Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: GeoAir em 28 de Março de 2012, 15:42 pm
-
Boas,
Devido aos desgaste anormal dos pneus da frente da minha Grand Scenic (2007) hoje fui trocar os pneus danificados e alinhar e informaram-me que deverá haver algum 'empeno' (palavras minhas, já não me lembro da expressão usada) nalgum componente pois a roda da frente direita tem um desvio anormalmente elevado, impossível de corrigir com alinhamento.
O relatório é este:
(http://img28.imageshack.us/img28/9864/alinhamento.jpg)
Na altura falaram-me em três componentes que poderiam causar esta situação: amortecedor, triângulo (?) e até uma manga (?) que não me recordo agora a designação completa...
O que os entendidos na matéria têm a dizer?
Gracias.
-
Triângulo empenado num acidente anterior?
-
Não será o caso por no alinhamento anterior estava tudo ok
-
Pois, no alinhamento anterior foi na mesma casa? Se não foi, é provável que tenham omitido essa situação.
-
Boas,
No alinhamento anterior, na mesma casa onde foi feito este e onde faço todas estas operações, os pneus não apresentavam o desgaste anormal que o Caçoila e o Gonçalo viram no sábado, por isso não tenho nenhuma razão para suspeitar de omissão no alinhamento anterior.
Provavelmente terá nisso nalguma pancada mas forte nalgum buraco que não tenha dado a importância devida...
É muito complexo identificar o(s) componente(s) defeituosos que possam causar esta situação?
Cumps
-
A única maneira é desmontar alguns componentes (braço, rotula...)e verificar o seu estado.
-
Isso passaste nalgum buraco com mais violência e deu-se o caso de empenar. Podes não ter dado relevância na altura nem te lembrares mas é quase certo :X
-
Efectivamente todos os componentes da suspensão desse lado deverão ser revistos.
Tendo em conta o desvio que o relatório mostra poderá apenas ser uma rótula do triangulo com a folga exagerada face ao parametro de fábrica. Tb existe a possibilidade de uma rótula axial ou até mesmo o terminal de direcção estar com folga. Ainda mais a fundo e fruto de alguma pancada seca pode ter sido o rolamento de roda / cubo que tenha sofrido, e apresente folga no seu interior.
É tudo bastante subjectivo assim sem análise in loco. Mas dá para teres uma ideia das causas.
-
O problema não está em folgas.
Pelo que vejo neste relatório a roda do lado direito está demasiado inclinada.
Se olhares bem para essa roda e comparares com a do outro lado concerteza irás constatar este facto.
A grande Scenic têm os amortecedores da frente com veios longos e são de bastante flexivéis, qualquer impacto mais forte contra a jante empena o veio do amortecedor provocando isto este efeito.
Buracos na estrada não provocam isto, mal de nós se assim fosse, mas um encosto mais forte contra um passeio é muito provavél que o faça ou um impacto na roda feito por outro carro.
Vê lá se a jante ou o "guarda-lamas" desse lado não estão marcados com sinais de terem levado um empurrão.
Deverás estár a sentir algum bambolear tipo barco quando há oscilação vertical da carroceria hehehe
Ainda o mês passado tive de substituir 2 amortecedores da frente a uma grande scenic dessas apenas por despiste em terra, sem impacto mas apenas a torção dos amortecedores quando esta se "enterrou" foi o suficiente para os veios empenarem.
Quando há uma inclinação da roda fora do normal, o amortecedor é o "elo mais fraco", deverá sêr o primeiro componente da suspenção a sêr verificado.
Com o amortecedor montado é dificil vêr, mas se for extraído e separado da mola irás vêr perfeitamente que o veio deste está concerteza empenado.
-
Obrigado pelo contributo.
A Scenic já tinha consulta marcada no sr dr na próxima semana para resolver a situação, mas uns imponderáveis nos últimos dias fazem com que, muito provavelmente, só na semana seguinte vá ser intervencionada...
Cumps
-
Boas,
Se se confirmar que a origem do problema está na suspensão e tendo em conta o tamanho/peso da Grand Scenic (1.5 105cv - 2007), que marcas/modelos aconselham, considerando que pretendo manter as características da suspensão original?
Cumps.
-
Boge, Sachs ou Monroe.
Normalmente são estes os fornecedores da Renault.
Penso que nessa Scenic são Boge ...
A marca deve estár gravada neles :wink:
-
Boas,
Os que lá estão agora são Monroe...
-
Resolvido: amortecedores e topos substituídos. Mais um excelente serviço Caçoilauto.
Cumps
-
Aqui está a imagem do principal culpado do desvio que tinha na direção
-
"Direção desalinhada - causas?"
Na realidade tenho a direção apenas com um ligeiro desvio, o principal problema é que quando largo o volante, ele "foge".
No meu caso só falta trocar mesmo a suspensão e os triângulos...
Fiz um pequeno video... min O:20 é onde se vê melhor.
Peço desculpa pela qualidade da imagem e musica. Qualidade telemovel, musica autoria MegaHits lol
Direção desalinhada (http://www.youtube.com/watch?v=Z6JZnVPo4ns#)
-
Volante está no ponto zero? Pressão dos pneus está certa? Quem te alinhou percebia do assunto?
-
Na altura foi alinhado umas 4 vezes. Porque sempre que sempre que ia testar o volante fugia sempre. Os topos foram trocados, direçao alinhada novamente, depois trocaram os casquilhos e mais uma fez foi alinhada etc. Nunca ficou em condiçoes. Se calhar para despistar vou levar a carrinha a outro lado. Mas como ja disse anteriormente, o unico problema que noto é do volante fugir porque a direçao fica alinhada.
