O que é AdBlue?
AdBlue é uma solução líquida transparente, composta por água desmineralizada e ureia apropriada para utilização no setor automóvel (32,5%). AdBlue é injetado nos gases de escape de um motor a diesel para reduzir as emissões de óxido de azoto (NOx) em combinação com tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR). Por conseguinte, AdBlue não é um aditivo para diesel. AdBlue, cujo nome técnico é AUS32, é também conhecido como DEF nos EUA e ARLA32 no Brasil.
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http://pt.greenchem-adblue.com/)
Líquido “Adblue”
O líquido “Adblue” serve para cumprir a norma EURO V, que é uma norma de controlo das emissões de veículos novos comercializados na União Europeia.
Vamos aqui explicar todas as normas que existem de acordo com as suas datas:
Carros a Gasóleo e Gasolina:
* EURO I – 1992 – 1996
* EURO II – 1996 – 2000
Introdução do catalisador e uma sonda antes, em todas as viaturas.
* EURO III – 2000 – 2005
Introdução do Filtro de Partículas no sistema de Escape em algumas viaturas – juntamente com o líquido EOLYS no grupo PSA.
* EURO IV – 2005 – 2009
Introdução do Filtro de Partículas no sistema de Escape em algumas viaturas.
* EURO V – 2009 – set/2014
Introdução do Filtro de Partículas no sistema de Escape em todas as viaturas.
* EURO VI -Set/2014-
Introdução do SCR e o líquido ADBLUE no sistema de escape em algumas viaturas.

normas europeias
As principais perguntas mais solicitadas no líquido Adblue.
1. O que é o AdBlue e para que serve?
O AdBlue é um produto químico (ureia diluída em água) de origem sintética, utilizado para reduzir as emissões poluentes libertadas a partir dos veículos pesados e ligeiros a diesel que têm instalado um sistema SCR (Redução Catalítica Selectiva).
2. Qual é o objectivo da introdução deste sistema?
Com o fim de reduzir a contaminação do meio ambiente, a Legislação Europeia está a estabelecer limites mais rigorosos de emissões produzidas por veículos pesados e ligeiros accionados por motores a diesel. Os principais contaminadores são os óxidos de nitrogénio (NOx) e as partículas de enxofre (MP).
3. Quais são os veículos que estão equipados com este sistema?
Actualmente, AdBlue é necessária na maioria dos veículos pesados movidos a diesel (ligeiros, camiões, autocarros e veículos para transportes de passageiros), comprados depois de Outubro de 2006. Nos ligeiros, apenas a partir de 2014 em diante.
Por forma a cumprir os limites de emissão Euro IV e V, todos os grandes fabricantes europeus de camiões oferecem veículos equipados com SCR, em menor ou maior escala. Contudo, MAN e Scania têm-se concentrado firmemente numa outra tecnologia alternativa, designada por EGR, que não requer a utilização de AdBlue; além disso, já entregam a maioria da sua gama de modelos, equipados de forma adequada.
É importante que os veículos se encontrem equipados com AdBlue, uma vez que o sistema de controlo interno irá reforçar a perda de torção, caso o tanque de AdBlue se encontre vazio. Este procedimento tem por objectivo assegurar que a emissão de NOx pelos veículos permanece abaixo do limite permitido por lei.
4. A onde posso obter este produto ?
Este produto é comercializado pelas marcas e por nós (Imporfase).
5. Em que sítio podemos aplicar este líquido?
Este líquido pode ser aplicado em 3 sítios diferentes, veja as imagens em baixo.
adblue de lado na Mala da viatura

