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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: infinity em 30 de Março de 2012, 15:46 pm
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Viva amigos,
Conforme podem ver, tenho uma laguna II fase II com motor 2.0 dci 150cv (M9R 740)
A carrinha é de 2006 e tem 126000 km
Compreia e a carrinha tinha 3,5anos com +/- 90000km!
A 15 dias atras fiquei pela primeira vez a pé em Auto estrada! Ia a 150km/h quando o motor deixou de responder e foi-se abaixo! Entretanto conseguia colocar a carrinha a trabalhar mas ia logo abaixo.
Levei o carro para a oficina e depois de algum tempo perdido devolta do carro chegou-se ao diagnostico final: falta de compressao nos 4 pistons!
Ainda estou na duvida se compro outro motor ou reparo este....
A questao que vos gostaria de colocar é o motor que tenho na carrinha é um M9R 740 e nas sucatas so consigo encontrar motores dos novos lagunas III que tem referencia M9R742... Aparentemente os motores saoexactamente iguais.... Alguem me sabe dizer qual a diferença entre ambos e se posso colocar esse motor na minha carrinha?
Desde já agradeço a vossa ajuda.
Abraços!
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Que azar... :S
E estava eu a falar bem destas Lagunas num outro post. :X
Quanto à duvida de comprar outro ou arranjar o que tens, é uma questão de equacionar os custos das 2 opções.
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acho isso muito estranho, pede 2ª opinião e confirma esse diagnostico pois é a primeira vez que oiço isso num motor desses
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Desculpa a desconfiança mas duvido desses 90.000km.
POsso-te dizer que tenho um com 220.000km e é só carregar o pé, o artur tb tem um M9R com 300.000km's
Tenta um segundo diagnóstico como diz o artur.
P.S. Sabes que como são motores que não dão problemas, tb não há muita informação por aí..... Acho que percebes o que te queremos dizer. :smiley:
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Falta de compressão nos 4 cilindros?!?! Como é que ele chegou a essa conclusão? E logo nos 4? Isso cheira-me a esturro... Sou mais um a aconselhar uma segunda opinião.
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Sim a compressao esta baixa nos 4 cilindros... Dois dos cilindros estao mesmo muito baixos e outros dois estao a baixo mas nao tanto...
Eu comprei a carrinha com 3,5 anos.... Na renault disseram-me que ha registos dela das revisoes ate aos 90000km que foi ate quando eu a comprei e deixei de ir à origem... Nas minhas maos nunca faltou oleo ou agua....
O mecanico ja abriu o motor e parece que tem bastante calo os cilindros onde andam os pistoes (desculpem a falta de precisam nos termos tecnicos mas sou bastante ignorante em mecanica).
A unica explicacao que vejo e ela ter de facto mais km do que de facto la marca... No entanto, o desgaste que o proprio interior da carrinha tem nao faz prever mais km do que la marcam.... Tou num dilema....
A carrinha nao anda logo tambem se torna dificil perguntar outras opinioes a outros mecanicos...
Se alguem souber das diferencas entre o M9R 740 e o 742 agradecia :-)
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Pois é muito azar.
Esses motores tal como foi dito e leio em varios foruns franceses, espanhois, ingleses etc, nao costumam dar "barraca".
Mas tambem ha quem faça 100mil klm por ano ou mais e nao ande a poupar material pois o carro é p vender em "estado novo"...
Quem sabe o trato q ele levou?...
Quanto ao motor, M9R742 nao faço ideia...
Cumptos
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Essa dos 4 cilindros não me convence. Não te convenças que é preciso um motor novo. Primeiro tenta uma segunda opinião como já referiram aqui e depois vê então se os custos de um "novo" motor te compensam.
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Vou pensar em voz alta:
Um carro que vai em andamento não perde compressao de um momento para o outro e não deixa de andar assim
O levar a outro mecanico uma vez que já está desmontado tambem está fora de questão
Quanto ao indice do motor como já é fim de semana não sei responder, mas em principio deve implicar ter de mudar mais coisas, centralina ?
De momento não te posso dizer mais nada
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m9r 742 se não estou enganado é a versão sem FAP tal como o 740. Por isso deve ser compactivel.
Com FAP é o 802 e é de 175cv.
