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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Maxado em 30 de Abril de 2012, 13:13 pm
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Boas,
O meu Megane 1.5 dci de 80 ou 85 cv, nao tenho bem a certeza é de finais de 2003, parece ter perdido folego!!
Noto que o carro puxa bem em baixas mas depois em altas nada..a 2ª a partir das 2500 rpms nao puxa muito..principalmente a subir. No outro dia estou a subir a Avenida Infante Santo puxo a 2ª ate as 3750 +/- e assim que ponho terceira o carro parou nas 3000 rpms a 90km/h..dias depois foi em 4ª o carro ficou nos 110km/h para ai as 3000 e poucas rpmsa subir claro..
Sinto que o carro aguentava mais,nao sei o que sera!!
Aqui a dias mudei o tubo de vacuo que liga da admissao a valvula porque perdia ar e oleo, ate meti um mais fino para ganhar mais compressao e realmente noto mas so em baixas..das 2500 +/- para cima nada.
Alguma ideia?
Cumps.
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e como é que anda o filtro do ar??
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Não anda nos melhores dias admito, irei mudar para a semana..tal como o de gasoleo, mas mesmo assim custa me a acreditar que seja so do filtro..
Nao deveria notar também em baixas rotações?
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quanto mais rotações o motor for mais ar precisa, se o filtro tiver sujo maior é a dificuldade em entrar a quantidade de ar necessária, o mesmo se aplica ao do combustível :smiley: se tiveres atento vais reparar que quando temos os filtros novos as medias que o carro faz são mais baixas e à medida que a vida útil dos filtros vai diminuindo, as medias vão aumentando.
lol é quase a mesma coisa que andarmos com um respirador de mergulho, respiramos bem, se formos a correr com o respirador, ao fim de um bocado ficamos com a língua de fora :tongue: porque a quantidade de ar que respiramos não é suficiente.
Experimenta mudar os filtros e depois vê se sentes melhoras. :smiley:
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Pois..vou fazer isso entao, depois digo se resultou ou nao.
Espero que o assobio que o turbo esta a fazer quando entra em acçao reduza..não que as 2000 rpms ele assobia um pouco.
Bom, mas depois deixo o post para confirmar se era dos filtros ou nao.
Cumps.
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verifica a egr e a admissão
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a EGR é nova!! ja levei o carro à Maquina e também não acusa erros, aliás acusa um mas nao tem nada a ver, é uma vela ou um relé que está meio marado. Tudo resto não apresenta anomalias!
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eu tive de substituir o tubo do intercooler pq o mesmo estava "rasgado"....é ver o tal tubo se está em bom estado
é o que vai do radiador para o motor...
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pois esse por acaso ainda nao vi, ja andei de volta de um tubo o que vem da admissao para a valvula do turbo, um tubo fininho, estava a perder ar. O tubo que la estava era de 8 mm troquei por um de 6mm sempre da mais compressao..mas em baixas so..das 2500 rpms pa cima ta tudo na mesma...tenho de ver esse tubo que referes.
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O tubo que la estava era de 8 mm troquei por um de 6mm sempre da mais compressao..mas em baixas so..das 2500 rpms pa cima ta tudo na mesma...
Ficou assim desde que trocaste o tubo? se o carro leva um tubo de 8mm por alguma razao é digo eu...
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sim ganhou mais baixas, ou seja como tem mais pressão a válvula abre mais cedo..é normal que aconteça, tal como o tubo que vai do turbo ao intercooler, que nos 80 cv é de borracha e nos 105cv é de alumínio, este ultimo como não tem dilatação dá mais folego ao carro.
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.. eu com o de origem e velho depois da repro parecia um peixe balao ate rebentar...
depois tentei meter outro .. rebentou novamente. Hoje em dia anda com o kit em aluminio para os clios dci80, adaptado para megane. Nunca mais rebentou!! :embarrassed:
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e por quanto te ficou essa brimcadeira dp kit em aluminio? eu tava a pensar por o tubo do 105 cv porque tb é aluminio, mas o meu nao tem repro..ta de origem.
penso que com esse turbo terei mais folego.
já agora deduzo que tennhas o megas de 80 cv, ele assobia pr volta das 2000 rpms, quando esta a encher, ou nem por isso?
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sls, realmente os filtros estavam bem piores do que pensava, nota se uma melhora, mais em recuperaçoes, :grin: mas mesmo assim penso que lhe falta ali qualquer coisinha ainda.
tenho de verificar melhor as tubagens, nao sei se aquele assobio quando o turbo ta a encher se é o normal ou se sera uma pequena fuga de ar.
