Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: Ricardo em 21 de Junho de 2012, 13:38 pm

Título: Os travões - segurança acima de tudo
Enviado por: Ricardo em 21 de Junho de 2012, 13:38 pm
Boas,

Andei a fazer umas pesquisas e então encontrei uns tópicos sobre travões, fiz também umas pesquisas aqui no fórum a ver se existia alguma tópico sobre isto e não encontrei nada, e então não à nada como partilhar.
Espero que este partilha ajude alguém ou então que virá ajudar alguém.

(http://i1166.photobucket.com/albums/q607/ricardoporto/travoes-movit.jpg)

Os travões funcionam pela conversão de energia mecânica em calor. É a força da pressão das pastilhas contra os discos que fazem com que o carro trave. E esta força é conseguida através da pressão hidráulica criada ao accionar o pedal do travão. Quanto melhor for a conversão de energia mecânica em calor, mais depressa o carro trava.

Um bom sistema de travagem requer bons materiais e componentes de boa qualidade mas, por motivos financeiros, apenas alguns fabricantes o fazem. A qualidade dos materiais é fundamental porque um bom sistema de travagem depende, não só da sua eficiência a travar, como também da sua resistência à fadiga. Ou seja, é importante que os travões mantenham as suas características de travagem mesmo com a utilização intensiva dos mesmos. Um exemplo de bom sistema de travagem é quando há um correcto dimensionamento da potência de travagem entre o eixo dianteiro e traseiro - essencial para evitar que as rodas de trás bloqueiem antes das da frente.

O estado dos calços dos travões dum carro deve ser verificado por um mecânico, já que isso implica tirar a roda do carro.

Hoje, já existem carros que, através de um sensor, informam o condutor se os calços estão a ficar gastos.

Não descure dos seus travões. Estes são fundamentais para uma condução segura. A sua vida e a dos outros ocupantes dependem disso.


Cumps! :grin:
Título: Re: Os travões - segurança acima de tudo
Enviado por: henriqe em 21 de Junho de 2012, 13:53 pm
Bom post.

Mas não é necessário retirar a roda para verificar as pastilhas. De forma geral (depende das jantes) é possivel ver o nivel de desgaste das pastilhas pelo exterior. No entanto sempre é recomendavel retirar pode acontecer haver um desgaste anormal da pastilha interior e a exterior estar como nova.. 

Exemplo que aconteceu num Corsa:

(http://img716.imageshack.us/img716/804/16022010565.jpg)
Título: Re: Os travões - segurança acima de tudo
Enviado por: Ricardo em 21 de Junho de 2012, 14:26 pm
Obrigado amigo, mas não custa nada partilhar! :smiley:
Falando nas pastilhas eu acho que é sempre bom tirar as rodas para ver melhor, pois com a jante consegues só ver um pouco os cantos das pastilhas..

Abraço  :grin: