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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Jeronimo em 19 de Março de 2012, 13:07 pm
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Boas,
Ontem reparei que o anti congelante do meu clio passou de verde para castanho (tipo agua com borra). o que aconteceu :huh:
Ele tambem "bebia" anti congelante com alguma frequencia e eu ia acrescentando liquido para os niveis normais.
P.S; quando aparece no CB "prever revisao" ainda falta mais um aviso de "fazer revisao", certo?
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Ola, isso que te aparece e sujidade no sistema. O carro sempre foi teu?
Eu mudei a pouco tempo o radiador do meu e o vaso. Apesar de ter dado uma limpeza ja apareceu mais um pouco de sujidade.
Aconteceu com o MaNel tambem. No DB dele onde mostra o vaso ja esta com uma pequena sujidade... Ate ficar a cem por cento e dificil mas consegue-se.
Aconselho a tirar o liquido todo, mangueira a passar agua pelo sistema todo e quando sair o mais limpo possivel meter liquido refrigerante. Podera aparecer mais um pouco de sujidade mas se se for limpando e mudando o liquido minimiza muito.
Se o carro ja foi de outra pessoa e possivel que tenha usado agua no circuito e dai ter aparecido agora isso.
Abracos
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boas!
Se ele anda a beber liquido de refrigeração, pode ser por vários motivos, fuga de agua, aquecer demasiado (por ex. se o moto-ventilador estiver avariado), etc.
Convém verificar, se há fugas visíveis. em relação ao moto-ventilador, ligas o carro e esperas que ele aqueça e ligue o moto-ventilador, verificando sempre a temperatura no quadrante, se o carro aquecer muito acima do normal (mas não o deixes chegar ao vermelho :shocked:) e o moto-ventilador não arrancar pode ser ai a razão da "sede". Se ele não arrancar verifica os fusíveis na caixa que esta ao pé da bateria do carro, deve ser um verde de 30A.
A sujidade no circuito, tem varias razões, uma delas é a do circuito não andar a funcionar com a pressão adequada por causa das fugas.
Dá uma vista de olhos neste DIY, para veres como podes fazer uma limpeza ao circuito.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6902.msg129588#msg129588 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6902.msg129588#msg129588)
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Não querendo tirar o mérito à resposta do sls eu também pensava que tinha alguma fuga ou mesmo problema na junta porque mudei o radiador e ficava sem liquido e afinal tinha era ar no sistema devido a ter purgado mal. Depois de purgar como deve ser lá anda o liquido sempre certinho. :happy:
Portanto verifica fugas nos tubos, procura no radiador que era por onde eu perdia o meu liquido e se não vires nada enche o vaso até cima mesmo e depois purga o sistema como deve ser a ver se resolve.
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Obrigado pelas respostas, mas em relaçao 'as fugas nao me parece que tenha, pois o carro fica em garagem e o chao está sempre seco :huh:
O carro nao foi sempre meu, mas ja veio para as minhas maos com o liquido verde.. daí achar estranho ter mudado de cor do dia para a noite.
O carro tambem nao aquece.. o ponteiro esta sempre ligeiramente abaixo do meio.. :rolleyes:
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A fuga pode-se manifestar apenas quando o circuito está quente.
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Tira o liquido todo e mete novo e vê o comportamento. ;)
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E aproveita e faz uma limpeza ao circuito que vais ver que o liquido deixa de mudar de côr. há um liquido que se mete uns dias antes de fazer a mudança/limpeza e que ajuda a limpar o circuito.
Eu já fiz uma vez num Clio que tive e ficou 5*.
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O meu também veio com liquido verde e passado uns tempos começou a ficar todo sujo mesmo! Quem me garante que não meteram o liquido uns dias antes? É que estes liquidos refrigerantes acabam por ir limpar o sistema e a pouco e pouco começa a aparecer no vaso.
Esse liquido de limpeza também estive para comprar! Custava 25 euros mas o senhor garantiu-me que ficava impec! Eu com medo de destapar algo não usei pois é muito agressivo mas talvez use da proxima vez que limpar o circuito!
Abraços
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essa do chão estar sempre seco, não é muito de fiar lol porque como mostrei no diy, a fuga que tinha no termostato era tipo gota a gota, e depois o liquido ficava retido em cima da caixa de velocidades, e normalmente só pingava, enquanto estava quente. resultado, como a caixa de velocidades também estava quente, o liquido evaporava lol só descobri quando fiz uns testes, com o carro a trabalhar, a ver se aquecia e se o moto ventilador funcionava, e depois verificar todas as tubagens, com o carro quente e a funcionar.
Em relação aos aquecimentos, eu andei uns meses como o fusível do moto ventilador queimado sem saber. em andamento o ponteiro, mantinha-se no sitio certo, só quando ficava muito tempo com o carro parado no transito é que notei que ele começava a subir.
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Bem, ja o deixei na Renault.. agora e' aguardar para saber o que e'. Aproveitei e mandei fazer a revisao :rolleyes:
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Obrigado pelas respostas, mas em relaçao 'as fugas nao me parece que tenha, pois o carro fica em garagem e o chao está sempre seco :huh:
O carro nao foi sempre meu, mas ja veio para as minhas maos com o liquido verde.. daí achar estranho ter mudado de cor do dia para a noite.
O carro tambem nao aquece.. o ponteiro esta sempre ligeiramente abaixo do meio.. :rolleyes:
Mas fica estável? Se não, podes ter que trocar o termostato.
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Apos telefonema da Renault... dizem-me que a reparaçao ronda os 1000€ :rolleyes:
Peças a substituir;
- bomba de agua
- tubo do intercooler
- correia
- o liquido
e fazer a revisao dos 2 anos :shocked:
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Ja agora, onde me recomendam deixar o carro para outra analise? Bosch Car Service, Feuvert, Norauto, etc's...?
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Na BCS de certeza que ficas bem servido!
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Ora bem, orçamento Renault;
Conduta Entrada Ar - 113,38
Kit Distribuiçao - 119,78
Bomba Agua - 81,93
Kit Distribuiçao OTS - 58,47
Liquido Arrefecimento - 13,60
Saco 15 Abraçadeiras - 5,47
Taxa Residuos - 1,50
OS EXTR/REP BOMBA AGUA - 120,23
OS EXTR/REP TUBO SAIDA 22,37
O belo total de 660,18€, porque mandei retirar a revisão senao ia para os 996€
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123,45€... Mão de obra? É mesmo a gozar com um gajo.
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Colega não cheguei a tempo nas no meu a agua andava a desaparecer devagar e mudava de cor. Era exactamente bomba de agua que fazia a agua sair devagar e ficava pelo comando e secava... Não via derrame nenhum... Aquando da mudança da correia de comando reparei na marca de agua..
Bomba nova e já está. Mas a questão do liquido vai voltar a acontecer, a maioria das marcas usa liquido barato..
Solução de ano a ano muda o liquido.. Faço isso no meu...
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O problema e' que o meu ao relenti tambem faz uma especie de "grilar", o que tambem deve esta relacionado com a correia :S
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O meu fazia um barulho estranho do comando não era um grilar mas um som abafado que veio-se a provar ser tambem da bomba de agua.. Cheguei a pensar ser dos plasticos do comando e comprei novos mas continuou a fazer...
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Pois bem, a semana passada deixei la o carro para resolver situaçao e o preço final foi de 599€.
Ontem deixei la o carro novamente porque o barulho tornou a aparecer e agora dizem eles que e' do alternador, ou seja, mais 470 e tal €.. mas andamos a brincar? Terei alguma mina de ouro e nao sei?
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E o que pagaste com esses 599€? Esta mania tem de se perder. Fazer o cliente gastar dinheiro em peças que não resolvem o problema.
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Correia distribuiçao, bomba de agua, tubo intercooler e mao de obra..
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Porque fiquei com a sensação que foste lá trocar a correia e não resolver o problema? :huh:
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És tu e eu... porra