Boas pessoal,
Surgiu aqui uma pequena dúvida em relação ao comportamento do meu clio I 1.2 de 1996, motor D7F.
Noto um soluçar ao acelerar precisamente entre as 1300 e 1500 rpm, em qualquer mudança. Como se o motor estivesse quase a ir abaixo (como por exemplo, travar com a 4ª ou 5ª engrenada e ir com o pé à embraiagem só no último momento) e a recuperar de seguida.
Isto é especialmente frustrante nas subidas antecedidas de STOP, já que venho em 2ª a travar para parar no STOP, vejo que não tem nenhum carro, acelero de seguida para tomar balanço e pimba, lá ele engasga mas continua a subir as rpm, como normalmente.
Saliento que não é entre as rpm do ralenti até às 1500, das 900 às 1300 ele vai bem, sente-se o motor a desenvolver, treme naquele intervalo de 200rpm, depois continua como se nada fosse. Se fosse por falta de andamento e por estar quase a ir abaixo, deveria tremer a tudo abaixo das 1500 certo?
Acontece igualmente em via-rápida, estou a circular nas calmas em 5ª, sem mal precisar de acelerar, dou um pouco de acelerador para compensar uma subida ligeira, treme à volta das 1500, e siga como normalmente...
Note-se que isto pode ser coisa de nabo a conduzir carros com 20 anos

mas já tenho uns aninhos de carta e já me passaram alguns carros pela mão, de menos de 1000cc a UMM's.. Como este clio já teve um problema nos injectores, onde fazia o carro tremer/soluçar e ter pouca força, agora qualquer coisa põe-me de alerta.
Obrigado pessoal.