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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: GrandModusGPL em 16 de Abril de 2012, 18:41 pm
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Por razões técnicas necessitava de um carro com motor turbo a gasolina para converter para GPL, por razões de convicções pessoais teria de ser um semi-novo, pois não compro carros novos.
Os motores turbo prometem a mesma melhoria de eficiência que foi conseguida nos motores Diesel, mas desta feita para os motores ciclo Otto.
Em 2010 a oferta de motores a gasolina com estas características era algo limitada, quase exclusivamente os motores de injeção direta do grupo VAG e os TCE da Renault.
A conversão de motores de injeção direta para GPL ainda não tinha atingido os níveis de fiabilidade desejados, em particular na questão da queima dos injetores de gasolina, que só podia ser evitado à custa de um consumo de gasolina nada desprezável da ordem dos 20%.
Quanto aos TCE parecia haver em algumas unidades convertidas problemas nas válvulas, os quais eram invariavelmente atribuídos pela Renault à conversão para GPL. Posteriormente veio a verificar-se que os mesmos problemas aconteciam em veículos não convertidos(provavelmente aqui arranjavam outra desculpa).
O "problema" do user m78msantos parece-me relacionado com isto.
Fiquei assim resumido a um Clio TCE break, a um GrandModus TCE ou a um AlteaXL 1.4TSI.
Ainda não encontrava carros usados com motores 1.4 TCE e por razões já descritas o motor TSI foi excluído.
Li muitos testes em revistas e impressões de proprietários em fóruns estrangeiros e também portugueses.
Constatei uma unanimidade em relação ao conforto do GrandModus, de tal forma que, e dado que se tratava de um modelo francês e monovolume, nem se quer me dei ao trabalho de o conduzir.
Confesso que também não conduzi o Clio, mas dadas as opiniões e por se tratar de um monovolume, deduzi que o conforto no Modus fosse superior.
A escolha resumiu-se pois à modularidade e estética. Aqui entrou a opinião da minha mulher que queria um monovolume a todo o custo e que adorou a estética.
Eu pessoalmente acho que as Break fazem melhor o seu trabalho, têm malas de maior volumetria e, como são mais baixas, têm uma aerodinâmica melhor e são mais leves, o que aumenta a eficiência do conjunto.
O carro que eu tinha era um Xsara Picasso HDI que me deixou muitas saudades, por razões que se seguem.
Sou do Algarve e comprei o carro em Lisboa com 33000Km e 2 anos.
Entro no carro para o trazer para o Algarve e logo duas grandes desilusões: consumo e conforto.
A uma média de 130 Km/h em A.E. o carro fazia-me 8l. Estava a contar com uns 7-7,5. Mas até aqui, uma vez que o carro iria ser convertido para GPL, ainda vá que não vá.
O que eu considero totalmente imperdoável foi a falta de conforto. Tendo em consideração tudo o que tinha lido ainda atribui o facto às jantes de 16" e esperei até mudar de pneus para ver o que dava.
Depois de investir numa jantes usadas de 15" de uma Renault Scenic I - fase II, que eu detesto, e nos pneus mais confortáveis que o livrete permitia (Michelin 175/65R15) registei uma melhoria, mas não significativa.
Fazer uma viagem em A.E. do Algarve para Lisboa chega a ser penoso e até o meu Fiat Punto de 94 é mais confortável.
Em resumo, ou há algum problema com o meu carro em particular, ou enfiei um grande barrete. Neste último caso não sei como como é que revistas da especialidade podem fazer apreciações considerando o carro como "confortável como seria de esperar de um francês".
Venham daí as vossas opiniões:
O vosso GrandModus é o não confortável?
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acho que já te responderam em outro lado e na primeira pessoa como utilizador e como condutor , mas se calhar não te agradou a resposta . Eu já andei com um uns quantos quilometros e considero o carro confortavel , mas opiniões de conforto são como o rabo , cada um tem o seu
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Estou a tentar perceber se há um problema com o meu carro, para isso preciso de comparar...
Por exemplo o Modus que conduziste era mais ou menos confortável que um Clio III?
