Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: nelsonjrgomes em 10 de Fevereiro de 2010, 23:22 pm
-
Viva,
Venho aqui relatar um pequeno problema que tive e a sua resolução.
No passado fim-de-semana, à chegada a Lisboa pela Vasco da Gama, notei que a minha Laguna 2 1.9 dci fazia um barulho grave a partir das 2000/2200 rpm, quando o turbo entrava em acção. O som parecia ser de ar a fugir pela tubagem que ia do turbo para o intercooler, por alguma fenda (dava a sensação de ser na zona do motor, em frente do condutor). Não se notou perda de potência nem o CB acusou nenhum erro, mas o som era bastante audível.
Conhecendo o feitio "especial" do 1.9 dci, não lhe mexi muito - apenas abri o capot, e vi o tubo que liga o turbo ao intercooler estava babado em dois locais, logo deveria ser de um dos locais a fuga.
Na 2ª fui à AutoCambota (médico de família da minha carrinha já há algum tempo), e confirmaram o meu diagnóstico. Hoje fui lá novamente (tive que esperar que chegasse a peça), e já tenho o problema resolvido - efectivamente tinha uma fenda, logo à saída do turbo.
De qualquer forma, como o tubo estava bastante babado, vou agora andar ums km com a carrinha, e ver se o novo tubo fica logo babado, porque com estes turbos o cuidado nunca é demais (este ainda só tem uns 33.000 km, e tem levado óleo 100% sintético a cada 10.000 km).
De qualquer forma, fica aqui o meu relato, para se alguém vier a ter um problema semelhante.
Um abraço,
-
Sim. Mais vale tratar do turbo, antes q o turbo trate do motor...
Cumptos
-
A mim aconteçeu-me mas no tubo que vai do intercooler à admissão. Por acaso não fui a uma "loja" Renault. Passei na SVP Auto em coimbra que vende peças usadas e eles tinham lá um Laguna acabado de chegar nesse dia. Comprei o tubo e um Guarda-Lamas por 44€.
Foi só substituir e ficou fino. Nessa altura também fiquei a conheçer o "hábito" que estes 1.9dCi têm de se babar nessa zona...
-
Boas!
No meu caso foi o tubo do intercooler à admissão que se soltou na ponta superior.
Teve que ser reapertado.
-
Boa noite
Estou com um problema na minha laguna 1.9 Dci de Abril de 2003 com 158000 km que é identica a este tópico. Sao varias coisas que estao a acontecer. Na zona da junta que liga o turbo à valvula de estrangulamento esta cheia de oleo, reparei que tenho o tubo que liga o turbo á admissão está roto, os consumos estao na volta dos 9.3 litros aos 100, ja limpei a EGR que estava pessima e o carro melhorou em potência mas as 2000 rotações em velocidade constante continua a fazer os ditos soluços que ja aqui se falou noutros topicos. A minha pergunta é se estes problemas estão todos relacionados com um problema só ou se sao vários problemas. Em relação ao aparecimento de oleo na junta da valvula e o coletor do turbo ja me disseram que o turbo está a deixar passar oleo é sinal de problemas no turbo? Nunca detectei ruidos ou barulhos estranhos vindos do turbo.
Agradeco a ajuda possivel
P.s Em anexo fotos para verem melhor ao que me refiro
Cumprimentos a todos
-
Se tens o tubo roto, começa por ai, os outros problemas podem estar relacionados ou não, mas tens que começar por algum lado, por isso começa pelo que está a vista. O turbo é normal perder algum óleo, desde que não seja nada exagerado. E sim, se tiver a perder muito óleo é sinal que já está a pedir reforma