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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: Pedro_GT em 16 de Maio de 2012, 00:19 am
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Boas, em sequência de um acidente rodoviário; o meu veículo foi batido na lateral traseira direita e consequência do despiste os lips frontais e embaladeiras foram danificadas.
Gostaria de opiniões sobre quais oficinas e melhores soluções viáveis para o meu clio.
Cumprimentos.
(http://i746.photobucket.com/albums/xx103/pedro_HF/crashed%20Renault%20clio%20gt/IMG_0936.jpg)
(http://i746.photobucket.com/albums/xx103/pedro_HF/crashed%20Renault%20clio%20gt/IMG_0935.jpg)(http://i746.photobucket.com/albums/xx103/pedro_HF/crashed%20Renault%20clio%20gt/IMG_0934.jpg)
(http://i746.photobucket.com/albums/xx103/pedro_HF/crashed%20Renault%20clio%20gt/IMG_0933.jpg)
(http://i746.photobucket.com/albums/xx103/pedro_HF/crashed%20Renault%20clio%20gt/IMG_0932.jpg)
(http://i746.photobucket.com/albums/xx103/pedro_HF/crashed%20Renault%20clio%20gt/IMG_0931.jpg)
(http://i746.photobucket.com/albums/xx103/pedro_HF/crashed%20Renault%20clio%20gt/IMG_0930.jpg)
(http://i746.photobucket.com/albums/xx103/pedro_HF/crashed%20Renault%20clio%20gt/IMG_0929.jpg)
(http://i746.photobucket.com/albums/xx103/pedro_HF/crashed%20Renault%20clio%20gt/IMG_0928.jpg)
(http://i746.photobucket.com/albums/xx103/pedro_HF/crashed%20Renault%20clio%20gt/IMG_0927-1.jpg)
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Aqui na zona...
Vesauto e Auto-Cambota
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Mas a culpa foi tua? :sad:
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Antes de mais, lamento o sucedido. É sempre chato vermo-nos envolvidos em situações destas, enfim.
Apesar do painel traseiro estar feio, dá para o recuperar, seja com martelo de inércia, seja cortando o velho e soldando um novo. Se a primeira opção for levada em conta, é previsível muito trabalho para endireitar tudo (num concessionário, devem optar logo pela segunda opção).
Em ambas opções é conveniente encher o lado interior do painel (depois de reparado) com cera de protecção de cavidades.
Quanto aos plásticos, se tiveres todos os pedaços dava para os soldar com soldas especiais para plástico.
http://almada.olx.pt/reparacao-de-para-choques-solda-plastico-iid-129929858 (http://almada.olx.pt/reparacao-de-para-choques-solda-plastico-iid-129929858)
Atenção que apenas estou a usar este link para ilustrar o método que referi. Já agora, julgo que a Wurth disponibiliza deste material para profissionais.
Já agora, verifica se não terás afectado a direcção/suspensão com esse despiste, pois pode haver aí algo mais escondido...
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Na Auto Cambota és bem servido de certeza.
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Desde já obrigado pelos vossos posts.
Foi numa rotunda muito grande, rotunda do Barão, Carcavelos com acesso à A5 Lisboa.. Nunca tinha sofrido um acidente, em seis anos de carta. Segundo o seguro fui culpado, apesar de me terem batido. As pressas não dão em bom resultado.
Quanto custará um novo painel lateral direito traseiro para o meu clio?
Será que o serviço de bate chapa conseguirá fazer com que o perfil do lado direito do clio volte como estava dantes?
Cumprs
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Ficas com o carro como novo :) ja vi serviços da auto cambota e digo-te que são muito bons nesse tipo de reparações :)
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Não tens seguro contra todos os riscos? Se tiveres apesar de depois te agravarem, se calhar mais valia... é que ainda aí tens uma reparação jeitoso... :lipsrsealed:
Autocambota os 2 toques que o meu levou, foram reparados lá e tenho bastante bom feedback :wink:
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O meu é apenas contra terceiros. Vou entrar em contacto com a Autocambota. obrigado.
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O user shinta á pouco tempo levou com um camiao e ficou com o carro novinho, e foi na Auto Cambota :)
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Boas.