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o 740 é dos laguna II o 742 é do laguna III , é uma questão de verificar os perifericos do motor e seu posicionamento .
quanto ao motor já estar desmontado , é porque alguem deu ordem para isso . E mais te digo , é preciso ser um mecanico todo poderoso para detectar compressão baixa nesse motor e desarma lo logo de seguida ... Não sei para que pois para esse motor não há material , só tudo completo .... Bom mecanico sim senhor ( ler em tom ironico )
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eu acrescento... na minha tb foi diagnosticada falta de compressao nos 4 cilindros como justificação para o problema de arranque a frio... dizia o mecanico do concessionario... que a compressao estava muito baixa, tinha pouco menos de 20 quando deveria ser 30 para estar bem nestes motores...quando depois eu descobri aqui neste forum que o valor correcto deste motor (igual ao teu) é 19... quando o confrontei com esse valor, depois confirmou que afinal não seria problema de compressao... e tb já falava em abrir o motor...
sugiro perguntar qual o valor que dava de compressao no teu... a mim até mostraram o grafico de cada cilindro e tudo...estavam mesmo convencidos que estava baixo...
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Infinity, antes desse episódio na auto-estrada, já tinhas notado alguma coisa de anormal no comportamento do motor?
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Por uma "motor" desses nas mãos de Manel GT faz-me imensa confusão! O meu 1.5dci eu não metia.. preferia pagar mais qualquer coisa do que correr riscos de ser enganado, que parece-me que é o caso!
Mas também não sou muito entendido nisso.
De qualquer forma, faz o que já disseram aqui.. pergunta qual era os valores. Se ele tiver a enganar-te chama um reboque.
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Antes de mais quero agradecer vos pela vossa ajuda!
De facto nao havia sintomas de nada antes de acontecer isto!
Eu por norma (se calhar erradamente) em tudo na minha vida gosto de confiar nas pessoas até prova em contrário!
Os valores de compressao eram entre os 9/12 que ele me disse e o normal segundo ele seriam 22!
So hoje ao final do dia é que vou saber mais pormenores mas eu ja estive a ver o motor!
De facto os cilindros onde andam os pistons tem um calo em cima perfeitamente visivel e ao passar o dedo nota-se! O bi massa tb tem bastante folga!
Migos aquele motor parece ter alguns 400000km! Mas e impossivel que os tenha! Eu ja vi o historico dele na renault e a carrinha esteve na revisao dos 90000km pouco antes de eu a comprar e sempre foi la assistida... Para além disso o interior da carrinha está impecavel o que nao,me leva a acreditar em tal kilometragem!
Começo a acreditar na versao inicial do mecanico que diz que a carrinha deve ter levado algum esquentamento (algum tubo de agua que rebentou eventualmente) antes do anterior dono a vender... Isso provocou destemperamento do aço e a carrinha teve a partir daí um desgaste anormal!
Logo que tenha mais informações vou escrevendo aqui!
Abraço a todos!
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A última hipótese que deste parece-me a mais correcta. De qualquer modo, onde viste o histórico dela? É que livros de revisões fazem-se.
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Um amigo de um amigo meu que trabalha na renault viu através da matricula :cool:
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Era isso mesmo! Assim penso não haver fuga possível. O mais certo foi aquilo que disseste. Não motores de ferro e quando mal tratados, dão bronca.
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Provavelmente nunca irei ficar convencido com esses argumentos mas enfim, já que está desarmado gostaria de ver isso nem que fosse por fotos.
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somos dois caçoila ;)
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Pode também não ter levado manutenção sempre em dia, ou até ter levado alguma Repro abusada e ter sido retirada entretanto.. sei lá lol mas que é estranho uma "crianca" já ter o que parece "400 000km" como dizes..
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Boas,
Mão sei se devo ou não, mas aqui vai um problema encontrado noutro forum acerca deste motor, nada de mais, mas pode explicar o sucedido:
Boas, venho contar aqui a história do que se passou com a minha GS.
Na segunda feira passada quando saí do trabalho notei passado uns 5 Kms que o nível de temperatura do motor não tinha subido nada, ou seja mantinha só um tracinho, e passado 5 min. a temperatura subiu para 5 tracinhos que é a temperatura normal do motor, mas, subiu tudo de uma vez, como se manteve no liguei, fui buscar as miúdas e fui para casa e tudo bem.
