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Àrea Tecnica => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: prosario em 16 de Junho de 2012, 15:07 pm
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Boa tarde a todos,
Não sei se me podem ajudar. Fui hoje à Renault minuto mudar oleo + pastilhas de frente e trás e sai de lá com uma conta extra (180 e tal euros). Rolamento da roda de tras lixado, um apoio do tubo de escape partido e mais uns minimos e luzes matricula fundidos.
Contudo, não me resolverem um problema pois não tinham tempo para resolver nem eles ali eram os especialistas. Tinha mesmo de ir ao electricista da oficina. A luz do farol de nevoeiro não funciona. Não sendo problema da luz fundida, nem falta de contacto e massa, o que poderá ser? Será algum fusivel ou falta de contacto de algum ralé? Como poderei resolver esta situação? (o fusivel do farol de nevoeiro de tras encontra-se junto à bateria ou por baixo do volante?)
Agradeço a vossa ajuda pf. Obrigado
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Faz uma verificação partindo do mais fácil. 1º verifica os fusíveis que estão dentro do veiculo ao pé do volante, se ai estiver tudo ok, verifica os que estão junto ao motor (estes são os mais difíceis de ver, porque provavelmente, é necessário tirar a bateria fora). se ai estiver também tudo ok, pode ser um problema na manete das luzes.
Convém dizer também em que carro é que tens este problema suponho que seja numa megane II 1.5 dci - 100 cv - 2004.
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Sim é um megane II 1.5 dci 100 cv de 2004.
De facto, já fiz essa verificação dos fusiveis por baixo do volante e acho que esta tudo bem. Mas segundo vi na ficha tecnica do carro, acho que nenhum desses fusiveis é dos farois de nevoeiro de trás.
Ao lado da bateria, ainda não o fiz, mas tb pela ficha técnica não consigo saber que fusivel ou ralé é o do farol de nevoeiro traseiro. Será o mesmo dos da frente?
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no clio tem fusivel de farol de nevoeiro, para a luz de trás e as da frente , caixa de fusíveis junto ao volante , os megane deve ser igual, julgo eu. o símbolo é um farol com os raios de luz e uma espécie de " S " em cima dos raios de luz
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Pois então entre clio e megane deve ser diferente.
Eu tenho a ficha tecnica que encontrei na net do megane II e na parte dos fusiveis junto ao volante, nenhum fusivel diz respeito a luzes. Na parte junto á bateria, a mesma ficha tecnica não refere o fusivel/ralé do farol de nevoeiro traseiro. Por isso a minha dúvida.
Quanto a questão de o problema ser da manete, penso que não deve ser dai. A luz que diz que o farol de nevoeiro traseiro acende, estando a responder bem.
Eu acho das duas uma: o o fusivel esta fundido ou então a ficha da ralé não deve estar bem encaixada e a corrente não passa. Não consigo encontrar outra explicação
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É verificares os fusíveis na caixa ao lado motor
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Certo e podes-me confirmar se está mesmo ai o fusivel do farol de nevoeiro de tras?
Coloco aqui a ficha tecnica do megane: (ver seccao 81 C-3)
https://www.dropbox.com/s/uldckf1yr1rttza/Cap%C3%ADtulo_364-8_Equipamiento_El%C3%A9ctrico_-_mr-364-megane-8.pdf (https://www.dropbox.com/s/uldckf1yr1rttza/Cap%C3%ADtulo_364-8_Equipamiento_El%C3%A9ctrico_-_mr-364-megane-8.pdf)
qual deles é então?
Obrigado
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e já verificaste com um multímetro a ver se chega corrente a ficha que liga ao farolim traseiro??
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sim eles na renault minuto verificaram. Não chega lá corrente. Por isso que deve ser fusivel ou ralé mal encaixada, não passando corrente devido a isso
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ou isso, ou rele nas couves :( é uma questão de verificares se todos os reles estão bem encaixados... mas vou ver se consigo descobrir alguma coisa.
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Pode ser também o botão que liga os faróis.....
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carlos, mas se acende a luz no quadrante, não deve ser do botão, mas dai para a frente, alguma ficha mal ligada ou então o relé.
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sim eu também acho que pode ser isso. Ainda não verifiquei pois pelo que estive a ver tem-se de se tirar a bateria para se poder abrir a caixa onde estão os fusiveis e os relés.
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Boas. Vim desenterrar este tópico. Tenho um problema idêntico mas neste caso não acende nem a luz de marcha nem as traseiras. Megane 3, 2010. Alguma sugestão?
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Quais são as luzes que não acendem?
A primeira coisa a verificar é os fusíveis do habitáculo e do compartimento do motor
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Quando rodo o botão para acender os faróis da frente acende uma luz verde, quando são os traseiros deveria acender uma luz amarela no painel, não acende, nem acendem os faróis traseiros.
Esses fusíveis debaixo do volante, segundo o esquema não têm nada a ver com faróis de nevoeiro. Os outros debaixo da bateria não encontro nenhuma informação sobre eles.
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Tens que ver um a um, porque há fusíveis comuns a vários componentes.
No compartimento do motor, é igual, tens que ver uma um.
Depois de verificares que não há problemas a níveis de fusíveis, tens que verificar se os botões/ manete estão a fechar ou não o circuito quando estão a a ser acionados.
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Boas!
vamos a mais um desenterranço...
É o seguinte:
Tenho uma Renault Grand Scénic II de 2005 1.5dci 101cv e agora há dias a chegar a casa apercebi-me que me faltava a luz de nevoeiro atrás do lado direito (a do lado esquerdo funciona). Pensando que seria uma lãmpada fundidada, tirei a ótica fora e quando tirei a lâmpada vi que o filamento estava intacto. Acabei na mesma por comprar uma lâmpada nova e para surpresa minha a luz não liga.
Qual poderá ser o problema, sendo que todas as luzes funcionam com excepção da luz de nevoeiro traseira do lado direito?
Desde já agradeço qualquer ajuda que possam dar!
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Chega corrente ao fio correspondente ?
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ainda não tive tempo de fazer esse despiste, pq só ontem experimentei substituir a lâmpada, mas hoje devo conseguir testar isso.
neste momento o que mais me intriga é mesmo ter a luz a funcionar de um lado e do outro não. se fosse dos dois, diria que era um fusível ou algo do género, mas como não é, não sei também o que poderá ser.
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E tens alguma coisa ligada ao suporte\casquilho dessa lâmpada que dizes que não está a trabalhar? Penso que na Scenic 2 seja como acontecia com o Megane 2. A lâmpada está lá no suporte, mas a ligação não está feita porque apenas existe a obrigatoriedade de um farol de nevoeiro traseira cá em Portugal(como em muito outros países. O que algumas pessoas faziam era passar um chicote de fio de um farolim para o outro para terem as duas lâmpadas funcionais.
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Estive a ver, e o facto é que não tem mesmo a ligação dos 12v! A lâmpada está lá, a ligação é que não. :laugh:
O que é certo é que eu jurava a pés juntos que quando a comprei vi que tinha as duas luzes.
Sendo que a a lâmpada está lá, que ligações é que tenho que fazer?
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Pois, por wireless ainda não funciona :assobio: :assobio: :assobio:
O mais fácil é passares o positivo de um lado para o outro, já que a massa tens lá mais perto. Mas para que precisas dos dois faróis de nevoeiro acesos atrás!? Isso é raro ser preciso(felizmente) e além disso o teres só um não traz qualquer problema, eu pelo contrário parece-me positivo que só tenha um, mais que não seja pelo facto de numa situação de nevoeiro o olho humano poder deixar-se enganar numa situação de travagem pelo facto de ter lá duas luzes de nevoeiro que geralmente são mais fortes, e não "ver" a travagem.
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Também ia jurar que a luz de nevoeiro traseira era apenas 1 do lado do condutor, mas posso Estar a fazer confusão.
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O clio 2 tem as 2 luzes a funcionar.
Eu só as uso quando algum :angry: que vem atrás de maximos ligados e esquece de os desligar.
Em dias de nevoeiro é raro de apanhar dias em que seja realmente necessário acender, pois encadeiam mais do que ajudam.
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Dos Renault todos que tive (não foram assim tantos quanto isso) todos so davam luz de nevoeiro do lado do condutor, embora tenha lâmpada do lado contrário sempre associei a possibilidade de o carro poder ser para volante a direita e aí a posição das luzes seria ao contrário e era só colocar a cablagem do lado contrário, ópticas seriam sempre iguais para ambas as versões, não sei se é esta a verdadeira razão mas até faz sentido.
Cumprimentos
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Basicamente o que o André disse.
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