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		DIY  => DIY - Mecânica Geral  => Tópico iniciado por: Sls a GPL em 19 de Abril de 2012, 01:03 am
		
			
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				Boas!
 Hoje venho mostrar como fazer a substituição das maxilas e das bombas dos travões de trás.
 É necessário ter em conta que o kit de maxilas, traz maxilas para o lado esquerdo e para o lado direito, e é necessário ter isso em conta na hora da montagem.
 Quando da substituição das bombas devem-se substituir as duas, por exemplo, se trocamos a da esquerda porque perde o liquido de travões e a da direita ainda estiver aparentemente boa, devemos sempre substituir as duas bombas.
 O preço e a referencia das maxilas e das bombas esta no meu DB em - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.30 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.30)
 
 Com a [DIY]- CLIO II - Descolar pinças do travão de disco (tambem para outros modelos)
 http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7443.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7443.0)
 e com a [DIY]- CLIO II - Substituir fluido dos travões (também para outros modelos)
 http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9353.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9353.0)
 ficamos com toda a informação necessária para fazer a manutenção aos travões.
 
 Edit:- No vídeo é referido que foi feito o aperto da porca do veio com um torque de 210Nm, já confirmei e o valor correcto a aplicar é de 175Nm.
 
 Substituição de maxilas e bombas_(new).mp4 (http://www.youtube.com/watch?v=kTexl_B5x0k#)
 
 Notas:
 Alguns dos vídeos não ficaram lá muito bons porque a câmara lá de vez em quando lembrava-se de escurecer a imagem, mesmo quando tinha luz mais do que suficiente, em relação ao áudio  :shocked: tem uns cortes no final das trilhas, que eu não sei como ocorreram, e quanto mais mexia pior ficava  :rolleyes: quanto  ao guião...... foi sem guião..... afinal uma imagem vale mais que mil palavras  :grin:
 Agradecimentos: Gclio, henriqe
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				Apesar de não ter visto o video todo e ter saltado algumas partes, e a imagem ate pode escurecer por vezes, mas é elucidativo QB para quem nao saiba fazer, os meus parabens por mais um grande DIY :)
			
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				Bom DIY!
 
 O aperto final se não estou em erro é 180NN e não 210NN ;)
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				pois ... o meu coiso não tinha e apertei ao mesmo valor que foi necessário para desapertar lol acho que referi que não tinha o valor correcto no vídeo, lol  ficou só com 30nm a mais  :assobio:
			
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				Outro dia na revisão dos meus tambores acho que foi essa a pressao que o mecanico meteu e chamou-me à atenção. Mas confirma isso para corrigir, porque senão esses rolamentos não vão aguentar muito.
 
 Mas sim, referiste!
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				Bom diy!
 Uma coisa, qual é o numero da chave que utilizaste? Deve ser universal não?
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				Numero da chave  :huh: Qual chave? Para desapertar/apertar o quê?
			
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				Para desapertar a fêmea do veio, para poder abrir o tambor. Na fiat do meu cunhado, colaram as cintas e preciso de abrir aquilo. Já agora o aperto é na mesma 175nm ou depende de fabricante para fabricante?
 
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				A chaves para tirar a porca do eixo do tambor é a 30. O mais provável, é o valor de aperto ser diferente, além de que o tamanho da porca também pode ser diferente, tudo depende, de marca para marca.
 Que fiat é que é? modelo e ano, pode ser que o "autocoiso" tenha para lá alguma coisa ;)
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				fiat bravo 1.9 td100 98 acho eu  :grin:
			
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				No "autocoiso", diz lá que para o cubo traseiro são 280 Nm 
			
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				ok obrigado  :grin: 
 Para meu azar a minha chave só dá até 210 nm. O mecânico dá o resto depois  :tongue:
 
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				Nesse caso, depois confirma com o mecânico, se o valor é correcto. Por exemplo, este é  o valor de aperto para o cubo da frente do clio ;)
			
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				Consegui desenrascar o meu cunhado mas teve que levar cintas e bombitos novos. Como ele tinha urgência na carrinha, foi o mecânico que acabou por trocar tudo. Já teve sorte de eu as conseguir descolar...  realmente fiquei abismado foi com o aperto/binário que ele deu ao rolamento de encosto (veio)... 65nm.  :shocked:
 Eu ainda lhe disse, espero que a roda não saia disparada juntamente com o tambor.
 E a resposta dele foi... "é o aperto correcto deste carro e até hoje nenhuma queixa". E eu respondi-lhe novamente, por mim até pode dar 30nm, se elas saírem disparadas eu sei para onde mandar o reboque  :tongue:
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				Cubo dianteiro - M22=70Nm+55º  ;  M24=70Nm + 62º
 Cubo traseiro 280 Nm
 Cabeça da barra da direcção 70 Nm
 Entre o calço do travão e o suporte Dianteiro 57 Nm
 Rodas 86 Nm
 
 Isto é o que o autocoiso, diz para o fiat bravo (95-02) 1,9D TD 100  código motor 182A7.000
 Se o mecânico diz que é 65Nm, ele lá sabe.....
 
 Eu andei a ver e só por curiosidade, fui ver o do fiat cinquecento 0,9cc do mesmo ano e o do cubo traseiro é de 200 e tal Nm, ligeiramente menos que os 280Nm, por isso acho pouco os 65Nm aplicados pelo mecânico, mas isto sou eu a pensar...
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				Não és só tu a pensar... Eu vou sacar as rodas e reapertar o cubo com a minha chave. Imagina que na jante só levou 20nm...