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há varias variaveis a ter em conta , jantes , pneus , suspenção , os proprios bancos , etc
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As jantes e pneus são tão ou mais confortáveis do que os de origem de um Clio III (como escrevi 175/65 R15). Os bancos, sendo de série, também não me parece que façam grande diferença...
O que eu mais estranho é que sinto a mais pequena das irregularidades da estrada, não é tanto a dureza, é mais a "sensibilidade"...
Já agora acho que devia ter colocado a mensagem nos diários de bordo, vou escrevê-la lá e se calhar tentar apagar a atual... :embarrassed:
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Nunca conduzi um Modus em estrada, mas tenho feito bastantes km ao volante do ClioIII 1.2.
O carro é de facto suave e absorve bem as irregularidades da estrada, mas tem duas características que mancham um pouco o conforto em termos absolutos, a meu ver.
Assim que se entra em estradas com curvas e constantes acelerações e desacelerações, mesmo em condução completamente relaxada, a carroçaria adorna (demasiado) e o corpo de uma pessoa de estatura média desliza transversalmente no banco, que não tem qualquer envolvência, no sentido oposto ao das curvas que se vai abordando.
Ah! E o apoio lombar nos bancos também ficou na gaveta em algumas versões do ClioIII.
Ainda assim, o ClioIII e, penso que posso generalizar, o Modus não são exemplos de carros desconfortáveis.
Provavelmente o consumo instantâneo de cerca de 8l aos 120km/h se deva ao facto de a essa velocidade as RPM's já irem um pouco altas... Falta-lhe uma sexta longa para aguentar a velocidade em AE, mas não se pode ter tudo, infelizmente.
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Eu já tive um modus de 2005 (1.5dci 65cv). Não vou poder falar da questão do motor pois nunca andei em modus TCe.
Bom, este modus tinha jante 15, de ferro e sinceramente sempre o achei muito confortável, se calhar dos melhores compactos que já me passou (em conforto). Viajava-se muito bem no carro.
Tenho agora um Clio III TCe e é de facto confortável, mas tenho jante 16' e noto alguma diferença em relação ao modus, é mais rijo, etc. (o que não se torna desconfortável). Em relação ao TCe no Clio, é um motor bastante económico para a potencia que tem, faço sem preocupações 7l de média, e neste momento até está em 6,7l.
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a carroçaria adorna (demasiado)
tiagojpt, isso é precisamente o que eu sinto falta no Modus...
Uma das críticas que eu li em relação à anterior geração do Modus era que a carroçaria adornava demasiado, e o carro era por isso pouco seguro...ora isso a mim não me incomoda nada porque eu não faço uma condução desportiva.
Mas o que eu noto no Modus é exactamente o contrário, a carroçaria não adorna quase nada nas curvas, mesmo com os pneus 175/65R15, mas eu trocava bem esse comportamento por maior conforto.
Estou a ponderar fazer qualquer coisa a nível da suspensão, caso chegue à conclusão que o problema não é só do meu carro, mas o meu receio é que possa comprometer a segurança...
Lipe, então o Modus era mais confortável que o Clio III? Será possível que do Modus para o GrandModus tenham alterado a suspensão?
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Boas posso te dizer que o meu Modus e confortavel mesmo com jante 16 embora as vezes se sinta certas irregularidades do piso mas isso e normal agora nao posso dizer que e derconfortavel porque nao e....
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Sim, eu achava o Modus que tive mais confortável do que o Clio III que tenho, mas era o 1º Modus e com jante 15. O Meu Clio tem jante 16.
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Pois se calhar há algum problema com o meu...
Vou tentar ver se consigo arranjar forma de experimentar outro GrandModus antes de ir à Renault...já sei como são os mecânicos com estas coisas.
No meu xsara picasso diziam que o aquecimento do canhão da fechadura de ignição era do sol até que derreteu...instantaneamente aquilo que era uma "mania minha" passou a ser um problema de concepção do canhão.
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Boas posso te dizer que o meu Modus e confortavel mesmo com jante 16 embora as vezes se sinta certas irregularidades do piso mas isso e normal agora nao posso dizer que e derconfortavel porque nao e....
tiagojpt, isso é precisamente o que eu sinto falta no Modus...