No outro dia outra vez o mesmo IC19 a 80/100 e a temperatura não subia e quando cheguei a meio da viagem subiu outra vez para os 5 traços de repente, bom, pensei que fosse a sonda que está no bloco do motor que tivesse pifado e tratei de mandar vir uma. Nesse mesmo dia ao ir para casa a subir o IC16 para a CREL dei-lhe gás e quando chego ao cimo da subida CHANAN....... temperatura no vermelho........parei o carro só aí me deu para ver o nível do líquido de refrigeração do motor e qual não é o meu espanto que está....... sequinho, sequinho.
Deixei o carro arrefecer e lá fui até ás bombas da CREL muito devagarinho, onde enchi o depósito de expansão de água, olho por entre as entradas de ar para o radiador e vejo uma rotura mais ou menos pequena onde saía água.
Liguei logo para um amigo que tenho que é mecânico e ele disse-me que se não fosse muito grande a rotura dava para reparar com "METAL SINTÉTICO" que não é mais do que um pó que se junta a uma resina e depois aquilo agarra a qualquer superfície incluindo alumínio e pronto foi com isso que no sábado me levantei por volta das 7h despi a frente do carro todo e ele aplicou aquela massa no radiador e ficou de facto bom, aproveitei e como tinha carregado o AC o ano passado e este ano já não fazia frio coloquei também a massa no radiador do AC naquilo que me pareceu ser um furinho muito pequenino e penso que seria dali que saía o gás do AC.
Agora a parte menos boa.......
Esta rotura no radiador acontece devido a uma falha de engenharia, pois o que rompe os radiadores é um plástico que se encontra junto aos mesmos, um de cada lado, eu fiz uns filmes do arranjo e depois coloco aqui para vocês verem, porque acho que é importante.
Eu descobri este problema quando andava no fórum de nuestros hermanos, não sei se posso por aqui links a apontar, mas, se puder os admins que digam algo que eu ponho. Resolvi proceder ao arranjo e respectiva prevenção colocando essa pasta e cortei um bocado aos plástico (o bocado que roçava no radiador) e no fim coloquei umas tiras de feltro que comprei no Leroy Merlin entre os plásticos e o radiador.
Este post é mais para o xxx porque é o único com a GS 2.0 dCi, mas não sei se o carro do sérgio tambem pode ou não acontecer isso. De resto serve também para todos os interessados.
Tal como prometido aqui vai:
Para começar temos que sacar o pára choques que tem dois parafusos em baixo entre o pára-choques e a cubertura do cárter que saem com chave de caixa 10 mais quatro parafusos (dois em cada cava da roda á frente, um em baixo e outro em cima) que saem com chave de caixa 7 mais um que fica mesmo no meio quando se abre o capot que é torx deve ser para aí 10 (não tenho a certeza) depois é só tirar as molas com uma chave de fenda dar um quarto de volta que a mola sobe um pouco e é só puxar. Começar a sacar o choques pelos lados até saírem debaixo das ópticas (um lado de cada vez como é óbvio) e depois puxam(com cuidado) a parte de cima pelo meio, agarram o choques pelas entradas de ar frontais puxam para cima e para fora (com cuidado), desligam a ficha amarela do lado direito (espalhadores) e já podem sacar o choques.
Depois sacar as ópticas que têm dois parafusos em cima mais dois em baixo (estes de baixo tem que ser com uma chave comprida senão não chegam lá) com chave de caixa 10
depois existe um plástico protector que tem também que ser tirado, na foto abaixo, a verde vê-se o sítio dos 4 parafusos torx assinalados com circulos e onde estão as setas verdes é onde o plástico segura em baixo á pressão portanto é só puxar (com jeitinho).
A partir daqui podemos começar a trabalhar. Em primeiro lugar afastam-se (ou tiram-se) os dois plásticos (um de cada lado) que roçam nos radiadores (eu, na parte do radiador do motor optei por cortar, mas, há quem tenha posto filtro também aí).
Limpar muuuuuuito bem com diluente a parte que queremos reparar, fazer a massa que agora não me lembro o nome, mas, é metal sintético e aplicá-la, deixar secar + ou - 20 Mins. e aplicar outro bocadinho por cima (just in case) cortar o feltro á medida colá-lo (comprei um no Leroy que já é autocolante +ou- €6) passado mais ou menos 10 min. Põe-se o carro a trabalhar e verifica-se se a fuga ficou bem selada. Monta-se a frente no sentido inverso ao explicado em cima e fica-se atento durante uns dias se existe alguma perda de água ou se o carro aquece em demasia.
