Autor Tópico: A/C MeganeII  (Lida 8304 vezes)

Offline miguelbreakdci

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A/C MeganeII
« em: 18 de Abril de 2013, 21:43 pm »
hoje carreguei o ar condicionado da megane porque já não fazia frio como deve ser. agora tenho uma grande duvida. tanto a minha maquina como todos os carros que já carreguei tem boca de alta e baixa pressão, e a megane só tem alta pressão. meti os valores de oleo e gas na maquina, e correu tudo bem na reciclagem, no vaco e carregou as 550 gramas de gas, mas no tiquet que sái da maquina vem o% de oleo retirado e 0% de oleo carregado! alguem me sabe dizer se os carros só com boca de alta pressão tem algum truque para carregar o oleo.é que na formação que tive ha uns anos de A/C não me falaram de carros só com alta pressão. ele faz frio mas estou com medo de gripar o compressor por falta de oleo. desde já muito obrigado a quem me ajudar!

Offline orpheus

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Re: A/C MeganeII
« Responder #1 em: 18 de Abril de 2013, 22:34 pm »
Viva.
A minha profissão é na área da refrigeração e climatização, entre outras coisas, pelo que aquilo que te vou dizer serve apenas para te descansar e não para fazeres as coisas como eu digo.
Eu quando vou ajustar a carga de freon R134A num carro, seja ele meu ou de algum amigo, pois não faço isso profissionalmente, faço-o de 2 formas.
A primeira o circuito tem gás e precisa apenas de um pequeno ajuste, e nesse caso recolho-o a uma garrafa, peso-o, volto a mete-lo e meto a carga adicional que de ano para ano não deve ser superior a 10%  da carga total, sensivelmente.
Este primeiro caso é o caso da regra geral, 90% dos casos são estes, e muita atenção, nestes casos não de deve acrescentar óleo, corre-se o risco de partir o compressor por excesso de óleo na instalação, como o óleo não é comprimível os pistões e respectivo prato, sofrem um esforço acrescido ao tentar comprimi-lo, chegam mesmo a partir.
Ao fim de muitos carregamentos deve-se ajustar o óleo mas nunca a olho, deve-se proceder à reposição da sua quantidade original, tal como no caso seguinte.
Passamos então ao segundo caso, o caso que o circuito está completamente vazio, ou porque tem uma fuga anormal, ou até mesmo um buraco no circuito tipo, um tubo partido ou roto...
Nestes casos deve-se, procurar e reparar a fuga e depois remover todo o óleo existente no circuito.
Para técnicos de refrigeração que saibam como fazer essa recolha sem retirar o compressor e tenham as ferramentas necessárias o processo pode-se tornar menos trabalhoso, regra geral nas oficinas não há técnicos de refrigeração mas sim mecânicos, logo o procedimento mais correcto é o de retirar o compressor, retirar todo o óleo, retirar o máximo de óleo que se conseguir do circuito do automóvel se possivel com azoto, substituir o filtro e pré carrega-lo com a quantidade de óleo recomendada, colocar a quantidade de óleo correcta no compressor e voltar a instala-lo.
Fazer uma carga de teste com azoto à instalação para certificar a ausência de fugas após a operação e retirar alguma humidade que o ar ambiente contaminou, fazer um bom vácuo, quebrar o vácuo, refazer o vácuo e só depois fazer a carga correcta com o gás (freon).

No teu caso, não conheço a máquina, mas acho que ela está certa, se não recolheu óleo então não coloca óleo, é assim que deve ser uma vez que o acerto pelo que disseste anda dentro dos "normais" 10%.
Muito cuidado com isso de andar sempre a enfiar óleo lá para dentro, e muito principalmente aqueles que um ano enfiam de um tipo de óleo num determinado mecânico, no outro de outro tipo noutro ou no mesmo mecânico... depois pum... despesa da grossa.
Eu já trabalhei numa empresa que dava-mos assistência a carrinhas de frio de transporte que utilizavam compressores idênticos aos utilizados nos automóveis, era difícil partir um compressor, na oficina ao lado de mecânica no verão era só compressores partidos nos automóveis, dá para perceber porquê certo? :smiley:
Espero ter sido de alguma forma. útil. :grin:

Offline miguelbreakdci

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Re: A/C MeganeII
« Responder #2 em: 18 de Abril de 2013, 22:51 pm »
muito util a tua resposta!! obrigado. assim fico mais aliviado. a megane levou um compressor novo em garantia em 2008 e aguentou até agora, e mesmo assim tinha 470gramas das 550 que leva.quanto ao oleo os carros que normalmente carrego são porsche e ai a maquina retira sempre o oleo e mete novo na quantidade digitada na maquina, mas na megane embora eu tenha digitado a quantidade de oleo(não me lembro quanto)ela não o reciclou. mas mais uma vez obrigado pela  :happy: explicação, que me deixou muito mais descansado.

Offline orpheus

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Re: A/C MeganeII
« Responder #3 em: 18 de Abril de 2013, 22:59 pm »
Lá está, eu não conheço a máquina, pelo que dizes essa máquina faz automaticamente e através da introdução do gás em liquido no circuito a recolha do óleo total do circuito, para que depois seja feita a sua reintrodução na quantidade certa, muito boa, deviam ser todas assim.
Como disseste no post original,  o circuito frigorífico da Megane não tem válvula de acesso na baixa pressão, logo a máquina não conseguiu fazer o circuito de gás em liquido para varrer o circuito frigorífico a arrastar para fora todo o óleo, logo se não retirou não deve introduzir, prática que alguns mecânicos bem intencionados foram erradamente ensinados a fazer, a cada ajuste de gás ajuste de óleo, catástrofe para acontecer. :smiley:

Offline miguelbreakdci

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Re: A/C MeganeII
« Responder #4 em: 18 de Abril de 2013, 23:21 pm »
a maquina não me lembro da marca mas é de topo!eu não sou mecanico, apenas como trabalho em automoveis tenho varias formaçoes em varios campos de manutençao auto! nem sei o funcionamento de um A/C!!  :embarrassed:  :cry:

Offline Artur

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Re: A/C MeganeII
« Responder #5 em: 19 de Abril de 2013, 00:16 am »
o miguel, não te quero enganar mas tenho ideia de sempre ter visto meganes com baixa e alta pressão

Offline orpheus

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Re: A/C MeganeII
« Responder #6 em: 19 de Abril de 2013, 11:26 am »
Eu na minha também nunca vi a de baixa. Se está lá eu não a vi e como coloquei a carga a peso não fez qualquer diferença.