Forum RenaultPT

DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: luisnogueira em 15 de Abril de 2012, 01:17 am

Título: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 15 de Abril de 2012, 01:17 am
Ora bem, finalmente vou fazer o DIY há tanto prometido, o tempo tem faltado e confesso que a paciência também.

Para começar dizer que acho que sem dúvida o AC automático tem algumas vantagens em relação ao Manual, é na minha opinião e sem dúvida uma mais valia.

Agora por partes. Para começar o material que vamos precisar.

3 motores(motor de comutação de frio\calor(2 na imagem), motor de distribuição do ar(3 na imagem) e o motor de reciclagem do ar(4 na imagem)) O motor com o nº 2 e 3 são iguais.
O módulo de potência(1 na imagem) (é diferente do Manual para o Automático)
O módulo de comando
O sensor de temperatura(interior) e humidade(que fica colocado junto ao espelho retrovisor)
O sensor de insolação(5 na imagem)(colocado no tablier)
No meu caso parte da cablagem veio junto com os motores, modulo de comando, etc, pouco foi preciso inventar nessa área.É aconselhavel que consigam esta cablagem e fichas.
Tem de ser trocado também o painel frontal desde as saidas de ventilação até à ficha OBD
Para além disto, depois será preciso condutor, fichas, terminais, e todas essas pequenas coisas.
(https://s25.postimg.org/cm90bd5nz/image.jpg)

Ora o antes.
(http://img833.imageshack.us/img833/4479/p21121100480002.jpg)

Depois a parte de trabalho, primeiro desmontar o material "velho".
Para começar temos de desmontar a consola central para retirar o modulo de comando antigo, não tenho fotografias dessa fase porque o trabalho foi feito sozinho portanto não dava para tudo, mas penso que já toda a gente o sabe fazer, primeiro há que retirar o rádio e respectiva gaveta, depois retirar o painel frontal da consola, retirar a parte de cima onde tem o visor do rádio e depois retirar as saidas de ventilação centrais, já que é muito mais fácil trabalhar com elas fora.
E depois disto, ficará algo como isto...
No caso desta foto foi tirada já com o modulo de comando novo para testes
(http://s25.postimg.org/qg7qlx1tb/image.jpg)
Depois tem de ser retirado o porta luvas, e plástico que fica na lateral da consola central junto ao chão, retirar também todos os plásticos por baixo do volante
(http://s25.postimg.org/m8cyd60dr/image.jpg)
(http://s25.postimg.org/5lve437fz/image.jpg)
Entretanto quando retirarem os comandos do AC Manual vão ter 3 cabos de aço agarrados a esse módulo, que é o que controla a temperatura, o que faz o controle da entrada de ar exterior e faz a distribuição do ar, vai ser depois preciso ir ao sitio onde esses cabos estão agarrados e retirar o que esses cabos manobram,pois é aí que vão entrar os motores electricos.

Este é sem dúvida o mais complicado, se virem está agarrado o tal cabo de aço, esta peça cinzenta vai ter de sair fora e neste mesmo local vai ter de entrar um dos motores(de controle da temperatura), este é dificil porque está metido no meio da estrutura de ferro do tablier.
(http://s25.postimg.org/jtl2sqk4v/image.jpg)
Aqui vê-se o cabo que faz o controlo da reciclagem do ar e no local onde vêm o cabo a passar vai levar o motor de distribuição do ar(vê-se na imagem os três pontos onde vai levar os parafusos)
(http://s25.postimg.org/wz56cl3e7/image.jpg)

Neste local vai ser colocado o motor de reciclagem do ar(vai ser preciso cortar uma tampa(assinalado a vermelho) onde vai encaixar o "veio" que vai fazer girar
(http://s25.postimg.org/yfgouq6b3/image.jpg)

Entretanto tem de ser retirado também o módulo de potência que fica junto ao chão por trás de toda a parafernália da consola central, mesmo ao lado do pedal do acelerador
(http://s25.postimg.org/vzevgvo8f/image.jpg)
Podem cortar estes dois fios bem rentes ao modulo pois vão precisar de colocar dois terminais ali para ligar ao outro módulo, portanto convem ficar com cabo suficiente(e mesmo assim não é muito)

este é o módulo
(http://s25.postimg.org/wdg7gh8bz/image.jpg)
O cabo que aqui se vê pendurado é o que estava ligado ao módulo
(http://s25.postimg.org/l2djs41gv/image.jpg)

Material velho retirado e colocados os 3 motores no sitio, fica a faltar colocar o sensor no tablier, o sensor do espelho e o módulo de potência, sendo que depois tudo isto terá de ser ligado à UCH.