Nesta foto podemos ver o final do trabalho já com os feltros colocados e os plásticos cortados.
([url]http://img710.imageshack.us/img710/508/planolargofrentedocarro.jpg[/url])
Aqui podemos ver o feltro colocado na parte em que o plástico roça no condensador do AC
([url]http://img195.imageshack.us/img195/2006/plsticodircomfeltro.jpg[/url])
Nesta imagem mostra delineada a vermelho a parte do plástico que foi cortada e o circulo verde mostra o vértice desse mesmo plástico que rompeu o radiador do motor
([url]http://img684.imageshack.us/img684/5520/plasticodircortado.jpg[/url])
Aqui o mesmo mas já do lado esquerdo. (aqui felizmente não rompeu, no entanto notava-se desgaste
([url]http://img189.imageshack.us/img189/8617/plsticoesqcortado.jpg[/url])
Nesta imagem podemos ver também a parte do lado esquerdo já com o plástico cortado na zona do radiador do motor e o feltro colocado na zona do condensador de AC
([url]http://img163.imageshack.us/img163/2045/plsticoladodir.jpg[/url])
Nesta vê-se básicamente o mesmo só que do lado direito e com a massa já a tapar a fuga.
([url]http://img4.imageshack.us/img4/6317/plsticoladoesq.jpg[/url])
Aqui um pormenor do arranjo da fuga no radiador do motor
([url]http://img15.imageshack.us/img15/840/radiadorcomamassacoloca.jpg[/url])
E aqui um pormenor do arranjo do radiador do motor e do condensador de AC.
([url]http://img84.imageshack.us/img84/9178/radiadordeacjarranjado.jpg[/url])
E pronto espero que isto sirva de ajuda a todos aqueles que precisarem.
Abraço
xxxx
Se acharem que não devo colocar este post de outro forum, peço desculpa e eliminem.
Obrigado
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A história está bonita, só não me parece que tenha muito a ver com o tópico... É o mesmo motor, sim... Mas de resto não tem nada a ver... O carro não é o mesmo (logo o problema detectado mais que provavelmente não existe no carro em questão), e o problema nem sequer é no motor, foi uma fuga de agua que levou a aquecimento o que no caso deste tópico nem sequer se colocou essa questão.
E antes que se diga que neste caso o ponteiro também podia estar a marcar mal como nessa história e ter levado aquecimento, o ponteiro marcar mal nessa história é muito simples de explicar, a temperatura é medida na agua, se ele andava sem agua quase nenhuma não marcava nada, assim que lhe passava umas gotas pela válvula de temperatura disparava para o valor "normal"...
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Pois, este problema, foi mais para explicar que as vezes, por causa de coisas simples pode levar a um sobreaquecimento.
Pensei que o carro fosse o mesmo ;)
Podem eliminar ;)
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Pois efectivamente não entendi a relação da " história" com o problema relatado no tópico.
Em 1º lugar nem o problema nem o carro são os mesmos.
Em 2º lugar por uma fuga de água não se pode dizer mal de um motor ou até mesmo considerar que estamos perante um problema habtitual desse motor.
Em 3º lugar a "história" está engraçada mas..... voltamos ao mesmo. Alguém sabe em concreto o resultado da aplicação daquele componente no radiador??
Sim volto a perguntar: Alguém tem a verdadeira noção do que foi feito ( tendo em conta as imagens)?
Pois bem recapitulando: O radiador estava com uma fuga, por norma quando isso acontece ou é fruto de corrosão( por vezes interior, não visível do exterior), ou através de embate com alguma matéria, que provoca a fissura.
A fissura que origina perda de fluído teve que ser a tal nível que incide sobre um ou mais canais do radiador.
Ora conclusão: A colocação da massa significa que procederam na sua generalidade á eliminação de canais do radiador, reduzindo a eficiência deste significativamente.
Ora posto isto resumimos e concluímos que Assucatar aparentemente compensa mas até quando? E quais as consequências?
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Viva pessoal...
Ontem tive a ver os pistons fora... Segmentos.... E de facto este motor parece ter uma porrada de km.... Estranho é que voltaram a confirmar-me um membro aqui do forum que a carrinha foi assistida na renault ate aos 90000km e em 2009 tinha os 90000km!
Eu comprei-a em 2009!
Eu é que deixei de ir à origem!
Eu vou tirar fotos do motor e peças e colocar aqui no topico para voces verem o desgaste...