Mais um a recomendar a Auto-Cambota. De certeza que vais sair de lá muito satisfeito :wink:
Cumprimentos
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Boas, já telefonei e enviei uns mails para ter um feedback mas até hoje ainda não tive nada. Alguém que trabalhe na Auto cambota e que participe no fórum pode dar um parecer sobre o que terá que ser feito e quanto fica?
Cuprimentos
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Oi? Não percebi, que pretendes?
Com o contacto da Auto Cambota pedes um orçamento para a coisa.
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Já tive um feedback da auto-cambota. em princípio dia 30 estou lá com o meu clio.
cumprs
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Renault clio arranjado:
Novo painel traseiro mais pintura e remoção das saias danificadas assim como pequenos retoques.
Preço final: 950 euros.
Recta da granja Algueirão oficina com logotipo do Elefantino da Lancia.
(https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s720x720/532507_3623906761959_1021169560_n.jpg)
A imagem não é referente ao lado da batida no clio.
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Fica sem as embaladeiras?
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Faltam ai umas fotos do arranjo... :smiley:
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o painel dava para recuperar, olha que trocar um painel nunca é a mesma coisa, solda de origem tratada nunca mais consegues...
mas o que interessa é que esteja como novo para ti, trabalho feito :P
venham umas fotos :P
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As ceras anti-corrosão que se injectam na carroçaria servem exactamente para evitar esse problema que referes. Descravar e soldar painéis e não os proteger abundantemente por dentro é estúpido, contra as boas práticas.
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o painel dava para recuperar, olha que trocar um painel nunca é a mesma coisa, solda de origem tratada nunca mais consegues...
mas o que interessa é que esteja como novo para ti, trabalho feito :P
venham umas fotos :P
só deves conhecer pedreiros e não bate chapas para teres uma afirmação dessas
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tenho um bom chapeiro, mas quando o painel der para reparar é preferível reparar do que esta a cortar ao carro, e não se esqueçam que a sítios onde não se consegue chegar para colocar a cera...
o meu painel quando me bateram teve fez buraco cerca de 2cm porque foi uma carrinha das obras... o perito dava o painel novo, mas preferi que fosse reparado, e digo-vos o chapeiro perdeu ali um dia mas ficou impec se levou mais de 1mm de betume para acertar foi muito... mas claro se fosse um toque mais profundo era o painel que metia também,
so que nas fotos o painel parecia pouco afectado
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Queres me tu dizer a mim, que um painel batido, endireitado e afins fica melhor que um painel nunca mexido e aplicado corretamente?
Por amor da santa, deve ser do calor, concerteza.
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não me estas a entender,
proponho-te de outra forma se tiveres um toque no teu painel do megane que ele vá dentro 4 - 5cm numa área pequena, ou seja fica de fácil reparação, irias preferir mandar descravar o painel e voltar a soldar? e pelo que me disse o chapeiro da renault ele não vem completo, é cortado numa determinada área, nunca vi não afirmo...
mas tanto uma coisa como sendo um bom profissional ficam bem feitas, mas nenhum serviço fica como era de origem...
claro que a chapa do painel novo fica muito mais certa... mas eu não trocaria um painel por um toque pequeno... no caso deste user, trocaria porque a pancada foi bem funda, mas sendo eu a pagar do meu bolso viria o que me ficava mais em conta... isto EU
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Eu estou te a entender, tu tens o mesmo problema de sempre, saber explicar te.
E quando dizes que um painel que de para reparar é preferivel do que substituir, então respondo te que 95% das peças dão para reparar, poderá é não ser viavel a nivel comercial e em tempo perdido repara las. Assim sendo, percebi mal ? não te estou a entender? ou já chegas te a conclusão que de chapa e automoveis pouco percebes?
E sim, qualquer painel vem cortado em determinado ponto, as carrocerias não são inteiras, são formadas por várias chapas unidas por pontos de solda e massas que formam uma unica tornando se numa carroceria.
E no sitio onde ela vem cortada, a mesma peça no carro quase de certeza que estará lá unida por pontos um pouco antes e se não estiver, corta se a medida, solda se e será unida de forma uniforme sem nunca ter levado uma martelada ou betume, apenas tratamentos e aparelho. Queres me dizer que é melhor repara la ou colocar uma nova ? Agora, tudo tem um custo e é esse custo que tambem vai ajudar a determinar a operação a fazer . Claro que se é uma pequena mossa, será retirada e não se coloca um painel novo a não ser que alguem prefira em vez de pagar 100€, pagar 500€ ou 600€ .
Quanto ao trabalho que fizeram a reparar a tua mossa quando foi pago um painel novo, das 2, uma. Ou te cantaram a cantiga para porem dinheiro ao bolso, ou tu puses te dinheiro ao bolso, porque uma coisa te garanto a 100%, num trabalho bem feito, ficavas muito melhor servido com um painel novo e aposto que passo a rectificadora no teu carro e descubro bem mais que 1 mm de betume, ou então, novamente, a mossa não era como contas
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JMT_AndreDTI, a foto seguinte mostra como ficou uma porta de um ClioIII, vista do lado interior (depois de desforrar), após reparação de um toque que quase fez com que a chapa rasgasse.
(http://i565.photobucket.com/albums/ss100/tiagopt214/2012-03-31170341.jpg)
Não foi substituída a folha exterior, mas foi desempenada tal como o teu bate-chapas te propôs.
Estás a ver todos aqueles pontos? São pontos onde se soldou o martelo de inércia para desempenar o painel.
Com isto quero dizer-te que mesmo não descravando os painéis, podes ter problemas de corrosão. Se eu não tivesse dado tinta e cera com fartura na zona reparada (pelo lado interior) daqui a uns anos toda essa área estava corroída.
Por outro lado, há reparações recorrendo a este método, mas que por serem menos graves não chegam a danificar ou danificam marginalmente a protecção original como documenta o seguinte caso:
(http://i565.photobucket.com/albums/ss100/tiagopt214/insonorizacao/2012-08-25165642.jpg)
Ainda assim, convém proteger.
Só não danificas a protecção interior se mandares reparar os painéis com técnicas de PDR/Martelinho de ouro/Desamolgar Sem Pintar.
E mais, 1mm de betume é muito, mesmo...
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E mais, 1mm de betume é muito, mesmo...
mesmo no trombinhas com a pistola de alta pressão ao lavar pode não ser à primeira mas acaba por saltar o enchimento
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Isso depende de muitos factores... Simplesmente 1mm de betume depois de lixado é sinónimo de trabalho de chapa demasiado imperfeito. Uma pintura original oscila entre os 80 e os 150 mícron.
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correto e afirmativo
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Artur, quem me propôs reparar o painel foi o perito da companhia, e todas as oficinas me diziam o mesmo, e não teve de andar la com o chamado saca, foi batida a chapa "rasgada" para o sitio depois de certa foi soldada com uma solda que não sei o nome sei que não é semi automática nem ferro, era dada por uma cena tipo maçarico, debarbado, depois batido com a lima de chapeiro, não foi necessário o uso dessa maquina... e depois no interior foi bem desengordurado levou primário
óbvio que eu queria o painel, era dinheiro que ganhava, e o perito dava mas a reparação ia ser acompanhada
tiagojpt qualquer peça que vá a chapa custuma levar sempre betume para rectificar altura em tinta...
e 1mm depois de lixado e acertado com a tinta ainda sai muito...
o bem bem era não haver toques...
mas o betume sendo bem aplicado não salta fora... ja vi no meu pintor carros a durarem 5 anos sem problemas...
uma coisa que eu noto em muitos carros com maça é abatidos...
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Já agora esclareceram-me: na semana passada quando fui buscar o meu carro, que ficou a arranjar uns pequenos defeitos que tinha, e um deles era umas pequenas mossas na porta do lado do morto...
O mecânico que me entregou o carro, juntamente com o vendedor, disse-me que agora já não se usa betume, mas sim, uma espécie de fibra de poliester que preenche as zonas com defeitos...
Este material será o mesmo do que vocês estão a falar? ou será que este material apenas será usado para pequenas defeitos na chapa?
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tiagojpt qualquer peça que vá a chapa custuma levar sempre betume para rectificar altura em tinta...
e 1mm depois de lixado e acertado com a tinta ainda sai muito...
