Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Fernando Semedo em 07 de Junho de 2012, 23:24 pm
-
Boa noite, eu estou com uns problemas no meu R.5 de 1989 que é o de ele desafinar as valvulas 2 ou 3 dias após terem sido afinadas e o aquecimento anormal que apresenta, já limpei o sistema de arrefecimento todo, não perde água e tirei-lhe o termostato e mesmo assim nas subidas sobe rapidamente a temperatura até á zona de disparo da ventoinha, o que acham que poderá ser? Obrigado.
-
Válvulas que desafinam em tão pouco tempo, deve haver algum problema com as porcas que apertam os balancins, onde é feita a afinação das válvulas...
Quanto ao aquecimento, com temperaturas acima dos 25ºC, se tivesse montado um termostato de abertura aos 86 ou 89 ºC diria que em subidas longas e que requerem esforço por parte do motor é normal a temperatura subir um pouco acima da temperatura de abertura do termostato, mas muito pouco provável de chegar ao ponto do ventilador disparar em andamento. Sem termostato o carro não chega a aquecer em andamento, e isso não é saudável nem para o motor e seu funcionamento, nem para os consumos.
Concluindo, se não consome água/liquido de refrigeração, o radiador está com problemas. ;)
-
Bom dia a todos, MRC obrigado por me ter respondido, hoje durante o dia vou verificar a situação das porcas dos balancins e quanto ao aquecimento, segundo entendi será aconselhável colocar um termostato de abertura entre os 86 e 89 graus, ou há outro aconselhado para o meu carro? e que tipo de problemas poderá ter o radiador para causar o aquecimento do carro?
-
Creio que os 1.2 GTR vinham de fábrica com 3 tipos de termostatos, uns com 83, outros 86 e outros ainda com 88/89ºC... Pessoalmente e tendo em conta que o nosso clima é temperado quente e que verão está ai à porta, recomendaria o de 83ºC.
Mas antes de lhe meter termostato, se ele aquece sem o mesmo, é porque o radiador está entupido, possivelmente por depósitos de ferrugem nas condutas no seu interior, muito comum nesses carros devido à utilização de água como refrigerante. A solução passa pela compra de um novo, que custa entre os 50 e os 70€.
Teste simples para verificar se o radiador está em condições: Com o motor frio, desconectar, pelo radiador, os 2 tubos grossos que vão até à bomba de água, abrir a tampa que o radiador tem por cima, e meter por essa entrada um jacto de água considerável. Se sair, pelas 2 saídas que vão à bomba de água, a quantidade que entra, tudo ok com o radiador, senão confirma-se que o radiador está entupido ou parcialmente.
-
Mais uma vez agradeço a ajuda, já verifiquei as porcas dos balancins e ao apertar um pouco mais a porca da valvula que desafinava após ter sido afinada, a rosca passou-se, arranjei uma porca nova e ficou a trabalhar que nem um relógio, pelo que julgo ter encontrado o problema da desafinação das valvulas, depois digo se ficou bom ou não.
Relativamente ao aquecimento, vou verificar o radiador e se for caso disso comprar um novo, depois digo o resultado da operação. Até breve.
-
Boa noite a todos, depois de ter resolvido o problema das valvulas graças ao pessoal do forum, tenho o outro do aquecimento do carro, neste momento tenho o sistema de arrefecimento todo desmontado e verifiquei a bomba de água (a funcionar bem), o radiador (vou comprar novo), no entanto para fazer a montagem do sistema tenho uma outra duvida que é seguinte:
Será que posso eliminar do sistema de arrefecimento aqueles dois tubos que vão da bomba de água para o interior do habitáculo, porque me parece que desta forma o arrefecimento será mais eficiente, uma vez que a água apenas circula em redor do motor, agradecia uma ajuda de quem souber, desde já agradeço.
-
se os engenheiros pensaram e meteram lá isso quem somos nós para eliminar parte do sistema?
1º mudas o radiador e depois logo se vê
-
Fernando, não elimines esses dois tubos... E muito pelo contrário em relação à questão de esses 2 tubos aquecem mais o motor, pois se ligares a sofagem para o quente e na velocidade máxima vais reparar pelo ponteiro da temperatura desce um nadita (se tiver, os primeiros GTR não têm, os de finais de 1989 têm quadrante completo com isso), pois o radiador da sofagem está a arrefecer o liquido que vem do motor.
-
Muito obrigado pela resposta, vou seguir o conselho da não eliminação dos tubos, assim sendo e uma vez que eu embora tenha muita boa vontade para fazer as coisas, algumas não as sei fazer, por isso peço ajuda para que me indique como se processa o completo purgar do sistema de arrefecimento do meu R5, porque falou em radiador da chaufage e assim não sei como se faz para o carro ficar bem sangrado. Obrigado.
-
há uns diy sobre limpeza do circuito de refrigeração, o principio é o mesmo para todos os carros, num dos tubos que saem do motor tem uma purga, pelo menos nos motores mais novos, nos mais antigos não tenho a certeza, no entanto dá uma vista de olhos, para ficares com uma ideia de como se faz.
-
Para purgar o sistema, tens um parafuso de 11mm no bloco por baixo da bomba de água que deves abrir para escoar todo o liquido velho, tens depois 1 parafuso de purga em cada tubo que vai para a sofagem e outro no tubo superior do radiador junto ao termostato. Depois do sistema estar vazio, pendura o vaso de expansão no capot, de modo a que fique mais alto que o motor, e vais adicionando liquido até que apenas saia liquido pelos 3 parafusos de purga existentes nos tubos, e fechas todos após isso. Depois confirma pelo tal parafuso do bloco se sai liquido apenas, se sim, tudo ok, se sair ar, esperar que saia só liquido. Para finalizar, aperta o tubo superior para forçar algum ar que possa ter ficado a sair. Nota que o vaso tem que estar sempre com liquido, nunca deixar acabar o liquido dentro do vaso, sob pena de entrar ar no circuito, o ideal é enchê-lo logo até cima.
Após isso, é meter o motor a trabalhar ao relanti, meter a sofagem para o quente e na velocidade máxima, ir apertando o tubo superior do radiador para forçar algum ar que possa estar aprisionado a sair, controlar a temperatura, desligar a sofagem após uns 15/20 minutos, e esperar pelo disparo do ventilador. Depois fechar a tampa do vaso de expansão e deixar o ventilador disparar mais umas 4 a 5 vezes pelo menos. Finalmente repor o vaso no respectivo suporte e corrigir nível se necessário.
Tenho que fazer um DIY para estes motores, pois é mais fácil perceber onde está tudo.
-
Boa tarde a todos, MRC impecável como já nos habitou, excelente explicação, assim que puder vou já fazer o que me indicou, mas agora ainda tenho que colocar a junta da tampa das válvulas, porque trilhei a velha quando afinei as valvulas pela ultima vez e agora deita oleo para fora, assim que tiver tudo montado dou noticias com certeza, Muito obrigado
-
Estamos aqui para isso. Esses carros e motores são a minha praia, ou não tivesse 2 R11 1.4 que genericamente são muito idênticos aos Super 5. :)
-
Bom dia, de cada vez que se mexe numa coisa destas, por norma aparecem duas e este foi o caso, ao fazer a purga do sisteme de refrigeração ao rodar o botão da sofagem para o máximo do quente, o mesmo, ou partiu-se ou soltou-se do sitio, pelo que agora dá a volta toda e não agarra.
Sendo asim precisava de abrir a parte onde está o botão e o radiador da sofagem e não o sei fazer, será que me podem ajudar? Obrigado.
-
Neste momento estou a mexer no carro com o computador em cima de uma mesa ao lado, por isso as duvidas quando surgem, são logo colocadas , segundo percebi o termostato ( que retirei, mas vou pôr ), está situado num tubo grosso, mesmo junto á bomba de água.
Que peça metálica é aquela que está situada numa junção de dois tubos mais fininhos que vão dar á parte de baixo do carburador? estou curioso porque no sitio onde está não lhe encontro serventia. Obrigado.
-
Essa peça metálica é uma válvula termostática para o aquecimento do carburador. Estes motores com carburadores simples Solex 32 BIS vinham com essa válvula num dos dois tubos. Podes e deves retirar isso, caso esteja em mau estado pela ferrugem (bloqueada). Se quiseres comprar isso novo, só na Renault e creio que o preço ronda os 30€ e a sua referência é 7700739812.
Quanto ao botão, algo partiu no mecanismo de cabo, só desmontando e vendo... :S
-
boas fernando faz uma busca no google por este documento mr257super50.pdf, são notas técnicas sobre o super5 que te podem vir a ser úteis. Encontrar em português é que é mais difícil.