Logo que as tenha coloco-as aqui!
Vou comprar motor usado!
Se alguem souber onde posso encontrar algum que diga sff!
Continuo sem saber é se o M9R742 da na minha carrinha! Espero que sim pois é o unico que consigo encontrar em algumas sucateiras apesar de ser caro :cry:
Abraço a todos.
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acho que já respondi atras, o motor m9r 742 é do laguna III , convem verificar a posição dos periféricos ( alternador, motor de arranque, compressor ac , etc ) e parte electrica . Só olhando para os 2 é que se pode dizer se dá ou não .
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Peço desculpa mas ainda nao tive oportunidade de tirar as fotografias e coloca-las aqui no forum....
De qualquer das formas consegui arranjar um 742 de um laguna III que ha partida dará com 60000km. O motor ira ser tirado do carro tv hoje e quinta feira estará na oficina para se colocar ao sitio. Hoje ao final do dia vou a sucateira verificar se de facto tem os 60000km... Kero confirmar com os meus olhos no quadrante do carro em questão.
Vai custar-me uma fortuna mas deverá valer a pena! Foi o unico motor que consegui onde posso ter acesso ao carro de origem e ter mais certezas na quilometragem anunciada.
Vou dar pelo motor completo + Bi-massa 2000€ c/ iva :cry:
Terei de devolver o motor velho.
Cumprimentos.
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Boa sorte com esse motor, e depois não te esqueças das fotos do avariado.
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Boa sorte com a troca.
A única coisa que me alertou foi o "IVA"... Não sabia que os sucateiros cobravam IVA :lipsrsealed:
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e porque não haveriam de cobrar ? é uma empresa como outra qualquer
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Viva pessoal,
Conforme indiquei na outra resposta, hoje ao final da tarde estive junto à carrinha que irá servir o motor para a minha...
Apesar do acidente dela ter sido de frente foi mais sobre o lado do pendura... e parece que o motor está intacto.
Ao ligar os cabos à carrinha (pois queria verificar os km) o quadrante marcava 82.559km e não os 60000km como me disse o senhor da sucateira.
Outra coisa que me deixou confiante é que a carrinha, apesar de ser francesa e do ano 2010, era de uma empresa de ciclismo "ASTANA Pro Team". Deveria dar apoio nas corridas....
Aqui fica a foto que tirei quando a carrinha chegou à sucateira:
(http://img252.imageshack.us/img252/7179/lagunaastana.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/252/lagunaastana.jpg/)
Já agora é normal estes motores gastarem um pouco de óleo tipo um litro ao final de ±12000km?
Por agora é tudo!
Obrigado a todos pela vossa ajuda e força...
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1 litro parece-me muito em 12 mil km..
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parece me ( muito ) mal então henrique
depende da condução e de muitos outros factores
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Consideras normal ter que atestar 1litro a cada 12kkm num motor supostamente tão novo? Por mais mal tratado que seja?
Achei um exagero, mas como disse foi uma opinião.. porque não conheco o motor.
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não é por ser novo ou por ser velho . Imagina que faço lisboa - porto - lisboa a fundo ( 650 kms +/- ) umas 3 vezes . ( e por vezes até faço isso num mes ) é perfeitamente normal nessas condições extremas de utilização repor um litro de oleo nuns 5 mil km . Se estivessemos a falar de um motor vag PD ( injector bomba ) quantas vezes repus nivel de 1500km em 1500km . Alias , situações dessas veem previstas nos manuais . Foi exactamente isso que disse , depende das condições de utilização do motor
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Desconhecia mesmo então! ;)
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Preçisava de um FAP e de um CAT para este motor :azn:
Onde posso arranjar? pode estar avariado, só preçiso da carcaça.
Obrigado
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A condução depnde muito do consumo de óleo como disse e bem o Artur, a meu Dci 2.0 tem 100.000 e nunca levou um acrescento de oleo, em contrapartida o Audi em cada 15.000 levava com 1 litro.
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Fiz a pergunta porque o meu motor velho consumia isso, mais ou menos.... às vezes até aguntava mais... mas sempre me disseram que era normal... agora lembrei-me disso e perguntei
Podem não acreditar mas tanto eu como a minha esposa nem somos de puxar muito pela carrinha... sempre tivemos cuidado mais por causa dos consumos de combustível :)
O meu agente de seguros tem uma carrinha igual à minha de 2007 e tem à volta de 77000km e ele queixa-se que desta ultima vez já teve que acrescentar um bocado de óleo... daí pensei que fosse normal nestes motores.
