Autor Tópico: Tudo sobre a tecnologia AdBlue  (Lida 14018 vezes)

Offline Sls a GPL

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Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« em: 24 de Janeiro de 2017, 13:55 pm »
O que é AdBlue?

AdBlue é uma solução líquida transparente, composta por água desmineralizada e ureia apropriada para utilização no setor automóvel (32,5%). AdBlue é injetado nos gases de escape de um motor a diesel para reduzir as emissões de óxido de azoto (NOx) em combinação com tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR). Por conseguinte, AdBlue não é um aditivo para diesel. AdBlue, cujo nome técnico é AUS32, é também conhecido como DEF nos EUA e ARLA32 no Brasil.
(http://pt.greenchem-adblue.com/)



Líquido “Adblue”

O líquido “Adblue” serve para cumprir a norma EURO V, que é uma norma de controlo das emissões de veículos novos comercializados na União Europeia.

Vamos aqui explicar todas as normas que existem de acordo com as suas datas:

Carros a Gasóleo e Gasolina:

         * EURO I – 1992 – 1996

         * EURO II – 1996 – 2000

Introdução do catalisador e uma sonda antes, em todas as viaturas.

         * EURO III – 2000 – 2005

Introdução do Filtro de Partículas no sistema de Escape em algumas viaturas – juntamente com o líquido EOLYS no grupo PSA.

         * EURO IV – 2005 – 2009

Introdução do Filtro de Partículas no sistema de Escape em algumas viaturas.

        * EURO V – 2009 – set/2014

Introdução do Filtro de Partículas no sistema de Escape em todas as viaturas.

         * EURO VI -Set/2014-

Introdução do SCR e o líquido ADBLUE no sistema de escape em algumas viaturas.


normas europeias

As principais perguntas mais solicitadas no líquido Adblue.

1. O que é o AdBlue e para que serve?

O AdBlue é um produto químico (ureia diluída em água) de origem sintética, utilizado para reduzir as emissões poluentes libertadas a partir dos veículos pesados e ligeiros a diesel que têm instalado um sistema SCR (Redução Catalítica Selectiva).

2. Qual é o objectivo da introdução deste sistema?

Com o fim de reduzir a contaminação do meio ambiente, a Legislação Europeia está a estabelecer limites mais rigorosos de emissões produzidas por veículos pesados e ligeiros accionados por motores a diesel. Os principais contaminadores são os óxidos de nitrogénio (NOx) e as partículas de enxofre (MP).

3. Quais são os veículos que estão equipados com este sistema?

Actualmente, AdBlue é necessária na maioria dos veículos pesados movidos a diesel (ligeiros, camiões, autocarros e veículos para transportes de passageiros), comprados depois de Outubro de 2006. Nos ligeiros, apenas a partir de 2014 em diante.

Por forma a cumprir os limites de emissão Euro IV e V, todos os grandes fabricantes europeus de camiões oferecem veículos equipados com SCR, em menor ou maior escala. Contudo, MAN e Scania têm-se concentrado firmemente numa outra tecnologia alternativa, designada por EGR, que não requer a utilização de AdBlue; além disso, já entregam a maioria da sua gama de modelos, equipados de forma adequada.

É importante que os veículos se encontrem equipados com AdBlue, uma vez que o sistema de controlo interno irá reforçar a perda de torção, caso o tanque de AdBlue se encontre vazio. Este procedimento tem por objectivo assegurar que a emissão de NOx pelos veículos permanece abaixo do limite permitido por lei.

4. A onde posso obter este produto ?

Este produto é comercializado pelas marcas e por nós (Imporfase).

5. Em que sítio podemos aplicar este líquido?

Este líquido pode ser aplicado em 3 sítios diferentes, veja as imagens em baixo.
adblue de lado na Mala da viatura


1. De lado na Mala da viatura
Adblue Junto da entrada do Gasóleo


2. Junto da entrada do Gasóleo
Adblue no lugar da roda suplente atrás na mala


3. No lugar da roda suplente atrás na mala

6. O que é o SCR?

SCR, ou Redução Catalítica Selectiva, trata-se de um “novo catalisador” no sistema de escape, o qual foi empregue pela, primeira vez, em centrais termoeléctricas alimentadas a carvão, para separação dos óxidos de nitrogénio (NOx) dos gases de exaustão.