Uma das críticas que eu li em relação à anterior geração do Modus era que a carroçaria adornava demasiado, e o carro era por isso pouco seguro...ora isso a mim não me incomoda nada porque eu não faço uma condução desportiva.
Mas o que eu noto no Modus é exactamente o contrário, a carroçaria não adorna quase nada nas curvas, mesmo com os pneus 175/65R15, mas eu trocava bem esse comportamento por maior conforto.
Estou a ponderar fazer qualquer coisa a nível da suspensão, caso chegue à conclusão que o problema não é só do meu carro, mas o meu receio é que possa comprometer a segurança...
Lipe, então o Modus era mais confortável que o Clio III? Será possível que do Modus para o GrandModus tenham alterado a suspensão?
É possível que tenham alterado taragens no GrandModus, por ser mais alto e tal... Será uma questão de tentares experimentar um Modus normal e tirar conclusões.
Ou então alguém que se disponibilize a comparar referências das peças usadas num e noutro, nomeadamente molas, amortecedores e barra estabilizadora.
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O.K., tiagojpt, obrigado...
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bem, nao tenho um GModus, mas sim um Modus, que era Mudos..
ainda a semana passada fiz uma viagem de 400km com ele, em trabalho...e nao senti grande problema. E fiz A29, A17, A8, Nacionais, entre cidades e lugarejos.... e cheguei inteiro a casa! Bem, as unicas dores que tinha... foram as que já iam comigo... devido a uma "lesao" nas costas.. :(
De resto, pneus 165/65 R15... suspensao de origem... bancos de origem... tudo de origem, e sem problema. Se me perguntares, se já conduzi carros mais confortaveis? Claro que já... mas estamos a falar de uma "gama de entrada"...
Adornar? Pois claro que um carro destes, nao pode ter a relaçao ao solo, como um Golf (carro que tenho andado da empresa.. por comparaçao...) .. mas até ver, a facilidade de conduçao, no volante, é muito superior, por exemplo, no Modus :) (entao para estacionar... :) )
cumps!!
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O.K., obrigado rfcp...
Vou tentar ver consigo andar noutro GrandModus para comparar...é estranho dizer isto mas espero sinceramente que o meu carro tenha algum problema na suspensão.
É que para tornar os carros mais seguros há muitas soluções, agora mais confortáveis... :sad:
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Em relação aos Clios III eu devo ser dos poucos que tem 3 em casa e todos com medidas de pneus distintas.
O 1.2 75cv é o mais confortável de todos, não se sente quase nenhuma das irregularidades do piso. Tem jante de 15" de ferro com pneu 165/65, salvo erro.
O TCE também com jante de 15" de alumínio e pneu 185/60 já se torna mais rijo, no entanto a suspensão também é mais rija por se tratar de um carro com umas performances mais elevadas.
Por ultimo o meu DCI tem jante 16" de alumínio com pneu 195/50 e posso dizer que de todos é o mais “desconfortável” ganhando em estabilidade em curva. No entanto não considero desconfortável face à concorrência. A exemplo disso basta conduzir um Ibiza, um Polo ou um Corsa nos quais senti uma rigidez muito mais elevada face ao Clio.
Sei que a minha experiencia não é num Modus mas penso que o GrandModus por ter uma carroçaria um pouco maior em relação ao Modus dito normal e um centro de gravidade mais elevado, derivado da altura da carroçaria, penso que é normal que tenham reforçado a suspensão do mesmo, daí pecar no conforto face à geração anterior e ao Clio.
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Obrigado depx...
Vou ver se consigo fazer um test drive na Almotor, antes de ir à oficina deles fazer figura de parvo.... :sad:
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Eu não percebo como é que se compra um carro, sem antes fazer um test-drive. Seja com o carro em causa ou com um idêntico.
Mas ok, se calhar sou eu que sou alucinado. :rolleyes:
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há varias variaveis a ter em conta , jantes , pneus , suspenção , os proprios bancos , etc
ou seja, resumindo e concluindo vamos bater a mesma resposta ....
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Rui, tem toda a razão, foi a primeira e última vez...
Digamos que confiei demais no que li, e como estava muito mais preocupado com outros aspectos(fiabilidade do motor), acabei por cometer um erro do tamanho de um Tiranossauro.
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Agora está feito, não há nada a fazer. Já experimentaste abanar a carroçaria ou fazer pressão para baixo e soltar a ver como responde? Lembro-me de ler uma experiência na net de um rapaz que comprou molas para rebaixar e o carro ficou tipo pedra.
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Obrigado Z1gZa
Vou dar uma espreitadela para ver se está tudo original...
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Já estive a ver os amortecedores e as molas são originais.
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Mas estão em condições?
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Atualização:
1) Na Renault não havia nenhum GrandModus para fazer um teste drive. O máximo que consegui foi que fizessem um teste drive com o meu carro e acharam normal para o carro. Segundo me foi dito o carro é mais duro do que os Clios e não tem nada a ver com as Scenics. É mesmo assim.
O que a mim me custa a engolir é que seja mais desconfortável do que:
Fiat Uno 45 de 91
Fiat Punto 55 de 94
Fiat Punto TD de 95
Todos os carros de que já fui proprietário (o Xsara Picasso é, obviamente, de outro campeonato).
2)Teste de amortecedores
Os amortecedores estavam a cerca de 55% quando novos andam pelos 70%. Segundo a oficina onde fiz os testes não há qualquer problema com os amortecedores que justifique a falta de conforto. Inclusivamente disseram-me que se colocasse amortecedores novos o problema pioraria.
3)Alteração do conjunto mola/amortecedor. Ninguém se quer meter nisso para não comprometer a segurança do carro. É que de falta de conforto não se morre.
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Essa de o Modus ser mais desconfortável que um Fiat Uno está-me a custar a engolir. Não que duvide da tua palavra mas custa. Isso vai ter de ser tirado a pratos limpos :P
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Desculpa que te diga GrandModusGPL, não foste com a cara do carro principalmente o conforto e agora é difícil de gostares dele e por mais que faças nunca vai ficar ao teu gosto. Já andei num modus e achei-o bem confortável para o segmento dele.
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Exactamente, têm ambos razão e por isso é que isto tudo me faz muita confusão...
E acreditem que quando fiz a aquisição do Modus estava plenamente convencido que tinha feito um grande negócio, porque o carro veio muito bem equipado, inclusivamente sensores de estacionamento e controlo de tracção.
Como já aqui referi nem se quer achei necessário fazer um test-drive, porque nunca me passou pela cabeça que viesse a ter problemas com o conforto.
O mais estranho é que em piso degradado até tem um comportamento bom. Mas em estrada lisa vou ali com aquelas pequenas oscilações para cima e para baixo.
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nunca experimentes um megane RS
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ixo deve de ser hemorroidas, põe uma almofada
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LOOOL solução mais barata é a almofada ou andar em estradas degradadas xD
Mas algo se passa aí
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LOL...
Poderia colocar umas molas por baixo dos bancos.
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GrandModusGpl = rdd48856 ? :grin:
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Lá me descobriram a careca :angel:
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boas.
ja li todos os comentarios do pessoal e o que posso dizer é que algo se passa com o teu modus :huh:
eu estou 100% satisfeito com o meu so estou arrependido de nao ter comprado a gasoleo,mas isso é outra historia :assobio:
todas as pessoas que já andaram comigo dizem que o carro é muito comfortavel.antes do modus tinha um clio 2 igualmente comfortavel e quando foi comprar o modus quando fiz o test drive perguntei logo "onde é que eu assino :smiley:"
só mais uma coisa essa do uno ser mais comfortavel desculpa lá só se tiveres um cadeira de massagens a fazer de banco e mesmo assim.............
boa sorte com esse modus
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Sim, essa do Uno vz Modus confirmo também.
Algumas viagens de Sintra-Castelo Branco foram feitas em Uno e também em Modus e a viagem no Modus era um "sonho" lol
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m78msantos, enviei-te uma mensagem privada...
Eu se calhar não me estou a explicar bem...
Não estou a dizer que o Uno é mais confortável que o Modus em estradas más. Como já disse em piso degradado o Modus tem um comportamento honesto.
A diferença é que em estrada boa, por exemplo em A.E., no Modus sentem-se os mais pequenos altos e baixos(quando eles são praticamente inexistentes) o que não acontece nos outros carros. Há uma oscilação para cima e para baixo que se torna incomodativa.
O pior será por descobrir o que se passa, caso alguma coisa não esteja bem, pois tenho experiências muito más com este tipo de coisas.
Quanto o meu Punto 55 tinha 2 anos comecei a estranhar um cheiro a gasolina dentro do carro. Fui à oficina 3 ou 4 vezes. Experimentavam o carro, diziam-me que não sentiam cheiro nenhum e provavelmente era da nova gasolina sem chumbo que tinha um cheiro mais ativo, e que quando parava no semáforo sentia o cheiro nos outros carros, etc...
Passados mais uns dias vejo uma poça debaixo do carro, cheirei o líquido e era gasolina.
Vou para a oficina com o carro a pingar gasolina. Chego lá e foram logo direitos ao banco de trás, que estava ensopado em gasolina, levantaram-no, abriram a tampa de acesso à bomba da gasolina e os terminais que ligavam aos tubos de gasolina estavam rachados (ainda dizem que os carros a GPL são pouco seguros). De repente aquele já era um problema conhecido que tinha acontecido em mais carros.
Outro caso parecido com o meu Picasso.
Notei que no verão o canhão da ignição aquecia, tendo eu numa das vezes quase queimado os dedos.
Fui à Citroen e quase que gozavam comigo, que aquilo era do sol, etc.
Passado um ano(já tinha acabado a garantia) o canhão derreteu. Vai o Picasso de reboque para a citroen e de repente já sabiam o que é que se passava, a corrente que atravessa o canhão com o AC ligado era excessiva, era preciso instalar um relé, etc...Obviamente que paguei tudo, porque o carro já não estava na garantia.
Resumindo ou eu chego à Renault com uma base sólida, ou não me vão ligar nenhuma.
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http://postimage.org/image/60c0bjjdv/6cc12f48/ (http://postimage.org/image/60c0bjjdv/6cc12f48/)
http://postimage.org/image/puglhinkl/55ab6f03/ (http://postimage.org/image/puglhinkl/55ab6f03/)
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Acima os resultados dos testes dos amortecedores.
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Alguma coisa se passa aí... Eu mesmo com o meu carro rebaixado não o considero desconfortavel, nem pouco nem mais ou menos... :S
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sem duvida, hemorroidas, vai a farmacia que á pomadinhas pro pacote xD
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Gonçalo a próxima vez que vieres cá ao Algarve diz qualquer coisa para experimentares o carro...ando desesperado a ver se arranjo um GrandModus para testar.
Lopes_dci se eu quiser conselhos médicos recorro a um profissional...
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Eu não tenho um modus atenção, tenho um clio III rebaixado 30mm com eibach pro-kit e sou um gajo implicativo com carros demasiado duros pois sofro um bocado das costas... Daí dizer que tens alguma coisa no carro, é que falando de carro francês o conforto reina tendencialmente, e qualquer carro de hoje em dia faz uma triagem exemplar das irregularidades da estrada. Agora pode-se dar o caso do teu carro ter os amortecedores nas lonas :X
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GrandModusGPL eu sou de Faro e podemos combinar um dia para trocar algumas impressões sobre o carro. :wink:
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Como se pode ver no primeiro teste, a aderencia está entre os 54% e os 61%, logo os amortecedores, deveriam ser sbstituiídos.
Ainda há tres dias fiz um teste aos do Punto da m/esposa e um carro c 9 anos e amortecedores ainda de origem, estavam a 78% á frente os dois e a 70 e 73% os de tras e já sinto q deveriam ser mudados. Mas ainda está lá para as curvas...
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Obrigado Álvaro...
Eu bem gostaria que fosse esse o problema, mas segundo a interpretação que foi feita na oficina onde fiz o teste, novos deveriam andar pelos 70%(não me pergunte porquê), assim estão um pouco gastos mas não a precisarem de substituição.