Vou continuar a usar o 5w40 neste novo motor como antes... parece-me adequado segundo o que vi aqui no forum.
Abraços a todos.
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Neste motor o oleo é o 5w30 , eu uso o Elf Solaris!
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Em alguns 2.0 dCi existe isso de óleo..
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atenção que se esse motor vem de um laguna III , o mesmo já poderá ter fap
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Neste motor o oleo é o 5w30 , eu uso o Elf Solaris!
Esta não percebi....
O 5w30 não é só para motores com FAP?
Se não tiver FAP uso o 5w40, certo?
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certo, e leste o que escrevi atrás ?
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Ora nem mais... nao te esqueças que o motor é de uma laguna lll
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Boas
Ainda acerca dos consumo de oleo, o meu, q ja o tenho vai fazer 4 anos e comprei-o com 67mil klm, meto cerca de 0,5 litro cada 5 mil klm.
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tens o pé muito pesado... lol
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certo, e leste o que escrevi atrás ?
Sim Artur... vi...
À partida não deve ter mas amanha já tiro isso a limpo com o mecânico.
Obrigado a todos.
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Viva amigos,
Escrevo de novo neste topico para vos indicar a difereça entre o 740 e o 742... descobri-o da pior forma.
O motor já está no sitio.... aparentemente tudo igual! Inclusive tive que colocar o meu carter no motor novo pois o dele do acidente estava com o apoio do compressor do AC partido.
Quando o mecânico foi meter o motor a trabalhar deu um erro electrónico que ligando a máquina dava erro no sensor de rotação do motor... Segundo o mecânico o motor velho (740) tem menos dentes que o novo (742). Aí está a diferença...
Vamos tentar agora ir buscar a centralina do laguna III donde saiu o motor e tentar programa-la para o meu carro... se bem que o grau de sucesso é reduzido...
Estou mesmo com azar.... é que pior que isso é que não consigo arranjar nenhum M9R 740....
Vou tentar dormir.... se bem que hoje acho que vou ter pesadelos.
Abraços.
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se forem buscar a centralina, o grau de sucesso vai ser nulo pois a uch vai deixar de funcionar com a centralina de outro carro e o cartão idem .... o melhor é resolver o problema de outra forma
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Com esse erro e o motor trabalha??
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Sim... Sabemos que a probabilidade de sucesso nao é grande... no entanto tb não tenho alternativas... vamos tentar reprograma-la e esperar que o imobilizador e afins seja compativel com a da laguna III.
Não o carro não chega a trabalhar... pelo menos penso eu... pois ainda não estive na oficina a ver. Apenas falei com o mecânico pessoalmente.
Abraços.
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O Artur acabou de te dizer que isso não vai funcionar :lipsrsealed:
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Como é que vão tentar reprogramar? Só para ter uma noção?
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Viva Amigos,
Uma vez que todas as tentativas com o motor do laguna III falharam, já começamos a reparar o motor da carrinha...
Devo gastar à volta dos 2900€ mas deverá ficar bom o motor.
E siga pra mais uns km.... Não vejo a hora de isto chegar ao fim e voltar a ter a carrinha a trabalhar!
Abraço a todos e obrigado pela ajuda e opiniões que têm dado!
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Deixa lá ao menos sabes que motor aí tens. Boa sorte ;)
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E agora o que fazes ao motor da laguna que compras-te? conseguis-te devolver?
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Sim, consigo devolver.... Comprei-o nessa condição!!!
Entre hoje e amanha ja o devo devolver.
Abraço!
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não vai ser facil arranjar material para esse motor ....
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não é fácil arranjar peças para o motor? então se um motor der o berro (como foi o caso) não se repara? mete-se novo?
que estranho, sempre ouvi falar em reparar motores.
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Se calhar estão-se a referir a material usado, novo arranjas de certeza.
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Não, tem sido falado aqui pelo fórum que não há peças de substituição para o motor 2.0 dci (acho que li ao Artur que não há cambotas, por exemplo). No caso de haver problemas, vai-se à Renault, e coloca-se um motor novo/recondicionado...
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para o motor M9R a renault apenas vende bloco completo
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Não sabia desse pormenor... isso é peça (motor) para custar uma pipa de massa!!!