Em 2006, a tecnologia atingiu com sucesso o potente mercado europeu de diesel, permitindo que os camiões se pudessem manter nos limites Euro IV e V. Em 2014, foi introduzido em algumas viaturas ligeiras, tais como os Mercedes e o grupo Volkswagen.

A Comissão Europeia estipula os limites para os poluentes nocivos, incluindo os óxidos de nitrogénio NOx e a emissão de partículas (PM), com a sua legislação Euro IV e V. A legislação é compulsiva e limita as emissões de todos os veículos >3.5t, registados após a data de implementação. A Euro IV foi implementada em Outubro de 2006.

A Euro V implementou, em Outubro de 2009, um sistema SCR que utiliza AdBlue ou um catalisador de metal base, instalado no silenciador do veículo, por forma a reduzir os óxidos de nitrogénio NOx a vapor de água e nitrogénio atmosférico. Esta reacção tem lugar abaixo do motor, no sistema de exaustão, e é conhecido como um “pós-tratamento”. Ao contrário da tecnologia EGR – desenvolvida por MAN e Scania – o sistema SCR resolve o problema fora do motor e tem a particularidade de alcançar >80% de redução das taxas de NOx, permitindo ao motor a sua afinação para uma máxima eficiência.  A configuração do motor, para uma máxima eficiência, permite uma poupança de combustível na ordem dos 3-5%, oferecendo às transportadoras a oportunidade de pouparem milhares nas sua contas anuais de combustível.

7. O que são as normas Euro IV e V ?

A Comissão Europeia estipula os limites para os poluentes nocivos, incluindo os óxidos de nitrogénio NOx e emissão de partículas (PM), com a sua legislação Euro IV e V. A legislação é compulsiva e limita as emissões de todos os veículos >3.5t, registados após a data de implementação. A norma Euro IV foi implementada em Outubro de 2006 e Euro V em Outubro de 2009.
(http://www.imporfase.com/produtos/filtros-particulas/informacao-liquido-adblue/)



Diesel exhaust fluid (def)

O fluido de escape diesel ( DEF ) é uma solução aquosa de ureia feita com 32,5% de ureia e 67,5% de água desionizada . É padronizado como AUS 32 (solução aquosa de ureia) em ISO 22241. [3] DEF é usado como um consumível em redução catalítica seletiva (SCR), a fim de reduzir a concentração de NO x nas emissões de gases de escape diesel de motores diesel . [4]

A Associação Alemã da Indústria Automóvel (VDA) registou a marca AdBlue para AUS 32.

Química

Os motores diesel podem ser executados com uma relação ar- combustível de queima magra (relação overstoichiometric), para garantir a combustão cheia de fuligem e para evitar o esvaziamento de combustível unburnt. O excesso de ar conduz necessariamente à geração de mono-óxidos de nitrogênio ( NOX ), que são poluentes nocivos, a partir do nitrogênio no ar. A redução catalítica selectiva é utilizada para reduzir a quantidade de NOX libertado para a atmosfera. O fluido de escape diesel (DEF) de um tanque separado é injetado no tubo de escape, onde a ureia aquosa se vaporiza e se decompõe para formar amônia e dióxido de carbono . Dentro do catalisador SCR, o NOX são cataliticamente reduzidos pela amónia (NH3) em água (H2O) e azoto (N2), que são ambos inofensivos; E estes são então liberados através do escape. [5]

DEF é uma solução a 32,5% de ureia, (NH2) 2CO . Quando é injectado na corrente quente de gás de escape, a água evapora e a ureia se decompõe termicamente para formar amónia e ácido isociânico :
 


Armazenamento

Os sistemas SCR são sensíveis a potenciais impurezas químicas na solução de ureia, portanto o solvente é água desmineralizada . A solução de ureia é clara, não tóxica e segura de manusear. No entanto, pode corroer alguns metais e assim deve ser armazenado e transportado com cuidado.

DEF é armazenado em um tanque a bordo do veículo, e injetado no fluxo de escape por um sistema de medição. A taxa de injeção depende do sistema de pós-tratamento específico, mas é tipicamente 2-6% do volume de consumo de diesel. Esta baixa taxa de dosagem garante longos intervalos de recarga de fluidos e minimiza o tamanho do tanque (e subsequente obtrusão no espaço de empacotamento do veículo). Uma unidade de controle eletrônico ajusta a adição de fluido de acordo com parâmetros como temperatura e velocidade de operação do motor.

DEF é oferecido aos consumidores através de uma variedade de quantidades por fabricantes que vão desde os contentores para uso único ou repetido pequeno, até graneleiros para os consumidores que exigem uma grande quantidade de DEF. Recomenda-se que a DEF seja armazenada em uma área fresca, seca e bem ventilada, fora da luz solar direta. A partir de 2013, uma série de paradas de caminhão estão começando a adicionar bombas DEF, em que o óleo de escape diesel é administrado em bombas de forma semelhante ao diesel, e muitas vezes localizado ao lado de bombas de combustível para que o operador do veículo pode encher-se em ambos sem mover o caminhão .
(https://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_exhaust_fluid traduzido pelo google)

Com esta informação recolhida em vários sites sobre o adblue, abre-se assim um tópico sobre o tema ;)
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2017, 13:57 pm por Tony da Buzina »

Offline Kovinha

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #1 em: 24 de Janeiro de 2017, 15:20 pm »
Excelente informação e contríbuto, sendo que esta tecnologia não é usada pela Renault. :)

Obrigado da minha parte, dono de um PSA :)

Offline Sls a GPL

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #2 em: 24 de Janeiro de 2017, 16:15 pm »
A renault usa adblue nos pesados, (não sei se os motores dos pesados são mesmo da renault ou se são de outras marcas/parcerias).
Esta tecnologia já é usada a algum tempo nos pesados e agora começa a ser usada nos ligeiros.

Offline rui_ferreira

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #3 em: 24 de Janeiro de 2017, 16:47 pm »
Excelente TPC :)
Já partilhei a info em outro fórum,dado a explicação fantástica que deste,  parabens :)

Offline RenaultTurbo

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #4 em: 24 de Janeiro de 2017, 21:20 pm »
A Renault Trafic usa Adblue :wink:

Offline Rui

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #5 em: 24 de Janeiro de 2017, 22:32 pm »
Pronto, o camarada Tony da Gaita já justificou o avultado salário que recebe todos os meses.
Mas só deste mês, no próximo ainda vai ter que "dar ao pedal". :laugh: :laugh: 
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Kovinha

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #6 em: 25 de Janeiro de 2017, 08:25 am »
A Renault Trafic usa Adblue :wink:

Mas apenas usa AdBlue, nao usa o outro líquido pois não?

Offline Sls a GPL

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #7 em: 25 de Janeiro de 2017, 13:38 pm »
O outro liquido tem unicamente a ver com o sistema de filtro de partículas.
Como a renault optou por ter um filtro de partículas com alimentação independente, não necessita do outro aditivo.

Offline jotaagá

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #8 em: 25 de Janeiro de 2017, 15:32 pm »
Boas

O meu contributo ao tópico;

Evolução dos sistemas de escape vs normas euro
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Tecnologia euro VI c/ adblue Renault Trucks
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Como funciona o adblue (arla32) em PT (brasuca)
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Já se encontra na net, no mundo dos camionistas, pricipalmente do Brasil, várias queixas sobre o adblue, desde o seu preço que pelos vistos por lá é enorme, a colmatações do proprio SCR, emuladores para enganar o filtro da inexistência de adblue e claro está à adulteração do produto.
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O motor 1.5 dci renault, nos renault não usa adblue e cumpre a norma euro VI

Não tendo a certeza do que agora vou escrever e com base nas denominações usadas pela Mercedes (Blue Efficiency), será que a mercedes altera versões do seu 180d (motor K9K Renault de 110cv) e o põe com um escape a usar adblue???

Cumprimentos

P.S. Bom Tópico, deviam existir também para as diversas versões de motores, diversos modelos de rádios/sistemas multimédia, etc.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2017, 10:46 am por Tony da Buzina »

Offline energyprivilege

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #9 em: 27 de Janeiro de 2017, 15:20 pm »
Este é em especial para o KOVINHA, ja tive videos melhores do FAP, mas este creio que ja é bem expicito...

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« Última modificação: 27 de Janeiro de 2017, 16:52 pm por Tony da Buzina »
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Offline Kovinha

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #10 em: 30 de Janeiro de 2017, 08:34 am »
Muito bom material de apoio para conhecer um pouquinho melho esta tecnologia ;)

Obrigado malta ;)

Offline rike1

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #11 em: 30 de Janeiro de 2017, 11:38 am »
Eu só ainda não compreendi é como é que com estes sistemas todos, ainda mantem o sistema EGR.

1) O uso de EGR faz com que o rendimento do motor desça e como tal, mas obter a mesma quantidade de energia é necessário introduzir mais combustível.

2) A EGR introduz mais porcaria dentro do motor que origina maior desgaste no motor e com entope a admissão, faz com que a quantidade de ar diminua e por isso obrigue uma maior injecção de combustivel.

Resumindo, é mais ecológico na ponta de escape mas em termos do uso de outros recursos é muito superior.

Pode ser que a proxima norma Euro impossibilite o uso de EGR.

Offline Sls a GPL

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #12 em: 30 de Janeiro de 2017, 13:26 pm »
rick1 as normas euro deviam era abolir o diesel e não a egr.
A egr tem funções benéficas para o motor, o diesel é que produz demasiado partículas, e a condução de percursos curtos e de pára-arranca, impossibilita que se gerem as temperaturas necessárias para eliminação eficiente dessas partículas, e por isso acumulam-se nos vários componentes.
A recirculação dos gases faz com que sejam novamente queimados, eliminando parte das partículas de maior dimensão alem de fazer baixar a temperatura evitando a formação de NOx.

(in http://dr-power.no.comunidades.net/funcionamento-valvula-egr)
Funcionamento Valvula EGR

  Os sistemas EGR têm sido desenvolvidos e utilizados nos veículos desde há muitos anos. Os principais objectivos deste sistema é controlar as temperaturas da câmara de combustão e reduzir a quantidade de óxidos de Nitrogénio (NOX), influenciando ainda a eficiência volumétrica e com isso a rentabilidade do motor.
   A válvula EGR linear propicia uma ligação entre a admissão de ar e o sistema de escape. Normalmente, o motor “puxa” o ar através do corpo de borboleta para o colector de admissão. A válvula EGR linear é colocada numa posição tal que, quando a mesma é aberta, uma parte dos gases de escape afluem também para a admissão.
   Com o movimento do pistão para baixo durante o curso de admissão, a combinação de ar/combustível e os gases de escape entram na câmara de combustão. Embora o volume de gases que entra na câmara de combustão seja o mesmo, haverá menos ar para queimar quando o combustível é inflamado, de modo que a temperatura e a pressão no cilindro diminuirá. Menos oxigénio e temperaturas mais baixas resultam numa quebra significativa dos níveis de Nox.
   Uma vez que a pressão no cilindro é quem  empurra o pistão para baixo, o desempenho do motor pode ser influenciado pela diminuição de pressão do cilindro.
                                                             