E ainda me disseram mais, se eu substituir os amortecedores o problema agrava-se, pois o carro fica mais rijo, é melhor para a segurança, mas pior para o tipo específico de conforto que eu procuro(em estrada lisa).
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Não me parece de todo que o que te disseram seja verdade.
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Z1gZa o que achas?
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Sinceramente? Acho que tens um problema no carro e que deves procurar alguém competente para te resolver isso. Acho estranho falares mal do conforto estando a referir uma marca francesa como a Renault. Fala com o depx e experimenta dar uma volta no Clio III dele a ver se achas mais confortável que a Modus.
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O.K., obrigado vou fazer isso...
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Atualização:
Encontrei-me com o depx, que foi muito prestável e a quem agradeço publicamente a disponibilidade, (se alguém com um GrandModus tivesse a mesma disponibilidade excelente) e andei no carro dele, assim como ele andou no meu...
Achei o carro dele mais confortável, e se o meu fosse tão confortável como o dele dava-me por satisfeito.
Digamos que no carro dele também se sente a estrada, mas as oscilações para cima e para baixo são bem mais suaves.
Recordo que o meu carro tem pneus 175/65R15 e o dele 195/50R16.
Ele poderá dizer de sua justiça em relação ao que achou...
Também o meu pintor de automóveis, que já conduziu muitos carros e com quem me encontrei para ver se se podia fazer alguma coisa para melhorar o look das jantes Scenic I, fase II(agora tenho 2 coisas de que não gosto no carro, o conforto e as jantes), me disse exactamente a mesma coisa, o carro é duro, ele acha que é mesmo do carro e que não haverá grande coisa a fazer.
Este é o meu 5ºcarro, e o primeiro que pondero vender depois de tão pouco tempo, apesar de adorar todo o resto.
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Custa-me acreditar que o carro seja mesmo assim ainda pra mais com um perfil mais alto :P
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O carro é de facto ligeiramente mais rijo que o meu, mas mesmo assim (e tive oportunidade de o manifestar) não o achei desconfortável. Qualquer forma este carro não aparentar ter nenhum defeito e a sua rigidez advém dos parâmetros de segurança que foi necessário corrigir nesta segunda versão do modus, tais como o adornar em curva.
Tal como disse é uma questão de baixar um pouco a pressão dos pneus e ver se melhora.
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depx, obrigado pelo teu feedback...
Concordo contigo em relação às possíveis razões para o carro ser mais rijo(embora eu faça minhas as palavras do meu pintor, "é uma rigidez esquisita"), e como me disseste, talvez por o carro ser mais alto, se notem mais as oscilações verticais.
No entanto no fim do dia o que me interessa é que o meu carro, mesmo com pneus 175/65R15, consegue ser mais desconfortável do que o teu clio, que é, dos 3 clios III que conduzes habitualmente, o mais rijo.
Resumindo e baralhando, este deve ser o carro mais desconfortável de toda a gama Renault, com excepção dos desportivos, carros em que nunca andei nem tenciono.
Se não estivesse sempre a alternar entre este carro e o meu Punto de 94 talvez acabasse por me habituar, assim é impossível...
Como é que se pode considerar o conforto como um ponto forte deste carro é um mistério, para o qual não encontro resposta.
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Faz-me imensa confusão a Renault ter lançado um carro desses desconfortável.
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não dá para montar os amortecedores do clio III 1.2 tce na grand modus?
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ok_computer estou a ponderar todas as possibilidades, mas confesso que a suspensão foi um tema de mecânica que nunca me interessou, por isso ou dedico muitas horas a ler boa literatura ou tento arranjar alguém com experiência neste campo, o que não é fácil, porque habitualmente as pessoas querem o inverso, trocar conforto por segurança.
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Troca de carro.
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Rui, não costumo trocar de carro com frequência.
Habitualmente mantenho um carro durante pelo menos 6 anos, e costumo alterar no carro o que não gosto, mais a nível de motor e de habitáculo.