Se referes 1mm antes da lixagem, claro que não é muito, é uma rapadela, que ficará a menos de metade depois de lixado. Mas se era isso que querias referir, devias ter sido mais explícito.
o bem bem era não haver toques...
uma coisa que eu noto em muitos carros com maça é abatidos...
Levaram pouco primário, ou a secagem foi ineficiente. Ainda assim, mesmo que tudo seja bem feito, é complicado não se notar essas aureolas. Depois de rectificada e polida a pintura, tende a ficar mais disfarçado.
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é normal no JMT falar as metades .... Agora já é apenas 1 mm antes de lixada a peça. Tal como antes o perito dava a peça, mas depois teve de ser reparada porque ia ser acompanhada a reparação. Oh god, andas a meter os pés pelas mãos ....
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Artur não é meter as mãos pelos pés, uma coisa eu digo e sei que o forum é publico, se a reparação nao tivesse de ser acompanhada, aceitava o dinheiro do painel novo mas não o metia... preferia reparar o meu a mesma... mas como o perito viu que aquilo era pouco entalou-me logo...
tiagojpt digo isso porque o meu tem abatidos onde mataram o aparelho, ou seja para não ter mais problemas só um dia indo totalmente abaixo, e fazer tudo de novo... falei com o pintor e ele diz que era de a tinta que tinha não ser de origem, ter tido pintado com verniz mipa na renault onde comprei, e o aparelho da speckeré forte.... não sei se é disso sei que as tintas e vernizes são specker utilizadas lá e as pinturas não são nada baratas.... 850€... ele já disse que me tira aquilo mas que mais tarde volta a aparecer..
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tiagojpt digo isso porque o meu tem abatidos onde mataram o aparelho, ou seja para não ter mais problemas só um dia indo totalmente abaixo, e fazer tudo de novo... falei com o pintor e ele diz que era de a tinta que tinha não ser de origem, ter tido pintado com verniz mipa na renault onde comprei, e o aparelho da speckeré forte.... não sei se é disso sei que as tintas e vernizes são specker utilizadas lá e as pinturas não são nada baratas.... 850€... ele já disse que me tira aquilo mas que mais tarde volta a aparecer..
Não querias dizer spies hecker?
Seja como for, não consegui perceber o que quiseste dizer quanto ao problema dos "queijos". Eu já disse como é que isso se resolve parcialmente acima.
Se te referes a umas ondas que se vê através dos reflexos, isso deve-se à casca de laranja irregular bem como à lixagem deficiente quando se faz a preparação final para a pintura. A pressão excessiva durante a lixagem e o facto de só usarem a lixadora pneumática pode também ondular painéis de chapa mais fracos.
É complicado obter um acabamento igual ao de fábrica numa reparação.
No teu caso ainda mais difícil foi dado que te esticaram o painel e não colocaram um novo, sobre o qual seria bem mais fácil trabalhar...
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pelo que vejo e pela experiência que tive, o carro quanto mais camadas de tinta tiver mais "feio" fica pois com o passar do tempo vai dar problemas, deve.se sempre despoluir o maximo possível para andar perto do primário de origem nunca o ferir... para o carro ter só uma pintura, não como o meu que a antiga dona pintou todo teve um toque foi para a renault foi todo pintado depois comprei... e fiz levou agora no toque uma pintura completa ou seja ja vai com 4 mãos de tinta
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ou então fazem-se trabalhos como este
(http://img843.imageshack.us/img843/6561/ilharga1.jpg) (http://img843.imageshack.us/img843/6561/ilharga1.jpg)
(http://img231.imageshack.us/img231/6508/ilharga2.jpg) (http://img231.imageshack.us/img231/6508/ilharga2.jpg)
dá-se uns cortes e bate para fora e enche com betume
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sim é igual isso tem varios nomes, massa, betume, poliester... as normais são em castanho claro, depois ha uma porreira da wurt que é em preto, e depois ha uma que dizem que é reforçada com fibra onde a cor dela é verde... mas não é la grande coisa... fica dura mas estala muito...
abraço...
:smiley:
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Obrigado pela informação andretdi...;) Pelas pequenas amostras que consegui detectar na porta, o que me puseram é castanho...