-
Boa noite, já coloquei o radiador novo, bomba de água, tubos e tudo o resto muito bem limpo, sangrei o sistema de refrigeração, apenas nas mangueiras, porque não encontrei o parafuso do bloco do motor, pus liquido de radiador novo, correndo tudo dentro da normalidade até que liguei o carro.
Após isso quando ele começou a aquecer, a água dentro do vaso de expansão começou a ferver e por isso a ventoinha não disparava porque eu tinha que desligar o carro para a água não sair para fora.
A única forma de a ventoinha disparar foi tapar o vaso de expansão, assim a agua já não ferveu e a ventoinha atingiu a temperatura de funcionamento, por diversas vezes.
Será que esta situação é fruto de ter sido mal sangrado ou não? Agradeço que alguém me diga. Obrigado.
-
Isso ficou mal purgado...
-
Obrigado pela resposta, então se está mal purgado será que me podes indicar se foi o tal parafuso no bloco que me faltou sangrar?
Em caso afirmativo podes-me indicar em concreto qual é o parafuso, é que segundo me pareceu e porque tirei a bomba de água fora, não sei qual é o parafuso que tenha ligação com o sistema de arrefecimento do carro. Agradeço indicação.
-
colocas te a chaufagem no quente para encher o circuito ?
-
Eu coloquei no quente, mas não aqueceu nada apenas fazia o barulho da ventoinha, porque não tenho o termostato junto da bomba de água, porque me esqueci hoje de o comprar,será que o facto de não ter termostato contribui para a água ferver sem tampa,ou é mal sangrado? Obrigado.
-
Não, o facto de não ter o termostato nada tem a haver com essa fervura... O facto de não aquecer o ar da sofagem, deverá ser pela avaria que tem no botão que comanda o ar quente/frio. Antes de purgares o sistema, tens que adquirir um termostato. É barato, numa casa de peças ronda os 7 euros!
-
Já comprei o termostato, mas antes de o montar ocorreu-me o seguinte:
Já meti uma junta de cabeça, junta de tampa das válvulas, radiador novo e mesmo assim persiste a fervura no vaso de expansão, com os tubos a ficarem secos e a agua a ir toda para o vaso.
Será que não entra ar no sistema pela bomba de água?
Em caso afirmativo, como poderei testar a bomba de água para saber se deixa entrar ar? Obrigado.
-
Colocando o circuito à pressão. Isto faz-se colocando em vez da tampa do vaso de expansão um manometro com uma bomba manual, permitindo assim ver se existe alguma fuga ;)
-
Boa noite, já coloquei a bomba de água e sangrei todo o sistema como deve ser e aconteceu-me o seguinte: ao meter o carro ao ralenti com o vaso de expansão aberto para que a ventoinha disparasse, ela da primeira vez disparou normalmente, sem entornar a água do vaso, não aquecendo a sofagem, apesar do termóstato ser novo
Após isto deixei o carro mais algum tempo ao ralenti e então a agua começou novamente a ferver dentro do vaso, ameaçando entornar, não permitindo chegar á temperatura de disparo da ventoinha.
Tapei então o vaso e assim a ventoinha já dispara normalmente e a água não ferve dentro do vaso.
Pergunto, será isto normal, ou entrará ar no sistema através do radiador da sofagem, que foi só o que não mudei, porque tudo o resto já substitui por novo ? Agradecia alguma ideia.
-
boas,
O circuito de refrigeração se não estiver sobre pressão, ou seja , tem que ser um circuito fechado sem fugas, para que funcione bem e para a agua não ferver.
Depois de sangrares o circuito como deve de ser, deves fechar o vaso de expansão, para que ele ganhe pressão e a agua não ferva. deixas a trabalhar durante um bocado, se não me engano já falaram anteriormente uns 5 disparos da ventoinha, deixas arrefecer e voltas a atestar o vaso de expansão até ao max.
-
Obrigado pela ajuda, este forum é dos melhores, porque nunca ficamos sem resposta.
Sendo assim concluo que o sistema de arrefecimento estará em boas condições, só não estaria se a água fervesse dentro do vaso com a tampa e a ventoinha não disparasse, estou certo ou estou errado e quanto ao carro não aquecer a soufagem não tem influência no aquecimento anormal do motor? Obrigado.
-
Obrigado pela ajuda, este forum é dos melhores, porque nunca ficamos sem resposta.(...)
Só uma correção: este forum é o melhor :grin: :grin: :grin:
-
Em principio, estando o circuito sangrado como deve de ser e o vaso de expansão fechado, a agua não ferve e a temperatura do motor mantém-se ao nível normal podendo oscilar um pouco, para o lado do quente quando o motor entra em maior esforço. A ventoinha deve disparar quando atinge uma determinada temperatura, e quando o veiculo já estiver na sua temperatura normal de trabalho, a sofagem se for ligada deve sentir-se a fazer calor, se não se sentir calor quer dizer que a agua quente não esta a passar pelo radiador da sofagem e ai tem que se ver o que se passa.
-
Fernando, quando encheste o vaso de expansão encheste até à marca do máximo ou até ao gargalo?
É que é normal o nivel subir com o aumento de temperatura, bem como alguma fervura se o sistema não estiver sob pressão (vaso sem tampa), mas nada de muito forte, ao ponto de mandar o liquido todo fora, a não ser que tenhas enchido o vaso até ao gargalo com o motor frio, e aí é normal derramar um pouco com o aumento da temperatura...
-
Eu enchi o vaso de expansão até á marca MAX e não até acima.
-
Já terminei os trabalhos no carro no que diz respeito ao aquecimento, sangrei-o como deve ser e a esse nível está impecável , porque descobri o que estava a meter ar no sistema e era a bomba de água.
A única coisa que não está em condições é a sofagem, que embora a ventoinha trabalhe com força, não faz quente, se houver quem me indique como é que se chega lá agradecia, porque é muito difícil ter acesso ao radiador da sofagem,
nem sei por onde começar.Obrigado.
-
Chegar ao radiador ou me engano ou terás que desmontar o tablier... :S
Se tiveres receio de te aventurar, compra um manual de Haynes do Super 5 que explica tudo sobre o carro.
-
O MRC é muito mais especialista que eu nisto mas tive em casa 1 R5 e 2 Super 5. Uma das coisa que mais acontecia era o radiador da sofagem ir à vida.. E o que mais se fazia era um bypass nos tubos... Se no teu carro existe um bypass então não podes ter ar quente dentro do carro. Pelo que li existe os tubos que vão para a sofagem... Mas estão efectivamente ligados??
Se não for esse o problema só vejo outros dois.
1- Radiador da sofagem entopido na entrada
2- (e para mim o mais provavel) o comando que faz ar quente funciona por cabos salvo erro e está avariado ou seja viras mas ele não faz nada...
Não conheço o teu carro e se tens um tópico sobre teu carro posta aqui.. Porque era foi o carro da minha vida... Já foi para a sucata mas adorava-o. OG-91-98... Renault 5 GTR 1987 5 portas vermelho... Muito roubei aquele carro para dar umas voltas...
-
Boa noite pessoal, o meu carro é um R5 GTR 5 portas vermelhinho de 1989, que também é de facto o carro da minha vida, adoro-o e não o trocava por nenhum outro, fosse ele qual fosse.
Tenho-o muito estimado e qualquer coisa que ele tenha, não descanso enquanto não arranjo, neste momento após a reparação que lhe fiz está um relógio ( suíço ) só falta aquela situação da sofagem, que assim que tiver alguma ajuda vou arranjar.
Solicito a alguém umas luzes como chegar ao tal radiador. Obrigado.
-
Um aparte e que tal abrires um DB e apresentar-nos a tua máquina.
-
Desmontar o tablier todo... Está por trás... Prepara-te para 2 coisas... Processo chato e arranja muita fita... Quando remontares os barulhos parasitas serão uma loucura...
Já agora verificaste se os tubos estão sempre ligados à sofagem? Porque senão é trabalho perdido...
-
Boa tarde pessoal, já descobri o que se passava com a sofagem, afinal foi do mal o menos, era o cabo solto lá em baixo, eu voltava o botão do aquecimento em cima e nada, foi só colocar o cabo no sitio e está feito.
Possivelmente amanhã tiro umas fotografias ao carro e apresento-o a este pessoal, porque merecem tal deferência, se houver por aqui mais alguém que tenha R5, é favor chegarem-se á frente, porque é sempre bom conhecermos alguém da família ainda por cima família chegada.
Bom pessoal anda por aqui, é realmente bom nós termos uma duvida, colocá-la e vê-la respondida, agradeço toda a ajuda que me deram, até amanhã.