-
No meu acontesse o mesmo. E eu tive o cuidado de ver se estava com o volante bem alinhado. Suspeito que seja devido a folga da caixa de direcção.
-
ha pessoal dos alinhamentos que não tira as medidas das rodas traseiras o que faz com que o volante não fique certo, ainda mais se o eixo traseiro estiver empenado
-
Esse efeito já é meu conhecido e têm solução simples.
Acontece no Megane II e Scénic II.
Os carros não estáo fisicamente desalinhados!
É a direção que vira sozinha, isto acontece devido ao facto da direção assistida sêr electrica e sêr gerida por um calculador que têm em memoria um angulo "0º" a partir do qual a direção deve sêr alinhada fisicamente.
Estes carros têm de sêr alinhados com a Renault Clip ligada e o angulo "0º" no calculador deve corresponder ao volante fisicamente direito e isto só é possivél fazer através do aparelho de diagnostico Renault Clip de preferencia durante o alinhamento.
NÃO VALE A PENA ANDAR A TROCAR PEÇAS QUANDO FISICAMENTE AS MEDIDAS ESTÃO CERTAS, A DIREÇÃO IRA VIRAR SEMPRE PARA A POSIÇÃO QUE ESTIVER EM MEMÓRIA COMO GRAU "0" porque o calculador pensa que assim é anda a direito...
-
Se o carro saíu de fábrica com ãngulo de impulso 0, ou seja, com o volante completamente direito, ele anda exactamente em frente. O sensor de ângulo de volante está definido com 0º com o volante perfeitamente direito.
Se no alinhamento de direcção corrigimos a geometria das rodas por forma ao carro andar em frente coincidente com o volante a direito, qual a lógica de redefinir o valor 0 quando aquilo já fica no 0 depois de alinhado?
Alinho 3 a 4 carros por dia e só fiz isso uma vez e foi porque alguém antes alinhou mal o carro, e tinha mexido na configuração de fábrica do ângulo de volante. Portanto não percebo qual a lógica...
-
Na altura foi alinhado umas 4 vezes. Porque sempre que sempre que ia testar o volante fugia sempre. Os topos foram trocados, direçao alinhada novamente, depois trocaram os casquilhos e mais uma fez foi alinhada etc. Nunca ficou em condiçoes. Se calhar para despistar vou levar a carrinha a outro lado. Mas como ja disse anteriormente, o unico problema que noto é do volante fugir porque a direçao fica alinhada.
E tu conduzes habitualmente sem as mãos no volante? É que quando os carros foram inventados a ideia era conduzir segurando o volante...
É que se já foi à máquina 4 vezes em pouco tempo duvido muito que tenhas qualquer problema de alinhamento. e não notas o carro a fugir com o volante a direito (sim, segurando no volante) e se passou a 0 no ripómetro, significa que está bom!
Como o JohnyGT disse pode ter a ver com a DA eléctrica. mas também com as condições da estrada. Não do alinhamento!
Depx. O alinhamento de direcção é feito SEMPRE com medição dos ângulos das 4 rodas!
Nos carros que apenas alinham convergência à frente, a máquina calcula o melhor ângulo para as rodas da frente por forma a corrigir os defeitos da convergência traseira.
-
Epa eu achava tambem que tinha a direcção desalinhada e na verdade eram os pneus de estarem lambidos por fora... Fugia sempre para a direita, mesmo depois de alinhado. Agora com pneus novos nem mexe, certissimo mesmo :)
-
E tu conduzes habitualmente sem as mãos no volante? ...
:shocked:
continuando...
O carro neste momento e como já disse anteriormente, tem um ligeiro desvio com o volante direito... Mas quando foi alinhado veio em condições excepto a parte do volante.
Gonçalo
também reparei que o pneu do lado direito está ligeiramente mais gasto que o da esquerda, provavelmente o meu problema pode ser resolvido com a troca de pneus também.
Já nem sei se devo gastar mais dinheiro em alinhamentos...
-
Experimenta a questão dos pneus :) O meu mesmo estando alinhado fugia para a direita :)
-
É natural ter os pneus de um lado do carro com mais desgaste do que outro, tem tudo a ver com os percursos que fazemos para mais se apanharmos muitas rotundas nos percursos que fazemos. O meu também foge ligeiramente, apesar de ter trocado os triangulos e de ter alinhado. Mas lá está os pneus são os mesmos e o piso do lado de fora já tem mais desgaste do que o resto. Apesar de eu trocar de 10 em 10 mil km os pneus de posição, o desvio sente-se na mesma.
-
Depx. O alinhamento de direcção é feito SEMPRE com medição dos ângulos das 4 rodas!
Nos carros que apenas alinham convergência à frente, a máquina calcula o melhor ângulo para as rodas da frente por forma a corrigir os defeitos da convergência traseira.
tens razão, mas ja vi não o fazerem e no meu caso deu asneira...
andei com o volante torto sempre que arrancava, o carro tava alinhado mas o volante é que tava torto.
chegou-se a pensar que seria uma alteração no ponto zero do volante (que não se verificou), chegou a ir a outra máquina de alinhamento e realmente o carro tava alinhado mas, e após eu perguntar, faltava tirar as medidas das rodas traseiras. A máquina fez os cálculos com as medidas tiradas e apartir daí nunca mais houve stress ;) volante direito e carro alinhado.
ou seja, desleixo do artista que fez o alinhamento. E como o meu foi um qashqai com o mesmo problema naquela casa de pneus ;)
-
Pois... isso aí já é falha humana.
Na máquina onde trabalho, o sistema nem funciona se os sensores de todas as rodas não forem detectados.