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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: maddmaxx em 05 de Fevereiro de 2010, 21:02 pm
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Boas!
Estou com um problematizo que me está a comer a cabeça.
A minha Laguna 1.9DCI de 2003, há cerca de 1 ou 2 meses começou-me a fazer consumos malucos.
A minha condução é muito soft e sempre fiz médias na minha zona de 6.3. Ultimamente esta média subiu para 8 e mais. Ando igual os percursos são os mesmos, alias até tenho por causa desta situação andado mais cuidadoso.Por exemplo, basta acompanhar o pedal numa recta muito devagar onde antes nas mesmas circunstancias bebia 4 agora vai a beber 6.8 (instantâneo), numa estrada que tem uma inclinação muito reduzida ando normalmente (soft claro), e ele em instantaneo mama logo 23l/100, eu acho que nunca tinha visto médias tão altas em instantâneo mesmo assapando e a subir bem.
Ultimamente tenho andado muito mas muito pouco com a carrinha, ando uns 30/a50km por semana, pois para trabalhar pego outro.
No entanto a minha bateria deve estar a dar as ultimas, pois com o motor desligado os vidros a fechar já arrastam, e não sei se tem algo a ver com os consumos, mas o aquecimento demora muito mais a aquecer e não sei se poderá ter a ver com a bateria, mas ao abrir a porta do condutor o carro não destranca logo, embora a luz acenda logo, mas o carro só destranca um bocadito mais tarde (o tempo varia).
A bateria poderá estar relacionada com algum destes sintomas?
Eu lembrei-me da bateria, porque um amigo com 1 megane um dia ia descansado e as escovas e ponteiros começaram a bater mal tudo ali a mexer e o problema e o carro morreu. Trocou a bateria e o problema era esse. Como isto é tudo electrónico lembrei-me pois são sintomas que surgiram ao mesmo tempo
Alguém sabe o que poderá estar atrás destes sintomas?
Devo mudar a bateria? Não queria gastar cerca de 100euros e não ser a bateria.
Informaram-me também que algo que poderia estar a gerar essa situação podia ser o termostato avariado e o carro estar sempre frio, a ser verdade isso influi nos consumos instantâneos? É que em instantâneo o carro chega aos 30 a brincar.
E deitei atenção à temperatura, e uma coisa noto, o aquecimento do habitáculo não é o mesmo (penso que nem perto chega) e com o carro quase frio a descer uma rua com ele ao relantim, quando chega ao final está quase frio novamente, e demora muito mas muito mais a aquecer o motor, e quando ele chega ao final dessa rua, a sofagem está a deitar ar frio.
Que vos parece?
Desde já o meu obrigado ;)
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Em primeiro lugar, assumimos que tens os pneus com pressão correcta, certo? E o filtro de ar não está demasiado sujo que bloqueie a passagem do ar...
Bem, eu também noto que a minha consome mais no Inverno que na primavera/verão, devido à temperatura exterior ser muito baixa e devido à chuva, há sempre mais equipamentos eléctricos ligados, o que acabam por fazer subir um pouco os consumos. Mas não tão exagerados...
Em primeiro lugar, os consumos do CB estão correctos? Experimenta atestar o depósito, andar umas centenas que quilómetros, volta a atestar e calcula manualmente os consumos - poderá ser o CB a receber dados errados.
Em segundo lugar, e com consumos de gasóleo tão elevados, a carrinha não deita muito fumo preto? Pois se há um consumo de gasóleo superior, e pelo que dizes não tens uma condução agressiva, poderia haver combustível mal queimado...
De qualquer forma, e se o problema não for do termostato, eu iria a um Concessionário ver se não haveria nenhum problema com os injectores ou com o turbo (os turbos do 1.9 dci da colheita dessa Laguna deram muuuuuuuuuitos problemas aos donos...)
Um abraço, e boa sorte com a Laguna!
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Em primeiro Lugar, obrigado pela resposta.
Relativamente ao CB, eu acho que ele está a dizer o correcto, porque o gasóleo efectivamente desaparece, o ponteiro desce mais rápido que o normal.
No que se refere ao fumo, ela não deita, deixa claro se puxar um bocado mais, mas isso sempre o fez.
Do Turbo eu não creio, ele nunca dei problemas (tambem da forma que eu ando ele quase nao deve esforçar).
Terei que ver o termostato, pois a situação das temperaturas mosytra que o problema poderá ser daí, apenas não sabia que poderia a ter a ver com consumos elevador o facto de o termostato estar com problemas. Uma coisa é certa, o carro demora muito mas muito a aquecer e arrefece depois de quente se não estiver a ser puxado (descida).
Na eventualidade de ser termostato, isto poderá rondar quanto?
E aconselham a fazer o que?
Obrigado
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Sinceramente, vai á Renault e liga a carrinha à clip, é sempre melhor que por tentativas :wink:
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Sinceramente, vai á Renault e liga a carrinha à clip, é sempre melhor que por tentativas :wink:
Exacto!
Acho que em vez de se andar a especular, cada um com sua ideia, devias de passar Renault, eles com certeza que já terão uma ideia do que será porque o teu caso não deve ser o unico.
Abraço!
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Sinceramente, vai á Renault e liga a carrinha à clip, é sempre melhor que por tentativas :wink:
Exacto!
Acho que em vez de se andar a especular, cada um com sua ideia, devias de passar Renault, eles com certeza que já terão uma ideia do que será porque o teu caso não deve ser o unico.
Abraço!
E mesmo alem da especulação, se notas um aumento de consumos, alguma coisa nao está bom, e antes que forces em demasia, é preferivel ires verificar já :wink:
Ve filtro do ar como ja foi dito, alem disso só mesmo na Renault :wink:
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boas...
mais um com consumos elevados... a minha anda sempre por volta dos 8 - 9/100 tanto ande a 50 como a 200, costuma descer um pouco,la prós 7/100 com gasóleo do bom ex:galp, mas se colocar nas bombas brancas ex:intermarche volta a subir para os 8,9/100... já liguei a laguna a maquina e nada acusou...
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Sendo um modelo de 2003, não deveria dar a raia que os modelos de 2001 derão...
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Os modelos de 2003 ainda deram muitos problemas a nível de Turbo (eu que o diga...)
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Eu na Laguna costumo meter na REPSOL e meto sempre aquele mais caro.
o Filtro do ar não é porque apenas tem 5.000km e fui eu que o meti.
Aposto no Termostato pelo que me foi dito e pelo que vejo no carro.
Mas especulações à parte, vou ter mesmo que ir ao mecânico ligar isto à maquineta e ver. Mas caso seja termostato, a máquina acusa? Relativamente aos turbos dar problemas daqui e dali, pelo que sei (não é quase nada, apenas li não sei onde), foi resolvido isso nos finais do ano de 2002 e que a partir de maio de 2003 ou assim já vinha resolvido. Independentemente disso, não me parece que tenha problemas a esse nível, e eu como referi ando muito mas muito soft mesmo.
Obrigado pelas dicas ;)
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Eu na Laguna costumo meter na REPSOL e meto sempre aquele mais caro.
o Filtro do ar não é porque apenas tem 5.000km e fui eu que o meti.
Aposto no Termostato pelo que me foi dito e pelo que vejo no carro.
Mas especulações à parte, vou ter mesmo que ir ao mecânico ligar isto à maquineta e ver. Mas caso seja termostato, a máquina acusa? Relativamente aos turbos dar problemas daqui e dali, pelo que sei (não é quase nada, apenas li não sei onde), foi resolvido isso nos finais do ano de 2002 e que a partir de maio de 2003 ou assim já vinha resolvido. Independentemente disso, não me parece que tenha problemas a esse nível, e eu como referi ando muito mas muito soft mesmo.
Obrigado pelas dicas ;)
As de 2003 ainda deram muitos problemas de turbo - a minha é de Junho de 2003, data de fabrico de meados de maio de 2003 (algumas peças que já desmontei tÊm datas de fabrico de maio, logo a construção será de maio/junho), e rebentou o turbo em grande aos 78.000 km - e eu também nunca fui de puxar muito por ela (não sei o anterior dono)...
Mas claro está, esperemos que não seja nada de mais (os turbos não têm que rebentar, especialmente se tiverem sido bem cuidados, especialmente no que à lubrificação diz respeito).
A minha presentemente tem marcado no CB um consumo médio de 8.1, mas sendo elevado, eu não acho exagerado, pois a coitada praticamente só faz cidade e 2ª circular em hora de ponta, percursos relativamente curtos, com AC ligado para desembaciar... Cá está, depende muito do uso que lhe é dado...
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Eu na Laguna costumo meter na REPSOL e meto sempre aquele mais caro.
o Filtro do ar não é porque apenas tem 5.000km e fui eu que o meti.
Aposto no Termostato pelo que me foi dito e pelo que vejo no carro.
Mas especulações à parte, vou ter mesmo que ir ao mecânico ligar isto à maquineta e ver. Mas caso seja termostato, a máquina acusa? Relativamente aos turbos dar problemas daqui e dali, pelo que sei (não é quase nada, apenas li não sei onde), foi resolvido isso nos finais do ano de 2002 e que a partir de maio de 2003 ou assim já vinha resolvido. Independentemente disso, não me parece que tenha problemas a esse nível, e eu como referi ando muito mas muito soft mesmo.
Obrigado pelas dicas ;)
As de 2003 ainda deram muitos problemas de turbo - a minha é de Junho de 2003, data de fabrico de meados de maio de 2003 (algumas peças que já desmontei tÊm datas de fabrico de maio, logo a construção será de maio/junho), e rebentou o turbo em grande aos 78.000 km - e eu também nunca fui de puxar muito por ela (não sei o anterior dono)...
Mas claro está, esperemos que não seja nada de mais (os turbos não têm que rebentar, especialmente se tiverem sido bem cuidados, especialmente no que à lubrificação diz respeito).
A minha presentemente tem marcado no CB um consumo médio de 8.1, mas sendo elevado, eu não acho exagerado, pois a coitada praticamente só faz cidade e 2ª circular em hora de ponta, percursos relativamente curtos, com AC ligado para desembaciar... Cá está, depende muito do uso que lhe é dado...
Pelo que sei o turbo ainda faz uns assobios antes de ir à vida nao é?
Se um dia ele vai à vida que remédio tem uma pessoa que trocar, e trocando, esse problema de turbos acabam?. Relativamente aos consumos isto parece-me francamente algo relacionado com a temperatura, pois está sempre o carro frio. Antes aquecia rápido, agora demoram quilómetros e nunca chega meio onde antes estava normalmente.
Segunda vou ver se vou a um mecânico liga-lo à maquina a ver o feedback do mecânico relativamente a esta situação.
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Já agora surge-me uma questão
Caso seja algo relacionado com o termostato, ligando o carro à máquina o problema é detectado?
Na eventualidade se ser esse o problema, alguem tem uma ideia de valores associados a uma reparação dessas?
Obrigado
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...o Filtro do ar não é porque apenas tem 5.000km e fui eu que o meti....
Eu pergunto: será q o filtro está bem colocado?
Tambem pode ser essa valvula do termostato q se avariou aberta e nesse caso o motor nao atinge a temperatura de funcionamento...
Já me aconteceu num R21 há uns anos.
Isso é barato
cumptos
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...o Filtro do ar não é porque apenas tem 5.000km e fui eu que o meti....
Eu pergunto: será q o filtro está bem colocado?
Tambem pode ser essa valvula do termostato q se avariou aberta e nesse caso o motor nao atinge a temperatura de funcionamento...
Já me aconteceu num R21 há uns anos.
Isso é barato
cumptos
O filtro está bem colocado, ele foi colocado nos finais de agosto e só agora ha cerca de 2 ou 3 semanas notei esta situação. Como não ando com o carro não dei conta disso, e alem do mais tenho para mim que a avaria do termostado até tem algo a ver com o pouco uso que o carro tem.
Obrigado
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Ora bem,,,
Por muita coincidencia ou nao..acabei ainda a pouco de colocar no outro forum para amantes de Lagunas, a mesma situacao com o meu laguna de 2003, mais uma coincidencia de 23/05/2003..+/- da mesma altura que o seu,,,realmente o meu apesar de andar todos so dias...não e carro para fazer ( se tanto) 14000km por ano...1000 epoucos kms mensais...ja consegui medias de 6.5 e ultimamente de 7 e a media das medias....mas sempre que mudo o oleo ao Laguna,, mas sempre , e isto faço sempre de 10mil km oleo(agip ou motul 5w40 ..filtro oleo..filtro combustivel..e filtro de ar..sempre) começa com medias malucas de 9.5 e 11..e tem de ser tudo muito bem gerido para nao subir ainda mais..( sei que ca as estradas não sao para brincadeira, pois sou da Ilha da madeira, aqui os consumos em relacao ao continente disparam)..consumos instantaneos ,e mais uma coincidencia 23lt, e uns assobios de vex em kuando no turbo...ja fiz limpeza aos injectores (atraves de produtos que se adicionam no deposito,,como fisicamente mesmo nos injectores) a pressao esta sempre nos 2.3 F e 2.4 T...o filtro do ar bem colocado..nao faz qualquer tipo de fumo negro nem nada do genero ..portanto..existem aqui algumas coincidencias..bem haja a todos