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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: DiogoRocha em 16 de Abril de 2012, 12:06 pm
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Tendo eu mudado o quadrante do meu Clio mk1 visto que o meu anterior estava a com a contagem de km a andar x8, o da gasolina já tinha morrido (muita vontade própria) e não tinha conta-rotações deparo-me com um problema no que comprei por 20€ ^^
O ponteiro da gasolina sobe quando atesto e desce à medida que vou gastando a gasolina mas quando desligo o carro ele não faz reset... Ou seja fica sempre a marcar a gasolina que tenho.
O que é estranho é que se desligar as ficha ele faz reset dando ideia que fica sempre a receber corrente?
Problemas que isto causa:
-não fazendo o reset pode o ponteiro ficar preso em determinado ponto, eu pensar que tenho gasolina e de repente ficar parado pois a gasolina puff.
-bom para quem anda a tirar gasolina aos carros ve ali um tanque cheio é uma alegria.
De acordo com a imagem abaixo apenas o cabo A13 passa informação acredito então que partilha depois o C2 alimentação/luz e o c9 (terra) como é que o ponteiro da gasolina sabe que o carro foi desligado? Em que parte do circuito recebe instruções que foi desligado o carro?
Acham que é fácil arranjar isto ou é melhor comprar outro quadrante ou modulo de ponteiro de gasolina???
[img width= height= alt=http://img178.imageshack.us/img178/4196/paineljy0.jpg" width="620" height="620" class="bbc_img]http://img178.imageshack.us/img178/4196/paineljy0.jpg[/img]
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Não sou um grande entendido nestas coisas, mas se o carro fosse meu, iria a um electricista ou então passava por uma oficina da Renault, pois podem sair daí duas situações que para mim seriam muito desagradáveis:
- Podes ficar sem gasolina a meio de trajecto;
- Podes chegar ao carro de manhã e a bateria estar desligada;
Não é uma situação grave, mas é desagradável. Independentemente do que te digam aqui, na minha modesta opinião, acho que deves sempre consultar um electricista ou um oficina da Renault.
Cumprimentos
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Oficina oficial da renault provavelmente não me dão assistência devido à instalação de um quadrante diferente do de origem um electricista vai analisar o mesmo que eu provavelmente e cobrar-me uma fortuna...
Esses são os meus receios Sam_Renault... Se bem que ficar sem bateria só pelo quadrante era dificil, acho eu :S
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Também não sou grande entendido mas tenta limpar a ficha com spray adequado que liga á bomba da gasolina que se encontra debaixo do banco trazeiro, tiras a tampa de borracha e tens acesso á ficha e limpa pode ser que melhor/resulte.
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Se não tinhas esse problema, ele pode vir desse quadrante e o indicador de combustivel fica activo mesmo depois de desligares o carro.
Não há mesmo mais nada que deveria ficar desligado e permanece ligado com a chave desligada?
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Não acredito que um electricista te cobre só para ver o que o carro tem, aliás, eu pessoalmente sei que nem na Renault me cobram só para dizer o que está mal, mas tudo depende de onde nos deslocamos.
Quanto ao quadrante não ser suficiente, eu não arriscaria, pois um dia deixei a luz ambiente que está no tejadilho ligada, e no dia a seguir só pegou de empurrão, portanto, não sei até que ponto dá para gastar a bateria durante a noite ou não.
Em último caso, visto seres de Lisboa, eu até posso lá ir à Renault que há perto de mim contigo, pois eu sei que eles só te cobram se quiseres arranjar aquilo.
Espero ter ajudado!
Abraço! =)
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Também não sou grande entendido mas tenta limpar a ficha com spray adequado que liga á bomba da gasolina que se encontra debaixo do banco trazeiro, tiras a tampa de borracha e tens acesso á ficha e limpa pode ser que melhor/resulte.
Não é da ficha pois no outro quadrante fazia reset
Se não tinhas esse problema, ele pode vir desse quadrante e o indicador de combustivel fica activo mesmo depois de desligares o carro.
Não há mesmo mais nada que deveria ficar desligado e permanece ligado com a chave desligada?
Só mesmo o ponteiro é que não baixa
Não acredito que um electricista te cobre só para ver o que o carro tem, aliás, eu pessoalmente sei que nem na Renault me cobram só para dizer o que está mal, mas tudo depende de onde nos deslocamos.
Quanto ao quadrante não ser suficiente, eu não arriscaria, pois um dia deixei a luz ambiente que está no tejadilho ligada, e no dia a seguir só pegou de empurrão, portanto, não sei até que ponto dá para gastar a bateria durante a noite ou não.
Em último caso, visto seres de Lisboa, eu até posso lá ir à Renault que há perto de mim contigo, pois eu sei que eles só te cobram se quiseres arranjar aquilo.
Espero ter ajudado!
Abraço! =)
Em ultimo caso combinamos isso então Sam onde fica essa Renault?
Abraço
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É em Odivelas, chama-se Auto Cambota. Já foi falada em alguns fóruns.
Em último caso, manda-me PM perto do fim de semana! :wink:
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Diogo o problema que ai tens é mesmo do quadrante na certa.
Não acredito que um electricista te cobre só para ver o que o carro tem, aliás, eu pessoalmente sei que nem na Renault me cobram só para dizer o que está mal, mas tudo depende de onde nos deslocamos.
Quanto ao quadrante não ser suficiente, eu não arriscaria, pois um dia deixei a luz ambiente que está no tejadilho ligada, e no dia a seguir só pegou de empurrão, portanto, não sei até que ponto dá para gastar a bateria durante a noite ou não.
Em último caso, visto seres de Lisboa, eu até posso lá ir à Renault que há perto de mim contigo, pois eu sei que eles só te cobram se quiseres arranjar aquilo.
Espero ter ajudado!
Abraço! =)
Quanto ao que este user refere, acho engraçada esta apreciação: " cobrar só por dizer o que está mal ?????"
Porquê não será justo? Não foi dispendido tempo e conhecimento? Tanto a Renault como o electricista têm algum alguma placa na porta a referir serviço público?
Se o user têm mesmo esse conhecimento acho que deve ser bem mantido em segredo pois caso contrário não deverá ser mantido por muito mais tempo.
"Opinião/ conselho " :cool: :cool:
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Só mesmo o ponteiro é que não baixa
Então resta apenas o quadrante.
Auto Cambota: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=137.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=137.0)
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A renault vende só o módulo da gasolina mas tenho medo que o problema depois seja no circuito...
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Diogo o problema que ai tens é mesmo do quadrante na certa.
Quanto ao que este user refere, acho engraçada esta apreciação: " cobrar só por dizer o que está mal ?????"
Porquê não será justo? Não foi dispendido tempo e conhecimento? Tanto a Renault como o electricista têm algum alguma placa na porta a referir serviço público?
Se o user têm mesmo esse conhecimento acho que deve ser bem mantido em segredo pois caso contrário não deverá ser mantido por muito mais tempo.
"Opinião/ conselho " :cool: :cool:
Secalhar até foi ingenuidade da minha parte, mas como, e ainda bem, que o meu carro nunca deu problemas, quando lá fui nunca me cobraram nada para ver o que está mal. Eu também tenho um carro que tem 14 anos que foi comprado lá novo, e como tal, desconhecia que se cobrava só para dizer "o problemas é neste fio", mas ainda bem que me prevines. Nós estamos sempre a aprender, aliás, foi um dos motivos pelo qual me inscrevi.
Cumprimentos
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verifica se na ficha A o pino 13 fica sem corrente após desligar o a ignição
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Vou ver quando chegar a casa se mantém corrente obrigado pela dica
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Nah é mm o quadrante o outro funciona sem problemas...
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E acabei de matar o mínimo de vida que o manómetro da gasolina tinha :(
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estranho .... verificas te o que te disse ?
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não passa corrente quando desligo o quadrante e estranhamente quando desligo a ficha B é que o ponteiro faz reset
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verifica o pino 1 da ficha B
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Era o pino 1 da ficha A o cabo tava a tocar no A2 já está resolvido :)
Obg a todos