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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: tvaz em 11 de Abril de 2012, 11:07 am
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Bom dia malta, ontem acedi a um teste de potencia feito num banco Maha de um Megane 2.0 Dci 175 ao qual acusava de origem 156 cv e 360Nm será normal estes valores para este motor.
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Posso estar a dizer uma grande asneira, mas não tenho conhecimento de nenhum megane com o motor 2.0 dci e com 175cv, acho que nos meganes chegam apenas até aos 150cv, pelo menos de origem.
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O megane 2, na versão GT tinha o 2.0dci de 175cv se não me engano.
Agora, resta saber se é essa versão ou o 2.0dci de 150cv.
também poderia ser o megane 3 2.0dci de 160cv
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Pelo que me lembro, essa versão GT, estive dentro de um na renault e tinha 160cv, mas como dizes pode haver outra versão.
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era igualzinho ao Sport a gasolina apenas o motor era o Dci 2.0 de175
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entretanto com um "google it" descobri isto:
http://www.caradisiac.com/Renault-Megane-2-0-dCi-GT-45925.htm (http://www.caradisiac.com/Renault-Megane-2-0-dCi-GT-45925.htm)
http://os-tanques.blogspot.pt/2007/08/renault-mgane-ii-20-dci-150cv-gt.html (http://os-tanques.blogspot.pt/2007/08/renault-mgane-ii-20-dci-150cv-gt.html)
O Megane GT 2.0DCi era com 150cv, 340 Nm a 2000 r / min :)
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Sei que a matricula é EZ
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Axo que é de meados de 2007
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É importante diferenciar entre GT e Sport (Renault Sport, RS).
O GT é 2.0 dCi de 150cv, o Renault Sport é 2.0 dCi 175cv FAP, pois na Megane 2 sairam dois motor RS, este e o 2.0T 16v 225cv.
Se o teu carro têm o kit RS ( parachoques diferentes, crachás Renault Sport nas portas, etc..) então têm o 2.0 de 175cv.
Se não têm kit RS então o motor é o de 150cv e deixa me dizer que deve ser esse o caso pois os valores do teu teste de potência são semelhantes aos do motor de 150 cv (150cv e 340Nm).
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É provavel q seja o de 150 c/v pois a minha Laguna q tambem é a de 150, antes da repro tambem deu cerca de 158 c/v.
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o melhor de tudo é ver a potencia no livrete/dua.
Até se ver isso, andamos todos a especular que carro é. lol
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É importante diferenciar entre GT e Sport (Renault Sport, RS).
O GT é 2.0 dCi de 150cv, o Renault Sport é 2.0 dCi 175cv FAP, pois na Megane 2 sairam dois motor RS, este e o 2.0T 16v 225cv.
Se o teu carro têm o kit RS ( parachoques diferentes, crachás Renault Sport nas portas, etc..) então têm o 2.0 de 175cv.
Se não têm kit RS então o motor é o de 150cv e deixa me dizer que deve ser esse o caso pois os valores do teu teste de potência são semelhantes aos do motor de 150 cv (150cv e 340Nm).
Antes de mais o carro nao é meu e sim tem Kit RS e diz Renault Sport na traseira, dupla saida de escapes, jantes 18 ou 19 nem sei
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Uma coisa importante que me esqueci de referir tem travões Brembo vermelhinhos.
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Em http://www.carfolio.com/ (http://www.carfolio.com/), apenas consta uma versão do Megane II com o 2.0 dCi e é a de 150 cv.
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Mas tal como disseram em cima, saiu uma versão 2.0 DCi da renault sport com 175 cv, foi sem dúvida a pior merd@ que a renault fez até hoje...
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Efectivamente o RS dCI existe mesmo e a apresentação foi em 2007 em Portugal.
Um video:
Car test Renault Mégane RS DCi (http://www.youtube.com/watch?v=uodZApvPBlg#)
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Mas tal como disseram em cima, saiu uma versão 2.0 DCi da renault sport com 175 cv, foi sem dúvida a pior merd@ que a renault fez até hoje...
realmente uma enorme merd@ , o meu motor só tem 296 mil km e nunca deu problemas , que merd@ de motor
respondendo ao tópico , 2.0 dCi 01.07 - 127 173 1995 M9R 724 , se for esse motor , é o de 175cv .
as razões para dar uma valor mais baixo , podem ser muitas ( manutenção em falta por exemplo , etc )
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...e o do Laguna III do Caçoila, que tem apenas 200 e picos mil. :laugh:
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realmente uma enorme merd@ , o meu motor só tem 296 mil km e nunca deu problemas , que merd@ de motor
respondendo ao tópico , 2.0 dCi 01.07 - 127 173 1995 M9R 724 , se for esse motor , é o de 175cv .
as razões para dar uma valor mais baixo , podem ser muitas ( manutenção em falta por exemplo , etc )
Sim, realmente um carro com a sigla renault sport o que uma pessoa espera é que faça 300 mil km´s sem problemas, para isso andava tudo de 190d. O que quis dizer é que a renault fez merd* ao meter um Dci e Renault sport no mesmo saco, entendes ?
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não, não entendo . primeiro que tudo , se era isso que querias dizer, deverias ter explicado antes. Segundo , meter um 2.0 dci 175cv numa comparação com um 190d só me leva a pensar " oh mother of god " . Depois disso tudo e pela tua afirmação , leva me ainda mais a querer que nunca andas te nenhum e falas sem conhecimento de causa
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Sim, realmente um carro com a sigla renault sport o que uma pessoa espera é que faça 300 mil km´s sem problemas, para isso andava tudo de 190d. O que quis dizer é que a renault fez merd* ao meter um Dci e Renault sport no mesmo saco, entendes ?
São opiniões, eu acho que um RS dCi até nem é má aposta.
No caso da Megane II RS apenas é 16km/h mais lento em velocidade de ponta e demora mais 1.8s dos 0 aos 100km/h, como diz no vídeo. Tendo em conta o consumo combinado e o preço do gasóleo em comparação com o da gasolina acho uma boa aposta um RS com motor dCi.[
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ora ai está o que disse atrás , ah e tal a maior merd@ ....
odeio bacalhau mas nunca provei , não gosto de atum mas nunca comi .....
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não, não entendo . primeiro que tudo , se era isso que querias dizer, deverias ter explicado antes. Segundo , meter um 2.0 dci 175cv numa comparação com um 190d só me leva a pensar " oh mother of god " . Depois disso tudo e pela tua afirmação , leva me ainda mais a querer que nunca andas te nenhum e falas sem conhecimento de causa
É isso.
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São opiniões, eu acho que um RS dCi até nem é má aposta.
No caso da Megane II RS apenas é 16km/h mais lento em velocidade de ponta e demora mais 1.8s dos 0 aos 100km/h, como diz no vídeo. Tendo em conta o consumo combinado e o preço do gasóleo em comparação com o da gasolina acho uma boa aposta um RS com motor dCi.
Claro, até porque realmente sou o único com a opinião que o carro nem sequer devia ter sido pensado, é o primeiro forum relacionado com renault´s que vejo apoiantes, o que vale é que na primeira página quase ninguém conhecia sequer o modelo em causa .. ahahah
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os teus pseudo argumentos já disseram tudo , nunca experimentas te e não podes falar do que não conheces , alem de que mesmo com dados a tua frente , mesmo assim preferes manter o nivel " ignorancia" e tentar partir para outro tipo de discurso , o chamado destrutivo em vez de construtivo . Nem toda a gente pode conhecer tudo e mais hão de aparecer que não conhecem e mais hão de aparecer que conhecem , o forum é isso , acaba por ser cultura para quem não conhece . O mesmo se aplica ao porsche hibrido , ao porsche diesel , nunca deveriam ter sido construidos , mas que há mercado , há . Mas são uma merd@ na tua teoria porque és "fanatico" por motores otto . Enfim . Tira as palas dos olhos e vê ao redor
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Correcção:
Nos meganes 150 temos 330 nm
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Malta!
O problema é o "Porquê" de este motor nao debitar a sua potencia real de 175 cv ou aproximado e nao 156 cv valor que deu no banco, mas em contrário tem lá o binário todo os 360 Nm.
Agora a existência deste modelo de megane esta mais do que comprovada.
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Ao contrário dos Vag's por exemplo os 1.9 TDI 150, debitam em banco 160/165 Cavalos..
Os 2.0 dCi 150 debitam 152/153 e o seu binário original cerca de 335 nms..
Reprogramados fazem 180 cavalos e 420 Nm.
Os 2.0 dCi 175 reprogramados fazem 200 Cavalos e 420 nm.. Os Renault Sport de combustível estragado.. Ahaha
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"S3ergio disse: ...Os 2.0 dCi 150 debitam 152/153 e o seu binário original cerca de 335 nms.."
Mas o meu 2.0 DCI 150c/v deu os seguintes valores de origem:
Potencia Maxima - 158,6 cv;
Binario Maximo - 361,5 nw*m ás 2197rpm;
Isto ja pouca importancia tem para a discussao:
Potencia Maxima(NormaISSO 1585-1992) - 160,1cv;
Velocidade Maxima - 245,3 Km/h ás 4690rpm's.
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os teus pseudo argumentos já disseram tudo , nunca experimentas te e não podes falar do que não conheces , alem de que mesmo com dados a tua frente , mesmo assim preferes manter o nivel " ignorancia" e tentar partir para outro tipo de discurso , o chamado destrutivo em vez de construtivo . Nem toda a gente pode conhecer tudo e mais hão de aparecer que não conhecem e mais hão de aparecer que conhecem , o forum é isso , acaba por ser cultura para quem não conhece . O mesmo se aplica ao porsche hibrido , ao porsche diesel , nunca deveriam ter sido construidos , mas que há mercado , há . Mas são uma merd@ na tua teoria porque és "fanatico" por motores otto . Enfim . Tira as palas dos olhos e vê ao redor
Camarada, o meu ultimo quote para contigo foi mesmo para acabar a conversa contigo.
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Ao contrário dos Vag's por exemplo os 1.9 TDI 150, debitam em banco 160/165 Cavalos..
Os 2.0 dCi 150 debitam 152/153 e o seu binário original cerca de 335 nms..
Reprogramados fazem 180 cavalos e 420 Nm.
Os 2.0 dCi 175 reprogramados fazem 200 Cavalos e 420 nm.. Os Renault Sport de combustível estragado.. Ahaha
Os tdi´s de 150 debitam 165cv, no minimo! O Ibiza Cupra tdi debita uns 200cv de origem, no minimo! E sim, felizmente não é OS Renault Sport, é só mesmo O Renault sport, porque como já seria de esperar foi o primeiro e ultimo a diesel.
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Picardias á parte, eu concordo com o Artur, ele fala por vezes de forma mais "dura" mas sabe do que fala e tem conhecimento de causa!!!!
Se não daqui a pouco estamos a falar do crime que seria meter um RS a gás na opinião de cada um...e do topico nada!! :popcorn:
Mas afinal quais seram as causas mais provaveis para tais valores?
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Tudo depende do banco onde é medido. O dci sendo common rail e esses tdis que falas sendo de injector bomba (mais brutos na entrega de potencia) pode influenciar o resultado final nos rolos.
Um exemplo tens os gasolina NA que debitam sempre menos em banco que o anunciado pela marca
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Ai já tem mais a ver com ser NA ou turbinado..
Em banco nunca conseguem atingir temperaturas ideias para gerar as cavalagens anunciadas por exemplo..
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Os tdi´s de 150 debitam 165cv, no minimo! O Ibiza Cupra tdi debita uns 200cv de origem, no minimo! E sim, felizmente não é OS Renault Sport, é só mesmo O Renault sport, porque como já seria de esperar foi o primeiro e ultimo a diesel.
Trabalhas lá?
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Os tdi´s de 150 debitam 165cv, no minimo! O Ibiza Cupra tdi debita uns 200cv de origem, no minimo! E sim, felizmente não é OS Renault Sport, é só mesmo O Renault sport, porque como já seria de esperar foi o primeiro e ultimo a diesel.
200 ou mais lolol
acorda para a vida
quanto ao resto , volto a dizer , felizmente para ti pois há quem tenha visão alargada . Quanto ao termo de conversa, lá que não queiras aprender e não saibas apresentar argumentos , não queiras privar outros de aprender
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Eu acho que o homem está enganado, o Cupra debita 300cv e não 200cv, ou mais... :assobio:
E se for um puro sangue, um da linhagem "nalganegra" na sua mais pura filigrana, um "Cupreto" deve debitar aí pelos 500cv, ou mais... desde que o seu condutor use boné e faça uns moves esquisitos com os dedos. :evil:
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Relativamente ao cupra se dá 200cv de origem, reprogramado entao não se fala.
Abaixo 3 testes feitos em banco potencia, após reprogamações de um cupra 170cv e um de uma laguna 175 cv e uma laguna 150 cv:
(http://img860.imageshack.us/img860/7965/sxqz.png)
Como se vê, das duas três, ou a empresa não sabe reprogamar tdi (após repro é que atinge os 200 cv) ou querem partir motores renault. :tongue:
e esta casa como se ve gosta de esticar bem os parametros ;)
Renault não há hipotese :P
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O problemas deles é basicamente fazer copy past de carro para carro, e nao personalizado.... um aparte
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Bem, as ovelhinhas do Artur são pior do que eu esperava... Ironia, já ouviram falar? Os tdi´s e dci´s e as mer**s todas acabadas em i´s têm quase sempre o mesmo valor de potência que anunciam, podem ter uma variação, mas muito pequena, se quiserem ter a certeza tirem o motor fora e meçam a potência... Aí sim, real! Feliz ou infelizmente, neste caso felizmente já perdi umas boas horas ao pé de bancos de rolos de quase todo o tipo e com quase todo o tipo de carros e mais alguns, portanto ao contrário de vocês, sei do que falo...
Arturzinho, mas olha lá, ensinas alguma coisa a alguém relacionada com carros? Essa é nova para mim... E aprender sobre carros aqui neste fórum, com esta malta? Pá, tem dó! Se eu mantenho o nível ignorância, tu não há maneira de perder o nível de "palermice"... Ah e sim já andei de Megane RS Dci, e sim anda bem para um diesel, mas é uma merd* como desportivo, dá mais gozo conduzir um saxo com 120cv, que aquele com 175. Ah e sim, qualquer aficcionado da porsche dá pulos de contente de haver porsche a diesel, quem compra disso são realmente os verdadeiros apaixonados da marca, não haja duvidas... Passem bem e tenham juízo. ;)
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sem comentários
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Deixo o meu testemunho... Pode ser que ajude algumas mentes limitadas...
Eu sou um dos fundadores do clubeastraportugal.com
Gosto da marca Opel, gosto especialmente do modelo Astra.... Ja tive um 1.7DTI de 75cv (repro 90cv) um coupe 1.6 com 100cv e ja andei em varios modelos e versoes do Astra.
Agora nas vossas mentes surge a questão o que anda este tipo por aqui a fazer e ainda por cima tem uma laguna?
Vou tirar-vos a curiosidade :azn:
A opel, acredito ainda hoje nisso supera a renault em termos de robustez interior e exterior...
Mas existem outros pontos que a marca esta a falhar, e lá por gostar da marca tenho que ser realista!
Motor Diesel, nunca conseguiu ter nenhum que se afirmasse muito... Haviam os isuzu (bons motores) mas agora com os Fiat, principalmente os 1.3cdti nao os quero nem dados. Para além disso o pormenor que mais contribuiu para ter um renault hoje foi o factor conforto!
Amigos, podem me vir com os audis A4, ou os passats.... Em termos de conforto interior, nao ha hipotese... Quando comprei a minha laguna, fui severamente criticado por amigos, ai e tal por esse dinheiro compravad um audi... Mas será que todos tem de te um audi? Ate me enjoa...
A minha irmã tem uma A4 de 2005 e em temos de conforto e espaço interior a minha dá 10-0!
Resumindo e concluindo um bom carro tem que conjugar vários factores e o conforto é muitas vezes deixado no esquecimento por muito boas marcas.
Eu podia estar aqui a falar mal da renault pois ainda agora tenho de enterrar 3000€ nela, mas sei que nao posso generalizar o problema pois mais ninguém teve problemas do genero!
Conheço kangoos com o 1.5dci de 85cv que so perto dos 400000km e que deu problemas... E supostamente o que dizem por ai fora e que o motor nao vale nada...
Fica o meu testemunho.
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Só discordo de uma coisa. Os 1.3 multijet são bastante fiáveis :P
Sorry o OT.
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A minha mulher andou com um Opel corsa 1.3 cdti e em 240.000 foi só trocar óleo e filtros e a respectiva distribuição. Andamento era sempre colado em AE. LOL
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Boas a todos. Eu sempre tive FIAT's e nunca tive problemas de motor com eles apesar de agora possuir um renault. Penso que esta mais que provado que o pequeno 1.3 multijet é um motor fiavel e até vos digo mais, que à dez anos atras, segundo um estudo da dekra publicado pelo autoje na altura aquando do auge dos 1.9 dos vags e do grupo fiat estes da fiat eram muito superiores em fiabilidade aos tdi's para não falar em conforto sonoro. O que acho piada é dizerem mal dos motores da fiat quando em 2002 um amigo meu comprou novo um golf IV 1.9 tdi 130 cvs e aquela mer** fazia-o andar a correr sempre para a oficina a mudar o medidor de massa de ar( em 4 anos mudou-o 5 vezes sempre na marca), falta de estanquecidade nos injectores, bomba de oleo mudada com apenas 17 000kms, motores dos vidros electricos e sim dizei mal agora só dos renaults por causa dos elevadores dos vidros. Enfim, mas nao digo mal dos motores tdi's porque sei que sao bons motores apesar de nao gostar de motores de tractor. :laugh: E a opel se fosse tão boa com dizem tinha os seus proprios motores a diesel em vez de os ir buscar à Fiat. E outra coisa; quem criou os motores common rail nos diesel foi a Fiat. Abraço a todos. E desculpai se ofendi alguem não é essa a minha intenção, apenas acho que algumas pessoas se querem ofender determinadas marcas que o façam noutros locais não aqui porque problemas existem em todas as marcas.
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Méeeeeeeeeeeeeeeeeeeee......
Adeus amigo, gostei das tuas pérolas de macrosapiência... foram um fartote...
Méeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee...
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E assim um tópico que devia explicar possiveis causas para a diferença de cv no banco de testes, acabou numa medição de pilas entre diferentes marcas de carros, entre gasolina vs diesel e sobre ovelhas.
Parabéns a todo o off topic aqui criado.
Alguns mais vale estarem calados que ao falarem estragam tudo.
Fui...
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Sim sim, pelo menos a avaliar pelas tuas cientificas participações neste tópico de facto nem sei como é que foi descambar, depois dos teus contributos refinados de um conhecimento de causa digno de nota assinalável, será de facto uma pena a tua ausência.
Criticar sem auto critica não passa de filosofia de balcão de café.
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Não era para ti mas se quiseres enfiar a carapuça é porque ela te serve.
Fala quem postou 3 vezes neste topico e nenhum dos posts era sobre o tópico, preferiste antes gozar com os Ibizas e imitar ovelhas.
Se eu não posto nada é porque não tenho mais nada a acrescentar ao que foi dito, ou não sei responder.
Para acabar "Criticar sem auto critica não passa de filosofia de balcão de café" acabaste de o fazer pois criticaste sem ver o que disseste antes.
Boa noite, se não conseguires dormir conta ovelhas :grin:
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Eu sei que não era para mim, era uma posta de pescada que achaste por bem largar aqui para (tentares) mostrar o quão indignado estás por não se falar na "quântica" automóvel que pelos vistos dominas, no entanto surgiste com uma semântica acanhada, uma filosófica conversa desenvolvida em fóruns, atarracada mas que se quer pôr em bicos de pés dada com o remate que ias mas tal qual promessa de vão de escada, não foste, isto tudo quando podias, a meu ver claro, ter optado por seres efectivamente o que tentas-te apregoar ser e teres tu mesmo elevado o tópico com algum do teu precioso "néctar" de conhecimento ou até mesmo fazê-lo e defender um colega que "as we speak" possam ter enxovalhado, mas pronto, a acertar acerta ao menos no EuroMilhões. Abraço.
Peace