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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: MRC em 16 de Abril de 2012, 20:21 pm
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Ora bem, há coisa de 1 semana e tal, fiz a troca da junta da cabeça, por razões de pequeno repasse de compressão para o líquido de refrigeração, junta essa que tinha já sido mudada apenas há cerca de 5 meses antes.
Desta vez, e porque a culassa iria ser facejada novamente, e para evitar o aumento da taxa de compressão, levou uma junta com uma espessura superior.
Após fazer tudo como manda a lei, seguindo todos os passos descritos no autodata, mas porque sei que o autodata tem algumas falhas, e porque ao desapertar a cabeça pela segunda vez (na primeira segui os mesmos passos do autodata) notei que uns pernos estavam mais apertados que outros (quando tinham sido todos apertados a 60Nm com uma chave dinamométrica da Beta), ficou-me uma duvida deveras muito importante: Sabendo que este motor é da velha guarda será necessário novo reaperto da culassa, reaperto esse que o autodata não refere?
Agradeço desde já o esclarecimento.
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Mestre, eu optava por apertar, para ver o reajuste e o acamamento do material após ter levado calor, sendo um motor de velha guarda penso que não faria mal nenhum reapertar!
Cumps
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No tempo da velha guarda e se levou pernos novos reapertava-se a cabeça depois dos 1000/1500 Km's
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No caso do motor C2J não é necessário colocar pernos novos, pelo que não os levou, mas a questão do reaperto não será por aí, digo eu...
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Antigamente há 20/30 anos tinha-se por hábito rever os apertos ao fim de 1000/1500 , daí ter dado a opinião
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MRC devias ter colocado pernos de aperto novos. Face à idade e à quantidade de apertos que já levaram....
Não te esqueças que esses parafusos são elasticos.
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Pois, um gajo segue o autodata e pensa que são vitalícios... :lipsrsealed:
Se fossem novos era dispensável o reaperto por serem elásticos, assim como são os mesmos achas é que melhor reapertar?
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Usas o mesmo preservativo por 2 ou mais vezes???
Muda os parafusos pá...
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Não sei se isso é possível agora, mesmo mudando de 1 a 1!
Deixa lá ver o que diz o Caçoila...
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Os pernos como aperto esticam dai nunca serem aproveitados ao aproveitares e dando o mesmo aperto estas a comprometer o estado dos pernos
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Deverias ter mudado os pernos, face aos valores em causa tb não se justifica não trocar.
O reapertar deves sempre reapertar.
Quanto aos pernos agora esquece reaperta-os apenas, não os troques agora
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Ok, então irei só fazer o reaperto pelo sim pelo não. Muito obrigado pelas dicas Mestre! :D
Timoteo, já sabes! ;) ahaha
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Ah e tal, apertar com uma chave "dinamócoiso"...
Aperto á homem é 1/8 de volta antes de partir pá! :laugh:
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Isso é mais apertos à Tó Lopes! :laugh:
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oh MRC tu podias serr como eu se não começes só papas cerrelac e assim, come mas é uma gemada para enrigesserres eçes ossos.
Ta visto quessa junta nao vai durrar és um menino a apartala. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
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Só para dizer que a culassa já foi reapertada, os pernos estavam todos sensivelmente iguais em termos de aperto. :P
Pernos com 27 anos, nem aí nem ui! :D
Agradecimentos ao Timoteo por ter emprestado a chave dinamométrica, que realmente foi impec. no serviço! :happy:
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não precisas-te da chave em graus?
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1 chave emprestada, 1 cafézito bebido e quase 2 horas de conversa, llloooolll
O que é preciso é a maquineta andar apertadinha :laugh: :laugh:
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O aperto destes pernes são feitos em 5 fases mas sempre em Nm's
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Eu fiz em 3... Primeiro encostei todos, depois dei-lhe 30Nm e por último 60Nm.
No autodata só refere 2, a 25-30 e a 55-65Nm.
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1 fase 25-30 nm
2 fase 55-65 nm
3 fase ligar motor 20 m
4 fase esperar 150m
5 fase aliviar 180º
6 fase apertar 55-65 nm
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Ahhhhh
Pensei que só te referisses aos apertos... Sim assim sendo fiz tudo isso + ~600km e outra vez alivio a 180º e aperto a 60Nm um a um! :D