender luzinhas e vão alegremente a passear na estrada.
Falaram em luzes diurnas led, ainda há dias vi um engraçado. Um BMW 320d com uma serie de conjuntos de 5leds(daqueles parecidos com os da phillips que aí andam). E então tinha a parte de baixo do parachoques cheio disso de uma ponta à outra. Mas o curioso é que mesmo à noite mantêm-se ligadas, e então o rapazinho tinha, médios, nevoeiro e as diurnas(supostamente) acesas, para além disso, estava parado e com os quatro piscas ligados, e ao mesmo tempo piscavam as diurnas. lolol. Parecia uma autêntica nave espacial :huh:
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os farois de nevoeiro que me refiro são traseiros, não teem qualquer tipo de afinação . Se estás a apanhar do ar, é porque nunca levas te com alguem a tua frente com 2 farois de nevoeiro ligados
Ok já percebi :tongue: Pensei que te estavas a referir aos da frente. Por isso é que fiquei a apanhar do ar :laugh:
Em relação aos traseiros isso também e verdade! Então agora, que á poucos dias teve realmente nevoeiro, quantas e quantas pessoas não se esquecessem de desligar o farol de trás?
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Salvo erro o Rui disse em tempos que a megane dele acendia os 2... mas mesmo estando enganado em relação a qualquer Renault há muitas outras marcas que têm os 2 a funcionar. Mas isto é daquelas coisas que nem tem razão para discussão. :wink:
Os R11 é que são máquinas a sério... :laugh: :laugh: :laugh:
Confirmo. A minha sucata tem 2 de nevoeiro atrás.
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P.S: O meu carro também tem 2 de nevoeiro traseiras. Ainda assim quando há nevoeiro acendo, quando não há desligo imediatamente a seguir!
Por isso é que eu tenho um painel com tanta luzinha (um extra do catano, parece :laugh: )... Para me dizer o que tenho ligado! A malta devia era de olhar de vez em quando para o mostrador que tem mesmo de frente!...
Outro pormenor, nestes tempos que tanta gente se queixa do consumo de combustivel: Quanto menos electronica ligada, menor o consumo!
Portanto deixem-se lá dessas luzinhas pirilampo masé que a gasolina ta cara! :laugh: Inventar luzes por tudo e por nada, não dá com nada
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As luzes desalinhadas é do pior que há mas eu sou suspeito para falar: em Dezembro quando pus as minhas lampadas a frente novas, nao sei que raio de serviço me fizeram na Bosch Car Service que me puseram as luzes "todas malucas"...
No primeiro dia nem sinal de ninguem a alertar-me para isso, mas a partir dai era quem mais dava sinais de luzes...LLLLOOOOOLLLLL
Assim como as luzes de nevoeiro traseiras: eu so tenho uma, mas em plena noite apanhar com uma porcaria dakelas é puro veneno para os olhos... :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: