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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: António Silva em 06 de Maio de 2012, 00:11 am
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boa noite pessoal, gostaria que alguém me ajuda-se a descobrir qual o meu problema, pois tenho um clio mk1 rl 1.1 e com o carro parado ou em andamento, sempre que carrego no travão de pé consecutivamente o carro vai a baixo..
alguém me sabe dizer a causa ?
cump
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problema com vacuo( deveras ter uma fuga em algum tubo de vacuo.
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desculpe a minha falta de experiência nisto, mas seria possível me dizerem quais são os tubos do vácuo neste carro para ver se descubro então a fuga ?
sff
cump
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um dos tubos de vácuo é o que sai do motor e vai ao servofreio (não sei se há mais, possivelmente deve ser mais outro que vai ao absorvente, mas não tenho a certeza, se estou a dizer um disparate :huh: )
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Existe um tubo que vai do colector de admissão ao servo-freio e é esse que deverá estar com fuga.
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se fosse possível indicarem.me com uma imagem quais são os tubos dava.me imenso jeito, pois não cria estar a ver tubos que não tem nada a ver.. sei que estou a ser chatinho xd
cump
aguardo alguma coisa
obg
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mais uma questão amigos, caso esse tubo esteja mesmo com fuga, para além de o carro ir a baixo sempre que se trava, também pode levar a que o relantim do carro fique desafinado ?? tipo com falhas ?
cump
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por acaso esse carro não é o do nribeiro ? já li essa saga toda por cá
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não, não é do nribeiro, mas porke ?
ja alguem teve este problema tambem ?
cump
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Bem se só lá vais com fotos, e visto que não disponho de nenhuma que mostre bem o pretendido, o meu conselho é levares o carro a um mecânico, até porque não é nada que se faça cobrar muito.
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http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4395.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4395.0)
vê este diy e na foto 3 esta o tubo do vácuo que vai ao servofreio
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Obrigado pela ajuda com a foto.. amanha ja vou ver entaõ o estado do tubo e depois digo algo..
já de agora pergunto mais uma vez, se o tubo estiver mesmo com fuga e para alem de o carro ir a baixo sempre
que travo, tambem pode levar a que o relantim do carro fique desafinado ?? tipo com falhas ??
obg e cump
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epá.... isso já não sei..... mas que podes ficar sem travões, lá isso podes!!! se deixar de ser uma fugazinha e passar a ser uma "senhora" fuga, depois não há pé que consiga travar .
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Boa tarde. Gostava de saber como se tira o tubo de vacou do servo-freio ? é simples ?
alguem me pode ajudar ?
cump
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Se tiver braçadeira e só desaperta-la e puxar o tubo do sitio.
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é mesmo isso, tem uma braçadeira que aperta o tubo a uma peça de plástico que está presa ao servo-freio. Ja de agora, tambem preciso de mudar essa peça ou estará boa ??
o tubo pode ser um tubo idêntico com boa resistência ou tenho de comprar um tubo próprio ?
obg
:)
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O ideal é meter um igual, vê 1º quanto custa na Renault, se for "estupidamente" caro e não tiveres verba suficiente, opta por outro similar.
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e em relação a peça de plástico ( acho que é a válvula de retenção ), como sei que não preciso de a trocar também ?
cump
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Para mim é fácil e é assim : tiras a parte que entra no servofreio e onde está a valvula como é lógico e chupas com a boca como se estivesses a beber com uma palhinha , ao sentires vacuo metes a lingua e sentes se mantem o vacuo ou vai aliviando , no caso de nao manter o vacuo tens de mudar essa coisa
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Boas, desculpem a minha falta de experiência nisto, mas como tiro a válvula ? é só puxar para fora ?
é que tenho medo de fazer asneiras xd..
cump
obg
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mais uma questao pessaol.. ontem estive a verificar a alimentação do ar, e reparei que o meu clio nao estava a "respirar" ar fresco para o carburador.. ou seja, tenho um tubo que vai ao colector e outro que vai para um sitio perto d roda da frente, mas existe uma cena perto do filtro do ar que tem tipo um sensor ou la o que é aquilo, e mais dentro tem uma pala que abre e fecha, fazendo a separaçao do ar quente que vem dos colectores e do ar fresco perto da roda, mas o problema é que essa pala esta na posiçao para respirar ar quente, e nao baixa para que o carro possa respirar o ar fresco do exterior.. como nao conseguia por a pala na posicao serta porque aquilo tem uma mola, tirei o tubo que vai buscar o ar quente aos colectores e coloquei-o junto ao outro que vai buscar o ar do exterior, para assim respirar ar fresco...
cria saber se fiz bem ou mal ?
alguem me sabe dizer para que serve aquela cena que parece um sensor e como funciona aquela pala, que neste caso acho que não esta a funcionar ?
aguardo ajuda e dicas ...
obg
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Boas, desculpem a minha falta de experiência nisto, mas como tiro a válvula ? é só puxar para fora ?
é que tenho medo de fazer asneiras xd..
cump
obg
Esta questão está resolvida ?
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A questão de hoje mete aí umas fotos para a malta perceber, em principio os tubos como estão são para estar assim mas mostra lá e depois logo falamos
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Boas, em relaçao ao servo freio esta resolvido...
agora em relaçao ao novo assunto..
ora segue uma imagem que mostra o q
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segue a imagem em questao..
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&id=4tHclZ2olaSumqmSz-bJ0q2bo83b2g (http://imageshack.us/content_round.php?page=done&id=4tHclZ2olaSumqmSz-bJ0q2bo83b2g)
o tubo em questão é o B, que vai buscar ar quente ao colector, o C é o que vai buscar ar fresco e a zona A é que que tem la dentro a tal pala que não se mexe, ou seja esta posicionada sempre para o tubo B, respirando ar quente em vez de ar frio do tubo C...
o que eu fiz foi tirar o tubo B que esta ligado ao coletor, e coloquei junto ao C para respirar ar fresco já que o C nao esta a fazer nada por causa da pala...
agurdo ajuda entao
obg
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António, isso é assim mesmo, e serve para quando o motor esta frio, receber ar quente vindo do colector para que o motor funcione melhor com temperaturas baixas, e depois muda para o ar frio quando o motor esta quente. Das duas uma, se o funcionamento dessas válvula for electrónico, há de haver um termostato que regula a sua posição. Se for mecânico, poder ser que seja regulado, quando se puxa a alavanca do ar ( nos motores antigos, a gasolina tinha que se fechar o ar para os por a trabalhar).
Se for electrónico, e mesmo com o motor quente essa válvula continua virada para o colector, quer dizer que pode estar avariada, ou então o termostato que a faz funcionar, estejam avariados.
Mas espera pela opinião do pessoal mais entendido nesses motores :grin:
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Boas, no meu caso o funcionamento da valvula nao é eletronico, no tem fio lá fio nenhum, é mecanico... Mas sinceramente nao sei como aquilo funciona, nem se funciona mesmo...
MAS AGUARDO MAIS AJUDA DO PESSOAL
obg
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Isso e uma valvula que abre consoante o calor. Quando o carro esta quente essa valvula abre para apanhar ar do exterior. Apenas isso...
O mais que se pode fazer foi como eu fiz. Tirar esse flap e apanha sempre ar do exterior. E tapa-se na caixa do filtro a entrada referente ao tubo dos colectores.
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ok, sendo assim não faz mal nenhum o que eu fiz certo ? não põem em risco nada no motor do carro ? visto que o motor precisa de ar fresco .....
e o nribeiro notou diferenças depois de fazer isso, tipo performance ou outra coisa qualquer ?
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Performance? Lol
Sinceramente nem sei... Pode-se notar algo mas nestes carros o melhor e nao mexer. Esse tubo serve para o carro atingir a temperatura de funcionamento mais rapidamente. Mal nao faz anular isso mas quanto mais original estiver melhor.
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ok sendo assim vou por como estava. mas e se a válvula não estiver a funcionar e estiver sempre a receber ar quente ? faz mal certo ?
cump e obg
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Vamos lá por um pouco de ordem nisto.
Essa dita válvula se tem apenas um actuador manual é muito simples:
-Tempo frio: aberta para o colector de escape.
-Tempo quente: rodar para a outra posição, de forma a receber ar sem ser aquecido pelo colector de escape.
Nada mais que isto.
Na página anterior o sls já tinha dado uma achega à função dessa válvula, agora pensar que isso dá mais performance... dá vontade de rir...
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Obrigado pela explicaçao.. Apenas perguntei se ele notava alguma diferença em ter feito o que ele fez, performançe foi apenas um exemplo para as diferenças..
Quanto a valvula entao dita, sendo manual, tenho de rodar a valvula entao ate abrir a pala para receber ar do exterior ? apenas isso ?
aguardo resposta.
obg
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-Tempo frio: aberta para o colector de escape.
-Tempo quente: rodar para a outra posição, de forma a receber ar sem ser aquecido pelo colector de escape.
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boas mais uma vez, estive ambucado a tentar tratar do assunto, só que fiz exactamente o que me disse mas nada, ou seja rodei a válvula para a esquerda e para a direita e nada, continua sempre o flap na mesma posição apanhando sempre ar dos colectores...
já coloquei os tubos como estavam mas continua sempre a receber ar dos colectores, estando o motor frio ou quente...
sinceramente não percebo como é que aquele sistema funciona...
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gostava de ver ideias de pessoal que ja tivesse feito algumas alterações nesta zona...
cump a todos :)
obg
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Não poderá estar essa válvula avariada? se o flap não se mexe é porque está preso ? ou está solto mas não actua?
Eu sinceramente , não conheço o funcionamento dessa válvula, mas se calhar umas fotos mais pormenorizadas da válvula davam um a ajuda :grin:, mas vai vendo se aparece alguém que esteja mais dentro do assunto e que saiba o que é que ela possa ter .
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boas, quanto ao flap não esta preso e a válvula nao sei, pois ainda nao percebi ao serto como é o funcionamento dela, sei que tem uma mola no fundo da valvula e que vai agarrar no flap, e se eu empurrar a valvula para dentro o flap abre para o ar frio, mas se tirar o dedo, a valvula vai para o sitio normal por causa da força da mola e fecha o ar frio e abre o ar quente... é um sistema que eu ainda nao percebi como funciona ... se alguem souber agradecia que me explica-se.
a valvula é esta.
http://imageshack.us/photo/my-images/826/dscf7103k.jpg/ (http://imageshack.us/photo/my-images/826/dscf7103k.jpg/)
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Eu tenho ideia que isso funciona tipo termóstato, ou seja, assim que aquece actua e vai então abrir o ar o flap para entrar ar frio.
Se tiveres uma pistola de ar quente, ou um secador de cabelo experimenta aquecer isso a ver se ela não reage.