Confesso que suspensão é a primeira vez, mas não me quero dar já por vencido até porque gosto do carro em relação a tudo o resto, há alguma falta de binário, mas conto resolver isso em breve.
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Descobri que os meus amortecedores são Sachs a gás...vamos ver se dá para alterá-los...
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Mete kayaba a oleo ;)
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Então mas os Sachs a gás não são supostamente mais macios?
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A gás normalmente serão mais firmes/duros que amortecedores a óleo :)
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Na minha opinião são mais macios, mas isto é a minha opinião e vale o que vale. :tongue:
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http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/amortecedores-oleo-ou-gas/ (http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/amortecedores-oleo-ou-gas/)
Se te interessar, lê que é explicito QB :)
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:wink: A minha opinião baseia-se no comportamento e conforto do Benz e da mota, ambos ficaram mais macios. Claro que estamos a falar de veículos diferentes e com idades bastante diferentes mas é como tudo. :smiley:
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O.K., obrigado a ambos.
Por acaso o meu problema até nem é em mau piso (onde o texto diz que o comportamento dos amortecedores a gás é pior), aí ele tem um conforto aceitável(melhor que o do Punto). O problema é em bom piso, onde não era suposto sentir-se nada e sente-se (no Punto não se sente nada em estrada lisa).
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É assim, pode parecer uma sugestão disparatada mas... E procurares um modus numa sucata com amortecedores a oleo e testares? Ires comprar 4 novos vai ser um balurdio, assim podias arranjar a preço mais barato e testar. Se realmente for disso aí investes mesmo em 4 novinhos :)
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A solução não é nada disparatada, mas de difícil concretização, uma vez que GrandModus na sucata deve ser praticamente impossível...é o mal de carros pouco vendidos :sad:
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ebay, em inglaterra há disso ao pontapé :)
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Atenção que é o GrandModus, não o Modus normal...
De qualquer forma tenho as coisas pensadas desta maneira:
1)Tentar testar um GrandModus para ver se se comporta como o meu
2)Se for a mesma coisa, no Verão vou até ao Porto ao jorge dos amortecedores, para eles trabalharem os meus amortecedores...
Sugeriram também os Koni FSD, que custam 600€ + IVA, até estava disposto a investir desde que com resultados garantidos. Acontece que fiquei escaldado com as jantes.
Cheira-me que esses amortecedores em estrada lisa devem ser muito próximos aos originais...são mais confortáveis do que uns desportivos, mas tenho muitas dúvidas que sejam mais confortáveis que os originais.
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O.K. nova atualização...
Por sugestão de um utilizador de outra casa, contactei a sosuspensões de Aveiro e a opinião foi diferente.
Assim, terei que alterar também as molas pois só com os amortecedores não consigo o que pretendo.
A questão resume-se a encontrar umas molas mais macias para o meu carro do que as originais. Foi-me sugerido, por exemplo, sparco.
As minhas grandes dúvidas prendem-se com o facto de saber até que ponto é essas molas serão mesmo mais macias.
Estou a ponderar mandar fazer umas, mas tenho que descobrir qual a % de redução da força que não compromete a segurança...
Acho que terei de falar com um Engenheiro Automóvel...
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Viagem até Lisboa e mais uns saltitos na A2...vamos ver se consigo testar um GrandModus.
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boa viagem.. :)
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Alguém já instalou uns Koni FSD e sabe dizer-me se são mais confortáveis que os amortecedores originais.
Obrigado.
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Ora bem mais uma atualização ao meu problema...
Descobri um site onde se fazem comparações sobre pneus:
http://www.tirerack.com/tires/surveyresults/surveydisplay.jsp?type=AS&VT=null&sortValue=17 (http://www.tirerack.com/tires/surveyresults/surveydisplay.jsp?type=AS&VT=null&sortValue=17)
Conforme se pode observar os meus pneus são considerados os mais confortáveis, portanto obviamente o problema não é dos pneus.
Outra coisa que descobri é que o TCE tem barra estabilizadora à frente e atrás, enquanto que o 1.2 16V, só tem à frente.
Até que ponto isso pode afetar o conforto ainda não descobri.