1. De lado na Mala da viatura
Adblue Junto da entrada do Gasóleo

2. Junto da entrada do Gasóleo
Adblue no lugar da roda suplente atrás na mala

3. No lugar da roda suplente atrás na mala
6. O que é o SCR?
SCR, ou Redução Catalítica Selectiva, trata-se de um “novo catalisador” no sistema de escape, o qual foi empregue pela, primeira vez, em centrais termoeléctricas alimentadas a carvão, para separação dos óxidos de nitrogénio (NOx) dos gases de exaustão.
Em 2006, a tecnologia atingiu com sucesso o potente mercado europeu de diesel, permitindo que os camiões se pudessem manter nos limites Euro IV e V. Em 2014, foi introduzido em algumas viaturas ligeiras, tais como os Mercedes e o grupo Volkswagen.
A Comissão Europeia estipula os limites para os poluentes nocivos, incluindo os óxidos de nitrogénio NOx e a emissão de partículas (PM), com a sua legislação Euro IV e V. A legislação é compulsiva e limita as emissões de todos os veículos >3.5t, registados após a data de implementação. A Euro IV foi implementada em Outubro de 2006.
A Euro V implementou, em Outubro de 2009, um sistema SCR que utiliza AdBlue ou um catalisador de metal base, instalado no silenciador do veículo, por forma a reduzir os óxidos de nitrogénio NOx a vapor de água e nitrogénio atmosférico. Esta reacção tem lugar abaixo do motor, no sistema de exaustão, e é conhecido como um “pós-tratamento”. Ao contrário da tecnologia EGR – desenvolvida por MAN e Scania – o sistema SCR resolve o problema fora do motor e tem a particularidade de alcançar >80% de redução das taxas de NOx, permitindo ao motor a sua afinação para uma máxima eficiência. A configuração do motor, para uma máxima eficiência, permite uma poupança de combustível na ordem dos 3-5%, oferecendo às transportadoras a oportunidade de pouparem milhares nas sua contas anuais de combustível.
7. O que são as normas Euro IV e V ?
A Comissão Europeia estipula os limites para os poluentes nocivos, incluindo os óxidos de nitrogénio NOx e emissão de partículas (PM), com a sua legislação Euro IV e V. A legislação é compulsiva e limita as emissões de todos os veículos >3.5t, registados após a data de implementação. A norma Euro IV foi implementada em Outubro de 2006 e Euro V em Outubro de 2009.
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http://www.imporfase.com/produtos/filtros-particulas/informacao-liquido-adblue/)
Diesel exhaust fluid (def)
O fluido de escape diesel ( DEF ) é uma solução aquosa de ureia feita com 32,5% de ureia e 67,5% de água desionizada . É padronizado como AUS 32 (solução aquosa de ureia) em ISO 22241. [3] DEF é usado como um consumível em redução catalítica seletiva (SCR), a fim de reduzir a concentração de NO x nas emissões de gases de escape diesel de motores diesel . [4]
A Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA) registou a marca AdBlue para AUS 32.
Química
Os motores diesel podem ser executados com uma relação ar- combustível de queima magra (relação overstoichiometric), para garantir a combustão cheia de fuligem e para evitar o esvaziamento de combustível unburnt. O excesso de ar conduz necessariamente à geração de mono-óxidos de nitrogênio ( NOX ), que são poluentes nocivos, a partir do nitrogênio no ar. A redução catalítica selectiva é utilizada para reduzir a quantidade de NOX libertado para a atmosfera. O fluido de escape diesel (DEF) de um tanque separado é injetado no tubo de escape, onde a ureia aquosa se vaporiza e se decompõe para formar amônia e dióxido de carbono . Dentro do catalisador SCR, o NOX são cataliticamente reduzidos pela amónia (NH3) em água (H2O) e azoto (N2), que são ambos inofensivos; E estes são então liberados através do escape. [5]
DEF é uma solução a 32,5% de ureia, (NH2) 2CO . Quando é injectado na corrente quente de gás de escape, a água evapora e a ureia se decompõe termicamente para formar amónia e ácido isociânico :

Armazenamento
Os sistemas SCR são sensíveis a potenciais impurezas químicas na solução de ureia, portanto o solvente é água desmineralizada . A solução de ureia é clara, não tóxica e segura de manusear. No entanto, pode corroer alguns metais e assim deve ser armazenado e transportado com cuidado.
DEF é armazenado em um tanque a bordo do veículo, e injetado no fluxo de escape por um sistema de medição. A taxa de injeção depende do sistema de pós-tratamento específico, mas é tipicamente 2-6% do volume de consumo de diesel. Esta baixa taxa de dosagem garante longos intervalos de recarga de fluidos e minimiza o tamanho do tanque (e subsequente obtrusão no espaço de empacotamento do veículo). Uma unidade de controle eletrônico ajusta a adição de fluido de acordo com parâmetros como temperatura e velocidade de operação do motor.
DEF é oferecido aos consumidores através de uma variedade de quantidades por fabricantes que vão desde os contentores para uso único ou repetido pequeno, até graneleiros para os consumidores que exigem uma grande quantidade de DEF. Recomenda-se que a DEF seja armazenada em uma área fresca, seca e bem ventilada, fora da luz solar direta. A partir de 2013, uma série de paradas de caminhão estão começando a adicionar bombas DEF, em que o óleo de escape diesel é administrado em bombas de forma semelhante ao diesel, e muitas vezes localizado ao lado de bombas de combustível para que o operador do veículo pode encher-se em ambos sem mover o caminhão .
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https://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_exhaust_fluid traduzido pelo google)
Com esta informação recolhida em vários sites sobre o adblue, abre-se assim um tópico sobre o tema