Ora como o meu espelho é um espelho normal, sem sensor de luz, chuva e essas coisas todas tive de inventar um bocado para colocar o sensor que seria colocado na carcaça do espelho, e então foi colocado no suporte que agarra as palas do sol
(http://s25.postimg.org/cle1h6wrz/image.jpg)
(http://s25.postimg.org/6lqadjbzj/image.jpg)
(http://s25.postimg.org/ddgpge0z3/image.jpg)
(http://s25.postimg.org/yoe9knj3j/image.jpg)
(http://s25.postimg.org/mb1fdqtf3/image.jpg)
(http://s25.postimg.org/xc15wib1r/image.jpg)

Aqui mais qualquer coisa desmontada para passar a cablagem até às palas do sol para ligar o sensor
(http://s25.postimg.org/4no7ta8vj/image.jpg)
(http://s25.postimg.org/xrcfpiwz3/image.jpg)

Ficaram a faltar as fotos da colocação do sensor do tablier, mas esse não tem nada que saber...

O modulo de potência saiu daqui e aqui irá entrar o novo
(http://s25.postimg.org/tjhngrvjj/image.jpg)

Passando às ligações...
No módulo de potência vamos ter o seguinte, os dois cabos que cortamos do modulo antigo(um vermelho e um preto) e que são os que vêm do motoventilador vão ser ligados nos bornes 3(o vermelho) e 4(o preto) da ficha maior do modulo novo e temos depois a outra ficha que tem 2 bornes. O condutor 1(preto) vai ser ligado a uma massa e o condutor 2(vermelho) vai ser ligado ao amarelo que estava na ficha do modulo velho(é o cabo mais grosso que lá está).
O outro que sai deste módulo é do borne 6 e que vai ligar ao módulo de comando.

Depois disto montado passemos às ligações no módulo de comandos
No módulo de comandos existem duas fichas uma branca(eventualmente esta poderá ser preta) e uma azul(podem vê-las na primeira imagem do tópico). A branca é a que tem a cablagem para os motores, módulo de potencia, etc, portanto a que convem que consigam juntamente com toda a cablagem.
Na azul é que vamos precisar de fazer algumas ligações, nesta ficha vamos ter ligações da alimentação, ligações para os sensores e para a UCH
No caso vou colocar aqui o nº de cada um dos pinos da ficha e o que irão lá ligar:
1-Pino 18 da ficha PE2 da UCH
4-Pino 2 do sensor de insolação(tablier)
5-Pino 4 do sensor de temperatura interior(espelho)
6-Massa(no meu caso fui buscar a massa do modulo do AC Manual)
7-Pino 8 da ficha PE2 da UCH
9-Iluminação(Este foi ligado também no modulo do AC Manual(fio Azul)
10-Corrente depois de contacto(Este foi ligado também no modulo do AC Manual(fio amarelo)
11-Sinal da bateria(Ligado no vermelho do rádio por exemplo)
12-Pino 1 do sensore de insolação e Pino 5 do sensor de temperatura interior

As ligações na UCH, no Radio e nos fios do AC Manual foram feitas com ligadores rápidos.

Aqui temos os fios azul, preto e amarelo do módulo de comando de AC Manual onde foram ligados os pinos 9, 6 e 7 da ficha azul do módulo de comando de AC Automático.
(http://s25.postimg.org/4vbupsju7/image.jpg)

Isto foi como andei com o carro durante cerca de 2 semanas porque foi sendo feito aos bocados nos finais de tarde, porque só a medida que fui desmontando e montando é que fui percebendo que faltava ainda uma ou outra coisa e também porque precisava do carro para ir trabalhar todos os dias. Basicamente andava sem porta luvas, com a consola central neste estado, e com os plásticos abaixo do volante todos fora...
(http://s25.postimg.org/dnstdh4z3/image.jpg)

Não esquecer que durante as ligações convém terem a bateria desligada, para não haver azares e para não se porem a queimar fusiveis que depois vos obriguem a retirar a bateria fora(sim, queimei um fusivel daqueles ao pé da bateria)
Importantissimo... Antes de voltarem a montar tudo e a fechar tudo não se esqueçam de testar se os motores estão todos a trabalhar se tudo funciona em condições.
Depois disto é necessário ligar à CLIP para activar o AC automático, enquanto não o fizerem o carro não vai fazer frio.

Espero que este meu primeiro DIY possa ser útil, talvez faltem fotos de algumas coisas, mas como disse o trabalho foi feito sozinho o que dificultou a reportagem fotografica, mas se tiverem alguma dúvida ou precisarem de alguma ajuda ou fotografia de algum pormenor digam qualquer coisa que arranja-se.
Se pensarem em avançar para isto e quiserem, eu tenho um PDF que me arranjaram com isto resumido e imagens melhores, é uma questão de pedirem que mando por mail.

E o final de obra
(http://s25.postimg.org/h8oowp9in/image.jpg)
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Artur em 15 de Abril de 2012, 01:28 am
bom diy e muito trabalho deu :)
se quiseres envia me o pdf que anexo ao diy ;)
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 15 de Abril de 2012, 01:33 am
Obrigado Artur, ainda contribuiste para a parte final  :laugh:

Pensei que não dava para anexar ficheiros aos post's.
Já seguiu por mail.

Obrigado
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Lipe em 15 de Abril de 2012, 01:35 am
excelente. parabéns
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Artur em 15 de Abril de 2012, 01:38 am
já lá mora o pdf ;)
digamos que pus a coisa a dar frio :)
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 15 de Abril de 2012, 01:42 am
Ya, e entretanto acabou-se o calor(na rua)  :grin:
Agora só me falta resolver o problema do motor da reciclagem do ar  :sad:
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 15 de Abril de 2012, 01:44 am
Obrigado Lipe.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: DiogoIglesias em 15 de Abril de 2012, 01:45 am
Sim senhor, excelente DIY!

Parabéns  :D
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Brunof22 em 15 de Abril de 2012, 02:23 am
Bem, excelente, esta mod superou as minhas espetativas....
FANTASTICO, parabens!

Bom diy
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Artur em 15 de Abril de 2012, 02:44 am
Ya, e entretanto acabou-se o calor(na rua)  :grin:
Agora só me falta resolver o problema do motor da reciclagem do ar  :sad:

ainda não resolveste porque não quiseste ...
tenho a clip comigo este fim de semana se quiseres experimentar e o que precisas tambem ;)
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: urui em 15 de Abril de 2012, 04:20 am
Muito bom.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 15 de Abril de 2012, 10:22 am
Obrigado DiogoIglesias e urui.
Brunof22, também superou as minhas expectativas e sinceramente pensei que desse mais trabalho.
Acabei por andar 2 semanas nisto porque era feito aos bocadinhos e só depois de desmontar e ver o que tinha de montar e como é que percebia que afinal ainda faltava mais alguma coisa e depois pensar como inventar  :assobio: Tendo tudo para fazer a montagem diria que é coisa que em meia dúzia de horas se faz.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: carlosjcm em 15 de Abril de 2012, 10:29 am
Muito bom DIY sim senhor, parabéns. É uma mod que dá muito jeito.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: henriqe em 15 de Abril de 2012, 13:45 pm
Desisti na terceira foto. Desculpa, mas.. grande MALUCO!
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 15 de Abril de 2012, 14:49 pm
Maluco, eu!? Sim, um bocado  :grin:
Desistir!? Não, não faz parte  :wink:
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: rpfc em 15 de Abril de 2012, 17:01 pm
grande DIY.. parabens!! :)

será a mesma coisa num modus? eheheh
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: ssdias em 15 de Abril de 2012, 17:13 pm
Muito bom e muito util para quem ponderar fazer o mesmo.
Parabens.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Pedrob em 15 de Abril de 2012, 21:19 pm
Epah muito bom, vendo isto qualquer diy até agora é limpar o cu a meninos ;)
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 15 de Abril de 2012, 21:44 pm
Acredito que a diferença pra o Modus não deve ser grande. Acho que é tudo igual, Clio, Modus, Megane, Scenic... penso que o motoventilador deve ser igual. Mas isto agora já sou eu a tentar adivinhar...

