Viva.
A minha profissão é na área da refrigeração e climatização, entre outras coisas, pelo que aquilo que te vou dizer serve apenas para te descansar e não para fazeres as coisas como eu digo.
Eu quando vou ajustar a carga de freon R134A num carro, seja ele meu ou de algum amigo, pois não faço isso profissionalmente, faço-o de 2 formas.
A primeira o circuito tem gás e precisa apenas de um pequeno ajuste, e nesse caso recolho-o a uma garrafa, peso-o, volto a mete-lo e meto a carga adicional que de ano para ano não deve ser superior a 10% da carga total, sensivelmente.
Este primeiro caso é o caso da regra geral, 90% dos casos são estes, e muita atenção, nestes casos não de deve acrescentar óleo, corre-se o risco de partir o compressor por excesso de óleo na instalação, como o óleo não é comprimÃvel os pistões e respectivo prato, sofrem um esforço acrescido ao tentar comprimi-lo, chegam mesmo a partir.
Ao fim de muitos carregamentos deve-se ajustar o óleo mas nunca a olho, deve-se proceder à reposição da sua quantidade original, tal como no caso seguinte.
Passamos então ao segundo caso, o caso que o circuito está completamente vazio, ou porque tem uma fuga anormal, ou até mesmo um buraco no circuito tipo, um tubo partido ou roto...
Nestes casos deve-se, procurar e reparar a fuga e depois remover todo o óleo existente no circuito.
Para técnicos de refrigeração que saibam como fazer essa recolha sem retirar o compressor e tenham as ferramentas necessárias o processo pode-se tornar menos trabalhoso, regra geral nas oficinas não há técnicos de refrigeração mas sim mecânicos, logo o procedimento mais correcto é o de retirar o compressor, retirar todo o óleo, retirar o máximo de óleo que se conseguir do circuito do automóvel se possivel com azoto, substituir o filtro e pré carrega-lo com a quantidade de óleo recomendada, colocar a quantidade de óleo correcta no compressor e voltar a instala-lo.
Fazer uma carga de teste com azoto à instalação para certificar a ausência de fugas após a operação e retirar alguma humidade que o ar ambiente contaminou, fazer um bom vácuo, quebrar o vácuo, refazer o vácuo e só depois fazer a carga correcta com o gás (freon).
No teu caso, não conheço a máquina, mas acho que ela está certa, se não recolheu óleo então não coloca óleo, é assim que deve ser uma vez que o acerto pelo que disseste anda dentro dos "normais" 10%.
Muito cuidado com isso de andar sempre a enfiar óleo lá para dentro, e muito principalmente aqueles que um ano enfiam de um tipo de óleo num determinado mecânico, no outro de outro tipo noutro ou no mesmo mecânico... depois pum... despesa da grossa.
Eu já trabalhei numa empresa que dava-mos assistência a carrinhas de frio de transporte que utilizavam compressores idênticos aos utilizados nos automóveis, era difÃcil partir um compressor, na oficina ao lado de mecânica no verão era só compressores partidos nos automóveis, dá para perceber porquê certo?

Espero ter sido de alguma forma. útil.