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Se a cx de velocidades PK4 custa á volta de 6000€...
Quanto nao custará o motor M9R...
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cerca de 8000 € ( mais iva ) e a caixa 4.000€ mais iva
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Mais vale comprar outro...
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E quando se diz isto ( para esse motor não) a uma pessoa e começamos a ser maltratados só me apetece mudar de oficio
mas não mudo porque gosto muito do meu trabalho
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Viva pessoal,
Ainda não tenho a carrinha mas está quase....
O motor foi reparado... mas ainda não a trouxe para casa... segundo o mecânico havia quase tudo de origem com a excepção de uma coisa que já não me lembro o que era... as peças de origem foram compradas na renault em ovar.
No entanto não foi fácil... esperar pelas peças... e depois de todo o trabalho feito e tudo montado não é que a carrinha não pegava? :angry:
O mecânico achou por bem levar a carrinha à renault (pronto-socorro) para fazer uma actualização de software na centralina por uma versão mais recente. Mas mesmo assim não dava sinal a carrinha.... carregava-se no botão e nada.... os gajos na renault ovar não deram com o gato e acabaram por devolver a carrinha ao mecânico que está a fazer o trabalho.
Depois de muita dor de cabeça lá descobriu o que era... Massa de Ar em curto circuito! Mais 4 dias à espera de um massa de ar mas la pra meio da semana já deve estar tudo ok...
Foi um respirar de alivio ouvir aquele motor trabalhar outra vez...
Parece que ficou tudo porreiro... o motor tem um trabalhar certinho... aparentemente tudo ok :happy:
Finalmente o pesadelo está a acabar e ainda esta semana já poderei sentir o conforto da minha laguna e começar a devorar km... pena que estes primeiros km vou ter de me portar bem e não esticar muito para o material acamar....
Desde já agradeço a todos as vossas opiniões e ajuda.
Abraços!
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boa sorte :)
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Ainda bem que esta resolvido, depois deixa ai umas fotos!
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boa sorte.
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Fotos e se possível descrimina as peças metidas e o valor se não for pedir muito. Pode vir a dar jeito.
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Aqui está a máquina depois da reparação.
Já andei o fim de semana com ela... parece que está tudo impecável... :happy: :happy:
Aqui ficam as fotos como pedido da menina:
(http://img444.imageshack.us/img444/4971/foto1aa.jpg) (http://img29.imageshack.us/img29/716/foto2ywj.jpg)
(http://img688.imageshack.us/img688/9775/foto3dlu.jpg) (http://img338.imageshack.us/img338/2774/foto6sdl.jpg)
(http://img7.imageshack.us/img7/815/foto10bs.jpg)
Abraços a todos.
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Ainda bem que tudo parece estar no sitio.
Agora, depois da tempestade, que tal abrir um diário de bordo? :smiley:
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a minha é um BR :)
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Adoro este modelo!
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Saudades desses sofás? :P
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Infelizmente terei de a vender... ainda não é certo mas estou com alguns problemas financeiros e em parte a troca da carrinha poderá resolver o problema.
É a vida...
Já agora se souberem de alguém que tenha uma scenic ou megane mais antigo que a minha que queira trocar pela minha mais os euros dadiferença de valores diga... ou então alguém que queira comprar a minha
Www.masterbit.net/laguna (http://Www.masterbit.net/laguna)
Por enquanto vou passeando nela e desfrutar do conforto da menina.
Abraços!
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Isso é que é pior infinity, que tudo se consiga resolver. Neste momento infelizmente muitos estão a sofrer do mesmo.
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Grande M#*&£ infinity! :sad:
Bem sei que são bens materiais, mas são coisas que estimamos e que são alcançadas com esforço!
Boa sorte e que tudo se resolva pelo melhor.
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É pena teres q te desfazer de um bom carro por motivos economicos, mas será que da maneira que isto está vais fazer dinheiro de jeito com a troca?
A Scenic é uma boa opçao. Eu tive uma do modelo anterior de 2003 1.9Dci de105 c/v, e, em questao de espaço, nao é inferior ao Laguna embora nao pareça.
Perde na aerodinamica e posiçao de conduçao, entre muitas mais coisas,-lembro-me q tinha dificuldade em chegar ao travao de mao, tinha q me entortar um pouco...- mas o Megane desse tempo a posiçao de conduçao ainda é pior...