Boa Tarde!!!
Ora bem desde o meu post e a resposta do "Camarinha de Alenquer" aconteceram duas coisas,
1 - Seguindo a explicação do Camarinha de Alenquer, fui à procura do erro, consegui descobrir que o problema está no comando traseiro da porta esquerda, ou seja aquilo está a fazer o curto qualquer, que mal encosto à ficha dos cabos, a luz de trancamento no comando das portas do condudor, deixa de estar activo, para teste retirei o comando das portas do lado direito, coloquei na ficha esquerda e não se passou nada, funciona correcto, ou seja é do comando do lado esquerdo.
2- o painel de instrumentos, que apenas fazia reset ao computador de bordo e relógio, começou a ficar todo maluco e deixou de funcionar, fui pesquisar mais informação, e entre vários tópicos, vi que há vário pessoal a substituir o transistor IRF3710S, as 12 resistências e o fusivel 6.5A, mandei vir um kit para mudar também na minha scenic, mas como tinha encontrado um video no youtube onde alguem apenas colocou solda nova nestes componentes, (como vais demorar uns dias a receber as peças que comprei), resolvi fazer o mesmo, tirar o quadrande fora e soldar tudo,ora descobri que algumas dessas resistências estavam mesmo soldadadas por pontas ou mesmo já sem solda, coloquei solda nova em tudo, coloquei o quadrante no lugar, e voilá para já está a funcionar, vamos ver quanto tempo, mas entrentanto também chega os componentes novos e se deixar de funcionar então agora mudo tudo.
outra coisa que aconteceu é que, entre o apagagão e o ressuscitamento, o quandrante passou de 155mil e cento e poucos km para 196 e tal (teria de ir ao carro ver as centenas), ou seja aumentou 41000 km................isto é possÃvel acertar?????
Obrigado a todos
Gilberto