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depois diz qq coisa por aqui....é q a minha scenic tambem faz um assobiar no arranque a frio (nas acelerações) durante uns minutos
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Depende do sopro que ouves..se for so assobio nao é mau, se for tipo uivar é que é pior. isso foi de um dia para o outr Sentes falta de forca ou deita fumo branco??
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Entao e quantos km tem esse Megas? podes mxm ter de vereficar se ha muita carvao na EGR e no colector de admição,quando ja tem muitos km o caravão é tanto que se acomula nas valvulas de admição e o carro perde rendimento,tem atençao isso tamben.
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boas
bem o carro realmente melhorou, com a mudança do tubo de vacuo e com os filtros novos, mas como dizia ainda sinto falta de qualquer coisa, hoje notei o seguinte, se for numa velocidade constante e repentinamente carregar no acelerador o carro fica demora a desenvolver, mas se eu desacelerar e voltar a acelerar ele ja puxa melhor!!!
já não sei o que possa ser, ser o curso do pedal???
acho estranho o carro não acusar erros na maquina, mesmo não sendo uma maquina da renault!!
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O pedal é eletrico nao tem a ver com o cursso.
Podera ser enventualmente aquilo que falei na mensagen em cima.
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sim eu sei que o pedal é electrico, pode ser o acelerometro meio marado..a minha duvida é esse erro so acusa com a clip da renault ou se com outros tambem acusaria...a EGR é novinha em folha..tem 2 meses!! e os colectores foram limpos..dai a minha duvida...é que nao tou a conseguir identificar mais nenhum tubo roto..
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Então tenta ligar á Clip pode ser que esteja alguma coisa registada.
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pois..so se for mesmo na renault..maquinas ca fora nao regista nada..nem da erros nos quadrante..acho que vou ter de gastar o cacau em diagnosticos!!! outra duvida, vale a pena ir a renault ou vou a bosch car service ver? é que ha coisas que a renault nao faz, manda fazer fora..
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Se há coisas que a renault não faz e manda fazer fora uma delas NÃO será com certeza o diagnóstico com a CLIP. Sendo a "maquina de diagnóstico" da Renault o que é raro é encontra-la cá fora, e muito menos num Bosh Car Service.
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sim isso eu sei que é la, mas por exemplo sei que ver se os injectores estao bons a mim uma vez disseram me para ir a uma especializada nisso!!!! achei estranho..dai a minha duvida.
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Vai primeiro à Renault pra saber qual é o problema depois logo vês o que fazes...
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Sim a renault nao faz reparacoes em bombas injectoras nem repara injectores,esses trabalhos sao feitos em casas especializadas,mas nunca numa bosch car service.
Mas pode ser o sençor de presão atmosferica e isso na maquina da Renault á partida é diagosticado.
Depois diz alguma coisa.
Abraco
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Ora boas..
Estou de volta..com o mesmo sintoma, é verdade que ainda não levei o carro a clip, mas sinceramente nao sei se passara por ai a resolução do problema embora para a semana ja o va fazer.
Tenho notado que o carro com uma rotaçao continua as 2000 rpms vai a assobiar e a tentar encher..mantendo essas rpms nao deixa de assobiar e so para perto das 2500 rpms, mas desenvolvendo o que deveria...
Ja tinha reparado no assobio nao tinha percebido que era continuo nessa rotação..
Cumps
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Epá, ligar à clip não é solução de certeza... mas pode ser o descobrir do problema. A CLIP normalmente não resolve problemas, a principal função é diagnostica-los. E depois para além disso, ires a Renault para te ligarem à CLIP, pode até a CLIP não diagnosticar o problema, mas ao teres alguem de volta do carro que está habituado a mexer com o carro, e que conhece os problemas tipicos do carro pode ser uma vantagem, não detectando o problema podem perceber qual será pelos sintomas.
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Sim, eu sei que a CLIP nao resolve apenas faz diagnósticos, o que queria dizer é que não me parece que va acusar algo.
Isto parece um tubo solto ou roto, mas tou farto de procurar e nada..
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Não te quero assustar mas axo que tens o turbo disso a ir para a sucata o tal de assobiar é normal quando cheas as 2000rpm é quando o turbo dispara mas se dizes que depois disso não tens compressão quase de certeza que é turbo.. mas eu não percebo muito disto :O)
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supostamente quando é o turbo a ir para a sucata, ele assobia sempre e nao so das 2000 as 2500..digo eu! lool
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é como disse anteriormente.. eu não percebo muito disso mas se a carrinha não tem força falta ali alguma coisa... :lamp:
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pois..tb nao tenho a certeza do que possa ser, mas tou mais inclinado para wastegate, sensor do pedal do acelerador, sensor de fluxo de ar ou alguma fuga....:S
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Voltamos de novo ao assunto CLIP.
Porque não fazer um diagnóstico a sério?
Se calhar perdia-se menos tempo, do que andar a atirar flechas a ver se alguma acerta no alvo.
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Sim, eu sei que a CLIP nao resolve apenas faz diagnósticos, o que queria dizer é que não me parece que va acusar algo.
Isto parece um tubo solto ou roto, mas tou farto de procurar e nada..
Maxado que tal esqueceres esta ideia e seguir a opinião que eu e agora o Rui voltou a dizer-te, pode não ter nada registado mas pode ter e ai será mais fácil.
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porque os gajos da renault me disseram que se nao da aparece nada no CB a dizer "deficiencia na injecçao", dificilmente aparecerá na CLIP..so por isso ainda nao o fiz, ter consciencia que ha 5% de probabilidade de gastar 30/40€ em vão mais uma vez custa! mas vou 2ª feira ligar um manometro pressao do turbo, foi o que os gajos da renault me indicaram, nao faziam e disseram me onde ir.
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maxado, se esse gajos da renault disseram-te isso.... vai a outra renault, porque é assim, pode estar tudo ok e não aparecer nenhuma anomalia no cb, mas imagina que tens um sensor qualquer a dar valores errados, a centralina julga que estão correctos, faz os cálculos tendo em conta esses valores, mas depois como na verdade estavam errados o desempenho não é o melhor.
Se ligares à clip e fizerem um diagnostico vão ver os tais valores errados, que a centralina acha correctos.
Por exemplo se o sensor de temperatura estiver a dizer que o motor esta a -40ºC a centralina pode não detectar a anomalia e achar natural, faz os cálculos para debitar mais combustível a baixas velocidades , e não deixa o motor atingir grandes rotações porque não tem a temperatura adequada. (isto é só um exemplo é claro)
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De certeza que te disseram isso numa Renault!? Há muito erro que não aparece no CB e aparece registado na CLIP!!! Na minha opinião não perdias nada em fazer esse diagnóstico com a CLIP, gastavas 30 ou 40 Eur!? Se calhar saiam-te do bolso, mas ficavas com certezas, porque dúvidas já tens e nao me parecem poucas.
Mas agora mais a sério... deixa andar, vai deixando andar, se for alguma coisa para avariar a valer(que podia ser diagnosticado antecipadamente), nessa altura vais ter o diagnostico certo, pode é depois custar mais de 40Eur!!! Pede conselhos e ajudas, e depois responde que não vale a pena porque não vai dar nada... Continua no bom caminho :bonk:
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Talvez não tenhas percebido, mas eu passo a explicar...ja fiz muitos testes, e não acusa nada....isto é algo que se arrasta algum tempo, não acordei um dia e disse epa esta bodega não anda.
Se estou a pedir aqui opiniões é para tentar perceber se alguém passou pelo mesmo, para não passar a vida a gastar dinheiro em possíveis causas, pois o que sinto no carro é gradual, vai perdendo aos poucos, como referi em posts anteriores. Ligar a CLIP e MAIS UMA VEZ largar 30 ou 40€ para não apresentar nada já dói na carteira.
Se fui dizendo que algumas coisas não podem ser, já pensaste que poderei ter feito muitos testes e ter percebido que não é dai o problema??
Ou achas que me apeteceu vir para aqui encher isto de perguntas e questões só por fazer, ou até ver uma resposta que me agrade???
Eu não sou autodidata, nem mecanico, mas felizmente também não sou info-excluido.
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Maxado, acho que existem bancos de ensaio que medem os valores do binário do motor e coisas desse género, corrijam-me se estiver errado. Com um teste desses, ficas com os resultados e podes comparar com os standards da renault para o teu carro, se os valores tiverem grandes diferenças, sempre podes depois confrontar a renault a onde tens feito esses diagnósticos com os valores anormais, para que eles depois descubram qual é o problema.
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sim terei de ver isso, vou ligar um manometro e ver se a compressao do turbo esta correcta ( com um mecanico ).
se acusar tudo normal terei mesmo de mandar o carro pa um estaleiro, e so sai de la quando estiver bom!!
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então eu digo te assim , se alguem na renault me dissesse isso, eu chamava lhe estupido com as letras todas . Sim, deves ligar a clip e fazer diagnostico, a clip não serve apenas para apagar erros, serve sim para dar informações de todos os sensores e parametros do carro em tempo real e medições em tempo real . É com ela que obtens o diagnostico mais fidigno que podes algum dia ter num renault . E se queres medir pressão de turbo , a clip fa lo e inclusive mostra te graficos e dá te parametros ao pormenor de 0.01 bar , algo que nunca vais conseguir num manometro . Ao fazeres um teste de estrada com a clip, podes ir descansado a olhar para a estrada que a clip irá fazer um log que depois o demonstra em grafico para veres todos os parametros que nunca conceguiras ver num ponteiro . Portanto e desculpa que te diga , isso para mim é "musica de serrote " . Se queres o problema resolvido , vai pelo caminho mais facil que é o diagnostico correto da avaria . E sim, se continuas com ponteiros e varias maquinas , vais continuar a gastar o dinheiro que sentes gastar em vão
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Sinceramente acho que nao me devo conseguir fazer explicar...ou entao o pessoal nao le todas as respostas!
Mas eu resumo!!!!
Sabes o que é sentires o teu carro nao puxar como deve ser, ligares a CLIP e nada???
Uma das vezes liguei a CLIP e nada, liguei numa maquina ca fora e acusou um erro..era um fio electronico partido!!
E sim tudo o que referi que me disseram na renault é verdade..epa se sao incompetentes naquela renault..sim pode ser, mas penso que em qualquer renault as maquinas sao iguais. Nao parece o pessoal da renault dizer que nao fazem isto ou aquilo, porque mesmo que nao o façam la directamente vai pa outro lado e eles ganham dinheiro na mesma...
Ja tive conhecimento de um carro que deixou de pegar e simplesmente a Renault nao sabia o porque, o que aconteceu...
A resposta ao mesmo problema fosse facil nao vinha para aqui expor o problema.
Agradeco a todos a atenção, mas sinceramente perdi a vontade de comunicar qualquer desenvolvimento.
Esqueçam o post!!
Cumprimentos.
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Machado, queres um conselho para ficares bem servido?? já que és da zona de lisboa , dá um pulo à Póvoa de Santo Adrião, vê aqui neste tópico http://www.renaultpt.com/index.php?topic=137.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=137.0)
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Sinceramente acho que nao me devo conseguir fazer explicar...ou entao o pessoal nao le todas as respostas!
Mas eu resumo!!!!
Sabes o que é sentires o teu carro nao puxar como deve ser, ligares a CLIP e nada???
Uma das vezes liguei a CLIP e nada, liguei numa maquina ca fora e acusou um erro..era um fio electronico partido!!
E sim tudo o que referi que me disseram na renault é verdade..epa se sao incompetentes naquela renault..sim pode ser, mas penso que em qualquer renault as maquinas sao iguais. Nao parece o pessoal da renault dizer que nao fazem isto ou aquilo, porque mesmo que nao o façam la directamente vai pa outro lado e eles ganham dinheiro na mesma...
Ja tive conhecimento de um carro que deixou de pegar e simplesmente a Renault nao sabia o porque, o que aconteceu...
A resposta ao mesmo problema fosse facil nao vinha para aqui expor o problema.
Agradeco a todos a atenção, mas sinceramente perdi a vontade de comunicar qualquer desenvolvimento.
Esqueçam o post!!
Cumprimentos.
acho que tu é que estás com 2 problemas graves ...
um deles, não leste o que escrevi de certeza para estares a dizer isso .
o segundo deles, é que vens para aqui a querer ouvir a solução do teu problema e uma resposta que te agrade e como isso não aconteceu, ficas amuado .
Boa sorte na resolução
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se leres atentamente esse post que e o que eu escrevi antes desse, verás que isso é tudo o que nao quero, uma resposta que me agrade...
Se nao percebem o sentido do que escrevo, ja nao tenho culpa!!
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o teu carro tem MAF? ja ouvi casos assim parecidos ao teu e tinham a MaF na sucata e o carro não anda...
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Olha Maxado.. resumindo o que o Artur disse
Nao há nada mais fidedigno que um teste com a clip.. em tempo real ve todos os parametros. Nao há melhor teste! Isso de ligar um manometro de turbo é treta comparado com a clip
Viste tambem o que o sls disse? Povoa de St adriao..............
Queres melhor ajuda que isto?
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Existe alguma resposta neste tópico?
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Após 6 anos...