É verdade, comparado com o que foi instalar isto, o cruise control não tem nada a ver  0:))
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Sls a GPL em 15 de Abril de 2012, 22:06 pm
Boas!! Bom trabalho !! :)
Ainda bem que não tenho ar condicionado, se não ainda me punha numa aventura dessas !!!
Comparando..... acho que mudar a embraiagem do meu clio foi mais fácil... Parabéns, óptima DIY!
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Rui em 16 de Abril de 2012, 09:00 am
Maluco, eu!? Sim, um bocado  :grin:
Desistir!? Não, não faz parte  :wink:

Ora cá está. Este é que deve ser o espirito.
Excelente este DIY.
Parabéns Luis. :smiley:
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Caçoilauto em 16 de Abril de 2012, 09:24 am
Parabéns Luis exelente iniciativa. :cool: :cool:
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: tvaz em 16 de Abril de 2012, 11:01 am
Grande trabalheira . mas valeu apena!
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: depx em 16 de Abril de 2012, 11:05 am
Bem, isto é que é te-los no sitio...  :laugh: já há muito que se perguntava ah e tal será que dá mas deve ser caro... Aqui fica a prova que é possivel fazer esta mod! muitos parabéns pela mod e obrigado pela partilha. :wink:
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: rpfc em 16 de Abril de 2012, 13:59 pm
luis, consegues "contabilizar" os custos de uma alteraçao destas? :)
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: DiogoRocha em 16 de Abril de 2012, 14:40 pm
tb fiquei curioso quanto é que te ficou a brincadeira?
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Gonçalo em 16 de Abril de 2012, 16:20 pm
Que grande trabalho que aqui tiveste! Os meus parabens ;)
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 16 de Abril de 2012, 19:43 pm
Obrigado pelas palavras de todos.
Epá... impossivel não há nada, tudo é possivel, a questão é sempre...  Será viável? Valerá a pena? Irá dar muito trabalho(haverá alguma coisa que não dê trabalho)?  :laugh:
Na minha opinião vale bem a pena a mudança, claro que se pudesse ter isto mudado sem ter tido o trabalho de o fazer, preferia que assim fosse  :assobio: Mas de vez em quando lá tem de se fazer com as proprias mão, até porque "encomendando" o trabalho a alguém... a resposta ia ser logo, isso não é possivel, ou então o orçamento ia dizer-me que não era viável  0:))
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: jonypaulo28 em 01 de Agosto de 2013, 17:03 pm
luisnogueira tenho um clio 3 com ac manual, como sei o material que necessito comprar? como fizes-te para saber o material que necessitavas? outra coisa como faço para ativar na CLIP? obrigado
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 01 de Agosto de 2013, 20:43 pm
Vi pelos esquemas electricos de um e de outro sistema. Foi ver as diferenças de um para o outro e ver o que faltava e onde.
O Clio 3 penso que o sistema seja mais ou menos semelhante ao presente no Megane II, mas não tenho a certeza.
Quanto ao activar com a Clip... ou conheces alguem fora da Renault que tenha, ou vais à Renault.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: jpdo em 16 de Agosto de 2013, 11:35 am
Muito bom este post.

Eu gostava de saber se existe alguém que me ajude a fazer isto num clio 3 phase 2. Como é obvio pago pelo serviço.
No entanto gostava de saber se o material necessário é o mesmo.

Cumps
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: delfim em 16 de Agosto de 2013, 21:09 pm
Parabéns, impec!
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 16 de Agosto de 2013, 21:12 pm
Obrigado  :smiley:

Quanto à pergunta em relação ao Clio III, conforme já tinha dito no post anterior, penso que seja em tudo idêntica a transformação, pelo menos o material necessário não deve variar. Agora as ligações é que podem ser diferentes. Só analisando um esquema e o outro.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: jpdo em 19 de Agosto de 2013, 17:45 pm
Boa Tarde,

Gostava so que me esclarecessem uma coisa.

Se eu trocar o painel de ac manual para um de ac automatico o carro continua a funcionar o ac, e sofagem, mas sem ser automatico?

