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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: scenick em 14 de Junho de 2012, 22:16 pm
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Motor K4J = 1.4 16V de 1999
A frio mesmo pega ao 1º toque da chave e fica certo nas 1300 RPM (+/-) , só que quando começa a baixar as rotações passados aí uns 1/2 minutos começa a soluçar *sentem-se os solavancos* e até começar a chegar à temperatura de funcionamento vai sempre a soluçar.
A quente anda que parece um foguete do genero que não precisa de acelarador, basta o peso do sapato , LOL
Tem bobines e velas novas e mais já não sei o que fazer
Claro que já devia ter ligado à clip mas para mim é muito complicado, estando onde estou...
Ideias precisam-se :embarrassed:
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Sensor de temperatura marado?
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Poderá ser o sensor da temperatura sim.
Já viste se tem algum carvão no corpo da borboleta,por vezes dá assim uns sintomas parecidos.
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pois... era o que ia a dizer, se o problema é só a frio parece ser a mistura de ar/gasolina que não é a correcta para a temperatura do motor. é uma questão de se verificar quais são os componentes que afectam essa mistura.
Quanto as velas já verificaste se a afinação ou folga ou lá o que se chama à distancia dos dois pólos, se continua correcta?? Na renault aqui da minha zona teve um caso de que as velas ficaram desafinadas ao fim de uma semana de uso dando sintomas parecidos com o teu.
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Obrigado pelas ideias.
Vou trocar o sensor de temperatura
A borboleta foi toda limpa e até fiz um DIY sobre isso
Velas : tenho um jogo das normais e um jogo das de 2 polos , já troquei e faz a mesma coisa com ambas
Bruxas? não acredito mas que as há de certeza que há! LOL
Estou quase a ser eu a avariar
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scenick, para ti não há nada como umas feriazinhas para ficares outra vez a 100% :dance:, a minha borboleta também tinha sido limpa mas depois teve que ser trocada, e uma coisa que fazia as vezes era ter o relantin instavel, ou até se desligava sozinho, é verdade que são motores diferentes e tecnologias diferentes, se com o sensor do ar não vires melhorias, pondera fazer uma experiência com uma borboleta que esteja a funcionar bem
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Só para actualizar; ainda não fiz nada no carro pois desde 5ª até agora isto está complicado como o caraças , o meu Pai deu baixa ao hospital e a minha Mãe lá esta de cadeira de rodas, ainda pensei que ia ganhar o euromilhões mas nem isso me sai.
Hoje fui meter gasosa numa rapidinha e notei o vácuo do depósito, mas ouvi e senti mesmo o tampão a fazer o *tchufffffffffff , se é me entendem e nunca tinha dado por isto isto, e o carro ainda estava a frio .....
Será daqui o problema do engasgo?
Todas as ideias são bem vindas , a minha cabeça tá quase a fazer autoreset
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Não notas cheiros a gasolina? Talvez possa ser o tampão de combustível que não esteja a deixar entrar ar no depósito...
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Por vezes até noto , será disso? , as chamadas avarias de merd*
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amanhã de manha vou aliviar o tampão antes de por a menina a fazer barulho e depois logo conto
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Hoje foi dia de andar com o tampão da gasolina mal apertado e pareceu-me que andou bem melhor
Eu sei que o efeito *placebo* também nos sugestiona muito o cérebro , mas depois de mais um ou dois dias reporto melhor
Grato pelas ajudas dadas
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Bem se assim for,é mesmo como dizes scenick,as xamadas avarias de merd*.
Se for isso teras de vereficar o respirador do deposito.
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Scenick
Antes de andares a comprar sensores e mais sensores .... verifica as entradas de ar junto do corpo da borboleta.
É muito comum ao fazermos a limpeza do corpo da borboleta nesses motores K4, surgirem de seguida entradas de ar na admissão, situação que irá alterar todo o composto / mistura.
A maior parte das vezes trata-se dos dois vedantes do corpo da borboleta.
Se quiseres testar isso a tua entidade patronal têm um spray milagroso de testes. lolllllllllll
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Caçoila, Obrigado pela ideia mas os vedantes já levou novos quando limpei a borboleta , e claro que até já podem estar marados.
Ou sou eu que sou muito picuinhas mas o que noto é que o primeiro minuto do dia é complicads tipo um soluçar que assim que o carro começa a andar a sério passa logo.
Já tenho a REF do spray !
Se calhar mas sempre combinando 1º vou-te chatear no Sábado
Abraço e Obrigado
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Hoje foi dia de trabalheira , apesar de ter mudado o vedante do corpo da borboleta à coisa de um ano * http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4395.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=4395.0) * hoje voltei a desmontar e realmente estava espalmado de um lado.
Montei um novo e humedecido com lubrificante , só que antes aliviei os parafusos do corpo de admissão e apertei primeiro o corpo da borboleta ao corpo do respirador do motor , ou seja metal com metal primeiro , e só depois reapertei firme o corpo de admissão
Tudo no devido lugar e posto em marcha notei logo o ralentim mais certinho , mas o carro já tinha andado hoje
Amanhã pela fresquinha e com o motor gelado é que vou tirar as duvidas
Grato pela vossa atenção
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Vedantes mudados e *vedados* mas no 1º Km com o carro noto um leve soluçar ao ralentim na mesma , claro que está muito melhor , mas não está *redondo* como devia de ser
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Sensor da temperatura mudado , vedantes mudados , bobines e velas mudadas , o etcetera e tal mudado e tudo e mais alguma coisa , só falta mudar o sensor de detonação
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Já experimentei com outro sensor de detonação e está na mesma :cry:
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Isso é a PDI de certeza...
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Já experimentei com outro sensor de detonação e está na mesma :cry:
já testas te as bobines ?
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Já as troquei todas e velas e tudo e mais alguma coisa
Esquisito que se for para puxar por ele não se nega nada nem engasga , tem saída como se tivesse turbo e os consumos sempre na casa doa 7 lt's
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o problema mantem-se ; foi ligado à CLIP e só acusa tanto a frio como a quente uma oscilação de ralentim que não devia ter
a sugestão agora passa por meter 98 e andar assim uns tempos a ver se melhora
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isso é um belo exemplo de "avaria" que por vezes é bastante dificil de identificar
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Podes crer , já não há ideias do que se possa fazer
a partir das 1500 RPM ganha uma alma que parece que tem turbo , daí para baixo é como se trabalhasse a 3 cilindros
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E será que não está mesmo a 3 cilindros!?
Bobines como estão?
Bobines nem sempre acusam na CLIP nem em nenhuma máquina... só dá erro quando se apagam de vez... por vezes acontece que começam a perder capacidade e a ficar com problemas intermitentes e a CLIP não acusa nada e existe na realidade alguma bobine a ir para o galheiro....
Ainda a dias a ligar o meu Laguna, ele ficou a trabalhar a 3 cilindros durante uns segundos e depois ficou a 4....
Andei a medir bobines e a bobine do meu 4º cilindro está inconstante... em ohm's tanto faço medição agora e tenho 9.8 ohm, como daqui por 1 hora tenho 2.7 ohm....
Sendo ainda uma Sagem defeituosa, vai ser trocada esta semana por uma Valeo....
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Para editar tópicos tens de ser user privilege http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7777.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7777.0)
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Até que ponto a junta do colector de admissão não está com fissura e está a fazer puxada e ar...
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Caçoila , obrigado pela ideia mas ainda há coisa de um mês tornei a mudar o o´ring da borboleta e mudei os 4 mais 1 vedantes da admissão , apertei tudo muito bem e os sintomas continuam
Icewolf , grato pela atenção mas já lhe meti as 4 novas e velas de 2 polos e a caminete tá teimosa
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Não dá para filmar e postar aqui o problema... sempre poderá ajudar mais alguma coisa... e faz a lista do que já foi feito nesse mesmo post, para eliminar essas etapas...
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bem... vou atirar um tiro para o ar :embarrassed:
Esse motor não tem uma entrada de ar que apanha ar quente, ou aquecido pelo escape?? Não poderá ser a mistura de ar que vem demasiado fria, e enquanto o motor não aquece o suficiente tem esses gaguejos??
É só mais uma ideia para juntar à lista, mas espero que ajude em alguma coisa...
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Caçoila , obrigado pela ideia mas ainda há coisa de um mês tornei a mudar o o´ring da borboleta e mudei os 4 mais 1 vedantes da admissão , apertei tudo muito bem e os sintomas continuam
Icewolf , grato pela atenção mas já lhe meti as 4 novas e velas de 2 polos e a caminete tá teimosa
scenick eu refiro.me a junta do coletor de admissão não os vedantes .
combinados e eu faço.te um pequeno teste a quantidade de ar aspirado e vamos a ver se não descobrimos logo o mal do bicho : laugh:
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agradeço de boa vontade , posso dar um alô na sexta-feira ? no caso de puder de estares por aí no sábado
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deixar aqui o meu Obrigado ao Caçoila pela disponibilidade e atenção com que me recebeu
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E o problema, ficou resolvido ou nem por isso?
É muito simpático, atencioso e não sei quê mas se não resolveu não vale a pena.... ;)
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não se resolveu mas chegou para tirar umas duvidas e começar a ter ideia do que realmente pode provocar a avaria , ou seja, da discusão nasce a luz :grin:
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E quais foram as conclusões a que chegaram? quais são as possíveis causas do problema?
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certezas absolutas não temos , sabemos que juntas e vedantes estão bons e que os sensores também estão , vai ter de se ir por outro caminho do género começar de novo