Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Sam_Renault em 21 de Junho de 2012, 12:09 pm
-
Bom dia,
Não sei se existe algum tópico sobre este assunto, mas já estou há largos minutos a tentar encontrar e não consigo(posso estar a procurar mal), no entanto agradecia se alguém soubesse e/ou encontrasse que o colocasse aqui.
Entretanto vou colocar a minha dúvida, referente ao arrefecimento do turbo:
Ouve-se muito falar que se deve deixar o carro uns momentos ligado depois de estacionado. Já ouvi barbaridades de 10 minutos, e outros que dizem que isso não faz diferença.
Gostaria de ouvir opiniões sobre esta questão, visto haver muitos boatos, mas pouco fundamento.
Obrigado
-
Eu deixo 1 minuto e só depois então desligo. Faço-o desde sempre, porque já me disseram que poderia partir o turbocompressor no carros turbinados. Não sei se está correcto ou não, mas o que é certo é que no manual dos carros, os fabricantes recomendam um período de 30 segundos antes de desligar o motor, especialmente depois de algum esforço (altas rotações).
-
Boas
Eu sempre desliguei o meu passados uns 30 segundos. Pelo que sei, ao desligar o motor logo depois de parar, pode causar problemas na lubrificação do turbo. O turbo nao para logo quando desligamos o motor. Dai deixamos trabalhar salguns segundos no ralentin.
-
Pois ... As teorias que se ouvem mais vezes são essa que tu acabaste de referir, e outra que tem a ver com a altas temperaturas que podem passar para o motor, motor esse que como está desligado não tem nenhum sistema de refrigeração.
-
Seja com turbo ou sem turbo, eu deixo sempre cerca de 1 minuto a arrefecer. Se for mesmo uma valente esfrega, aí costumo deixar mais um pouco ;)
-
Parar o carro, puxar o travão de mão, tirar o cinto de segurança, fechar vidros (se estiverem abertos), controlar se vem alguma gaja boa a passar, ver a média e outras tretas no CB.
Olha, passou quase 1 minuto.
Desligar o motor.
Os que dizem que não faz diferença, podem um dia ter uma surpresa desagradavel...
-
Boas,
Podes até mesmo ver a poucos dias o Artur colocou um video do MRST e deixou uns bons minutos a arrefecer e depois aquilo ainda dava os estalinhos...
Passa pelo o DB dele e poderás ver o que te digo amigo! :smiley:
-
A questão não se coloca tanto com o turbo só por si mas sim em relação aos motores diesel. Como todos sabem o funcionamento dos motores diesel e gasolina são diferentes, e por isso os motores tem características diferentes. Como os motores diesel ao fazerem a compressão gerem calor, que vai fazer a combustão do diesel, as dilatações dos materiais são diferentes que num motor a gasolina, por isso depois de um grande esforço ou viagem grande, deve-se deixar o motor a trabalhar por alguns minutos, que depende de marca para marca e do esforço que o motor teve, para que a contracção dos materiais se faça mais devagar, ou seja, deixar o motor arrefecer ligeiramente e depois então desligar o motor.
Por exemplo, se fizermos uma viagem de 10 km que demorou 5 min 1 ou 2 minutos é suficiente. Se formos de Lisboa ao Algarve, sempre a dar gaz, se deixarmos o motor ao relantim durante 10 min., enquanto esticamos as pernas, não se perde nada.
Em relação ao turbo que tem que apanhar com os gazes quentes do escape.... é só pensar um bocadinho :tongue: se ficar uns minutinhos a arrefecer e a ser lubrificado ao mesmo tempo, só ganha vida util.
-
ainda ninguem tocou no ponto correcto. Uma coisa é arrefeciento do motor (o que aconteceu no video que coloquei ) outra é arrefecimento do turbo . E deve se deixar o carro a trabalhar pelo simples facto do turbo ser lubrificado por oleo e a bomba de oleo só trabalha com o motor a trabalhar , dai não se deve desligar o carro no imediato , para dar tempo da turbina do turbo parar e até o fazer , ser lubrificada corretamente
-
E em relação ao tempo?? Há pessoas a esperar com o carro ligado uma eternidade. O tempo que deve estar ligado aumenta em função de que factores?
-
Eu acho que uns 5 minutos devem chegar, mas depois penso eu que depende da condução que tiveste
-
E em relação ao tempo?? Há pessoas a esperar com o carro ligado uma eternidade. O tempo que deve estar ligado aumenta em função de que factores?
já li em alguns manuais de viaturas algo do genero fazer os ultimos 10 km´s a velocidade moderada será o suficiente , eu por norma , espero cerca de 5 minutos se tiver andado a carregar bem
-
Pois ... Mais vale prevenir do que remediar. :wink:
-
O mesmo se aplica quando se conduz numa AE a velocidades elevadas.
Há muita gente que entra por exemplo numa àrea de serviço, depois de vir a abrir e assim que pára desliga de imediato o motor. Mais cedo ou mais tarde vai acabar por dar cócó...
-
Só para exemplo, para os tractores agrícolas sem turbo à marcas que aconselham 10 minutos ao relantim no final do trabalho, que é quase semelhante a andar de carro na AE sempre a dar gás.
-
também deixo sempre o meu um pouco a trabalhar, pelo menos 1 min, variando depois consoante o tipo de viagem. Tenho também sempre o cuidado de colocar um pouco a trabalhar antes de fazer a viagem e fazer uma condução mais calma nos primeiros km.
-
Ao chegar ao carro, espero um pouco antes de começar a marcha e não puxo muito enquanto está frio. Ao chegar de uma viagem de dia-a-dia espero sempre uns 30segundos a 1min. Quando é após viagem venha a fundo ou não, deixo-o a trabalhar, estica-se as pernas e tal e passados uns minutos lá se desliga então.
Disseram-me que os carros ali por volta de 2008 para a frente, já trazem sistema que previne isto mas que a lubrificação pára quando se desliga o motor e depois então retoma. É verdade?
E quanto aos carros com sistemas Start&Stop? Duvido que não tenham pensado no turbo, não?
-
Eu costumo também á volta de 1 a 2 minutos antes de desligar. Quanto ao Start e Stop também já me questionei sobre isso, mas também nesses casos acho que o carro não se desliga completamente.
-
eu sempre ponho um pouco o carro a trabalhar antes de arrancar e para parar espero um pouco apesar de haver pessoas que gozam por o carro estar a trabalhar,mas isso passa-me ao lado
-
Deixa-os gozar. É como a arca de Noé. No fim vem a tempestade e choram xD
-
Quando faço uma tirada de AE, e paro numa área de serviço, costumo deixar o carro (seja qual for) ao ralenti, 1 a 2 minutos. Saio, estico as pernas, dou a volta ao carro, vejo os mosquitos mortos, volto a entrar e dou uma volta pelo CB (se tiver), fecho os vidros e desligo o carro.
Se for um trajecto mais curto (cidade), não tenho tanto essa preocupação. O tento que demoro a fazer o estacionamento, mais o fecho dos vidros, tirar cinto e tal, parece-me suficiente.
-
E quanto aos carros com sistemas Start&Stop? Duvido que não tenham pensado no turbo, não?
o sistema é desactivado em alguns casos automaticamente, esse é um deles, tal como com ac ligado e o carro desliga, se a temperatura oscilar abaixo do programado ou acima, liga automaticamente o carro, entre outras funções
-
Também deixo sempre a trabalhar perto de 1min depois qualquer volta que dê, se for uma volta da esfrega uns 3 / 4 mins.
Acho que tá mais que visto e provado que é importante deixar a trabalhar uns tempos.
Sei que nos carros com start&stop o motor só desliga quando já se encontra a temperatura ideal... de resto não sei muito mais.
-
Boas Tiago,
Eu, pessoalmente, nunca tive nenhum com Start & Stop, no entanto, sempre que vejo algum a parar, eles desligam-se sempre. A não ser que eu tenha sempre encontrado carros frios, nunca vi nenhum ficar ligado quando fica parado.
Não sei mesmo como funcionam, mas devem ter de certeza algum plano B, para desligar o carro sem danificar o Turbo.
Não sabia que eles ficavam ligados se estivessem demasiado quentes.
-
Há algum tempo atrás, estive em Itália e andei neste charuto italiano:
(http://img857.imageshack.us/img857/2030/0202120658001.jpg)
Punto 1.3 Multijet com start/stop.
O sistema nunca funcionava de forma imediata, só quando eram cumpridas determinadas condições e quando o motor se desligava, vinham vários barulhos do compartimento do motor que davam a impressão se ser um sistema auxiliar qualquer de circulação de óleo e/ou água. Lembro-me que após uma valente tirada em AE, ao parar na portagem o gajo não desligou.
-
Pois ...
Tinha de haver alguma coisa por trás, senão os carros mais recentes andavam todos a destruir os turbos. xD
-
Não sei se deverá ter algum sistema para prevenir o turbo, pois o motor mecanicamente pára, como o sistema é utilizado mais em condução citadina a velocidade de ciculação vai ser baixa e com tempos reduzidos de paragem, a curto prazo creio que nestas condições não irá afectar (mas hoje até os carros são feitos com prazo de validade)...assim como utilizar as luzes automaticas, não existe nenhuma prevenção para as lampadas que em alguns casos ora liga ora desliga reduzindo o ciclo de vida das mesmas...
O que poderá ter é um turbo/sistema que seja de alguma forma mais preparado para suportar esse sistema. Tanto quanto sei no novo 1.6dci com start & stop tem, o alternador reforçado, o motor de arranque reforçado e até a bateria não foi deixada ao acaso sendo esta reforçada também...depois vem o pior da historia a bateria custa 300 e ...€, mas isso já é outro assunto.
-
Eu no meu caso particular, se andar só em cidade, deligo o carro de imediato, se andar a apertar espero sempre um bocadinho tipo 1 ou 2 minutos se vier de uma viagem grande em que vim a andar bem, normalmente os ultimos km´s faço já em modo suave precisamente para o turbo ter tempo de se "acalmar" um bocado, ao chegar ao destino espero mais um bocadinho, as vezes tiro a bagagem com o carro a trabalhar e depois então o desligo.
Comecei a fazer isto no tempo em que tinha o 206 e o que é facto é que o carro estava reprogramado foi vendido com mais de 200 mil kms e nunca tive problema algum com o turbo e o carro ainda rola por ai.... ainda a semana passada estava estacionado ao pé da Renault Chelas!
-
Boas.
Eu no Auris da minha namorada, quando ando com ele a apertar ou não e o estaciono, deixo-o sempre um pouco a trabalhar. Quando o ligo, deixo sempre a trabalhar um tempinho e só depois arranco.
Cumprimentos