Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Black Phoenix em 10 de Março de 2012, 21:50 pm
-
Boa noite
Vem então um problema que tenho e que juntamente com a ajuda do Caçoila tenho tentado perceber.
Notei apenas na sexta feira que o carro tinha um comportamento estranho em que quando acelerava as rotações subiam, depois caiam momentaneamente (mantendo o pé no acelerador) e voltavam a repor. Como era de manha não tive tempo para realmente testar, excepto hoje e ontem a noite.
Então é assim:
Meto a primeira, arranco, puxo até as 3000, meto a segunda e deixo cair até as 2000, volto a carregar no acelerador puxo até as 3000, meto a terceira, volto a deixar cair até as 2000 e puxo até as 3000 sem nada de anormal. A partir da 4, faco o mesmo e noto um sitoma de o carro estancar, como se a embraiagem estivesse a patinar. Acontece que supostamente deve patinar nas mudanças de força, nao de velocidade. Ou seja da 4 para cima, se carregar no acelerador a mais de meio, o carro estanca entre as 2000 e as 3000 cerca de 3 vezes em media, sendo que o ponteiro sobe, cai ligeiramente e volta a subir, cai ligeiramente e volta a subir, e noto como se algo tivesse a patinar.
Pneus não me parece, pois o ESP nao activa.
Como disse, embraiagem suponho que não seja, até porque fiz mais um teste. Com o carro estancado, puxo o travão de mão, carrego na embraiagem e meto uma 3a. Largo progressivamente a embraiagem e noto a rotação a cair, tanto no ponteiro como no som que o motor faz. Se voltar a carregar, desengatar, carregar na embraiagem, meter a terceira e largar toda a embaiagem, o carro simplesmente vai abaixo. Ou seja a embraiagem está a fazer o seu efeito. Testei tambem com o cruise control, por sugestão do Caçoila (alias agradeço a paciencia que teve) e acontece, mais uma vez da quarta para cima.
Ou seja 3 coisas podem ser (Na minha opinião):
- Embraiagem (como disse acho estranho porque em mudanças de força nao acontece, sobe sem notas de perca de potencia);
- Sensor electronico de aceleração (o que acredito mais que seja);
- MAF (pelo menos nos VW ja vi casos iguais em que o problema é a MAF).
Peço por outras sugestões, mas no entanto no proximo sabado irei ao do Caçoila fazer um teste de estrada com a CLIP ligada ao carro, analizando ele os dados enquanto eu provoco o sintoma. No entanto pedia a vossa sugestão!
-
Há mais uma, não noto o cheiro a embraiagem queimada, simplesmente normal.
-
bomba de rail, injector preso, etc
-
Pois também poderá ser Artur, será um caso de ligar a Clip e ver o que acusa, se é que já existe erros memorizados.
-
teste ao retorno de injectores e teste de pressão em carga
-
Sim será o próximo passo caso não haja erros memorizados. Tou-me a preparar para o preço de 4 injectores novos... :cry: :cry: :cry:
Mas não antes de ver se os mesmos dão para ser reconstruidos pela Bosch.
Já agora nesse caso aconselhas? Qual é a tua opinião?
-
diagnosticar o problema e depois sim pensar e arranjar soluções
-
Como já vai uns dias... Actualmente o carro encontra-se sem problemas. Penso que tenha sido impurezas no combustivel, o sintoma desapareceu. No entanto falei com o Caçoila e irei na mesma fazer um diagnostico para ver se está tudo OK até porque detectei algo que quero que ele veja.