   A válvula EGR encontra-se localizada num tubo entre os colectores de escape e de admissão. Quando é aplicado vácuo pela válvula reguladora do EGR, o diafragma abre a sede da válvula contra a pressão de uma mola permitindo a entrada dos gases de escape. A sede da válvula é fechada novamente pela pressão da mola quando o vácuo deixa de ser aplicado.
   A válvula EGR é aberta de acordo com as condições de funcionamento do motor e os valores de regulação para recirculação dos gases de escape estão memorizados no módulo de injecção electrónica.
    A válvula reguladora de vácuo EGR encontra-se localizada no tubo de vácuo que vai do colector de admissão para a válvula EGR.
   O vácuo na válvula reguladora pode ser controlado pelos impulsos de massa variáveis. Deste modo, a válvula EGR é aberta de forma que a recirculação dos gases de escape no circuito fechado esteja de acordo com os valores específicos no mapa memorizado no módulo de controlo do motor
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2017, 13:33 pm por Tony da Buzina »

Offline jotaagá

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #13 em: 30 de Janeiro de 2017, 14:16 pm »
Boas

Se se derem ao trabalho de ver o video do link que pus sobre o adblue nos renault trucks acima e este também;
https://www.youtube.com/watch?v=1BFq4fByGFY

Verão em ambos os casos que a EGR é agora uma EGR a baixa pressão e além disso a sua recirculação de gases é feita após a passagem dos gases por todo o sistema FAP, ou seja, já não está localizada entre o colector de escape e a entrada do turbo mas entre a saída do FAP e a entrada do turbo; logo e a acreditar na animação a quantidade de particulas em recirculação serão bem menores (digo eu), além disto e quando necessário ainda há o tal 5º ou no caso dos camiões 7º injector a ajudar a que o "ar" recirculado seja menos ainda composto por particulas.

A utilização da tecnologia EGR como já aqui dito é utilizada já há muitos anos, tendo a sua utilização tido a sua maior expansão e desenvolvimento nos motores de aviões, o tal AB ou after burn usado em vários motores de aviação (o vulgar chamaréu que se vê quando descolam ou a voar em grande velocidade), trata-se dum sistema que tem por maior finalidade voltar a enriquecer em termos de combustível a combustão que está a acontecer com possivel combustivel não totalmente "ardido" na 1ª combustão, em termos atmosféricos em nada empobrece a mistura pois em todo ar admitido a uma combustão só perto de 15% são gastos na combustão; no caso dos motores a diesel esta situação ainda veio a ajudar a auxiliar a diminuição de particulas formadas pela combustão, hoje em dia não digo que nada de particulas queime mas parece-me que a EGR está bastante mais "limpa" do que no inicio do século, isto além de que só recircula a baixas rotações.

Quanto a proibir carros a diesel, isso é uma utopia e mais um "caso dos tempos que vivemos", possivelmente hoje em dia um motor a diesel poluí menos que um veículo a gasolina mas como é uma conversa que interessa, há que a alimentar.

O que eu tenho de experiência em ter ou não EGR é um ligeiro ganho em médias rotações, mais nada! Isto com a EGR  a funcionar em condições, é claro.

Cumprimentos

Offline Sls a GPL

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Re: Tudo sobre a tecnologia AdBlue
« Responder #14 em: 30 de Janeiro de 2017, 16:49 pm »
A questão da poluição depende dos parâmetros analisados, mas é sem sombra de duvida o diesel o combustível mais poluidor, mas o facto do consumo ser menor que o a gasolina, equilibra a balança quando se analisa a poluição por km.
Existem muitos parâmetros a comparar mas o CO2 por exemplo, é superior no diesel que na gasolina ou gpl.

A emissão de partículas é superior no diesel do que na gasolina.

Os compostos que provocam as chuvas acidas podem ser superiores na gasolina do que no diesel, não tenho a certeza pois já li vários estudos  sobre o assunto, mas como não são totalmente abrangentes em todos os aspectos acaba por não haver uma conclusão plausível de quem é que polui mais.
Para alem do consumo dos veículos, tem que se analisar a produção dos combustíveis também.

Uma coisa é certa, nos parâmetros analisados nas medidas euro, o diesel continua a ser o mais massacrado por não cumprir com as exigências.
ão