-
Bem que já tinha referido do cabo ou encaixe do mesmo partido. Felizmente que só estava desencaixado. :P
Venham as fotos da máquina! 8)
-
Fotos please... Adoro fotos de R5.... Já agora um gtr 1.2??
-
Boa tarde, sim é um 1200, hoje já não tenho tempo de fazer as fotos, prometo para amanhã.
-
Muitos daqui podem discordar mas para mim o melhor motor do R5..
Gostava do 1.100 mas o 1.2 era muito mais veloz... Agora o 1.1 em andamento era 2x mais silencioso.... Nunca fui grande fâ do 1.4 sempre o achei demasiado parecido com o 1.2 em andamento.. Excepto na versão turbo...
-
O 1.4 que referes-te só pode ser o que tem carburador simples, com apenas mais 5cv que o 1.2, porque o 1.4 com carburador duplo é mesmo outro planeta em andamento... Quanto ao 1.1 ser mais silencioso discordo, eles soa todos o mesmo, a arquitectura mecânica é exactamente a mesma, só muda a cilindrada, as admissões (dos carb simples para duplo) e sistema de ignição, e sei bem disso na pratica pois tive já um 1.1 montado num dos meus 11's. :P
-
Epá falo isso porque o 1.1 que tinha em andamento era um silêncio que adorava... Nunca conduzi o 1.0 foi só esse que faltava..
Não sabia essa do 1.4 com carburador duplo... Mas MRC e esse carburador dava para adaptar no 1.2?? É que gostava de ter a comparação por igual...
Tás a ver as ideias que estas a dar-me??? Arranjar um 1.2 meter um carburador duplo.... E estragar pneus por essa ilha....
-
:wink: Não se esqueçam de qual é o tema do tópico! :police:
-
Boa tarde pessoal, já descobri o que se passava com a sofagem, afinal foi do mal o menos, era o cabo solto lá em baixo, eu voltava o botão do aquecimento em cima e nada, foi só colocar o cabo no sitio e está feito.
Possivelmente amanhã tiro umas fotografias ao carro e apresento-o a este pessoal, porque merecem tal deferência, se houver por aqui mais alguém que tenha R5, é favor chegarem-se á frente, porque é sempre bom conhecermos alguém da família ainda por cima família chegada.
Bom pessoal anda por aqui, é realmente bom nós termos uma duvida, colocá-la e vê-la respondida, agradeço toda a ajuda que me deram, até amanhã.
Experimenta aqui:
http://www.renaultpt.com/index.php?board=14.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?board=14.0)
Só na 1ª página encontras 6 diários de bordo de R5!
-
Bom dia pessoal, tenho um R 5 GTR de 1989 e tinha problemas de aquecimento no meu carro e descobri que o que estava a causar os mesmos era o radiador da sofagem que está entupido, por isso a solução foi: eliminação do sistema de sofagem.
A consequência do aquecimento manifestava-se através do fervilhar da água no vaso de espansão.
Para descobrir fui substituindo as peças até deixar de aquecer 1º radiador, 2º junta da cabeça, 3º bomba de água, quando já pensava que o problema estava resolvido, eis que ao purgar o sistema deixei os 2 sangradores que vão para a sofagem abertos com o carro em funcionamento ( vaso de expansão no sito e destapado) vejo que a água não saia por dos tubos, denunciando asssim que havia obstrução no radiador da sofagem
Conclusão: só precisava de mudar o radiador da sofagem ( ou eliminá-lo ) e nada mais
Eu já tinha abordado este tema, mas volto a ele para alertar todo o pessoal do forum para problemas semelhantes, nestes e noutros carros que podem ter também uma solução semelhante, só que agora vou ter que mudar o radiador da sofagem e isso é pior que desmontar um motor. tenham atenção a isto. Obrigado pela ajuda que me foram dando.
-
Fernando, infelizmente é sempre assim, acabamos por fazer um diagnostico incorrecto de inicio e acabamos por ter despesa e trabalho, sem conseguirmos resolver o problema.
A tua chamada de atenção é importante, para a malta abrir os olhos, e antes de começar com as reparações, fazer um diagnóstico exaustivo, verificando também as coisas mais improváveis de darem problemas, é que normalmente são essas coisas que no fim são as causas do problema.
Agora a tua máquina já está a 100% e é isso que interessa, bons quilómetros para o Super 5.