Obrigado e desculpem a pergunta idiota.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Caçoilauto em 19 de Agosto de 2013, 17:46 pm
Tá visto o que gostas é do visor e não dos botões  :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: jpdo em 19 de Agosto de 2013, 17:51 pm
Sinceramente sim.
é outro aspecto que dá ao carro e como pondero fazer esta modificação no futuro estava a ponderar  trocar já o visor isto se for possível manter o funcionamento de como se estivesse com o automático. :)

Sabes se é possível isto que estou a dizer?
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 19 de Agosto de 2013, 17:53 pm
Respondendo da forma o mais simples possivel... Não.
Se tens ideia de fazer a mudança, porque não já? Ou então, porque não esperar até que tenhas tudo e fazer de uma vez?
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: outcastt em 16 de Março de 2014, 12:20 pm
Para além de ter que ganhar coragem para o fazer, falta saber quando ficou o custo desta alteração para poder me mentalizar....
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: tiagoMC em 10 de Novembro de 2014, 14:17 pm
Boa tarde
Estou com vontade de montar ac auto no meu megane II, ate estou com alguma coragem e gostaria de ter umas "luzes" sobre o assunto, Luisnogueira, de puderes envia me o pdf com as fotos e outras informações para poder avançar.
Obrigado. Cumps.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 10 de Novembro de 2014, 14:24 pm
É avançar com a alteração ;)

O PDF está no final do primeiro post. Podes descarrega-lo a partir de lá.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: tiagoMC em 21 de Novembro de 2014, 18:21 pm
Já está montado, em duas tardes fiz o "trabalho" todo, tá fixe só falta programar...
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: tiagoMC em 24 de Novembro de 2014, 15:21 pm
Boas.
Montei o ac auto e agora falta programar. Alguém que já tenha feito isto me dá uma ajuda para saber onde e como programar, é que eu fui a um electricista e ele disse que é muito difícil de fazer isso. E quando eles dizem difícil soa logo a muitos €€€... Se alguém me puder ajudar agradeço.
Abraço...
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 24 de Novembro de 2014, 15:47 pm
Como foi referido no tópico... programação com a Clip. Penso que não dê com máquinas universais.
Tem de ser activado, penso que o Ar Regulado.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: tiagoMC em 24 de Novembro de 2014, 15:57 pm
Tem de ser na Renault? ou qualquer pessoa que tenha essa maquina consegue. Sabes me dizer onde ir.
Obrigado.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Artur em 24 de Novembro de 2014, 22:55 pm
Boas.
Montei o ac auto e agora falta programar. Alguém que já tenha feito isto me dá uma ajuda para saber onde e como programar, é que eu fui a um electricista e ele disse que é muito difícil de fazer isso. E quando eles dizem difícil soa logo a muitos €€€... Se alguém me puder ajudar agradeço.
Abraço...

extremamente dificil .... no carro do luis nogueira devo ter demorado uns bons ..... 15 minutos .... vá .... meia hora ....
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 24 de Novembro de 2014, 22:59 pm
E a meia hora já incluiu talvez a deslocação a um determinado estabelecimento comercial porque alegadamente tinhas a máquina estragada  :laugh: :laugh: :laugh:
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: Artur em 24 de Novembro de 2014, 23:03 pm
pois foi , a minha tinha dado o peido e não entrava :S
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: tiagoMC em 25 de Novembro de 2014, 12:33 pm
Obrigado. Mas sabem de algum eletricista em braga que tenha essa maquina "sem incluir a Renault" é que dava jeito não pagar muito pela programação...
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: tiagoMC em 15 de Janeiro de 2015, 21:44 pm
Boa Noite
Já agora Luis Nogueira qual foi o problema que relataste no motor da reciclagem  é que parece me que o meu também não funciona bem.
Abraço
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: luisnogueira em 27 de Maio de 2015, 00:20 am
Bom, depois de algum trabalho de paciência... fotos do primeiro post actualizadas.
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: cassgrilo em 30 de Dezembro de 2015, 16:24 pm
Boas tardes, muito bom DIY,
ainda ninguem fez num Megane 3 e que queira partilhar como se faz???

Abraço e boas festas
Título: Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
Enviado por: ssdias em 16 de Novembro de 2017, 12:51 pm
Ola, boa tarde.
Embora tenha já algum tempo, mais um que esta juntando o material para eventualmente fazer este brico.
Muito obrigado por este DIY.
Cumprimentos        :smiley: