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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: lithoria em 21 de Março de 2012, 18:41 pm
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Boa tarde,
Tenho um clio 1.5 dci de 65 com 240.000kms, o turbo original morreu recentemente e troquei por um usado(em bom estado em folgas limpo com 70.000km +/-) mas de um de 85cv, e tb os injectores, o carro ficou andar bem com um bocadinho mais de pica, mas quando puxo por ele acende a luz de stop e quando tiro pé a luz apaga, a luz da resistência fica sp acessa. Outra coisa que tb me incomoda é um barulho tipo um "toc" quando passo em buracos, descer passeios etc. Mudei o apoio central porque supostamente o barulho era da aí, mas o barulho continua.
Não percebo nada de mecânica como dá para perceber :), apenas o que vou pesquisando na net, gostaria de saber se alguém já passou pelos mesmos problemas e tenha paciência para me ajudar.
Cumprimentos
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não sou o gajo mais indicado, mas esse toc parece amortecedores?!
se só faz esses erros depois do turbo metido então já sabes de onde vêm os problemas. É retificado?
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A luz da resistência é sinal de erro registado na centralina, liga à Clip para ver qual o erro que acusa.
Pode ser excesso ou falta de pressão de pressão no rail, a bomba de alta pressão pode estar a dar as últimas, etc...
Quanto ao toc, verifica molas, amortecedores, não sei, também não percebo muito disso lol
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Para além de verificares o que já te disseram, esse "toc" pode ser o que alguns já se queixam. Parece que há umas anilhas tipo espaçadores para se porem algures nos topos (penso que seja entre o amortecedor e o topo) mas é algo que ainda vai ser testado. Isto foi o que li noutro forum.
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Já substituíste os triângulos de suspensão (penso que é assim que se chamam)? Com 240.000kms é normal que já não estejam "decentes".
Mas é uma sugestão.
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Trocaste um turbo de 65 por um de 85??? Ou foi de 80??? não sei muito disto mas os de 85 são do clio 3 e a electrónica é diferente e pode ser dai o erro na centralina. Acho que tem pessoal que percebe disto melhor que eu que te podem dar uma resposta...
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Talvez. Também não percebo muito mas acho que os turbos do 65 ou 85 são iguais.
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Se não estou em erro o do 65 e do 80 é que são iguais, apenas o do 80 funciona com mais pressão.
O de 85 acho que é diferente do de 65.
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Pois, eu achava que eram todos KP35 e que só mudavam as pressões e outros elementos do motor e que a partir do 100 e 105 é que vinham então os KP39. Falta aqui alguém que perceba mais :P
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O KP35 equipa os dci's: 65/70/80/85
O dci 100 tem um KP39 diferente do dci 105, penso que a descrição certa do de 105 é Kp39b
Acender as luzes quando puxas por ele pode ser de alguns factores distintos, tens repro?? pode a bomba injectora já nao estar a debitar o que devia, pode ser injectores
O toc toc que descreves pode muito bem ser as barras de direcção já com folga, no meu clio 2 quando mudei isso resolvi um toc toc que fazia
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Eh colega mencionaste algo que sempre notei nos meus clios 2 com direcção assistida elétrica em ambos sente-se um toc toc no volante. Já me disseram que era coluna de direcção e sinceramente o barulho vem mesmo perto do volante.. Era esse o teu problema?? Acho que é crónico nos clios 2. Mudaste a coluna de direcção?
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Esse barulho que falas deve ser o que eu tinha no meu Clio 2. Normalmente era quando estava o tempo de chuva e ao virar o volante por completo para a esquerda. Mas o meu só fazia um estalo.
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Nao... eu disse que mudei as barras de direcção, as que apertam na caixa de direcção
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Ahh ok ambos os meus clios fazem e em ambos é mesmo perto do volante.. Basta mexer no volante e carregar para dentro em cima e em baixo e faz o estalo parece folga no veio que percorre o interior da coluna
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Boas pessoal,
Não sei se será um off topic ou não mas aqui fica a minha pergunta: qual é a pressao do turbo do Tce?
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Kovinha é favor centrar-se na duvida do user lithoria e não misturar outras coisas
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como estavam a falar de turbos pensei que nao houvesse inconveniente em perguntar, mas também ja descobri o que queria... :tongue:
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Penso que seja 0.6
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Antes de mais obrigado a todos pelas respostas, o "o toc" era o apoio central do motor, a questão do turbo, o erro que dá na centralina supostamente é porque este turbo (do de 80cv) debita mais do que antigo (60cv), agora a minha dúvida é:
se eu fizer repro para 80 resolvo esse problema? o que aconselham visto o carro ser velhinho ? Não vou matar o motor mais depressa ?
Obrigado e cumprimentos a todos
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Faz uma repro à maneira ou mete a pressão do turbo original para o dCi65 :P A meu ver, qualquer repro tira vida ao motor e outros componentes mas se for algo soft não notarás isso a curto-médio prazo. É esta a minha maneira de ver.
Já agora, 240mil não é nada :P
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o "TOC" pode ser relativo a triangulos, cinoblocos... apoio da caixa... Etc.
Em relacão ao erro que te acende, o meu faz isso mas porque esta reprogramado e é relativo ao retorno de gasoleo nos injectores devido à pressao/quantidade ter sido alterada.
Se tu puseste os injectores do Dci82 e o turbo tambem, pode te estar acontecer o mesmo, devido a teres a electronica de origem, ele pode-te acusar o excesso de gasoleo na regua ou debito e acede te a luz.
Ja que puseste os injectores e turbo, aproveitas e mete o IC, e reve a electronica para nao te dar erro... ou fazes como eu, uma reprogramacao soft para equilibrar as coisas. (isto é, se esse erro realmente te chatear...)
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é normal acender luzes e o carro prender...
a electrónica dos injectores é mt diferente, e tem de ser revista.
alias o carro a frio ao ligar deve tar com um trabalhar esquezito.
o carro nao solavanca?
caso queiras, posso te rever a situação.
obrigado
Eduardo
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Para alguem que já mandou retificar um turbo sabe-me dizer se o mesmo trás marcas de fábrica por exemplo tinta nos parafusos ??
Ou há outras formas de o saber?
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Normalmente e por questões de segurança(de alguem mexer) colocam tinta e marcas em determinados pontos, dependendo claramente da casa claro.
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boas Publicidade? Não Obrigado.. Obrigado pela resposta.
offtopic:
Ainda estou a "lutar" com o gajo por causa daquele problema, se é que te lembras. Assim que estiver resolvido vou precisar da tua ajuda :grin:
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Ainda?
diacho, caso longo!!!!! :gun:
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o gajo "exige" que eu faça 20.000km anter de intervir... :rolleyes:
Ando poucos km por ano
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metes umas preguiças nas rodas da frente
engatas 6ª e deixas o carro a rolar :d :angel:
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acredita que ja pensei nisso, e já tive para por em pratica, mas tenho um certo receio de alguma coisa calhar mal
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turbo do 65 e 80 são iguais!!!!! como já foi dito
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São, mas julgo que regulação do parafuso é ligeiramente diferente.
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0.9/1 bar nos 65
1.1/1.2 nos 80
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Boas pessoal como o título diz tenho um clio dci de 70cv e o turbo morreu li que pessoas colocaram o turbo kp39b a minha dúvida é a seguinte aconselham que coloque um turbo igual ao que estava neste caso o kp35 ou recomendam o kp39b e se neste caso o turbo seria apenas pug and play.